Morro Branco: informações e imagens desta bela praia no Ceará

Escrito por Bruno Mendes

A beleza da praia de Morro Branco, no Ceará, é apreciada cada vez mais por brasileiros de todas as regiões e turistas de outros países. Além de passar horas nas convidativas águas mornas, típicas das praias do nordeste, e depois provar alguns petiscos nos restaurantes da faixa de areia, o visitante terá muito o que apreciar nesse destino turístico de alto nível.

Quer descobrir o que fazer na praia de Morro Branco? O Viajali apresenta alguns atrativos interessantes deste recanto charmoso e bucólico do litoral cearense. Confira e aproveite!

Onde fica Morro Branco?

Se você está em Fortaleza, vai precisar pegar a estrada para chegar à praia de Morro Branco, que fica no município de Beberibe, mas não é tão longe. São 83 quilômetros da capital cearense às praias paradisíacas em percurso que pode ser feito de carro ou de ônibus intermunicipal.

De Fortaleza a Beberibe

Saindo de veículo particular — ou alugado — você seguirá pela CE-040 e depois de 1h15min de viagem, chegará ao destino. Caso queira, poderá optar pelo caminho via BR-116, e por essa via passará por cidades como Pindoretama, Aquiraz e Cascavel. É até mais aconselhável fazer o caminho por esta estrada, pois a quantidade de veículos pesados é menor.

A empresa de ônibus que faz o percurso entre Fortaleza e Beberibe é a São Benedito. O tempo de viagem fica em torno de 2 horas, e a passagem é baratinha: custa R$8,50 e o embarque é feito na rodoviária de Fortaleza.

O que fazer em Morro Branco? 7 atrações para incluir em seu roteiro

Você não vai ficar sem opções de diversão na Praia do Morro Branco, um lugar que proporciona tranquilidade e aquela paz de espírito que só os destinos mais belos são capazes de ofertar. O tom avermelhado das falésias iluminadas pelo sol, a brisa, os mergulhos e tantas outras belezas naturais não vão sair da sua memória. Veja alguns atrativos da região e comprove todo o encanto!

1. Encontro do rio Choró com o mar

Em tempos de maré alta o viajante que for ao encontro do rio Choró com o mar irá presenciar a “pororoca”, um fenômeno interessante com ondas altas. A atração fica na praia Tatuba, localizada no limite entre os municípios de Beberibe e Cascavel.

2. Passeio de jangada

IStock

Que tal conhecer a Praia do Morro Branco por uma perspectiva especial? Passear nas jangadas conduzidas pelos nativos é uma maneira interessante de ver as belezas cearenses de perto e até saber sobre algumas curiosidades interessantes do local, durante uma conversa com o jangadeiro.

3. Centro de Artesanato

O artesanato com areia colorida tem presença incontestável em Beberibe e é admirável pelos detalhes. Vale ir ao Centro de Artesanato da cidade e conhecer um pouco do trabalho, além de conversar com os artistas. A Associação dos Artesãos de Morro Branco conta com aproximadamente 60 profissionais.

4. Labirinto de falésias

IStock

Desenhadas pela ação do tempo e o contínuo movimento do mar, as falésias de Morro Branco são o principal atrativo da região. Caminhar entre elas e observar os tons alaranjado, amarelo, vermelho e marrom pela distinta formação natural será surpreendente em todos os níveis.

5. Passeio de buggy

IStock

O passeio de buggy pelas areias do Morro Branco é uma atividade muito solicitada pelos visitantes que gostam de uma certa dose de adrenalina na diversão. Dica: há vários bugueiros na região e eles cobram preços diferentes, então pechinchar é recomendado.

6. Lagoa do Uruaú

A Lagoa do Uruaú é mais uma mostra da impecável natureza da região do Morro Branco. O local tem boa estrutura para receber os visitantes e dispõe de bares rústicos e até casas de veraneio por perto. Excelente passeio para levar a família toda e curtir pela manhã inteira até o final da tarde.

7. Dunas brancas por trás das falésias

Por trás das falésias do Morro Branco, lindas dunas ajudam a tornar todo o cenário natural ainda mais bonito. Se você fizer o passeio de buggy, passará pelas montanhas de areia, que também podem ser apreciadas em passeios a pé. Recomendação: Dê uma passada por lá ao entardecer e observe um pôr-do-sol indescritível.

5 pousadas em Morro Branco para se hospedar

  1. Pousada Mar Aberto: Muito bem localizada, essa pousada tem um bar/lounge, parquinho para as crianças e quartos super confortáveis para o providencial descanso entre uma diversão e outra.
  2. Pousada Marina Praia: Bem perto da praia, essa acomodação aconchegante tem piscina na área externa e o quarto com varandas confere um clima aconchegante e tipicamente praiano. Boa pedida!
  3. Hotel Villagio Tudo Bom: Ampla piscina, espreguiçadeiras, jardim, equipe multilingue no atendimento e quartos impecáveis tornam essa hospedagem uma opção perfeita para os visitantes mais exigentes.
  4. Dream Away Uruaú Beach Residences: Situada em frente ao mar, a Dream Away Uruaú Beach Residences tem diárias por ótimos preços e tem boa estrutura. Dormir e acordar com a brisa litorânea é um diferencial
  5. Pousada Flamboyant Village: Esta pousada tem piscina, restaurante, área para piquenique e fica próxima à Lagoa de Uruaú

10 fotos de Morro Branco para aumentar a sua vontade de viajar

Veja mais algumas fotos desse paraíso cearense e tenha certeza que este é o destino perfeito para as suas férias:

1. A rota das falésias

2. O mar ao fundo

3. E essa flor?

4. A imensidão do Morro Branco contrastando com o céu

5. O anoitecer

6. A hora do banho de mar

7. Tempo perfeito para um passeio de jangada

8. Extensa faixa de areia para caminhadas ou passeios de buggy

9. Aquela parada para petiscar

10. Leve para casa o belo artesanato da região

Agora é com você: marque já a sua viagem para Beberibe e surpreenda-se com tantas maravilhas da natureza!

PARA VOCÊ