8 motivos excelentes para você viajar fora de temporada

Escrito por Lorena Costa

Viajar fora de temporada já é uma realidade para muitas pessoas, principalmente as que não têm filhos e, com isso, não precisam esperar as férias escolares para poder sair de casa. O bom dessa época do ano é que você consegue pegar o meio das estações e isso faz com que seja possível planejar o clima que deseja pegar na cidade que for viajar.

Continua após o anúncio

Esse tipo de planejamento é muito importante para que você não pegue chuva em praia, ou calor em região que neva. Por isso, fique sempre atendo a isso. Outra questão muito importante tem a ver com os hemisférios norte e sul. No Brasil, na América do Sul e nos países abaixo da linha do Equador, a alta temporada é em dezembro, janeiro e fevereiro; mas se você quiser viajar para a Europa ou Estados Unidos, Japão, lembre-se que a alta temporada lá é em junho, julho e agosto.

Além disso, é preciso também estar atendo a datas que também configuram alta temporada, como feriados e férias escolares. Depois de tudo isso planejado, é hora de observar as vantagens de se viajar fora de temporada.

1. É mais barato viajar fora de temporada

iStock

iStock

Isso mesmo, a principal motivação para se viajar na baixa temporada é exatamente o fato de ser muito mais barato. A diferença de preço pode chegar aos 80% em algumas regiões, e vai além da hospedagem. Passagem de ônibus ou aérea, comida, passeios, tudo é mais barato. Perfeito para quem quer curtir uma boa viagem, mas não pode gastar muito dinheiro.

2. Maior probabilidade de promoções

iStock

iStock

É quase impossível você encontrar promoção em passagem aérea para o Rio de Janeiro no Réveillon, ou no carnaval para Recife. As empresas não são bobas de deixar de faturar exatamente na época do ano que as pessoas mais viajam para essas cidade. Porém, existem diversas promoções no decorrer do ano, principalmente em meses em que há pouca procura por essas passagens. Existem vários sites que fazem essas previsões e avisam quando alguma dessas promoções ocorrem, é só ficar atento e correr para comprar, porque, normalmente, elas são relâmpago.

Além da passagem aérea, a hospedagem também entra com pacotes promocionais muito atraentes para quem viajar fora de temporada. Você pode conseguir esses descontos pelos sites tradicionais de hospedagem, como Booking, Hotel Urbano, Trivago ou até mesmo diretamente com o hotel, pousada ou hostel. Inclusive, negociar diretamente com o dono do lugar é quase que sinônimo de excelentes descontos, melhores até dos sites especializados no assunto.

3. Você pode ganhar upgrades

iStock

iStock

Essa é uma vantagem que só quem for viajar fora de temporada vai ter o prazer de consumir. Os upgrades dos quartos, que são aqueles detalhes a mais que você recebe em uma hospedagem e que, normalmente, não estaria incluso na diária, ocorrem muito na baixa temporada. Isso porque os proprietários de pousadas, hotéis e hostels querem exatamente que você ame aquele lugar durante a baixa para quando for voltar lá na alta fique na mesma acomodação. Assim que eles ganham o cliente, então, aproveite a oportunidade. Sempre que for viajar fora de temporada peça um adicional ao seu quarto, pode ser um travesseiro melhor, algum desconto no frigobar, ou até uma cama extra.

4. Sem muita muvuca

iStock

iStock

Depois da economia, essa é a melhor parte de viajar fora de temporada. Imagina você em Maragogi, por exemplo, sem as praias estarem lotadas? Completamente limpas, sem dificuldade para estacionar, ou para chegar aos destinos? Um sonho, né? Mas se você for para lá em abril, maio, ou início de novembro, é bem capaz de encontrar aquele paraíso sem nada de muvuca. Aí o passeio fica muito mais lindo, aconchegante, confortável e gostoso, não é mesmo?!

Aproveitar a baixa temporada para umas férias sem estresse nenhum é perfeito, faça uma vez e não vai querer nunca mais mudar seu planejamento de viagens.

5. Você curte o lugar para valer

iStock

iStock

Sem muvuca, sem trânsito, com preço barato e ganhando brinde, aí que a curtição realmente vai valer a pena. E não se preocupe se quiser fazer passeios, ou qualquer outra coisa que precise de uma agência de turismo local ou até mesmo de um guia de turismo, eles continuam trabalhando normalmente. E é até melhor, porque eles têm menos clientes, podem te atender com tranquilidade e ainda te oferecer melhores condições do que se estivesse em alta temporada.

Continua após o anúncio

6. Suas fotos ficam mais bonitas

iStock

iStock

Outra verdade de viajar fora de temporada é essa, é muito mais bonito você fotografar o ambiente limpo, sem muitas pessoas, apenas a paisagem e você, do que aquele lugar abarrotado de gente, confusão e gritaria. As fotos na baixa temporada ficam perfeitas e você vai poder guardá-las para todo o sempre e relembrar daqueles momentos maravilhosos em lugares inesquecíveis.

7. Você pode pegar um clima ótimo

iStock

iStock

Se a sua preocupação de viajar na baixa temporada é o clima do lugar, pode ficar tranquilo que isso é fácil de resolver. Por exemplo, se for viajar para uma praia no Brasil, os meses de março, abril, maio e novembro são ótimos. O calor ainda está forte e as praias vazias, olha só que maravilha! Se for para fora do país, Orlando, por exemplo, os meses de maio e setembro que são também baixa temporada fazem um clima super agradável. Basta ter planejamento que tudo vai dar certo.

E se eu quiser ir para um lugar frio, tipo Bariloche? Também é só planejar. Se a alta temporada lá é junho e julho, você pode ir no final e maio, ou no início de agosto que o frio ainda vai estar em alta.

8. As compras ficam mais em conta

iStock

iStock

Essa é uma verdade bem verdadeira, só quem já viajou na baixa temporada sabe dessa máxima. É infinitamente mais barato comprar qualquer coisa fora da alta temporada. Seja uma água de coco na praia, ou uma arquitetura local em uma cidade histórica. E o motivo disso é bem simples, a própria economia responde. Quanto menor a procura, mais baixo o preço fica. Caso tivesse na alta temporada, muitas pessoas iriam querer comprar a água de coco, então o moço da barraca ia vendê-la por um preço muito mais alto, a famosa lei da oferta e demanda.

Com essas dicas, com certeza você se encheu de vontade de viajar fora de temporada. Não espere mais, faça um bom planejamento, confira o clima e comece a juntar dinheiro. Você vai adorar a viagem e não vai querer mudar os planos nunca mais.