9 maravilhas que encontramos durante uma viagem ao Pantanal

Escrito por Caroline Hecke

O Pantanal é riquíssimo, seja em sua fauna, sua flora ou em sua cultura. As lendas da região fazem parte do folclore e do imaginário brasileiro e seu bioma é um dos mais importantes do planeta, já tendo sido reconhecido como patrimônio da humanidade pela UNESCO.

Continua após o anúncio

Nessa lista separamos alguns dos maiores encantos que um turista pode encontrar em uma aventura pelo Pantanal, seja na cultura local ou na natureza estonteante da região.

1. O ruídos dos animais

iStock

iStock

Fala sério: qual aventureiro não adora o som dos animais na selva? Não tem nada que dê mais paz de espírito a alguém que goste da natureza do que essa sensação de estar sozinho em uma imensidão de floresta. No Pantanal você vai encontrar isso de sobra.

2. A focagem noturna

A Focagem Noturna é, sem dúvidas, um dos mais impressionantes passeios pelo Pantanal. A Focagem Noturna nada mais é do que um tour noturno em que se você passeia em uma jardineira de luzes apagadas e em completo silêncio para observar os animais em seu habitat natural. Você verá os olhos dos jacarés brilhando no escuro, pequenos animais se escondendo e a onça pintada pronta para uma caçada noturna.

3. O desfile das araras

iStock

iStock

No Pantanal você verá araras desfilando por todos os lados. Azuis ou vermelhas, sozinhas, em pares ou em grupos, elas são um verdadeiro espetáculo da natureza.

4. Os peixes enormes

Os peixes dos rios do Pantanal são impressionantes! Não é a toa que eles atraem pescadores de todas as partes do país. É importante lembrar que a pesca só é permitida na região do Pantanal entre os meses de fevereiro e setembro.

5. O pôr do sol na praia de Daveron

iStock

iStock

A praia de Daveron é um dos principais pontos de Cáceres. Ela é o lugar ideal para quem gosta de curtir a natureza e quer relaxar, se divertir, pescar, nadar ou apenas apreciar o pôr do sol mais belo de todo o Pantanal.

6. Uma explosão de cores da vegetação

Uma das principais características da vegetação pantaneira é sua enorme diversidade. A vegetação é aberta e conta com muitas plantas e flores aquáticas, orquídeas, bromélias e árvores frutíferas.

7. A cavalgada em ritmo Pantaneiro

iStock

iStock

Você vai se sentir como um verdadeiro desbravador ao explorar o Pantanal em cima de um cavalo. Existem pacotes com guias especializados até mesmo para quem ainda não sabe andar a cavalo. Também procure assistir a cerimônia do laço, que é considerada como uma das maiores tradições culturais do Pantanal. Os vaqueiros cavalgam em arenas com o laço em mãos até que consigam capturar um bezerro.

8. Um churrasco com moda de viola

iStock

iStock

O churrasco pantaneiro é como o churrasco do sertão, com cones feitas no espeto e muita moda de viola. Além das deliciosas carnes, você vai encontrar acompanhamentos como o arroz carreteiro, o feijão tropeiro e a mandioca.

9. A vista estonteante da Chapada dos Guimarães

iStock

iStock

A Chapada dos Guimarães é um dos principais pontos de turismo ecológico no Brasil. Os paredões de arenito vermelho e alaranjado se formam a cerca de 69km de Cuiabá e impressionam até mesmo os aventureiros mais experientes. O lugar é perfeito para bater aquela foto de recordação ou apenas ficar curtindo a natureza, apreciando a paisagem.

Essas são apenas amostras de tudo o que espera um viajante no Pantanal. Existe muito mais a ser explorado por quem tem um espírito aventureiro e quer relaxar em meio a belíssima natureza brasileira.

 
   

PARA VOCÊ