Melbourne: conheça o paraíso das artes na Austrália

Escrito por Natalia Petrin

Tida como um centro internacional de artes cênicas e artes visuais, Melbourne é uma das cidades mais procuradas por intercambistas e a segunda mais populosa da Austrália.

Além de ser perfeita para quem quer estudar e entrar em contato com muitas atrações culturais, Melbourne é o equilíbrio entre a cidade tranquila e moderna, contando ainda com lindas praias para os dias de folga.

Mapa de Melbourne

Localizada no estado de Vitória, Melbourne conta com 9.900 quilômetros quadrados, e é um centro financeiro muito importante para o país.

Ao sudeste da Austrália, Melbourne está a aproximadamente 9 horas de viagem de Sydney e 18 horas de Brisbane.

Clima em Melbourne

O clima nesta cidade é temperado oceânico e apresenta estações de anos bem definidas. A cidade, entretanto, é conhecida pelos moradores por ter, muitas vezes, “as quatro estações em um dia”.

  • Verão (dezembro a fevereiro): durante esse período, o clima é predominantemente seco e quente, variando a temperatura entre 15ºC e 26ºC.
  • Outono (março a maio): no outono, a temperatura começa a sofrer uma queda, mas ainda é bastante amena. Não há muita chuva e o tempo começa a variar do seco para o úmido.
  • Inverno (junho a agosto): no inverno, a cidade fica predominantemente nublada e chuvosa, mas garoa, sem grandes volumes de chuva. As temperaturas ficam, em média, entre 7ºC e 14ºC.
  • Primavera (setembro a novembro): a temperatura volta a ficar mais alta durante a primavera, mas não tão quente quanto no verão. Nessa época, até meados de outubro, as chuvas são bastante comuns.

O clima não oferece grandes impactos para os viajantes, mas é bom estar preparado para quaisquer mudanças climáticas, visto que até mesmo os moradores dizem vivenciar as quatro estações em um único dia.

O que fazer em Melbourne

A cidade turística e residencial oferece atrativos sazonais e permanentes para públicos variados, desde mochileiros até turistas que preferem visitações mais históricas.

1. Visitação ao Estádio Melbourne Cricket Ground

Quem gosta de esportes não pode perder a visita guiada ao MCG, conhecendo os bastidores do estádio, incluindo os vestiários e até mesmo o gramado do campo.

O passeio dura, em média, 1h30, e tem o custo de aproximadamente 15 dólares australianos.

2. Melbourne International Comedy Festival

A cidade é conhecida por ser o centro da comédia no país há aproximadamente 30 anos, contando com o Festival de Comédia Internacional.

Para públicos de quaisquer idades, o festival ocorre durante quatro semanas, entre março e abril, na prefeitura da cidade. Diariamente, os visitantes podem conferir apresentações e interagir com os artistas, e você pode conferir a programação no site oficial do evento.

Os bilhetes têm preços variáveis de acordo com a abrangência de peças e de dias que serão frequentados, e podem ser comprados também no site do evento.

3. Moomba Festival

Com desfiles de carros alegóricos acompanhados por dançarinos e atores, o festival de rua tem duração de quatro dias no mês de março.

Diversas apresentações artísticas e comidas típicas da região tornam o evento ainda mais atrativo a todos que gostam de música e são adeptos ao carnaval, uma vez que o Moomba Festival lembra muito essas festas no Brasil.

Na página do evento, você pode conferir edições anteriores e se programar para realizar sua viagem na época do Moomba Festival, além de conferir atrações e brincadeiras.

4. White Night

O evento White Night começou a ser sediado em Melbourne no ano de 2013 e, normalmente, tem a duração de um dia, entre 7h e 19h.

Marcado por apresentações de aproximadamente 300 artistas, obras de arte podem ser encontradas nas ruas e a cidade inteira é abrangida pelo festival com shows, música e muita dança, além de pratos típicos da região.

5. Festival de Vinhos

Para aqueles que são fãs de bons vinhos e boa comida, o Melbourne Food and Wine Festival conta com aulas de mestres da culinária, além de atividades ao ar livre, churrascos, entre outras atrações.

Ocorre durante o mês de março e normalmente tem a duração de sete dias. Você pode conferir a programação no site oficial do evento.

6. AFL Grand Final

Anualmente, durante o mês de setembro, ocorre o evento AFL Grand Final, perfeito para os amantes de esportes.

Reunindo diversas pessoas do mundo todo em pubs, o AFL Grand Final tem seus ingressos vendidos rapidamente assim que liberados, então se você tem interesse, é preciso se planejar o quanto antes. Os ingressos podem ser adquiridos no site oficial e os preços variam de edição para edição.

7. Street Art Tour

Melbourne, como toda cidade moderna e que dá espaço aos artistas, tem uma imensa galeria de rua, sendo considerada, inclusive uma das capitais de arte de rua do mundo.

Na região central da cidade, são várias as ruas em que você pode conferir as obras de arte dos artistas de rua.

8. State Library of Victoria

Para quem gosta de arquitetura e arte, a visita à principal biblioteca da Austrália é imprescindível. Além disso, o gramado em frente à construção é um excelente local para um piquenique ou para descansar observando a cidade e decidindo sua próxima parada.

9. Eureka Skydeck

Em Melbourne está localizada a maior torre do hemisfério sul. Lá, você poderá ver a cidade a praticamente 360 graus. A visita é paga e custa aproximadamente 10 dólares australianos.

10. Botanical Garden

Há quem prefira passeios mais turísticos e mais tranquilos. E na lista destes turistas, não pode faltar o Jardim Botânico da cidade.

O parque tem a reputação de ser um dos jardins mais bonitos do mundo inteiro, contando com diversas espécies de plantas diferentes, nativas. O passeio vale a pena, mas é preciso estar disposto: o Jardim Botânico fica a 45 minutos de carro do centro da cidade.

Existem infinitas atrações para todos os gostos em Melbourne. A cidade conta com passeios e eventos durante o ano todo.

Onde ficar em Melbourne

Há quem prefira conforto, preço baixo e até mesmo atrativos dentro do próprio hotel. Confira abaixo as opções de hospedagem em Melbourne que separamos.

1. Mono Apartments on La Trobe Street – $$

Para quem gosta de um miniapartamento para ficar hospedado e, assim, economizar nas refeições e ter um descanso mais efetivo, o Mono Apartments on La Trobe é a opção perfeita.

Com cozinha equipada, área de refeições e área de estar com TV, o apartamento fica localizado próximo ao Shopping Center e da Biblioteca Estadual de Victoria.

2. Ibis Melbourne Central – $$

Com restaurante, café, bar e academia, o Ibis Melbourne Central está localizado a 400 metros do centro da cidade e 11 minutos a pé do Shopping Bourke Street Mall.

3. The Hotel Windsor – $$$$

O estilo clássico do Hotel Windsor promove aos hóspedes bastante conforto. Fundado em 1883, este hotel está localizado no centro da cidade, a 5 minutos a pé das ruas Collins e Bourke, e ao lado de uma estação de trem.

4. Pegasus Apart’Hotel – $$$

O Pegasus Apart’Hotel está localizado a 5 minutos a pé do Mercado Queen Victoria, no centro da cidade. Conta com academia, banheira de hidromassagem para relaxar após os passeios e piscina coberta e aquecida.

5. The Victoria Hotel – $$$$

Com decoração em estilo clássico, The Victoria Hotel é uma excelente opção para quem não abre mão de conforto. Com piscina, sauna, restaurante e academia, o hotel conta ainda com bar e salão de bilhar.

São inúmeras as opções de hospedagem em Melbourne, contando com atrativos que agregam valor à sua estadia, trazendo conforto e comodidade. Não esqueça de se informar na recepção as melhores formas de transporte para os pontos turísticos da cidade. Eles sempre podem dar muitas dicas interessantes para quem nunca foi à cidade.

Restaurantes em Melbourne

Para quem preferir fazer as refeições em locais variados e não apenas no hotel, a cidade conta com uma grande variedade de comidas típicas e de diversas regiões do mundo.

1. Kazuki’s

O restaurante Kazuki’s é uma excelente opção para quem quer experimentar a comida australiana. O restaurante conta ainda com opções vegetarianas e um ambiente bastante agradável.

  • Horário de funcionamento: sexta-feira a domingo, das 12h às 15h e 18h às 23h. Terça-feira a quinta, das 18h às 23h.

2. 1932 Cafe & Restaurant

Este restaurante conta com opções de comida variadas, vegetariana e sem glúten, e serve desde o café da manhã até o brunch.

  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 7h às 15h. Terça-feira a quinta das 18h às 23h.

3. Laksa King

O Laksa King é uma excelente opção para quem busca um preço mais acessível e comida da Malásia com opções veganas e vegetarianas.

  • Horário de funcionamento: sexta-feira das 17h às 22h30. Sábados e domingos das 11h às 15h e 17h às 22h30.

4. Chuckle Park Bar

O Chuckle Park Bar é uma mistura de bar, café e bar de vinhos. Com excelentes opções de bebidas, o bar oferece ainda algumas opções de sanduíches e refeições.

  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias, das 15h à 1h.

5. Hardware Street Cafe & Bar

O café bar serve opções de alimentos australianos, comida vegetariana e vegana e opções sem glúten.

  • Horário de funcionamento: segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábados e domingos, das 9h às 17h.

Existem ainda opções de restaurantes de comida italiana, oriental e até mesmo brasileira para quem quiser fazer refeições diversificadas ou não gostar da comida australiana. A cidade, pronta para receber turistas, está cheia de boas opções para se ter refeições excelentes.

Dicas de quem já foi a Melbourne

Confira os vídeos que selecionamos com dicas do que fazer e dos motivos para visitar a cidade.

Vlog de 1 dia em Melbourne

Confira o que fazer na cidade em 1 dia nesse vlog cheio de imagens belíssimas da cidade. A Emilim te mostra o que fazer para aproveitar ao máximo o local.

A melhor cidade do mundo para se viver

O vídeo conta porque a cidade é a melhor cidade para se viver, contando os benefícios, falando sobre os parques e outras informações.

São inúmeros os vídeos de internautas turistas que contam as suas experiências em Melbourne, e é uma excelente opção para você conhecer mais a cidade antes de reservar as passagens.

Mais fotos de Melbourne que vão te convencer a visitar a cidade

Se mesmo com todas essas atrações, comidas e dicas que contamos por aqui, você ainda não está convencido de que Melbourne é uma cidade que vale a pena ser visitada, confira as fotos que selecionamos para você.

1. Melbourne tem muita área verde para aproveitar em seus parques

2. Muito bom para quem gosta de relaxar e fazer caminhadas

3. Dá para curtir um passeio de barco

4. E também o pôr do sol na praia

5. Até brincar em família, ou com os amigos

6. E quem sabe até andar de bicicleta

7. E brincar com cangurus

8. Além de ter uma arquitetura que impressiona e cativa

9. Espalhada por todos os cantos

10. Todos mesmo!

11. Garantindo fotos lindas!

12. Até nos bairros residenciais

13. Melbourne tem diversão para todos os gostos, começando pelos festivais

14. Depois tem os parques

15. Cassinos

16. E tem diversão para os mais aventureiros também

17. Para os amantes da boa comida

18. Apreciadores da alta gastronomia

19. Ou de um clássico hambúrguer

20. E também das compras

Além destas paisagens e construções, Melbourne ainda oferece inúmeras atrações e locais para visitação, garantindo memórias incríveis e belíssimas fotografias.

Melbourne é uma cidade para todos os tipos de turistas e também é excelente para intercambistas, unindo a modernidade aos bairros tranquilos e parques da cidade. Já adicionou a cidade à sua lista de destinos?

PARA VOCÊ