13 motivos para você conhecer a Finlândia

Escrito por Sheila Almendros

A geografia peculiar da Finlândia faz do país nórdico um lugar ímpar, por suas belezas naturais, bagagem histórica representada em belíssima arquitetura e centenas de opções para desbravar em uma viagem que tem tudo para se tornar inesquecível:

1. Possui um litoral com temperaturas menos rigorosas

iStock

No verão, as praias de Helsinki, Turku, Vaasa, Oulu, Kuopio Tampere, Lahti e Rovaniemi, concentradas no sul do país, apresentam temperaturas agradáveis para curtir momentos relaxantes ou praticar esportes aquáticos. Vale escolher uma (ou algumas) delas para incluir no roteiro, caso sua viagem esteja marcada para esta época do ano.

2. Há locais com uma bagagem tradicional preservada

iStock

A Lapônia, por exemplo, ao norte do país, é um local povoado por semi nômades, que tem como principal fonte de renda a criação de renas. Será o Papai Noel, o “morador” mais famoso de lá, também um semi nômade?

3. O lugar perfeito para a prática de esportes de inverno

iStock

Ainda na Lapônia, os centros esportivos são muito frequentados não só por finlandeses, mas também por turistas que buscam uma aventura junto com os melhores esquiadores do mundo!

4. A prática de rafting no verão é fantástica

iStock

Quando a neve desaparece no verão da Finlândia, o lindo verde de suas florestas ressurge, abrindo novas oportunidades para atividades mais intensas junto às regiões de rios e lagos, como a prática de rafting e pic nic.

5. Já pensou em assistir ao sol da meia noite?

O fenômeno natural chamado Sol da Meia Noite acontece no verão, nas regiões mais próximas ao polo norte, onde o sol quase nunca se põe. Vale a pena assistir este espetáculo no começo da madrugada.

6. No inverno, a noite polar é garantida

Durante dois meses, o sol na Finlândia permanece abaixo da linha do horizonte, e por conta disso, os dias neste período são escuros, mesmo de dia. Pode parecer algo meio depressivo, mas é nesta época que os fenômenos naturais mais incríveis acontecem, como o surgimento de névoas iluminadas e também …

7. A fantástica Aurora Boreal

iStock

São nas noites prolongadas do inverno finlandês que as Auroras Boreais são facilmente avistadas, por ser um período em que o céu costuma não ficar muito encoberto. Neste post aqui, você encontra alguns locais mais indicados para assistir o fenômeno.

8. Para quem gosta de história, a Finlândia é o destino ideal

iStock

Hoje a Finlândia faz parte da União Européia, mas durante muitos anos, pertenceu ao reino da Suécia, depois da Rússia, até se tornar uma república independente. Mas até chegar a sua independência, o país travou algumas guerras contra os russos, e toda esta trajetória pode ser conhecida não só através de seus museus, como também por histórias contadas por seus moradores.

9. Seus costumes e culturas podem ser conhecidos no turismo rural

iStock

Viajantes que buscam uma experiência próxima aos moradores locais devem pesquisar algumas possibilidades oferecidas na Finlândia em se hospedar em fazendas nas zonas rurais. É nesta região que conhecemos melhor os costumes e cultura dos finlandeses, e toda a rotina comum deste povo nórdico. Fora que a paisagem é incrível e as opções de turismo são inúmeras.

10. Os lindos edifícios de Helsinki

iStock

É na capital da Finlândia que você encontra uma fortaleza datada do século XVIII, catedrais ortodoxas incríveis e edifícios antigos em meio à construções modernas.

11. Os castelos e museus em Turku

iStock

Catedrais e castelos encantadores fazem parte da rota turística desta cidade que por muito tempo pertenceu à Suécia. Você também encontrará um dos principais portos da Finlândia e um museu bem interessante, chamado Aboa Vetus e Ars Nova, dividido por duas épocas diferentes: um mostra a era medieval finlandesa e o outro artes modernas e contemporâneas européias.

12. A atmosfera medieval de Savonlinna

iStock

Na Finlândia Oriental que fica uma das construções mais famosas do país, e que leva o mesmo nome da cidade. O Castelo de Savonlinna foi construído em 1475 para proteger a região dos russos, e até hoje é completamente conservado, sendo a principal atração turística finlandesa.

13. O centro histórico pitoresco de Rauma

iStock

O centrinho preservado repleto de casinhas de madeira representam bem o que é a cultura finlandesa. A pacata cidade é agitada por festivais de jazz e feiras ao longo dos anos, e é possível conhecer a história da cidade e de outras regiões finlandesas em seus inúmeros museus.

Gostou das dicas? Conte para gente aqui nos comentários ou em nossa fanpage qual é o lugar da Finlândia que você mais gosta!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS