Por Juliana Trinci
Atualizado em 17.01.20
Um pedacinho da Europa na América do Norte, Montreal é cosmopolita mas com uma pegada histórica. Roteiro de muitos turistas que gostam de cultura, a cidade é repleta de museus para conhecer e parques para curtir um momento de descanso. E não se preocupe! As atrações são bem próximas, o que permite que você possa fazer vários passeios em um dia.
Publicidade
Montreal é aquele lugar que você pode visitar em qualquer estação do ano: tem seus encantos do verão, e também muita coisa para se divertir no inverno. Conheça um pouco dessa cidade canadense e monte o roteiro da sua próxima viagem.
Nesse destino você vai encontrar diversas atrações, fazendo jus a fama de cidade mais charmosa do Canadá. São várias opções de parques, museus, igrejas e outros. Confira.
Foto: Reprodução / iStock
Com 190 hectares, este parque é o lugar certo para quem quer relaxar e curtir uma linda paisagem. Ali você vai encontrar o Monte Royal, uma montanha com três colinas que dá nome ao parque. Se for ao inverno, não deixe de patinar no Lago Beave e ter uma experiência imperdível. Não deixe de visitar.
Foto: Reprodução / iStock
Um bálsamo aos olhos e roteiro que não pode faltar para os amantes de igrejas. Construída com o estilo neogótico, a basílica possui no seu interior belíssimos vitrais, e a sua cúpula reproduz um lindo céu estrelado (com estrelas pintadas a ouro). Você pode fazer um tour guiado pela basílica (em inglês ou francês), pagando uma pequena taxa.
Foto: Reprodução / iStock
Recebendo por volta de mais de 2 milhões de visitantes por ano, essa basílica, que fica no Parque Monte Royal, chama a atenção pela beleza e imponência. Criada em 1904, é aberta ao público, e em seu topo você pode ter uma vista fantástica de toda Montreal.
Foto: Reprodução / iStock
Lembra que falamos que Montreal consegue misturar de maneira muito harmoniosa o novo e o antigo? Aqui está uma boa mostra disso. Com mais de 40 mil obras, esse museu é o paraíso para os amantes da arte, história e design. Você precisa pagar uma taxa para entrar, mas se quiser economizar, visite no último domingo do mês: a entrada é Free.
Foto: Reprodução / Josh Giudici
Um pedacinho da China em Montreal, o Quartier Chinois é um bairro bem interessante e que não pode faltar no seu roteiro. Fundado por imigrantes chineses, por lá você encontrará, além de muita cultura, pratos típicos da culinária chinesa e produtos com precinhos camaradas.
CÓDIGOS
Foto: Reprodução / AntsCanada
Este insetário é uma atração perfeita para quem tem a alma curiosa e ansiosa por conhecimento. Localizado dentro do Parque Olímpico, é um lugar bem interativo e com muita informação: você poderá conhecer mais a fundo insetos de todas as partes do mundo, além de mexer (se tiver coragem) em alguns insetos vivos. Aquele tipo de passeio que você não imaginava o quão surpreendente poderia ser.
Publicidade
Foto: Reprodução / iStock
Mais um dos idílicos parques de Montreal, o La Fontaine Park é uma atração que pode ser muito bem aproveitada em qualquer época do ano: no verão, para tomar um banho de sol bebendo um refresco; no inverno, muito bem agasalhado e patinando no lago; na primavera apreciar as famílias de patos que por ali vivem, e no outono, se admirar com o espetáculo das folhas caindo.
Foto: Reprodução / iStock
Esse antigo mercado central não chega a ser uma atração em si, mas sua fachada imponente é de uma beleza impactante, e que chama atenção dos amantes de arquitetura. Em seu interior você vai encontrar algumas lojinhas, ótima oportunidade para comprar os souvenirs para trazer da viagem.
Foto: Reprodução / iStock
Separe um dia do seu roteiro para conhecer este lugar, pois é um passeio completo. Você vai poder se divertir jogando (bingo, roleta, jogos de mesa), comendo bem, batendo um papo nos bares que tem por lá, se deleitar com os grandes espetáculos que acontecem no local e ainda dançar bastante na casa noturna. O cassino possui 4 andares e sua fachada é um espetáculo a parte, com uma arquitetura incrível que vai te deixar de queixo caído.
Foto: Reprodução / John
Pode soar bem futurista isso, mas Montreal possui uma cidade subterrânea. É a chamada RÉSO, que interliga Shoppings Centers, museus, bancos, universidades, além de estações de metrô, trem e ônibus. Nos mais de 30 kms de túneis, você vai encontrar uma alternativa para se locomover em Montreal, principalmente em épocas de inverno muito rigoroso.
Foto: Reprodução / Mandreal
Esse Museu de História Natural fica localizado no interior de um dos principais centros de estudos do Canadá, a Universidade de McGill. Por ser mantido pela universidade, o museu possui uma ótima infraestrutura, tanto para pesquisadores, quanto para turistas que querem conhecer o lugar. No museu você encontrará: fosseis de dinossauros, animais espalhados, pedras, além de utensílios feitos manualmente por civilizações antigas.
Foto: Reprodução / iStock
Inspirada na Basílica de São Pedro em Roma, esta catedral é um prédio que deixa qualquer um impressionado. Sua gigantesca cúpula chama atenção de quem visita Montreal, e sua abóboda é de uma rara beleza.
Foto: Reprodução / iStock
A Biosfera é um museu que conta a história de todos os recursos naturais, o ar, a água e toda a biodiversidade do planeta, combinando história com ciência. Fica em um prédio de 5 andares, possui 8 ambientes, e é rodeado por uma esfera de treliças. Um local muito interessante, onde você vai aprender com muita interatividade. Ao sair, aproveite para ir ao parque e curtir o pôr do sol.
Foto: Reprodução / Elena Rumianceva
Outra atração construída dentro do parque olímpico, o Montreal Biodome é um museu que não pode faltar no seu roteiro de viagem. O local reproduz cinco ecossistemas que temos ao redor do mundo, com todos os seus detalhes incluindo a temperatura, fauna e flora – você vai se sentir visitando uma floresta tropical e alguns passos depois, as ilhas árticas.
Foto: Reprodução / La Ronde Flags
Um parque de diversões para quem gosta de altas emoções: esta é a melhor definição para o La Ronde. Apesar de ser um local com todos os tipos de brinquedos, seu ponto forte são as montanhas russas – uma delas chega a altura de 29,9 metros. O parque também é palco de grandes eventos, como o famoso FireWorks Festival, que como o próprio nome diz, é um festival de fogos de artifícios, além de ter atrações que agradam todas as idades.
Publicidade
Foto: Reprodução / Gina Ciliberto
Uma ótima oportunidade para conhecer e saborear ingredientes da culinária local, o Marché Jean-Talon é uma espécie de mercado onde você poderá experimentar não só frutas de Montreal, mas também queijos, carnes e tortas. Além disso, pode aproveitar para almoçar por lá: quem visitou diz que a comida é espetacular!
Foto: Reprodução / Ma vue de Montréal
Mais um museu para a lista dos amantes de conhecimento, o Pointe-à-Callière Museum é um lugar destinado para apresentar artefatos da história natural e arqueológica de Montreal. Foi construido em cima de um sítio arqueológico, e você vai poder se aventurar por passagens subterrâneas e ruínas do território que viria a ser Montreal.O acervo não é muito grande, mas, em contrapartida, o museu é bem interativo, o que faz o passeio ser inesquecível.
Foto: Reprodução / King Yaffus
Se você gosta de fazer boas compras enquanto viaja ao exterior, precisa visitar a Rue Saint-Catherine. Por lá você vai encontrar diversas lojas de grife e marcas famosas. Depois de fazer suas compras, relaxe em um dos vários restaurantes e bares que o local oferece a sua volta.
Foto: Reprodução / Gi Campos
Criado para instruir o público a como preservar a fauna e a flora, o Jardim Botânico de Montreal será um dos pontos altos de sua viagem. Você ficará espantado com toda a beleza do Jardim Japonês, um dos trinta – isso mesmo, trinta – jardins que tem no local. Vale muito a pena a visita.
Publicidade
Veja aqui algumas dicas para montar seu roteiro para Montreal
Anotou todas essas informações? Elas serão importantes para o sucesso da sua viagem.
Montreal tem opções de hospedagem para todos os bolsos. Confira algumas opções:
Foto: Reprodução / Hometrotting
Este hotel fica no centro de Montreal, e você poderá fazer grande parte dos seus roteiros a pé. Possui ar condicionado, wi-fi grátis e cozinha para você preparar suas refeições.
Foto: Reprodução / Hotel Villa
Hotel simples, porém muito charmoso. Possui camas extras, café da manhã disponível e lavanderia.
Foto: Reprodução / Hoteis.com
Este aconchegante hotel te oferece serviços de Internet grátis, TV a cabo, serviços de concierge e outros.
Foto: Reprodução / Chris Dahlberg
Decorado de maneira moderna, quem se hospedar por aqui contará com loja de conveniência, ar condicionado e internet grátis
Foto: Reprodução / Le Mount Stephen
Estrutura de luxo com bar, lounge, restaurante, spa e quartos bem amplos e equipados. Esse hotel é 5 estrelas e, por isso, seu preço é mais elevado.
O ponto alto é que todas essas opções de hospedagem, das mais simples às mais luxuosas, estão localizadas no centro da cidade. Assim, você opta se quer se hospedar com maior conforto ou se quer algo mais simples para sua estadia.
Montreal é uma cidade fantástica, e com certeza vai fazer você se apaixonar. Duvida? Então confira essa seleção de fotos para ir sentindo o gostinho do lugar enquanto não chega o dia da sua viagem:
Depois dessas dicas, corra já para uma agência, compre suas passagens e boa viagem!