12 opções para você saber o que fazer em San Juan na Argentina

Escrito por Sheila Almendros

No oeste da Argentina fica a província de San Juan, um centro comercial com a produção frutífera e vinícola mais importante do país, e também uma das maiores montanhas do mundo, a Mercedario. Se a ideia é desbravar alguns cantos a mais da terra de nossos hermanos além de Buenos Aires, tome nota do que você pode encontrar por lá e em suas redondezas:

1. Parque Ischigualasto

iStock

As temperaturas extremas dessa região fazem deste parque triássico um “quase deserto”. São 603,7 km² de extensão a uma altitude de 1300 metros acima do mar, repletos de arbustos, cactos e formações geológicas regionais que surgiram pela erosão e movimento das placas tectônicas.

2. Parque Nacional Talampaya

iStock.

Logo ali ao lado de San Juan, precisamente em La Rioja, fica o Parque Nacional Talampaya, que assim como o Ischigualasto, foi considerado Patrimônio Mundial da Unesco. Sua vegetação é muito semelhante ao seu parque vizinho (citado acima), e foi criado para proteger importantes sítios arqueológicos e paleontológicos encontrados na região.

3. Ruta Escenica 150

Inaugurada em 2014, o percurso desta estrada já se torna um passeio incrível, já que em suas margens é possível avistar paisagens rochosas do período triássico, canions e rios secos. Fora que dirigir por ela é uma delícia, pois sua pista parece um tapete e todo o percurso é bem sinalizado.

4. Vinícolas Callia

iStock

San Juan é uma cidade que movimenta a economia com seus vinhedos, e apesar das inúmeras opções para se visitar, Callia se destaca por ser a mais popular e com entrada gratuita. Você pode conhecer como funciona a produção de vinhos e ainda degustar alguns exemplares.

5. Casa Natal de Sarmiento

Foi lá que nasceu e viveu Domingo Faustino Sarmiento, um dos presidentes da Argentina, e alguns de seus objetos e o escritório utilizado para governar a província entre 1862 e 1864 estão expostos para visitação.

6. Museo de la Memoria Urbana o del Terremoto

Em 1944, um violento terremoto devastou San Juan, e isso foi um marco na história da província. Neste museu, você encontrará diversos vestígios desta trágica memória, como fotos do que restou do local, o trabalho árduo da população para reconstruir a região e até um simulador com 7.4 graus na escala Richter, a mesma pontuada no fatídico dia.

7. Museo de Viño Santiago Graffigna

Se a região é movimentada por vinícolas, lógico que não podia deixar de ter um museu sobre a história do vinho, certo? Por lá você verá antigas máquinas, instalações utilizadas pela família Graffigna, uma das primeiras vinicultoras da região, e ainda degustar alguns títulos.

8. Rio San Juan

As águas deste rio, na verdade, só são abundantes com o degelo da Cordilheira e pré-cordilheira, mas independentemente do seu nível, passear por suas margens envoltas de grandes cânions, é sensacional. O percurso pode ser feito de carro, a pé ou de bicicleta: vai depender da sua disposição.

9. Museo de Ciencias Naturales

Milhares de exemplares expostos neste museu foram encontrados no Parque Ischigualasto, logo, prepare-se para encontrar inúmeros fósseis de dinossauros. Há também algumas réplicas de espécies que viveram há 230 milhões de anos na região.

10. Champagnera Cavas de Zonda

O passeio é curto, mas vale a pena cada momento, já que você conhecerá uma fabricação de vinhos realizada dentro de uma cava. Todo o processo de construção do local também é explicado pelos funcionários, ao som de um canto gregoriano bem baixinho de fundo em uma iluminação indireta. Tudo para criar um clima inesquecível.

11. Iglesia Nuestra Señora de los Desamparados

Os viajantes que buscam por experiências religiosas devem ao menor dar uma passadinha por esta Basílica. Sua arquitetura mescla entre o moderno e o austero, e o seu interior simples resulta em um momento de paz durante a visitação.

12. Dique Ullum

Vizinho de San Juan, o Dique Ullum é um centro de esportes náuticos e é o destino ideal para quem quer adicionar uma pitada de aventura à viagem. Nas proximidades você também encontrará o Camping Municipal “Bosque del Lago”, no Cerro Tres Marías.

Gostou das dicas? Caso queira desbravar mais possibilidades em terras argentinas, é só clicar aqui.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB