Manhattan: o destino mais cinematográfico dos Estados Unidos

Escrito por Bruno Mendes

Manhattan é um espetáculo nas telas de cinema e na vida real. Por lá, você pode passear no Central Park durante os dias de sol, sentir a vista ofuscada pelas luzes da Times Square, admirar os arranha-céus do alto do Empire State Building e por aí vai. A diversão é interminável.

Quer passar dias incríveis na famosa ilha de Nova York? Confira este guia completo com informações sobre os principais pontos turísticos, restaurantes e hotéis, além de curiosidades e belíssimas imagens.

Mapa de Manhattan


A cidade de Nova York fica localizada no Nordeste dos Estados Unidos e conta com cinco distritos. Manhattan está situada na região central, enquanto Bronx fica no norte, Brooklyn e Queens ao leste e a ilha de Staten no trecho sul.

Ainda que seja o menor em extensão territorial, Manhattan é o distrito mais povoado da cidade, com 1.6 milhões de habitantes.

Manhattan é uma cidade?

Resposta objetiva: Não, não é. Por ser tão famosa no imaginário popular, principalmente em razão dos pontos turísticos que aparecem em centenas de filmes e comerciais, há muita gente que pensa que Nova York é basicamente Manhattan. Contudo, como foi visto, há outros distritos que compõem a cidade.

Vale ressaltar que há uma cidade situada no estado do Kansas chamada Manhattan, mas aí já assunto para outro texto, certo?

O que fazer em Manhattan

Manhattam pode não ser uma cidade, mas tem mais atrações turísticas que muitas capitais importantes pelo mundo. Veja o que fazer para se divertir durante o dia, tarde e noite na região mais efervescente de Nova York.

1. Central Park

O Central Park é o parque urbano mais famoso do mundo e parada obrigatória para todo viajante que ama áreas verdes. Inaugurado em 1858, o atrativo recebe mais de 30 milhões de visitantes todos os anos e conta com incríveis 340 hectares.

É uma boa aproveitar os dias ensolarados para fazer passeios a pé ou de bicicleta entre a vegetação, visitar o zoológico e apreciar a beleza dos lagos artificiais, dos bosque e cascatas. Quer saber? O pulmão de Manhattan é ainda mais bonito do que nos filmes.

  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 6h à 1h.
  • Valor de entrada: gratuita, mas a entrada do zoológico é paga.

2. Estátua da Liberdade

O principal monumento dos Estados Unidos foi um presente dado pelos franceses na comemoração do centenário da independência americana, em 1886. Com quase 100 metros de altura, a estátua simboliza as oportunidades e liberdades oferecida pela América a diferentes povos.

Considerada Patrimônio Mundial da Unesco, a estrutura pode ser vista de diferentes pontos de Nova York e fica localizada na Liberty Island. Não deixe de pegar uma balsa e conferir de perto este imponente símbolo e, é claro, tirar muitas fotos.

  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 8h30 às 16h.
  • Valor de entrada: U$ 5 para crianças entre 4 e 12 anos, U$ 12 para quem tiver mais de 13 anos e U$ 10 para visitantes acima de 62 anos.

3. Brooklyn Bridge

A Brooklyn Bridge liga Manhattan ao charmosíssimo distrito do Brooklyn e é muito querida por novaiorquinos e turistas. Inaugurada em 1883, a estrutura tem 1825 metros de extensão e oferece espaço para a travessia de ciclistas e pedestres.

Além de contemplar a suntuosa arquitetura, cada viajante terá a oportunidade de observar diferentes pontos de Nova York por uma perspectiva única. Dica: caso seja possível, organize-se para fazer este passeio no fim da tarde e observe o esplêndido pôr do sol.

4. Empire State Building

iStock

Destacado por muito tempo como o prédio mais alto do mundo, o Empire State Building tem 381 metros de altura e é um ponto turístico marcante na cultura pop. Só para ter uma ideia, o gorila gigante King Kong e o Homem Aranha já escalaram as paredes do arranha-céu que tem 102 andares.

No observatório do prédio – localizado no 86º andar – há uma área livre para os turistas observaram a selva de pedras novaiorquina pelo melhor ângulo possível. E no 102º também existe um ponto de observação (top deck), mas como este é cercado por vidro, as fotos vão ficar mais bonitas se tiradas do primeiro.

  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 8h às 2h.
  • Valor de entrada: custa U$ 29 e U$ 46 para ter acesso ao top deck.

5. Rockfeller Center

O Rockfeller Center é uma área empresarial de Manhattan cheia de prédios, restaurantes, espaços de lazer e lojas de grife. Bons atrativos na região: os estúdios da NBC (importante rede de TV dos Estados Unidos), uma incrível pista de patinação no gelo que sempre enche no inverno e as mais belas decorações natalinas da cidade.

6. Metropolitan Museum of Art

Inaugurado em 1870, o MET – como é chamado informalmente – conta com obras de arte de distintas características e momentos da história. Nas galerias, o visitante poderá admirar peças assinadas por Gauguin, Rembrandt, El Greco, Van Gogh e outros nomes importantes.

Nos dois espaçosos andares também há representações da arte grega, egípcia, romana, da Ásia, Oriente Médio e, evidentemente, dos Estados Unidos. Não há exagero quando dizem que o Metropolitan Museum of Art está no grupo dos melhores museus do mundo. Visite e comprove.

  • Endereço: 1000 5th Ave New York, NY 10028.
  • Horário de funcionamento: abre de domingo a quinta das 10h às 17h30 e sexta e sábado das 10h às 21h.
  • Valor de entrada: U$ 25 para adultos, U$ 17 para idosos, U$ 12 para estudantes e grátis para crianças menores de 12 anos.

7. Times Square

Não dá para ir a Nova York sem passear à noite pelo encontro da Broadway com a 7ª Avenida e curtir a animação da Times Square. A região que contempla as lojas mais populares do planeta e diversos restaurantes, é conhecidíssima pelos seus letreiros luminosos gigantes.

Vai ser um privilégio bater perna por mais um símbolo da imponência econômica e cultural dos Estados Unidos. Faça registros com o celular, assista a apresentações de artistas de rua e sinta-se nas locações dos seus filmes favoritos. Imperdível!

8. Memorial & Museu Nacional do 11 de Setembro

O Memorial e o Museu Nacional do 11 de Setembro são dois espaços criados em memória das vítimas do atentado de 11 de Setembro de 2001. O memorial conta com duas piscinas quadradas – cujas bordas são preenchidas com o nome das 2977 vítimas – cachoeiras internas e uma linda floresta de carvalho branco.

O Museu fica a 20 metros abaixo do nível da rua e possui peças estilhaçadas do WTC original, gravações de sobreviventes, fotos de vítimas e muitas outras marcas daquele dia trágico que o mundo jamais irá esquecer.

  • Endereço: 180 Greenwich St, New York, NY 10007.
  • Horário de funcionamento: o Memorial abre todos os dias das 7h30 às 21h e o museu abre de domingo a quinta das 9h às 20h e sexta e sábado das 9h às 21h.
  • Valor de entrada: Memorial – gratuita / Museu – U$ 39 (ingresso + tour).

9. Broadway

    Provavelmente você já ouviu falar nos musicais da Broadway. Pois bem, a Broadway é uma avenida cheia de teatros, que corta Manhattan de norte a sul. Há quase 40 casas de espetáculos na via, onde estão em cartaz os melhores musicais do planeta.

    Os mais conhecidos – e concorridos – são nomes como: Chicago, O Rei Leão, Aladim e Os miseráveis. Dica importante, adquira os ingressos com o máximo de antecedência, pois até para os espetáculos que não são famosos, a procura é muito grande.

    10. Madison Square Park

    O Madison Square Park fica localizado bem pertinho da Broadway e é mais um excelente parque de Manhattan. Eis aquele ponto turístico mais do que recomendado a quem ama respirar o ar puro, fazer piquenique no gramado e tirar fotos com imagens para lá de inspiradoras.

    Além de curtir o clima acolhedor, tão presente em espaços cheios de árvores e flores, o viajante que for a Nova York no verão poderá aproveitar o Madison Square Park Music, festival de música que geralmente acontece nas quartas.

  • Endereço: 1 Madison Ave, New York, NY 10010.
  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 6h às 23h.

11. Estação Grand Central

Deu para perceber que tudo em Manhattan é grandioso, né? Então, prepare-se para se impressionar mais uma vez com o Grand Central Terminal: a maior estação ferroviária do mundo. Inaugurado em 1913, o terminal tem 44 plataformas e é decorado com belas esculturas e pinturas na área externa e interna.

Contando com uma Apple Store e outras lojas de diversas marcas, o espaço possui mais de 30 restaurantes e lanchonetes. Com certeza este não será um mero ponto de embarque e desembarque entre um bairro e outro de Nova York.

  • Endereço: 89 E 42nd St, New York, NY 10017.

12. Little Italy

Há imigrantes de todas as partes do mundo por Manhattan, reunidos em diferentes áreas do distrito. Se você tem parentes da Itália e quer entrar em contato com a cultura de lá ou é um entusiasta da gastronomia do país, será uma ótima ideia conhecer o Little Italy.

Mesmo sem conservar elementos tão puros da cultura italiana, o bairro tem bons restaurantes e algumas marcas arquitetônicas que lembram o país. É uma região charmosa e bem bonita.

Manhattan é o distrito dos superlativos, mas também conquista os viajantes por detalhes singelos. Não perca a oportunidade de aproveitar ao máximo cada um dos passeios.

Clima em Manhattan

Durante o ano a temperatura em Manhattan costuma variar entre -10°C e 35°C, mas estes números mudam bastante de um ano para outro. No verão – entre 21 de junho e o final de setembro – os termômetros facilmente passam dos 30°C, mas a sensação térmica pode ultrapassar os 40°C, em razão da umidade e da grande concentração de prédios, característica urbana que dificulta a circulação de ar.

Por sua vez, o inverno novaiorquino é bastante rigoroso. Em dezembro, janeiro e fevereiro a temperatura varia entre 2°C -10°C e a sensação térmica chega aos -16°C durante alguns dias.

Curiosidades sobre Manhattan

O distrito de Manhattan é repleto de histórias e seus símbolos estão presentes no imaginário até mesmo de quem nunca viajou para os Estados Unidos. Conheça algumas curiosidades deste destino cinematográfico de imensa relevância cultural.

Esqueceram de Mim 2: uma declaração de amor à Manhattan

Não é surpresa para ninguém que a paisagem urbana e natural de Manhattan serviu de locação para vários filmes e séries. Contudo, é difícil ter um filme que desperte mais o desejo de viajar para Nova York que o clássico noventista “Esqueceram de Mim 2”.

A Brooklyn Bridge, a pista de patinação de gelo no Central Park, a árvore de Natal do Rockfeller Center e alguns outros pontos turísticos famosos são filmados na comédia interpretada pelo ator Macaulay Culkin.

Manhattan: um dos maiores clássicos de Woody Allen

A obra citada anteriormente desperta um sentimento nostálgico em muita gente, principalmente na galera nascida nos anos 80 e 90. Mas não dá para falar de Manhattan sem citar o filme homônimo, dirigido pelo diretor de cinema mais apaixonado por Nova York que existe.

No filme, que traz uma história romântica e sensível, Allen passeia por recantos belos e glamurosos, mas também mostra os aspectos mais decadentes do distrito. É uma Manhattan real, sem filtros e ainda mais apaixonante.

A ilha de Manhattan foi comprada por apenas U$ 24

Manhattan é um dos conglomerados urbanos mais sofisticados do planeta, mas há muitos anos a história era outra. Em 1624, o explorador holandês Peter Minuit pagou somente U$ 24 aos caciques da tribo delaware pela ilha. No mesmo ano, o humilde povoado agrícola Nova Amsterdã foi fundado no território.

É fácil andar pela ilha

Como Manhattan não tem subidas e descidas é tranquilo bater perna entre um ponto turístico e outro sem se cansar. Além disso, existem várias estações de metrô e muitos ônibus que facilitam os deslocamentos.

Manhattan é a grande protagonista da Big Apple

Cerca de 90% dos principais pontos turísticos de Nova York se concentram em Manhattan. Portanto, não é difícil entender por que muita gente pensa que a ilha é uma cidade.

Não tenha dúvidas: durante o passeio você irá fazer muitas descobertas interessantes sobre Manhattan.

Onde ficar em Manhattan

Como tudo em Manhattan é pertinho, seja qual for o hotel escolhido, você vai ficar ficar bem próximo das melhores atrações turísticas. De todo modo, separamos seis ótimas opções, pensando no seu conforto e comodidade.

1. Hi New York City Hostel – $

Situado a menos de 10 minutos do Central Park, este hostel está perfeitamente imerso à atmosfera festiva e cosmopolita de Manhattan. Além dos quartos confortáveis, o local conta com sala de cinema, pátio e wi-fi gratuito. O custo médio da diária e de U$ 60.

  • Endereço: 891 Amsterdam Ave, New York, NY 10025.

2. Martinique New York on Broadway – $$$$

Este quatro estrelas sensacional fica quase ao lado do Empire State Building e possui restaurante, academia aberta 24h e ótimas acomodações. O preço médio da diária é U$ 190.

  • Endereço: 49 W 32nd St, Nova York, NY, 10001.

3. Salisbury Hotel – $$$

Elogiado pelos ótimos serviços, o Salisbury oferece serviço de lavanderia, business center e quartos amplos. Mais uma hospedagem que fica a poucos passos de ótimos atrativos de Manhattan. O preço médio da diária é U$ 180.

  • Endereço: 123 W 57th St, Nova York, NY, 10019.

4. Hilton Garden Inn New York/Central Park South-Midtown West – $$$$

Centro de bem-estar, restaurante, academia, recepção aberta o dia inteiro e muito mais. Localizado na região mais privilegiada de Manhattan, este hotel é indicado para quem não abre mão de requinte, mas não pretende se hospedar em um cinco estrelas. A diária custa em média U$ 200.

  • Endereço: 237 West 54th Street, Nova York, NY, 10019.

5. Four Seasons Hotel New York Downtown – $$$$$

Até o mais exigente dos viajantes irá ficar surpreso com o alto padrão deste cinco estrelas. Contando com piscina interna, centro de bem-estar, terraço e serviço de spa completo, o Four Seasons Hotel New York Downtown está entre os hotéis mais elogiados de Nova York. O preço médio da diária é U$ 790.

  • Endereço: 27 Barclay St, Nova York, NY, 10007.

6. The Plaza Hotel – $$$$$

Utilizado como cenário de filmes como Perfume de Mulher, Sintonia de Amor e – olha ele novamente – Esqueceram de mim 2, o The Plaza é um dos hotéis mais famosos de Nova York. Luxuoso, ele possui quatro restaurantes, serviço de spa e até disponibiliza babá nos quartos. O custo médio da diária é de U$ 580.

  • Endereço: Fifth Avenue at Central Park South, Nova York, NY, 10019.

Gostou de algum destes hotéis? Pode escolher qualquer um dos seis e você ficará muito satisfeito. Não tem erro.

Restaurantes em Manhattan

Algumas pessoas dizem que conhecer a gastronomia de outro país é o melhor programa em viagens. Será? Mesmo que você não concorde com este ponto de vista, será muito bom reservar momentos do passeio para ir em alguns restaurantes e experimentar diferentes sabores novaiorquinos. Veja só onde comer bem em Manhattan.

1. Catch NYC

Fundado em 2012, este restaurante é especializado em frutos do mar e mescla da melhor maneira possível sofisticação, qualidade nos serviços e uma atmosfera para lá de convidativa.

O estabelecimento tem dois andares e é bem despojado, perfeito para quem curte locais chiques e ao mesmo tempo sem tanta frescura. Prove o nhoque de scallops, um delicioso salmão cru, batata frita com temperos criativos e outras surpresinhas.

  • Endereço: 21 9th Ave, New York, NY 10014.
  • Horário de funcionamento: abre de domingo a quarta das 11h30 à 0h30 e de quinta a sábado das 11h30 à 1h.

2. Ellens Stardust Diner

Se a ideia for comer bem e curtir à noite com animação e música, eis a escolha perfeita. O Ellens Stardust Diner é um restaurante temático concorridíssimo por conta de um detalhe bem original: os garçons e garçonetes cantam, aliás, cantam muito bem.

Colorido e com um climinha oitentista, o local oferece um cardápio vasto com opções para lanche matutino, almoço e jantar. Dica: saboreie o tradicional café da manhã norte-americano, que leva bacon, queijos e ovos.

  • Endereço: 1650 Broadway, New York, NY 10019.
  • Horário de funcionamento: abre todos os dias das 7h à 0h.

3. Riverpark

Localizado na belíssima baía do Kip, o Riverpark é o estabelecimento recomendado ao viajante que deseja não apenas fazer uma refeição, mas ter uma experiência gastronômica diferenciada.

Entre outras opções, o cardápio refinado conta com pães artesanais na entrada, pratos com camarão, ostras e deliciosas sobremesas. O estabelecimento ainda oferece linda vista do rio Hudson.

  • Endereço: 450 E 29th St, New York, NY 10016.
  • Horário de funcionamento: abre de segunda a quarta das 12h às 22h, sexta das 12h às 23h, sábado das 11h às 23h e domingo das 11h às 21h.

4. Hard Rock Cafe Nova York

Depois de fazer umas comprinhas e se divertir no burburinho da Times Square, será uma sábia decisão passar no Hard Rock Cafe. Mescla de restaurante e museu, o local é uma espécie de templo do rock e possui vários objetos que ilustram de maneira magnífica a história do estilo musical. Ok, mas e as comidas?

O cardápio tem várias opções de sanduíches, hambúrgueres, drinks e, obviamente, há muita música rolando no espaço charmoso e amplo. Mais um estabelecimento divertido, que abraça a cultura dos Estados Unidos com muito carinho.

  • Endereço: 1501 Broadway, New York, NY 10036.
  • Horário de funcionamento: abre de domingo a quinta das 8h à 0h30 e sexta e sábado das 8h à 1h30.

5. The Modern

Situado no Museu de Arte Moderna de Nova York (MoMA), este restaurante oferece receitas incríveis como risoto com trufas, frango com ervas, diferentes pratos com frutos do mar e uma carta de vinhos sensacional.

Vai ser formidável almoçar ou jantar na companhia de pessoas queridas, tendo como vista as esculturas deste renomado museu novaiorquino.

  • Endereço: 9 W 53rd St, New York, NY 10019.
  • Horário de funcionamento: abre de segunda a quinta das 11h30 às 14h e das 17h às 21h30 e sexta e sábado das 11h30 às 14h e das 17h às 22h30.

Em Manhattan você irá comer muito bem e aproveitar momentos incríveis nesses estabelecimentos de alto nível. Pretende incluir os cinco na programação? Faça isso sem pensar duas vezes.

Dicas de quem já foi a Manhattan

Se já é inspirador ler sobre os pontos turísticos e observar Manhattan por imagens, imagina só conferir os vídeos que alguns viajantes fizeram sobre o distrito. Destacamos cinco exemplares para você ficar com vontade de viajar o mais rápido possível.

Guia para explorar o Central Park de bicicleta

Desbravar o Central Park de bike é uma boa ideia. A youtuber Laura Peruchi mostra como alugar uma bicicleta e expõe belas imagens do parque mais famoso de Nova York.

Lugares imperdíveis em Nova York

Embora seja breve, este vídeo traz informações sobre os mais célebres pontos turísticos de Mantattan. Assista até o fim, pois você encontrará novas ideias de passeios.

Memorial 11 de Setembro, um espaço de lembranças e homenagens

O vídeo do canal Rosa e Blue dá explicações completas sobre o Memorial 11 de Setembro. Mais que uma atração turística, o local é um importantíssimo espaço de recomendação e homenagens às vítimas do atentado.

Um passeio sensacional pela Times Square

Com a câmera na mão e várias ideias na cabeça, o youtuber passeia por uma Times Square cheia de turistas e novaiorquinos. Lojas, artistas de rua, painéis luminosos gigantes, carros buzinando. É muito movimento e muita diversão.

Informações valiosas sobre o inverno novaiorquino

A Laura Peruchi desta vez não dá um rolê de bike pelo Central Park verdinho e iluminado pelo sol, mas comenta sobre o intenso inverno na cidade. Se você vai viajar na estação mais fria do ano, assista com atenção.

E aí, vai incluir mais uma atração turística na sua programação de viagem?

Mais fotos de Manhattan que vão fazer você comprar as passagens agora mesmo

Manhattan é incrível em qualquer momento do dia. Dá uma olhada nestas 20 imagens que selecionamentos com atenção e inspire-se, ainda mais, para fazer os melhores registros no seu passeio.

1. Imponente, movimentada, urbana

2. E cheia de paisagens como essa

3. Vale fazer um passeio de barco entre essa exuberante vegetação

4. As atrações da Broadway são sempre disputadas

5. Manhattan contempla vários museus

6. É fácil se apaixonar pela grandiosidade e beleza das construções

7. O Bryant Park é mais uma atração natural imperdível de Manhattan

8. Um encantador espaço para passeios e piqueniques

9. Atravesse a Brooklyn Bridge em um dia ensolarado

10. Observe a região por várias perspectivas e luzes

11. Tem como deixar de ir ao Central Park?

12. Admirável quando o sol se põe

13. Deslumbrante – e assustadora – nas noites de relâmpagos

14. Ah, os cliques inspirados…

15. A região conta com um pedacinho de diferentes culturas

16. E claro, variadas – e saborosas – opções gastronômicas

17. Madison Square Garden: o principal palco do basquete em Nova York

18. Brindes de celebração não vão faltar

19. Aprecie cada segundo da sua viagem

20. E volte sempre!

Deu para perceber que o seu Instagram ganhará várias fotos novas, né?

Manhattan é tumultuada (no bom sentido) e acolhedora, é repleta de áreas verdes, mas o seu skyline impressiona. Resumindo: o mais especial distrito de Nova York é múltiplo e surpreende mais na vida real do que nas telas de cinema.

PARA VOCÊ