Onde ficar em Santiago: hotéis para todos os gostos na capital do Chile

Escrito por Nicole Dias

Bairros perfeitos para fazer comprinhas, outros para badalar, alguns com excelentes roteiros históricos. E agora, onde ficar em Santiago? Na verdade, a capital do Chile conta com vantagens em todos os seus bairros, basta você decidir aquele que combina mais com você.

Confira abaixo uma seleção de hotéis, hostels e apartamentos de temporada nas principais regiões de Santiago: Centro, Lastarria, Bellavista, Patronato, Providencia e El Golf. São hospedagens para todos os bolsos, gostos e viajantes!

Santiago Central

É no centro de Santiago que estão localizados diversos pontos turísticos imperdíveis, como o Mercado Central, a Plaza de Armas, o Museo de Arte Precolombino e o Palácio de La Moneda. Ou seja, ao se hospedar lá você ficará pertinho de vários locais legais de se conhecer.

O dia a dia por lá é bastante movimentado, mas à noite as ruas ficam meio desertas e pode ser perigoso andar sozinho. Descubra boas opções de hospedagem por lá.

  • O mais luxuoso: Hotel Sommelier BoutiqueEmbora não seja um 5 estrelas, o Hotel Sommelier Boutique deixa ótimas lembranças em quem por lá de hospeda. Instalações novas, limpas e organizadas, equipe gentil, ótima localização. O hotel ainda oferece terraço na cobertura, restaurante e dois bares/lounges.
  • O melhor localizado: Mercure Santiago Centro3 minutos de caminhada separam esse charmoso hotel do Cerro Santa Lucia e do Teatro Municipal de Santiago. Ou seja, se ficar pertinho dos pontos turísticos é fundamental para você, escolha o Mercure. As acomodações são amplas e há um bom café da manhã.
  • O mais romântico: Hotel Plaza San FranciscoExistem hotéis que são antigos, mas imponentes, elegantes e cheios e charme. O Plaza San Francisco é assim. Os quartos são confortáveis, há piscina aquecida, sauna e fitness center, bem como farto café da manhã e estacionamento gratuito. Para casais que não abrem mão de curtir a vida com sossego.
  • O melhor avaliado: Crowne Plaza SantiagoSabe o que torna o Crowne Plaza Santiago um dos melhores entre os hotéis da região central de Santiago? São diversos os fatores! A localização é boa, a recepção é solícita, as acomodações são limpas e tudo funciona direitinho.
  • O mais econômico (e bom): Patio Yungay Bed & BreakfastA preocupação com os hóspedes é um dos destaques desse bed & breakfast, que possui transfer (aeroporto), wi-fi gratuito e quartos para não fumantes. O proprietário, senhor Francisco, é muito atencioso e querido entre os visitantes.
  • O melhor serviço: Hotel PanamericanoFicar no centro de Santiago é ótimo para quem gosta de aproveitar o dia e fazer muitos passeios. Nesse sentido, o Panamericano fica próximo de diversas atrações. Clássico, ele conta com quartos grandes e um bom restaurante. Alguns funcionários falam em português fluentemente, o que facilita a comunicação.
  • O melhor para famílias: Apart Center Temporary RentA região central de Santiago conta com várias alternativas de aluguel de temporada. Para famílias, uma boa pedida é se hospedar em um apartamento, com comodidades como cozinha completa, conforto e privacidade. Nesse sentido, esse apê que fica perto de Universidade do Chile é pra lá de indicado.
  • O mais cool: Matildas Hotel BoutiqueO quão bacana é se hospedar em uma mansão que foi restaurada e hoje é um interessante hotel? O Matildas oferece conforto, um café da manhã satisfatório e bom atendimento. A localização, no entanto, é mais apropriada para quem estiver viajando de carro.
  • O melhor hostel: Hostal YungayCom 14 quartos, serviço diário de arrumação, café da manhã e wi-fi, o Hostal Yungay atende muito bem quem procura viajar sem gastar muito. As diárias que partem de R$50,00 certamente são o principal destaque dessa acomodação.
  • O melhor Airbnb: Para disfrutar en pareja, lo mejor de SantiagoDo Superhost Dagoberto, esse apartamento no centro de Santiago hospeda até 3 pessoas e oferece comodidades como estacionamento gratuito, smart TV, cozinha equipada, internet wi-fi e boa localização. A vista para a cidade também é um dos destaques.

O centro de Santiago é muito indicado para quem está viajando para o Chile pela primeira vez, já que é ponto de partida para vários passeios pelas redondezas.

Lastarria

Com um charmoso clima de Europa, Lastarria é aquele bairro para viver momentos bem agradáveis. Por lá é possível achar excelentes lojas, restaurantes e barzinhos, sendo que a vida noturna é animada e repleta de possibilidades.

Os hotéis do bairro costumam ser elogiados pela localização, permitindo muitos passeios a pé. Feirinhas ao ar livre costumam ocorrer aos finais de semana, sendo uma boa opção de lazer para a família inteira. Veja onde ficar:

  • O mais luxuoso: The Singular SantiagoPensou em estadia perfeita, pensou no The Singular Santiago. O hotel 5 estrelas é elegante, conta com acomodações incríveis e café da manhã de primeira, sem falar que fica muito perto de excelentes restaurantes e pontos turísticos. Para uma viagem inesquecível!
  • O melhor localizado: Hotel Luciano KAlém de ser lindo, o Luciano K Hotel fica em uma área muito bacana no bairro de Lastarria, sendo possível chegar a pé nos principais pontos turísticos do Centro Histórico de Santiago. Os quartos são limpos e confortáveis. Café da manhã delicioso e bem variado.
  • O mais romântico: Casa Bueras Hotel 14 quartos, terraço na cobertura, piscina, boas instalações. Certamente o cenário certo para casais viajantes curtirem bons momentos. Charmoso, o Casa Bueras Boutique Hotel dá atenção aos detalhes e acolhe muito bem seus hóspedes.
  • O melhor avaliado: Su Merced Hotel BoutiqueLocalização privilegiada, equipe multilíngue, assistência com excursões/ingressos, serviço cordial. Esses são apenas alguns dos fatores que levaram o Su Merced Hotel Boutique a receber uma excelente pontuação entre as opções de hospedagem no bairro Lastarria.
  • O mais econômico (e bom): Mito Casa Hotel Boutique O hotel é bem antigo, mas está próximo de vários pontos interessantes da cidade e oferece quartos confortáveis. Alguns hóspedes reclamam do chão de madeira barulhento, mas elogiam muito o atendimento dos funcionários. Preços convidativos.
  • O melhor serviço: Hotel Cumbres LastarriaEste 4 estrelas conta com excelente atmosfera e staff que se preocupa com os hóspedes – com direito a drinks de boas-vindas! O hotel ainda conta com um bom restaurante e um simpático bar com tapas.
  • O mais moderno: Hotel IsmaelCom quartos estilosos, o Hotel Ismael oferece alguns serviços que, embora pagos à parte, podem deixar sua viagem muito mais tranquila: de aluguel de carros até massagens. Café da manhã, piscina, wi-fi e traslado do aeroporto completam as comodidades.
  • O melhor para famílias: Apart Hotel Lastarria 43-61A ideia aqui nesse apart-hotel é se sentir em casa. Os apartamentos contam com camas confortáveis, empréstimo gratuito de berços, cozinha equipada e serviço diário de arrumação. Boa localização e staff prestativo.
  • O mais cool: Lastarria Santiago SuiteNada mais bacana do que ficar em um apartamento funcional. Dá pra se sentir quase como um nativo! O Lastarria Santiago Suite conta com 10 apartamentos perfeitos para famílias. Estacionamento, ar-condicionado e assistência com excursões e ingressos são alguns dos diferenciais.
  • O melhor hostel: Hostal ForestalSe engana quem acha que em um hostel não é possível encontrar conforto. Embora simples, o Hostal Forestal oferece acomodações com banheiro privativo, recepção 24 horas e até mesmo café da manhã incluído no valor da diária. Os funcionários são amigáveis e todos os dias há alguma atração ou atividade diferente.
  • O melhor Airbnb: Lastarria Boutique ApartmentCom espaço para três hóspedes, esse apartamento possui um quarto e um banheiro, sendo que tanto as roupas de cama quanto as de banho são de excelente qualidade. Trata-se de uma boa opção para quem quer ficar bem hospedado em um dos bairros mais turísticos de Santiago.

O bairro Lastarria é repleto de lugares interessantes, como sebos e lojinhas e pequenos produtores. Vale a pena passear com calma e explorar tudo ao máximo.

Bellavista

Toda cidade tem aquele bairro mais descolado, com os prédios coloridos, as galerias de arte e os clubes da moda. Em Santiago, é Bellavista. Ele possui inspiração por todos os lados, é sempre movimentado, arborizado e divertido.

É nesse bairro que fica La Chascona, uma das casas de Neruda. E as hospedagens do bairro são de alto nível. Escolha na seleção abaixo aquela que faz mais o seu estilo!

  • O mais luxuoso: Tinto Boutique HotelPense em um hotel de bom gosto. É o Tinto. Seu estilo Art Déco chama a atenção, enquanto as cores preto e branco deixam as acomodações ainda mais elegantes. O hotel é intimista e conta com poucos quartos. Atendimento excelente.
  • O melhor localizado: Casa Bellavista HotelA alguns minutos de caminhada do Patio Bellavista, do Parque Forestal e da Praça Baquedano. Sim, o Casa Bellavista Hotel fica em excelente localização. O hotel é pequeno e acolhedor, enquanto os funcionários são gentis e solícitos.
  • O mais romântico: Casona LoretoNada como um hotel pequenininho para curtir um clima de lua de mel. O Casona Loreto tem proposta simples, mas que não deixa nada a desejar. Fica bem pertinho de ótimos bares e restaurantes, tem cama confortável e um bom café da manhã. Pra que mais?
  • O melhor avaliado: Altiplanico Bellas ArtesAtmosfera, café da manhã, localização, quarto. Com ótimas avaliações em todos esses fatores, o Altiplanico Bellas Artes se torna uma excelente opção de hospedagem para quem não quer se incomodar com nada. O hotel é lindo e moderno, e mimos como café cortesia trazem um charme extra.
  • O mais econômico (e bom): Hotel Don Santiago BellavistaÉ possível obter uma estadia confortável sem necessariamente causar um rombo no seu orçamento. O Hotel Don Santiago Bellavista se torna uma opção bacana por estar perto do famoso Pátio Bellavista e diversos restaurantes interessantes. As acomodações são simples, mas funcionais.
  • O melhor serviço: Hotel Boutique Castillo RojoLindo por fora e por dentro, esse 4 estrelas é muito elogiado pelo seu atendimento, com funcionários sempre dispostos a ajudar. Outros mimos também tornam tudo mais agradável, como café, chá e taças de vinho de cortesia. Por se tratar de uma construção histórica, as escadas podem ser um problema para alguns visitantes.
  • O mais moderno: The Hip Santiago HotelLocalizado próximo da Plaza de Armas e dentro do Patio Bellavista, o The Hip Santiago Hotel é pequeno e charmoso. São apenas 7 quartos, com banheiro privativo, minibar e serviço diário de arrumação. As acomodações são moderninhas e é tudo muito bem decorado.
  • O melhor para famílias: Apart Hotel BPara quem viaja com crianças pequenas, poder contar com uma boa estrutura é fundamental. Nesse apart-hotel as acomodações oferecem cozinha equipada, empréstimo gratuito de berços, serviço de lavanderia e recepção 24h. Boa localização e custo-benefício.
  • O melhor hostel: The Bellavista HostelMuito bem localizado perto de estações de metrô e vários restaurantes, o hostel oferece comodidades como serviço diário de limpeza, recepção 24 horas, wi-fi gratuito e transfer do aeroporto. Há dormitórios femininos, mistos e para casais.
  • O melhor Airbnb: Spectacular location in Barrio BellavistaCom localização privilegiada, o apartamento do Superhost Gustavo é muito bem avaliado: 90% dos hóspedes recentes deram 5 estrelas ao local! Há espaço para três hóspedes, wi-fi e cozinha equipada com micro-ondas, louças e afins. O prédio possui piscina e elevador.

Alguns dos bares mais concorridos de Santiago estão no Bellavista. Portanto, prepare-se para momentos de pura diversão!

Patronato

Pouco conhecido pelos brasileiros, Patronato é uma área de Santiago onde é possível fazer ótimas compras com preços justos. Há várias lojas, galerias e feirinhas, sendo que nos finais de semana o movimento é intenso.

Essa região mais comercial da cidade não conta com grande quantidade de hotéis e nada de muito luxuoso, mas é possível alugar apartamentos para curtir alguns dias.

  • O melhor localizado: Hotel Capital San PabloPlaza de Armas, Palácia de la Moneda, Mercado Central, museus e catedrais. Sim, esse hotel fica a poucos minutos de tudo isso. Também é uma boa opção para quem viaja em família, por contar com acomodações bem equipadas e conforto na medida.
  • O mais romântico: Hotel LoretoCom quartos espaçosos e confortáveis, esse 3,5 estrelas agrada aos seus hóspedes por causa de seus detalhes: bons chuveiro, roupas de cama de qualidade, limpeza muito bem feita e localização excelente. O Hotel Loreto também possui terraço na cobertura e um bar/lounge.
  • O mais econômico (e bom): Hotel Casa MosaicoCom diárias que partem de R$175,00 (conforme a temporada), o Hotel Casa Mosaico é compacto e muito agradável. A limpeza é eficiente, os quartos são confortáveis e há um café da manhã simples, mas gostoso. O atendimento amigável se destaca, assim como o custo-benefício.
  • O mais moderno: Gran PisoCharmoso, esse apartamento tem boa localização (200 metros da Estação de Metrô Bellas Artes) e conta com internet wi-fi, TV a cabo, cozinha equipada e terraço com linda vista para a cidade. O proprietário é simpático e disposto a auxiliar os hóspedes.
  • O melhor para famílias: Bellavista ApartmentsUm pouco mais afastado da região central do bairro Patronato, esse charmoso apartamento fica oferece comodidades que famílias viajantes precisam, como berço grátis, cozinha e lavanderia. De quebra, há piscina.
  • O mais cool: Dardignac BellavistaSabe o que é cool? Poder dividir um apartamento bacana com vários amigos em Santiago. O Dardignac Bellavista oferece excelente localização e capacidade para sete pessoas. A cozinha oferece forno, micro-ondas e cafeteira francesa. Tudo em perfeito estado.
  • O melhor hostel: Rado Boutique HostelVocê se surpreenderá com a estrutura que esse hostel tem a oferecer. Há quartos com banheiro privativo, cozinha equipada, localização muito boa e até mesmo um café da manhã incluído na diária. Funcionários atenciosos e que falam inglês.
  • O melhor Airbnb: Close to subway station and Bellas Artes MuseumIluminado, com decoração moderna e em vizinhança agradável, este apartamento conta com dois quartos e dois banheiros, sendo ideal para acomodar até cinco hóspedes. Entre as avaliações do Airbnb há elogios para o atendimento dos proprietários e localização.

Quase dá pra dizer que Patronato é a versão chilena do Bom Retiro. Prepare-se para se jogar nas comprinhas!

Providencia

Bastante residencial, o bairro Providencia fica perto do centro de Santiago e é perfeito para quem não abre mão de espaços bonitos, transporte público de fácil acesso e locais para conhecer. Há muita gente rica e famosa morando na região, até mesmo ex-presidentes.

Os hotéis são um espetáculo à parte, sendo que alguns dos mais queridinhos do Chile estão lá. Veja onde é bacana se hospedar.

  • O mais luxuoso: NH Collection Plaza SantiagoProcurando um local impecável para passar uma boa estadia? Este hotel de luxo agrada aos mais exigentes hóspedes. A localização é excelente, as acomodações são amplas e luxuosas, o café da manhã é incrível para começar bem o dia. Nada a se reclamar.
  • O melhor localizado: Solace Hotel SantiagoEm área tranquila, segura e silenciosa, o Solace Hotel Santiago fica perto de ótimos bares, restaurantes e do shopping Costenara. Cortesias como frigobar cheio e cápsulas de café encantam os hóspedes e tornam a estadia ainda mais agradável.
  • O mais romântico: The Aubrey SantiagoPara uma viagem em clima de lua de mel, o The Aubrey Santiago não deixa nada a desejar. Os 15 quartos são equipados com ar-condicionado, mini bar e roupões de banho. Há menu de travesseiros e edredom de penas, além de ótimos produtos de toalete à disposição. Como não amar?
  • O melhor avaliado: RQ Bosque TobalabaLocalização, serviço e conforto são os destaques deste apart-hotel. Ele fica muito perto de shopping e estações de metrô. Além disso, conta com acomodações que atendem muito bem as necessidades dos hóspedes, com cofre, ar-condicionado e televisão. Equipe muito gentil.
  • O mais econômico (e bom): Hotel María AngolaPara uma estadia agradável, mas sem grandes luxos, o Maria Angola pode ser uma boa escolha. Com serviço de quarto, arrumação diária e equipe multilíngue, os hóspedes são muito bem atendidos e podem aproveitar a boa localização.
  • O melhor serviço: Hotel Boutique OrlyCom atendimento prestativo e amigável, o Orly é uma boa opção do bairro Providencia. Embora antigo, ele está muito bem conservado, tem quartos amplos e confortáveis, limpeza em dia e café da manhã satisfatório.
  • O melhor para famílias: La Sebastiana SuitesQuem viaja com crianças sabe a diferença que faz ter uma cozinha à disposição. Pois os apartamentos do La Sebastiana são muito bem equipados, contam com limpeza diária e funcionários prestativos. Para uma estadia sem preocupações.
  • O mais cool: Ladera Boutique Hotelnovo e muito bem decorado, o Ladera tem um design moderno que chama a atenção. Os quartos são amplos e confortáveis, enquanto os funcionários se esforçam para atender com excelência. O bar com piscina no rooftop são uma ótima pedida para um final de tarde cheio de charme.
  • O melhor hostel: Hostal del CerroPequenino, o hostel conta com oito quartos para não fumantes. Entre seus diferenciais estão o estacionamento gratuito, o empréstimo de bicicletas e traslado do aeroporto. Os proprietários são muito amigáveis e dispostos a ajudar os turistas que recebem.
  • O melhor Airbnb: Colorful Apartment with a Sunny Terrace in ProvidenciaSabe aqueles apartamentos dignos de revistas de decoração? Você pode se hospedar em um! Com espaço para quatro hóspedes, esse charmoso apê conta com dois quartos e um banheiro. Tudo é muito limpo e confortável – até mesmo lençóis cheirosos esperam pelos hóspedes. Para uma experiência apaixonante.

Alguns dos melhores restaurantes de Santiago estão nesse bairro. Não deixe de conhecer o sofisticado Astrid y Gastón!

El Golf

Pensou em um bairro chiquérrimo, pensou El Golf. Além de ser um importante centro financeiro de Santiago, El Golf conta com edifícios modernos, grandes parques e um movimento de pessoas elegantes.

O bairro oferece hospedagens luxuosas e aquelas de ótimo custo-benefício. Saiba mais sobre cada uma das alternativas na lista abaixo.

  • O mais luxuoso: W SantiagoLuxo, glamour, sofisticação. Se você não abre mão de serviços de primeira, precisa considerar se hospedar no W Santiago. Além das acomodações de alto nível, o atendimento ao hóspede é impecável. O hotel possui piscina e estacionamento, além de aceitar pets.
  • O melhor localizado: Plaza El Bosque San SebastianPara uma estadia perfeita e próxima de tudo o que você precisa em uma das mais nobres áreas de Santiago, escolha o Plaza El Bosque. Suntuoso em cada detalhe, o hotel oferece estrutura 4 estrelas e apartamentos grandes, perfeitos para famílias. Há shopping, farmácia, supermercado e restaurantes a poucos metros.
  • O mais romântico: The Ritz-CarltonNão se deixe levar pelo alto número de quartos: o The Ritz-Carlton faz cada hóspede se sentir único. Além de ficar em uma ótima área, o hotel preza pelo bom atendimento e possui um spa de serviço completo. Um cinco estrelas perfeito para momentos de muito romance.
  • O melhor avaliado: Atton Santiago El Bosque by Accor Hotels Considerado incrível pela maioria dos hóspedes que por lá já passaram, o Atton Santiago El Bosque tem estrutura 3,5 estrelas e comodidades que promovem uma experiência especial. Localização estratégica, recepcionistas pra lá de profissionais, quartos muito bons. Dica: nos andares mais altos é possível ter uma vista espetacular da cordilheira.
  • O mais econômico (e bom): Holiday Inn Express Santiago168 quartos, cafeteria, academia, estacionamento, ar-condicionado, arrumação diária, banheiros privativos, recepção 24 horas e canais de tv premium. Tudo isso por um preço justo. Curtiu a proposta? Então pesquise sobre o Holiday Inn Express quando for para Santiago!
  • O melhor serviço: Hotel Director VitacuraSabe aqueles locais onde todos tratam você com respeito e atenção? No Hotel Director Vitacura costuma ser assim. Outros pontos que chamam a atenção são: café da manhã, localização, conforto e custo-benefício. Vale a pena conferir essa opção.
  • O mais moderno: Hyatt Centric Las Condes SantiagoQuem não abre mão de um toque de estilo ficará feliz no Hyatt Centric Las Condes. Com estrutura do luxo, o hotel conta com quartos lindamente decorados e com todos os confortos necessários para uma ótima estadia. Acomodações novas, limpas e amplas.
  • O mais cool: Noi VitacuraMais do que um hotel de luxo com tudo do bom e do melhor, o Noi Vitacura é muito lindo! Os quartos são modernos, charmosos e muito confortáveis. Na cobertura há um bar descolado com vista fantástica. A localização é outro grande diferencial.
  • O melhor hostel: Yogi HostelMais para o lado do bairro Providencia, o Yogi Hostel se destaca pela sua boa localização, em área tranquila e próxima da estação de metrô. Há acomodações para grupos e casais, sendo que alguns dos quartos oferecem beliches e sofá-cama.
  • O melhor Airbnb: Apartment El GolfMuito bem localizado, o apartamento de Jaime hospeda muito bem três pessoas, sendo que possui um quarto, uma sala com televisão e sofá-cama, um banheiro e uma charmosa sacadinha. Entre as comodidades estão wi-fi, cozinha e elevador. A estadia mínima é de dois dias.

O imperdível Costanera Center se destaca entre os prédios da região.

Agora que você já sabe os melhores hotéis e bairros para se hospedar na maior cidade do Chile, precisa conhecer um pouco mais sobre suas atrações. Nesse guia de o que fazer em Santiago você confere 35 sugestões para curtir a capital chilena.

PARA VOCÊ