Munique: cerveja, ar livre e muitas belezas na Alemanha

Escrito por Nicole Dias

Capital da Baviera, cidade do Bayern, da maior Oktoberfest do mundo, da BMW. Sim, Munique é um destino de muitos atrativos. Localizada a cerca de 585 quilômetros da capital da Alemanha, Berlim, Munique é antiga e moderna, animada e tranquila. E são todos esses seus contrastes que a tornam tão encantadora.

Confira a seguir um breve guia das atrações que você precisa conhecer por lá, quais são as principais informações para curtir a viagem sem imprevistos e algumas fotos que farão você ter certeza de que uma viagem para as terras alemãs precisa ser feita em breve.

O que fazer em Munique?

Seja passar o dia nas cervejarias ou deitar em um parque bem bonito, Munique oferece atrações variadas e pra lá de interessantes.

1. Aproveitar o dia nos belos parques

Na Alemanha é possível encontrar muitos espaços verdes lindos e, em Munique, isso não é diferente. É por lá que os moradores e turistas relaxam, fazem piqueniques, caminhadas ou esportes. Não deixe de passar pelos seguintes parques: Englischer Garten (o maior), Tierpark Hellabrunn (que tem zoológico), Theresienwiese (localizado bem no centro), Botanischer Garten (repleto de plantas) e o Hofgarten (com estilo renascentista).

2. Degustar das delícias da gastronomia bávara

Talvez ao pensar em Munique você pense de cara na cerveja. Tudo bem, ela tem um papel importante por lá. Mas o que combina perfeitamente com uma cervejinha é uma boa comida – e nisso a culinária bávara não decepciona. Alguns passeios imperdíveis para os amantes da gastronomia são os restaurantes com comida típica e o mercado Viktualienmarkt. A salsicha branca (Weißwurst) está presente em muitos cardápios, assim como joelho de porco (Schweinshaxe) e chucrute (Sauerkraut).

3. Viver incríveis experiências cervejeiras

Você sabia que na Alemanha existem mais de 1.500 cervejarias? Algumas das mais conhecidas estão em Munique, e você precisa experimentar pelo menos uma caneca quando estiver por lá. A Augustines é a cervejaria mais antiga, enquanto a Hofbräuhaus é a mais famosa. Outras “Biere” famosas por lá são Löwenbrau, Spaten, Paulaner e Hacker-Pschorr. Já vai treinando: “Ein Bier, bitte”.

4. Ir aos diferentes museus

Para aprender muito mais sobre a história e a cultura de um local, nada melhor do que desbravar os seus museus. E Munique vai muito além das galerias de arte. Um dos locais mais visitados pelos turistas é o BMW Museum, que traz exposições permanentes de diversos automóveis. Outros museus para incluir no seu roteiro são: Alte Pinakothek, Deutsches Museum, Nueue Pinakothek e o palácio Residenz de Munique.

5. Curtir uma vista privilegiada da cidade

Preparado para ter uma visão panorâmica dos belos prédios que cercam Munique? É hora de subir! Os melhores pontos para ter essa vista são a torre da nova Prefeitura, localizada na Marien Platz, e a torre da igreja São Pedro. Na igreja é preciso um pouco de esforço: são mais de 300 degraus até o local de observação. É preciso ficar atento aos horários dos locais. A entrada não é gratuita, mas não costuma passar de 4 euros. Há, ainda, a subida na Olympiaturm, que fica no Parque Olímpico.

6. Aproveitar os grandes eventos do local

O calendário de Munique é repleto de comemorações interessantes. O evento mais famoso é a Oktoberfest, que ocorre na segunda quinzena de setembro no parque Theresienwiese. No final do ano acontecem os mercados de Natal (Weihnachtsmarkt). São feiras a céu aberto, lindamente decoradas, que contam com várias barraquinhas vendendo doces, vinho quente e artesanato. Já em abril é a vez da Festa da Primavera (Fruhlingsfest), na mesma área da Oktoberfest. Antes de viajar, dê uma boa conferida nas datas desses acontecimentos!

7. Ver os surfistas do Englischer Garten (Eisbachwelle)

Há uma parte de Munique em que os surfistas se encontram para momentos radicais. Mas não, Munique não tem mar. Essa prática de surf ocorre no rio Isar! Dentro do Englischer Garten, que é praticamente o Central Park alemão, se forma uma corredeira chamada Eisbach, e é por lá que várias pessoas se arriscam nas ondinhas, seja inverno ou verão. É bem interessante de observar, embora o local conte com sinalizações indicando que as pessoas não surfem por lá.

8. Suspirar pelo Castelo de Neuschwanstein

Os apaixonados por contos de fadas piram! O Castelo de Neuschwanstein, que fica um pouquinho afastado de Munique, em Schwangau, foi a inspiração para o Castelo da Cinderela, da Disney. É possível fazer um tour guiado por dentro do castelo, com explicações em inglês ou alemão. Não é permitido fotografar o seu interior, mas a beleza das pinturas e decorações dificilmente sairão da memória do visitante.

9. Tomar cerveja em um autêntico Biergarten

Traduzindo literalmente, Biergarten significa jardim da cerveja. E é justamente essa a ideia. Em Munique existem diversos desses locais, que são espaços onde os visitantes podem passar um tempo ao ar livre com família e amigos, comendo bem e se esbaldando com as boas cervejas da região. Não há custo de entrada, mas as bebidas a serem consumidas devem ser compradas por lá. Não deixe de conhecer o Flaucher Biergarten, o Augustiner Keller e o Viktualienmarkt.

Algumas informações importantes

Turista que se preze sempre pesquisa bastante sobre um destino antes de conhecê-lo. Portanto, confira com atenção as informações abaixo para não passar por nenhuma dificuldade na sua viagem.

  • Clima: as estações do ano tendem a ser bem marcadas ao longo do ano, mas o verão não chega às temperaturas altíssimas do Brasil. O máximo fica em torno de 24 graus. Já o inverno é marcado por máximas que não passam dos 4 graus, sendo que janeiro é o mês mais gelado. A primavera é a temporada favorita dos turistas.
  • Moeda: sabe aquela coisa de “quem converte não se diverte”? Esteja preparado. O custo das coisas é elevado em Munique, e a moeda local é o Euro. Para dar uma ideia, uma cerveja custa, na média, 4 euros. Já um jantar em restaurante passa dos 30 euros.
  • Transporte: embora a maioria das coisas custem caro em Munique, o transporte tende a ser barato. Uma passagem de metrô é pouco mais de 1 euro. Por lá as estações não costumam ter catraca, mas um fiscal passa pelos trens para conferir os tickets – quem estiver sem acaba pagando multa. Dar uma de espertinho definitivamente não é indicado.
  • Idioma: a língua oficial em Munique é o alemão. No entanto, o inglês é bastante comum por lá também, então dificilmente você sentirá muitas dificuldades para se comunicar se falar inglês.
  • Visto: não é preciso de visto para entrar na Alemanha se a viagem tiver um tempo menor do que 3 meses. Os brasileiros precisam apenas de um passaporte com validade.
  • O nudismo: não se surpreenda se esbarrar com pessoas peladas em Munique. Na Europa é bastante comum tomar sol sem roupas, e em Munique existem locais (públicos!) onde essa prática é permitida: Feldmonchinger See, Flaucher, Schwabinger Bucht, Brudermuhlbrucke, Mittlere-Isar-Straße e Eisbach.

Sabendo dessas dicas e tendo um mapa em mãos, é só curtir ao máximo seu tempo em Munique.

15 fotos de Munique que dão vontade de fazer as malas imediatamente

Se todas as atrações incríveis ainda não foram o bastante, confira essa seleção com 15 fotos que farão dar aquela coceira na mão para pegar já o passaporte.

1. Embora seja uma cidade grande, Munique não perde seus encantos

2. E oferece momentos de pura calmaria

3. É aquele tipo de lugar que os apaixonados por cerveja precisam conhecer

4. E os apaixonados por uma mesa farta também

5. A arquitetura é de cair o queixo

6. E há história e cultura para todos os lados

7. Os parques são um convite para aproveitar o dia

8. Enquanto a vida noturna é um belo convite para a diversão

9. Quem curte futebol precisa visitar o estádio do Bayern

10. E pretzel é uma delícia que precisa ser experimentada

11. Munique tem excelentes opções de hospedagem

12. E de restaurantes não precisamos nem falar

13. Ao conhecer esse pedacinho da Europa, você descobrirá que a Alemanha é mais que Oktoberfest

14. Embora essa festa seja realmente sensacional

15. Bora fazer as malas?

Que tal alongar um pouquinho a sua viagem e explorar novos locais? Veja uma lista com 20 lugares para você conhecer na Alemanha além de Berlim e Munique.

PARA VOCÊ