11 motivos para você conhecer o surpreendente Sri Lanka

Escrito por Bruno Mendes

Em maior ou menor grau, viajar não deixa de ser um tipo de embarque rumo ao desconhecido e quando o assunto é imprevisibilidade, o Sri Lanka ganhas as notas mais altas possíveis. O país localizado numa ilha no Oceano Índico, tem várias características culturais consideradas exóticas e uma série de atrativos que agradam, sobretudo, o viajante que busca sair do lugar comum.

Ao contrário do que se pensa, é fácil ir ao país e se divertir com segurança e comodidade, portanto, veja 11 razões para você conhecer esse país que congrega muitas religiões, línguas e etnias.

1. Ir à Reserva Florestal Sinharaja

A Reserva florestal de Sinharaja, situada no sudoeste do Sri Lanka, tem árvores consideradas raras e vida selvagem vasta, com muitos anfíbios, insetos, borboletas, repteis e pássaros. Declarada pela UNESCO como reserva de Biosfera, a área verde é o tipo de lugar que precisa ser visitado por todos que amam e respeitam a natureza.

2. Conhecer o orfanato de Elefantes de Pinnawala

Um dos lugares mais visitados do Sri Lanka, o Orfanato de Elefantes de Pinnawala, fica a cerca de 90 km de Colombo, a capital do país e é aquela atração obrigatória para quem gosta ou tem o mínimo de curiosidade para observar um pouco da rotina desse adorável animal.

Passear bem pertinho dos elefantes grandes e dóceis, vê-los se alimentando e tomando banho em um rio próximo é uma forma interessante de interagir com um dos principais símbolos culturais da Ásia.

3. Ficar bem perto das baleias azuis

Você sabia que no Sri Lanka é possível interagir com lindas e ENORMES baleias azuis? Entre novembro e abril é o período da migração e a partir da praia de Mirissa, algumas empresas turísticas oferecem um passeio denominado ‘Whale Watching’.

Não são poucos os barcos que conduzem os visitantes mar adentro rumo ao encontro do maior mamífero aquático de todos. Se você estiver naqueles dias de sorte, poderá ver golfinhos saltitantes e até algumas tartarugas.

4. Adams Peak(Pico de Adão)

Lendas sobre o Pico de Adão não faltam: alguns budistas dizem que as marcas no cume são pegadas do buda, por outro lado hindus dizem que são de Shiva. Há quem afirme ser o primeiro lugar pisado por Adão, depois de ser expulso do paraíso. É logico que um lugar assim atrai aventureiros e peregrinos( cada grupo com sua fé).

Há diferentes passeios que podem ser feito no quinto maior pico do Sri Lanka. Uma dica: Inicie a escalada pela noite para ter a chance de apreciar um dos nasceres do sol mais bonitos do planeta!

5. Templo do Dente Sagrado

O templo do Dente Sagrado talvez seja o principal destino turístico de Kandy, a segundo maior cidade do Sri Lanka: um complexo com museus, e templos com distintas ornamentações e características arquitetônicas.

O objeto mais interessante por lá está guardado na sala mais importante: o dente de Buda!

6. O passeio de trem entre Kandy e Elle

Sem dúvidas fazer um passeio de trem está entre as melhores atividades para apreciar paisagens entre uma cidade e outra e a rota entre Kandy e Elle é apontada como uma das mais belas do planeta. Vale comprar o ticket para a primeira, segunda ou terceira classe e, sem pressa, observar as exuberantes montanhas, plantações de chá, estupas budistas e muito mais do repertório paisagístico que podem e irão te surpreender!

7. Ruinas de Polonnaruwa

As ruínas, ou parque arqueológico de Polonnaruwa é um dos lugares mais instigantes no Sri Lanka para o viajante que ama se perder em recantos históricos e observar ornamentos de diversos tipos e épocas. Grandiosidade é a palavra-chave para destacar um complexo com mais de 100 templos, estátuas, estupas e túmulos.

Boa recomendação: faça esse passeio de bicicleta, mas cuidado com os macaquinhos que gostam de roubar, bolsas, carteiras, máquinas fotográficas, chapéus, etc.

8. Banho de mar na praia Unawattuna

Achou que ia ficar sem praia? Surfistas, banhistas ocasionais ou todos aqueles que não dispensam a oportunidade de passar horas em uma cadeira de praia aproveitando o sol enquanto prova uns petiscos, não podem deixar de ir à praia de Unawattuna.

Em razão do mar de águas azuis, o lugar é chamado de Caribe de Sri Lanka e atrai muitos turistas de todas as partes do mundo.

9. Cidadela de Sigiriya – Lion Rock

Identificada na região como a “oitava maravilha do mundo”, a cidadela de Sigiriya é uma minúscula cidade erguida dentro da rocha do leão( Lion Rock) em 476 d.C, para dar abrigo a um reinado.

Depois de subir os 600 metros da rocha, o viajante chegará a um enorme salão com pinturas, afrescos, jardins,grafites e na entrada há a escultura das patas de um leão gigante. A cidadela é considerada um dos projetos urbanos mais conservados da antiguidade.

10. Relaxar e refletir no templo das Cavernas de Dambulla

Caminhar pelo entorno e interior do templo das cavernas de Damballa é ter a chance de apreciar lindas artes e sentir a paz de espírito que só é possível naqueles lugares que parecem ter uma energia diferente, quase inexplicável.

Construído no século 3 aC, o complexo dispõe de 157 estátuas e pinturas rupestres em 5 cavernas de tamanhos distintos.

11. Parque Nacional Horton Plains

Como o Sri Lanka brinda o visitante com uma natureza indescritível em praticamente todos os atrativos, nada mais justo do que destacar o parque Nacional Horton Plains nessa lista. A área florestal de mais de 10 mil hectares, contempla diferentes espécies animais e flora bem diversificada.

o parque fica localizado numa região que tem entre 2000 e 3000 metros de altitude e atrai turistas, sobretudo, pelo visual das belíssimas falésias, que dividem com o verde.

Grandeza histórica, paisagens irradiantes e uma população acolhedora te esperam no Sri Lanka, esse país lindo que precisa entrar no seu roteiro de viagem!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB