O que fazer em Cancun: 40 opções de passeios para uma viagem incrível

Escrito por Mariana Bianchini

Está planejando uma viagem, mas não sabe o que fazer em Cancun? Esse paraíso caribenho é uma cidade mexicana conhecida por suas praias, resorts e belezas naturais. Destino muito procurado pelos turistas, ela é dividida em duas partes: El Centro, área mais tradicional e urbana da cidade, e a Zona Hotelera, área à beira-mar com casas noturnas, lojas, restaurantes e, claro, hotéis.

Aqui, você pode conferir 40 sugestões de passeios imperdíveis em Cancun para todos os tipos de situação e capazes de agradar até os visitantes mais exigentes. Aproveite!

O que fazer em Cancun em 3 dias

Se a sua viagem vai ser curta e você tem pouco tempo para aproveitar Cancun, confira alguns passeios que são essenciais e obrigatórios na cidade.

1. Boulevard Kukulcan e Resorts de Cancun

iStock

A Boulevard Kukulcan é a principal avenida da Zona Hoteleira de Cancun, então, você não pode deixar de conhecê-la. Enquanto estiver passando por ela, pare para visitar alguns dos vários resorts da cidade também, que oferecem praias privativas, bares, restaurantes, lojas e shows.

  • Endereço: Boulevard Kukulcan – Cancun, Quintana Roo, México

2. Playa Delfines

A Playa Delfines é uma praia pública de fácil acesso na cidade de Cancun, já que fica localizada na Zona Hotelera. Agradável e espaçosa, é uma das praias mais bonitas do país e possui guarda-sóis gratuitos para os visitantes.

  • Endereço: Playa Delfines – Cancun, Quintana Roo, México

3. Isla Mujeres

A aproximadamente 10km de Cancun, Isla Mujeres é uma ilha de águas cristalinas que possui uma beleza sem igual. Além das praias, conheça os centros comerciais, as lojas de artesanato, os restaurantes, o Parque Garrafon, a Tortugranja e muito mais. É possível chegar em Isla Mujeres de balsa com a Ultramar Ferry.

  • Endereço: Ilha das Mulheres, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: a balsa opera durante o dia todo, mas é sempre bom conferir os horários para cada um dos pontos de partida e chegada no site da Ultramar Ferry.
  • Valor de entrada: confira as opções e preços das balsas aqui.

4. Museu Subaquático de Cancun

O Museu Subaquático de Cancun está localizado no balneário de Cancún e tem seu acervo de obras artísticas exposto no fundo do mar. Inaugurado em 2009, é um ponto turístico imperdível para turistas que querem experienciar um novo conceito de mergulho e de museu.

  • Endereço: Cerrada Las Golondrinas 24 Alfredo Bonfil, 77560 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: $30 para pessoas acima de 4 anos e crianças menores não pagam.

5. Sitios Arqueológicos

Os arredores de Cancun são repletos de centros antigos e urbanos das civilizações pré-hispânicas. Escolha pelo menos um dos chamados sitios arqueologicos e conheça mais sobre a cultura maia – El Meco Archaeological Site, San Miguelito, El Rey Archaeological Zone e Yamil Lu’um Archeological Site são algumas das opções.

  • Endereço: Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: os horários variam de acordo com o local que você decidir visitar, mas, para garantir sua entrada, se programe para ir entre 8h e 16h30.
  • Valor de entrada: cada sítio tem seu valores próprios.

6. Playa Tortugas

Apesar da tranquilidade que essa praia oferece, também é possível se divertir em atividades radicais: bungee jump, jet ski, surfe e mergulhos são algumas das opções. Aproveite também para almoçar em algum dos restaurantes deliciosos que ficam espalhados na região.

  • Endereço: Playa Tortugas – Cancun, Quintana Roo, México

7. Avenida Tulum

Se além das praias, você também quer conhecer mais sobre a história e sobre a cultura local da Cancun, reserve um pedacinho do seu tempo para visitar a Avenida Tulum. Lá, você encontra lojinhas de artesanato, galerias e mais.

  • Endereço: Av. Tulum – Cancun, Quintana Roo, México

8. Playa las Perlas

Quer adicionar mais uma praia belíssima ao seu roteiro? A Playa las Perlas é perfeita para quem quer tranquilidade e pouca movimentação. Descanse e aproveite a paisagem local!

  • Endereço: Playa las Perlas – Cancun, Quintana Roo, México

O que fazer em Cancun no fim de semana

Tem mais tempo para desfrutar de tudo que Cancun tem para oferecer? Então, veja outras opções de passeios incríveis! Alguns deles ficam aos arredores da cidade e você vai precisar se locomover até seus destinos.

9. Playa del Carmen

Playa del Carmen é uma cidade litorânea que fica pertinho de Cancun, a mais ou menos uma hora de distância. Conhecida por suas praias repletas de palmeiras e por seus recifes de corais, vale a pena visitá-la se você tiver mais dias de viagem. Saiba mais sobre esse local!

  • Endereço: Playa del Carmen, Quintana Roo, México

10. Cozumel

Se já estiver em Playa del Carmen, vale a pena pegar uma balsa em direção à ilha de Cozumel. Essa é uma das ilhas mais paradisíacas de todo o México e é muito visitada pelos turistas, que fazem mergulhos e apreciam os atrativos culturais da região.

  • Endereço: Cozumel, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: a balsa opera durante o dia todo, mas é sempre bom conferir os horários para cada um dos pontos de partida e chegada no site da Ultramar Ferry.
  • Valor de entrada: confira as opções e preços das balsas aqui.

11. Chichen-Itzá

Antigamente, o Chichen-Itzá era uma cidade pré-colombiana construída pela civilização maia no final do período clássico. Hoje, suas ruínas estão abertas para visitação e recebem cerca de 1,5 milhões de turistas por ano.

  • Endereço: Chichén-Itzá – Yucatán, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 16h30.
  • Valor de entrada: a tour básica pelo Chichen-Itzá custa $36, mas você pode conferir outros pacotes neste site.

12. Cenotes

Um cenote é uma cavidade natural – um poço de água – formada por rios subterrâneos e que funcionam como piscinas naturais. O México possui vários cenotes para você visitar, alguns deles são: Dos Ojos, Casa Cenote, Gran Cenote, Jardín del Eden, Yokdzonot e Chac Mool. Escolha o seu favorito e impressione-se com a grandiosidade desses lugares!

  • Endereço: Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: cada cenote tem seu horário de funcionamento, mas todos eles ficam aberto durante o dia; por exemplo, o Dos Ojos abre todos os dias, das 9h às 17h, enquanto o Gran Cenote funciona das 8h às 16h45.
  • Valor de entrada: cada cenote tem seu preço fixo, o dos ojos, por exemplo, custa $23, enquanto o gran cenote cobra apenas $10 pelo passeio.

13. Parque Xcaret

Neste parque temático, você pode conhecer construções tradicionais, cavernas maia e zonas arqueológicas, fazer passeios pela floresta ou de barco e visitar a Scenic Tower e o Cemitério Mexicano.

  • Endereço: Carretera Chetúmal-Puerto Juárez Kilómetro 282, Solidaridad, 77710 – Playa del Carmen, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h30 às 22h.
  • Valor de entrada: os valores variam de acordo com o tipo de ingresso que você deseja adquirir – por exemplo, o mais barato custa $94,49 e permite uma visita noturna; por $112,49, você compra a admissão básica; por 139,49, adquire uma experiência plus. Confira todos os valores no site!

14. Ventura Park Cancun

O Ventura Park Cancun é um dos maiores parques de diversão do México. Próximo de vários pontos turísticos importantes, suas principais atrações são salto de bungee jumping, montanhas-russa, tirolesa, corrida de kart e nado com golfinhos.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 17h30.
  • Valor de entrada: os preços variam de 599 pesos mexicanos a 2.682 pesos mexicanos, dependendo da experiência escolhida.

15. Xel-Há Park

O Xel-Há é um parque ecológico que oferece passeios de bicicleta, passeios de boia pelo rio, tirolesa, cavernas naturais, piscina natural, mergulhos de snorkel, cenotes e mais.

  • Endereço: Carretera Chetumal Puerto Juárez Km 240, locales 1 & 2, módulo B, 77780 – Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: o parque fica aberto todos os dias, das 8h às 18h – entre junho e setembro, verão mexicano, o parque fica aberto até as 19h.
  • Valor de entrada: 89 dólares para adultos, crianças de 5 a 11 anos pagam meia e crianças menores de 5 anos não pagam.

16. Playa Marlín, Playa Chacmool e Playa Caracol

Se você ainda tem tempo de sobra para passear na sua viagem, as praias Marlín, Chacmool e Caracol são opções perfeitas para abusar das belezas naturais de Cancun. Relaxe, descanse e aproveite!

  • Endereço: Cancun, Quintana Roo, México

O que fazer em Cancun à noite

Cancun também pode ser uma cidade noturna! Com bares, baladas, restaurantes e mais, é possível passear e se divertir muito mesmo depois que o sol já tiver ido embora.

17. Coco Bongo

O Coco Bongo é uma das casas noturnas mais famosas de Cancun. Com performances ao vivo e bebidas deliciosas, o local é parada obrigatória para quem gosta de diversão. Ainda, seu ingresso é open bar, ou seja, você pode beber o quanto quiser durante a noite.

  • Endereço: Plaza Forum By The Sea, Blvd. Kukulcan Km 9.5 #30, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 22h às 04h.
  • Valor de entrada: de segunda a quarta, os ingressos custam $70, $135 e $200, dependendo do tipo de convite que você quiser comprar; de quinta, os valores são $80, $135 e $195; de sexta a domingo, você paga $80, $155 e $195.

18. Xoximilco Tour

Desfrute de um passeio por canais a bordo de um barco. Dance e cante músicas tradicionais. Saborei deliciosos pratos da gastronomia mexicana. No Xoximilco Tour, você e sua família vão ter uma experiência, no mínimo, diferente.

  • Endereço: Carretera Federal 307 Cancun-Puerto Morelos, Mza. 01 Lote 1-02, 77580 – Puerto Morelos, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 19h30 à 00h.
  • Valor de entrada: compre online, pelo site, e pague $89,99 para adultos e metade deste preço para crianças de 5 a 11 anos; menores de 4 anos não entram no passeio e se você comprar com mais dias de antecedência consegue descontos ainda maiores.

19. Galeón Capitán Hook

Se você está em busca de entretenimento, cogite visitar o Galeón Capitán Hook. Com decoração temática, personagens conhecidos e uma tripulação animada, esse espetáculo teatral garante comida, bebidas e muitas risadas também.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan km.5, Kukulcan Boulevard, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: o navio parte todos os dias as 19h e retorna 22h30.
  • Valor de entrada: você escolhe qual será sua refeição e adultos pagam entre $75 e $95, enquanto crianças de 2 a 12 anos pagam entre $38 e $48.

20. Parque de las Palapas

O Parque de las Palapas é um ponto turístico de cultura, história e diversão. Nesse parque, você pode experimentar comidas típicas da região, comprar mercadorias de artesãos locais, conhecer um pouco mais sobre o passado e sobre as tradições do México e se divertir com as crianças.

  • Endereço: 77500, Tulipanes LB, 22, Cancun, Quintana Roo, México

21. The City

Conheça a maior casa noturna da América Latina – The City possui três andares e acomoda mais de 6 mil pessoas! Aqui, você pode se divertir ao lado de turistas de diferentes países do mundo que se reunem para dançar e beber.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan Km 9.5, Punta Cancun, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: de sexta-feira, das 22h às 04h.
  • Valor de entrada: se você deixa para comprar na hora, o convite para a Mandala sai $65, porém é possível comprar pelo site e pagar $60.

22. Mandala

Se você gosta de agito e de bons drinks, a Mandala pode ser a escolha certa. A casa funciona como bar e balada, então, é possível encontrar uma mesa para aproveitar com tranquilidade. Entretanto, procure fazer uma reserva com antecedência, porque o lugar costuma lotar fácil.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, Punta Cancun, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 21h30 às 04h.
  • Valor de entrada: se você deixa para comprar na hora, o convite para a Mandala sai $60, porém é possível comprar pelo site e pagar $55.

23. Señor Frog’s

O Señor Frog’s é um bar e restaurante bastante famoso e com características mexicanas que pode ser encontrado no Caribe, na América do Sul, no tenerife, nos Estados Unidos e, claro, no México. A proposta do local é promover a diversidade e a diversão!

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, Punta Cancun, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 02h.
  • Valor de entrada: normalmente, você paga $54,99 para entrar, mas cada dia tem um tipo de festa específico, então, confira mais informações no site.

24. Carlos’n Charlie’s

Quer aproveitar a noite, mas está fugindo de baladas e casas noturnas? Conheça o Carlos’n Charlie’s – um restaurante que vai fazer você se esquecer de suas preocupações e onde você pode desfrutar de boa comida com seus amigos e familiares.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, Punta Cancun, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 11h às 02h.
  • Valor de entrada: você só paga o que consome, mas pode fechar um pacote de bebida liberada por $39,99 durante o dia todo.

O que fazer em Cancun na chuva

Todo mundo que visita Cancun espera que o sol esteja brilhando durante todos os dias da viagem, certo? Porém, nem sempre é assim. Caso a chuva decida cair do céu, saiba que existem alguns lugares cobertos para conhecer na cidade também.

25. Dubai Palace Casino

O Dubai Palace Casino é considerado um dos mais famosos e melhores cassinos de Cancun. O estabelecimento oferece inúmeros jogos, boa comida, drinks saborosos, shows, sorteios e um atendimento de qualidade.

  • Endereço: Avenida Tulum Mz.1 Lote2 Sm8, Centro, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: aberto todos os dias, 24 horas por dia.
  • Valor de entrada: a entrada ao casino não tem custo, mas você deve pagar pelos jogos que quiser jogar e para consumir comidas e bebidas também.

26. Mercado 28

Fazer compras é sempre parte do roteiro de qualquer turista, então, é importante conhecer os melhores lugares. O Mercado 28 é um centro de compras que vende, principalmente, lembrancinhas da cidade, souvenirs e objetos relacionados à cultura mexicana – a maior parte desses artigos é feita à mão pelos artistas locais.

  • Endereço: 2 13, Xel-ha M, San Miguel de Allende 28, 77501 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 19h.

27. Museu Maya de Cancún

Neste museu, você aprenderá muito sobre a história do Império Maia em Cancun. Inaugurado em 2012, ele é composto por 3 espaços e quase 400 artefatos impressionantes que datam de cerca de 14.000 anos atrás.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan km 16.5, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 17h30.
  • Valor de entrada: a entrada custa 57 pesos mexicanos e só pode ser pago em espécie.

28. La Isla Cancun Shopping Village

Apesar de ser um shopping com áreas abertas, você pode aproveitar um dia mais nublado e chuvoso para fazer suas compras nesse que é um dos principais shoppings da região. O La Isla possui lojas nacionais e internacionais – como Zara, Adidas, Guess, Mac, Puma, Lacoste e mais – com preços atrativos e ótimas opções gastronômicas para fazer uma refeição diferente durante sua viagem.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, La Isla, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 23h.

27. Interactive Aquarium Cancun

Localizado no Shopping La Isla, o Interactive Aquarium Cancún te mais de mil espécies marinhas para você conhecer. Se a chuva estiver indo e vindo, aproveite também para conferir as performances e exposições que acontecem nas piscinas do local ou ainda para nadar com golfinhos, tubarões e leões marinhos.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan 12.5, La Isla, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 9h às 20h.
  • Valor de entrada: a entrada custa, aproximadamente, $14 por pessoa, mas o preço pode variar de acordo com as atrações que você decidir aproveitar.

30. Parroquia de Cristo Resucitado

Se você não gosta de ficar muito tempo sem rezar em uma igreja ou se, simplesmente, se interessa muito por arquitetura, conheça a Parroquia de Cristo Resucitado. Construído em 1995, o templo tem uma atmosfera tranquila e pode ser um bom intervalo para os dias de praia e sol.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan Kilómetro 3.5, Kukulcan Boulevard, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 6h às 19h.

31. Kukulcan Plaza

O Kukulcan Plaza é um outro shopping bastante relevante em Cancun e está localizado na Zona Hotelera. Além das lojas em estilo tradicional – como a Forever 21, a Kipling e a Harley Davidson, por exemplo -, o local também abriga uma galeria, chamada de Luxury Avenue, onde estão localizadas várias marcas internacionais famosas – Montblanc, Hugo Boss, Pandora, Louis Vuitton, Carolina Herrera são algumas delas.

  • Endereço: Boulevard Kukulcan KM 13 , LOCAL 410 y 411A, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 10h às 22h.

32. Ka’Yok’ Planetario de Cancun

Se a chuva não ter folga, pense em fazer uma visita ao planetário de Cancun. As programações costumam acontecer às 17h e às 18h e ambos começam com uma tomada de satélite da Terra. Um deles aborda a civilização maia, enquanto o outro fala sobre uma possível colonização da Lua no futuro.

  • Endereço: Av. Palenque s/n, M05, Lt 1, 21, 77505 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 19h e de sábado, das 11h às 19h.
  • Valor de entrada: adultos pagam $52 e crianças de 3 a 11 anos pagam $31.

O que fazer em Cancun a dois

Está fazendo uma viagem com a pessoa que você ama? Não deixe de selecionar alguns passeios românticos para fazer a dois. Conheça algumas sugestões abaixo:

33. Columbus Lobster Dinner Cruise

Que tal se aventurar em uma tour romântica à bordo do Columbus Lobster Dinner Cruise? Com vistas de tirar o fôlego, música ao vivo, bons vinhos e uma deliciosa refeição, o clima especial estará garantido.

  • Endereço: Blvd. Kukulcan Km 6.5, Kukulcan Boulevard, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 17h30 às 20h30.
  • Valor de entrada: aqui, você tem quatro opções de pratos para aproveitar e cada um custa um valor – os preços variam entre $57 e $109, então, confira no site.

34. La Habichuela Sunset

Desde 1977, o La Habichuela Sunset se tornou um dos principais restaurantes de Cancun. O cardápio do estabelecimento é especializado em frutos do mar e se propõe a ser referência em sabor e a prestar uma homenagem à cultura maia.

  • Endereço: Mz 20, Calle 10 Margaritas 25, 22, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: de segunda a sábado, das 12h30 às 23h30 e de domingo, das 12h30 às 22h30.
  • Valor de entrada: você paga pelo que consome.

35. Lagoa Nichupté

Na Lagoa de Nichupté, você pode aproveitar uma experiência natural. Existem muitas maneiras de se divertir aqui: caminhe a pé ou ande de bicicleta à beira da lagoa, faça um piquenique com sua família ou, ainda, arrisque tomar um banho de água.

  • Endereço: Nichupté, 510, 77534 – Cancun, Quintana Roo, México

37. Jungle Tour Adventure

O passeio Jungle Tour Adventure é um dos mais incríveis de Cancun: você pode dirigir sua própria lancha em alta velocidade através da Lagoa Nichupté até Punta Nizuc, onde fica a segunda maior barreira de corais do mundo. Ao chegar nela, ainda, fará um mergulho com snorkel. Encante-se com as criaturas marinhas!

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 18h.
  • Valor de entrada: se você decidir fazer a tour de speedboat e snorkeling, os ingressos custam a partir de $80, mas se quiser alugar um jet ski, o valor inicial é de $100.

37. Dolphinaris e Delphinus Punta Cancún

Quer ver golfinhos de perto? O Dolphinaris e o Delphinus Punta Cancún são alguns dos locais que oferecem essa oportunidade. Conheça, mergulhe, tire fotos e entenda a vida de um golfinho!

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, Zona Hotelera, 77500 e Calle Quintana Roo 9 Zona Hotelera, Kukulkan, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: o Dolphinaris abre todos os dias das 10h às 17h e o Delphinus Punta Cancún abre todos os dias das 9h às 17h.
  • Valor de entrada: comprando os ingressos da Dolphinaris online, você pagará entre $50 e $100 dependendo das experiências escolhidas; enquanto na Delphinus, os valores variam entre $92,65 e $169,58, também pelo site.

38. Isla Holbox

A Ilha Holbox é uma pequena ilha tranquila e paradisíaca perto de Cancun, localizada no extremo norte do estado de Quinta Roo. Com paisagens exuberantes, areia limpa e água cristalina, é um ótimo lugar para passar um dia romântico.

  • Endereço: Isla Holbox – Quintana Roo, México

39. Skyrider – Aquaworld

A Aquaworld é uma empresa de Cancun em que você pode nadar com golfinhos, mas sua especialidade está nas atividades e esportes aquáticos. Flyboard, hoverboard, flow rider, waverunners e snorkel são algumas das experiências oferecidas, mas a dica é aproveitar o skyrider a dois: um barco conduz você e seu amor enquanto vocês voam pelo céu!

  • Endereço: Blvd. Kukulcan, Zona Hotelera, 77500 – Cancun, Quintana Roo, México
  • Horário de funcionamento: todos os dias, das 07h às 20h.
  • Valor de entrada: no skyrider, adultos pagam 58 dólares e crianças pagam $32, mas você também pode selecionar outras atrações e experiências no Aquaworld.

40. Isla Blanca

Outro lugar romântico perto de Cancun é Isla Blanca. Esse pequeno e deserto paraíso possui belezas impressionantes e é o lugar perfeito para descansar a dois. Uma das vantagens é que é possível chegar nela de carro.

  • Endereço: Isla Blanca – Cancun, Quintana Roo, México

Precisa de mais informações antes de decidir tornar Cancun seu próximo destino? Confira, então, mais 100 fotos do lugar e conheça melhor 15 das praias que a cidade oferece.

PARA VOCÊ