17 motivos para visitar Manaus pelo menos uma vez na sua vida

Escrito por Sheila Almendros

Manaus é uma cidade onde a natureza impera, e isso ninguém pode negar. A capital amazonense é famosa por sua biodiversidade, graças a nossa ilustre floresta amazônica, e o visitante que conhecê-la encontrará uma imensidão de história e costumes totalmente diferentes do que estamos acostumados a encontrar no Brasil:

Continua após o anúncio

1. Se você gosta de calor, lá é o seu destino ideal

iStock

iStock

Em Manaus nunca faz frio. Seja inverno ou verão, o calor domina o dia e a noite. É praticamente impossível viver em um ambiente fechado sem um ar condicionado, pois o ar é bem úmido. Lá as estações do ano são ignoradas e só existe dois tipos de clima: a temporada de chuva e a temporada de seca (que também chove).

2. Se come muito bem

Por onde você passa há um restaurante em cada esquina. Os regionais são os mais procurados pelos turistas para experimentarem pratos típicos como o tacacá, tucupi e o tambaqui, um delicioso peixe de água doce de carne muito macia. Os mais conhecidos são o Tacacá da Gisela, o Tambaqui de Banda, Morada do Peixe, Caboquinho, Banzeiro e Waku Sese.

Mas Manaus não vive só de culinária regional. Há também diversos restaurantes tradicionais que oferecem uma gastronomia variada, como a Cachaçaria do Dedé, o Picanha Mania, Alambique, Beth Balanço, entre outros.

3. Você pode almoçar em restaurantes flutuantes

E os peixes são fresquinhos! Várias opções de restaurantes são encontradas ao longo do Rio Negro e os preços são tão acessíveis que você nem vai acreditar!

4. Principalmente os frutos regionais

Quem vai a Manaus precisa experimentar o cupuaçu, pupunha, tucumã, guaraná e graviola, mesmo que seja na versão gelato ou suco.

5. Não vá embora antes de conhecer o tradicional café regional

Servidos em simplórios restaurantes, os cafés regionais estão localizados mais distantes do centro e oferecem uma infinidade de opções com preços bem baixos, como pupunha, bolo de macaxeira, banana frita, cuscuz com manteiga, tapioca com tucumã e queijo e o famoso x-caboquinho com queijo e banana. O mais conhecido é o Café Regional da Joelza, que fica no quilômetro 10 da avenida Torquato Tapajós.

6. É um lugar marcado por história

iStock

iStock

A conhecida belle époque amazônica foi marcada pela exploração do látex, que deu início ao ciclo da borracha em toda a região norte do país, inclusive Manaus. A região amazônica passou por um rápido desenvolvimento econômico e recebeu milhares de novos moradores, não só do Brasil, mas como de várias partes do mundo, e este crescimento demográfico obrigou a cidade a se reestruturar. Por isso, muitos lugares visitados possuem uma grande bagagem desta época, como o Teatro Amazonas, o Mercado Municipal, etc.

7. E recheado de cultura

iStock

iStock

Além do ciclo da borracha que marcou a cultura manauara, é impossível não pensar no Caprichoso e Garantido, o curumim e a vida indígena, muito bem representados e lembrados em festivais anuais nas redondezas.

8. E que podem ser encontrados também em museus

iStock

iStock

A narrativa de toda essa história e cultura são facilmente encontrados nos inúmeros museus da cidade: Museu do Teatro Amazonas, Museu da Amazônia, Museu do Seringal, Jardim Botânico de Manaus, Palacete Provincial, Palácio da Justiça, Museu Numismática Bernardo Ramos, Centro Cultural dos Povos da Amazônia, Galeria Amazônica entre outros.

Continua após o anúncio

9. E nos edifícios bem preservados no centro da cidade

Passear pelo centro velho de Manaus é como fazer uma viagem na história, pois os prédios antigos e muito bem preservados mostram muito desta era majestosa da cidade, como o Palácio Rio Negro, o Palacete Provincial e o mundialmente famoso Teatro Amazonas.

10. É a sua chance de conhecer de perto os costumes indígenas

iStock

iStock

Além de ter uma sede na FUNAI na cidade, há também alguns passeios que oferecem uma visita à uma aldeia indígena, e você pode ver de perto alguns costumes e crenças, além dos próprios índios. São passeios completamente voltados ao turismo, portanto, não espere encontrar aldeias intocadas e isoladas – os indígenas já são acostumados com seus visitantes e estão lá para isso mesmo.

11. E também a nossa rica floresta

iStock

iStock

Se você quer se aventurar mais em meio à selva, procure por passeios na cidade que proporcionam esta experiência. Com certeza será inesquecível conhecer o pulmão do nosso Brasil.

12. Quem disse que em Manaus não tem barzinhos?

iStock

iStock

Manaus não possui uma vida noturna muito agitada, mas é possível encontrar barzinhos muito bons e bem frequentados, como O Chefão, Touchdown e o tradicional Porão do Alemão.

13. É onde você pode conhecer o famoso encontro das águas

iStock

iStock

Já ouviu falar do Rio Negro e Solimões? Não, não é a dupla sertaneja, são os rios amazonenses mesmo! O Encontro das Águas pode ser assistido de um barco, que vai até a curiosa divisa da água barrenta do Solimões e da imensidão escura do Rio Negro. Geralmente é neste passeio que você também pode emendar a visita à uma aldeia indígena.

14. E estará mais próximo dos animais

A cidade possui o Zoológico do CIGS, mantido pelo exército e com algumas espécies provenientes da região, mas em Manaus não é muito difícil encontrar alguns animais na rua, nas árvores ou na beira dos rios: você pode ter a cia de uma iguana em sua caminhada, ou avistar alguns pássaros exóticos se alimentando nas árvores e é muito comum avistar algum jacaré tomando sol.

15. Inclusive do boto rosa

iStock

iStock

Há passeios bem legais envolvendo a visitação ao animal mais lendário do Amazonas. Você pode nadar com eles e alimentá-los, mas se não rolar coragem, é possível ficar no barquinho apenas assistindo a tudo.

16. Parintins é logo ali ao lado

O festival de Parintins é muito tradicional e mundialmente conhecido, e para participar desta festa é necessário pegar um barco em Manaus até a cidade vizinha. Se a sua visita estiver marcada para o meio do ano, atente-se às datas e vá torcer para o Garantido ou Caprichoso.

17. Possui uma das praias artificiais mais bonitas do Brasil

A Praia da Ponta Negra foi estrategicamente construída com a ajuda das águas do Rio Negro, e possui uma vista espetacular. O calçadão recebe inúmeras atrações ao longo do ano, e a Ponte Iranduba deixa a paisagem ainda mais espetacular.

 
   

PARA VOCÊ