30 maravilhas naturais que você precisa conhecer uma vez na vida

Escrito por Sheila Almendros

Nosso planeta é formado por diferentes lugares maravilhosos. Uns construídos pelo homem, outros pela natureza, e este último é o foco principal de nossa lista abaixo, que mostra 30 destinos naturais incríveis que você precisa conhecer um dia:

Continua após o anúncio

1. Grand Canyon

iStock

iStock

Com seus 446 quilômetros de comprimento e 1,8 quilômetros de profundidade, acredita-se que o Grand Canyon era um dos itinerários de água do Rio Colorado há 17 milhões de anos e, com o passar dos anos de erosão, as camadas de rocha foram ficando cada vez mais expostas. É o ponto turístico mais visitado do Arizona (EUA) e recebe cerca de 5 milhões de pessoas por ano.

2. Grande barreira de corais, Austrália

O maior sistema de recifes do planeta já foi uma das Maravilhas Naturais do Mundo e possui 344.400km² que abrigam cerca de 3.000 recifes e 900 ilhas. É tão grande que pode ser vista do espaço. Por lá vivem aproximadamente 30 espécies de baleias, golfinhos e botos, além de tartarugas e peixes.

3. Praias da Grécia

iStock

iStock

Os dias ensolarados nas ilhas gregas parecem dar um toque especial as águas cristalinas do local, fazendo qualquer visitante se apaixonar pela paradisíaca vista. As aldeias e os barcos de pesca dão um colorido rudimentar para a paisagem.

4. Piscinas de Pamukkale, Turquia

iStock

iStock

Parece neve, mas não é. A aparência flocada da montanha branca nada mais é que calcário, e dela escorre um fio de água quente formando vários degraus de piscinas. Dizem que a linda água azul tem propriedades curativas.

5. Encostas de Moher, Irlanda

Este maravilhoso lugar de 214 metros de altitude já serviu de cenário para diversos filmes como “Casa Comigo?”, “A Princesa Prometida”, “Harry Potter e o Enigma do Príncipe” e recebe mais de um milhão de turistas por ano. Suas falésias abrigam uma diversidade considerável de animais selvagens.

6. Antártica

iStock

iStock

Não é tão fácil chegar a este congelante destino e, por isso, uma viagem à Antártica necessita de um belo planejamento. Enormes icebergs e superfície coberta por gelo fazem parte do cenário deste local que pode chegar a temperaturas congelantes. A forma mais segura de aproveitar esta exuberante vista é em um cruzeiro.

7. Alpes Suíços

iStock

iStock

O destino preferido dos amantes de esportes de inverno faz parte da Cordilheira dos Alpes e seu ponto culminante é Dufourspitze, a 4634 metros de altitude. A melhor forma de curtir o local é de trem, assim é possível aproveitar a bucólica paisagem formada por cidadezinhas pitorescas, vacas e cabras com sinos pendurados no pescoço e montanhas verdes ou cobertas pela neve.

8. A costa de Algarve

iStock

iStock

Duzentos quilômetros de praia formam a costa de Algarve. O seu mar cristalino e costões fizeram o local se tornar um dos maiores pontos turísticos de Portugal, e conta também com uma bagagem cultural gigantesca, com sua arquitetura histórica formada por igrejas, fortalezas, museus e casas típicas.

9. Cânion Antelope

Este paraíso exótico americano é na verdade um pequeno cânion de formação rochosa e com passagens estreitas em seu interior. Durante o dia, raios de sol entram por essas frestas, iluminando suas paredes e transformando o passeio em um espetáculo colorido e inesquecível. O local é protegido pelos índios nativos da Nação Navajo, e somente grupos limitados com guia de turismo autorizado podem entrar no Upper Antelope Canyon mediante ao pagamento de uma taxa.

Continua após o anúncio

10. Verdon, Provença

iStock

iStock

Gorges du Verdon é um dos acidentes geográficos mais bonitos do mundo, com suas águas de cor turquesa provenientes do degelo dos Alpes. E não é só o destino final que merece o mérito de beleza francesa não; para chegar até lá é necessário passar por um caminho ladeado por campos de lavanda e girassóis.

11. Ilhas Maldivas

iStock

iStock

O encantador azul e verde das Ilhas Maldivas é um espetáculo da natureza e serve de abrigo para 300 espécies de peixes e corais coloridos. São 26 atóis no Oceano Índico, à 400 quilômetros da Índia.

12. Mar Morto, Israel, Jordânia e Palestina

O trecho de água de 67 quilômetros de comprimento e 18 quilômetros de largura recebeu este nome por não ter nenhum tipo de vida animal em suas águas, devido ao seu alto nível salino, quase 9 vezes mais alto que os oceanos. A lama de seu fundo é repleta de minerais e nutrientes, muito utilizados em spas e resorts.

13. Floresta torta

iStock

iStock

A floresta formada por árvores tortas na Polônia é um mistério para a ciência, já que seus 400 pinheiros possuem uma estranha curva em suas bases sem motivo aparente e apontadas para o mesmo lado. Alguns especulam que elas foram propositalmente manipuladas pelo homem, outros sugerem que uma violenta queda de neve pode ter causado o fenômeno.

14. Uluru, Austrália

Uluru fica 348 metros acima do solo com 9,4 quilômetros de circunferência e em sua trilha de uma hora até o topo há vários córregos, nascentes e furos de água. Há também uma variedade de cavernas decoradas com a antiga arte rupestre, considerado um lugar sagrado para os aborígenes australianos.

15. Kilimanjaro, Tanzânia

iStock

iStock

A montanha mais alta da África na verdade é um vulcão formado por três cones, o adormecido Kibo e os extintos Mawenzi e Shira. A neve em seu topo, datada em 11.000 anos de idade, deve-se ao fato de que a sua altitude chega a 5.895 metros.

16. Geleiras da Islândia

iStock

iStock

A terra do fogo e do gelo é conhecida por seus inúmeros vulcões em meio às suas geleiras, e essa combinação é um espetáculo diante dos olhos, principalmente quando o céu ganha a visita da famosa aurora boreal.

17. Grande Buraco Azul

O abismo azul em meio às águas de Belize é uma formação de corais repleta de vida marinha, com 300 metros de diâmetro e 125 metros de profundidade. É a maior formação natural do mundo e considerado Patrimônio Mundial pela UNESCO. Há centenas de empresas que promovem excursões ao Buraco Azul para seus visitantes mergulharem em meio aos peixes e tubarões.

18. Napali Coast, em Kauai, Hawaii

iStock

iStock

Um dos pontos mais úmidos do planeta foi contemplado por lindas cachoeiras, cavernas e áreas rochosas. Você pode conhecer as belezas de Napali Coast de helicóptero, desfrutar de suas águas cristalinas de barco e conhecer sua vida marinha através de um mergulho.

19. Polinésia

iStock

iStock

Este isolado paraíso é formado por cinco arquipélagos no Oceano Pacífico e rodeado de montanhas de origem vulcânica. Seus visitantes geralmente são casais em lua de mel a procura de sossego, ou amantes de esportes aquáticos, como mergulho e passeios de jet-ski.

20. Malta

iStock

iStock

A Europa possui ilhas maravilhosas que merecem ser visitadas, e Malta com certeza é uma delas. Suas praias, costas rochosas, cavernas e piscinas naturais podem ser curtidas em qualquer época do ano..

21. Fernando de Noronha

iStock

iStock

O destino preferido dos mergulhadores pertence ao nosso Brasil e é um local devidamente preservado pelo governo. Somente 460 visitantes são recebidos diariamente na ilha e, por isso é impossível ver suas praias cheias de pessoas. Um local paradisíaco para relaxar e ficar em meio à natureza.

22. Lagos Plitvice

Uma das principais atrações turística da Croácia foi fundada em 1949 e entrou para a lista da UNESCO de Patrimônios Naturais da Humanidade em 1979, com 16 maravilhosos lagos e inúmeras cachoeiras presentes em meio à natureza. Os visitantes podem conhecer o local por passarelas e barcos. Plitvice recebe pessoas do mundo inteiro em qualquer época do ano, já que sua paisagem é diferente a cada estação.

23. Ilha do Feiticeiro

iStock

iStock

Situado no Crater Lake, em Oregon (EUA), a Ilha do Feiticeiro é a mais alta formação rochosa criada por uma violenta erupção vulcânica, há 8 mil anos. A paisagem rústica e bucólica do local é incrível em qualquer época do ano.

24. Cataratas do Niágara

iStock

iStock

As Cataratas do Niágara fica em Niagara Falls, uma cidadezinha a beira do rio que gira em torno deste ponto turístico mundialmente conhecido. Uma parte das cataratas pertence ao território canadense e outra ao território americano, e pode ser visitado por excursão, barco ou helicóptero.

25. Montanhas Dolomitas, Itália

A lista da UNESCO de Patrimônio Natural da Humanidade ganhou mais um incrível local em 2009: as Montanhas Dolomitas. Suas características geológicas e geomorfológicas fazem dessas montanhas as únicas no mundo. Seu relevo é constituído por rochas que deram origem ao seu nome e é conhecido por sua população como “montes pálidos”. São 231 mil hectares divididos entre as províncias de Trento, Bolzano, Belluno, Pordedone e Údine.

26. Montanhas Arco-Íris

Há 24 milhões de anos pedras e minerais de cores vibrantes formaram, com a ajuda do movimento de placas tectônicas, uma espécie de “vale de montanhas arco-íris” na província de Gansu, China. São 10 quilômetros quadrados coloridos, que ficam ainda mais lindos após um dia de chuva.

27. Galápagos, Equador

iStock

iStock

O patrimônio mundial eleito pela UNESCO é formado por 18 ilhas vulcânicas. Sua fauna é diversificada e há 70.000 quilômetros quadrados de reserva marinha em torno das ilhas.

28. Cavernas de gelo de Mendenhall, Alasca

As cavernas foram formadas por conta do derretimento da geleira do Mendenhall e o ambiente azul intenso, seu teto feito de exóticas formações de gelo e o solo cortado por inúmeros cursos d’água atraem turistas destemidos do mundo inteiro. Apesar de ser um destino maravilhoso, o risco de desabamento é grande.

29. Lago Rosa, ou Lake Retba, Senegal

A Dunaliella salina presente na água é responsável por deixar Lake Retba assim, rosa. O tom se acentua mais ainda no período de seca e a alta concentração de sal, como a do Mar Morto, permite que seus nadadores flutuem facilmente.

30. Gruta Jeita, Líbano

São 9 quilômetros de cavernas interconectadas nas proximidades de Beirute, acessíveis somente de barco por um rio subterrâneo.

recomendados para você

    1
  • 15 lugares reais que inspiraram filmes da Disney

    15 lugares reais que inspiraram filmes da Disney

  • 1
  • 50 piscinas de hotéis mais incríveis do mundo: elas são um arraso

    50 piscinas de hotéis mais incríveis do mundo: elas são um arraso

  • 1
  • 10 lugares ao redor do mundo maravilhosos para contemplar o pôr do sol

    10 lugares ao redor do mundo maravilhosos para contemplar o pôr do sol

  • 1
  • 10 coisas que você nunca deve dizer a uma pessoa que viaja sozinha

    10 coisas que você nunca deve dizer a uma pessoa que viaja sozinha

  • 1
  • 15 faróis admiráveis espalhados por cidades litorâneas de todo o mundo

    15 faróis admiráveis espalhados por cidades litorâneas de todo o mundo

  • 1
  • 30 cidades que você deve visitar ao menos uma vez na vida

    30 cidades que você deve visitar ao menos uma vez na vida

  • 1
  • 25 sites e aplicativos para ajudar a organizar sua viagem

    25 sites e aplicativos para ajudar a organizar sua viagem

  • 1
  • 15 castelos mais fascinantes do mundo

    15 castelos mais fascinantes do mundo