36 paisagens bonitas para fazer você sonhar com a próxima viagem

Escrito por Nicole Dias

Alguns lugares são encantadores devido à sua história, outros conquistam os visitantes por suas variadas atrações. Há ainda aqueles que são pertinho de casa e com bom custo-benefício, e, é claro, existem locais que são procurados porque são maravilhosos — simples assim.

Confira a seguir uma seleção com 36 paisagens bonitas, entre naturais e humanizadas, daquelas que deixam a mão que segura o passaporte coçando — e a vontade de fazer as malas mais latente do que nunca. Prepare-se para viajar conosco enquanto confere as imagens abaixo:

1. Cambridge, Inglaterra

Pixabay

A aproximadamente 80 quilômetros de Londres fica essa bela cidade universitária. O local, que é conhecido como cidade das bicicletas, oferece várias atividades além de sua beleza. O passeio de gôndola (chamado de punting) é imperdível, e é possível realizá-lo com um guia ou assumir os remos. Não deixe de incluir também em seu roteiro as visitas — geralmente pagas — pelas faculdades.

2. Floresta Negra, Alemanha

Pixabay

Lobisomens, duendes… Talvez você não enxergue essas criaturas, mas elas fazem partes de algumas das lendas da Floresta Negra, que fica ao sul da Alemanha. Com mais de 200 quilômetros de extensão, o local é frequentado especialmente durante o verão. Uma paisagem que parece ter saído de um conto de fadas.

3. Hellshire Beach, Jamaica

Pixabay

Se for tirar férias pela Jamaica, não deixe de conhecer (e curtir) essa praia — é onde os nativos mais cheios de dinheiro costumam passar seus veraneios. Também é cenário para encontros de pescadores, apresentações de reggae e um clima para lá de amistoso — sem falar nesse visual que podemos ver na foto acima.

4. Paris, França

Pixabay

Por mais clichê que possa parecer, Paris é sempre uma boa ideia. Tanto que a Cidade Luz atrai turistas de todas as partes do mundo o ano inteiro, em todas as estações. Portanto, permita-se fazer parte disso tudo. A beleza do local é realmente impressionante.

5. Gokyo, Nepal

Pixabay

Este é o destino perfeito para quem quer sair totalmente do roteiro de viagens tradicional. Gokyo é uma aldeia bem pequenina que fica no Nepal, no distrito de Solukhumbu. Algumas casas de pedra e pousadinhas compõem a paisagem, que fica a uma altura superior a 4 mil metros. No inverno, o frio é tão intenso que tudo fica deserto. Os Lagos de Gokyo são um regalo aos olhos.

6. Lago Moraine, Canadá

Pixabay

Pensa em um azul bem azul. O Lago Moraine, um dos mais fotografados do Canadá, fica no Valley of Ten Peaks (Vale dos Dez Picos). Ele já esteve, inclusive, ilustrado na nota de 20 dólares canadenses, sabia? Se está planejando a sua viagem agora mesmo, é bom lembrar: o acesso ao lago ocorre de junho a setembro. Fora disso, a zona costuma ser bloqueada pela neve.

7. Muizenberg, África do Sul

Pixabay

Uma praia marcada por lindas casinhas coloridas. É mais ou menos assim que podemos definir esse local, na Cidade do Cabo. E não é só isso: o mar é um encanto à parte. As águas calmas e mornas do Oceano Índico deixam tudo muito mais interessante. Apenas tome cuidado com os tubarões brancos — embora os ataques sejam raros, eles acontecem!

8. Rio de Janeiro, Brasil

Pixabay

Como não inserir o nosso país maravilhoso na nossa lista? O Rio de Janeiro continua lindo, é claro. Copacabana, Cristo Redentor, Ipanema, Pão de Açúcar, Corcovado, Santa Teresa, Lapa, Leblon… Seriam necessárias muitas fotos de paisagens para explicar o quanto é lindo esse lugar.

9. Ilha de Páscoa, Chile

Pixabay

Para quem gosta de viagens com um toque de mistério, nada como escolher a Ilha de Páscoa como destino. Bastante isolada, a ilha é famosa por suas estátuas gigantescas, conhecidas como moais, e que chegam a 10 metros de altura. Além dessas construções impressionantes, vale fazer explorações e trilhas, seja a pé, a cavalo ou de bicicleta.

10. Ilhas Maldivas

Pixabay

O que esse local tem de pequeno, tem de fabuloso. A República das Maldivas fica na Ásia e é procurada por quem busca cenários paradisíacos — com direito a mar azul e quente, areias claras e temperaturas altas. Aquela clássica definição de paraíso, sabe? A parte triste é que as Maldivas correm o risco de sumir do mapa por causa da elevação dos oceanos. A inclua em sua lista enquanto há tempo!

11. Hobbiton, Nova Zelândia

Pixabay

Já pensou em passear por um cenário do filme Senhor dos Anéis? Na Nova Zelândia é possível. Hobbiton, a Vila dos Hobbits, é uma atração que reúne os apaixonados pela saga de Frodo, Gandalf e cia. O condado fica em uma fazenda em Matamata e reúne, em pouco mais de 5 km², um verdadeiro mundo mágico.

12. Tinum, México

Pixabay

É nessa cidade mexicana que se encontra Chichén Itzá, sítio arqueológico para lá de famoso. As ruínas lá presentes são de propriedade federal e impressionam. Os apaixonados por história vão adorar ver de pertinho a Pirâmide de Kukulcán, o Templo dos Guerreiros e as Mil Colunas. Um show de luzes especial costuma ocorrer nas noites da primavera até o outono.

13. Santorini, Grécia

Pixabay

Impossível não cair de amores por essa beleza mediterrânea. Santorini é a ilha mais famosa da Grécia e conta com lindas descobertas em todos os cantinhos. A baía de Amoudi é visita imperdível — trata-se de um sossegado porto à beira mar, onde as tavernas servem peixes fresquíssimos. A Red Beach, com areias escuras, também vale a espiada.

14. Ilhas Phi Phi, Tailândia

Pixabay

No Oceano Índico se encontram as Ilhas Phi Phi. As seis ilhas — Ko Phi Phi Don, Ko Phi Phi Lee, Bamboo Island, Ko Yung, Bida Nok e Bida Noi — contam com belezas de cair o queixo. Ko Phi Phi Don é a maior de todas e a única que conta com moradores, hotéis e lojas, além de praias paradisíacas, é claro.

15. Patagônia, Argentina

Aventureiros, apareçam! A Patagônia espera por vocês. Além dos cenários deslumbrantes, como o visual gigante dos Andes, há muito a ser visto, tanto que é preciso mais do que uma viagem para dar conta de tudo. Pistas de esqui, excursões marítimas, comidas típicas e muita beleza são apenas algumas das promessas que a Patagônia oferece. Veja 15 motivos para a Patagônia ser o seu próximo destino de viagem.

16. Muralha da China

Pixabay

Ao pensar na China, é natural que logo venha à mente a lembrança da muralha, e não é por acaso. A Grande Muralha, que corta o país, tem mais de 500 quilômetros marcados por paisagens de cartão postal e muita lembrança histórica. As partes que costumam ser mais visitadas, e que também tem acesso mais fácil, são as próximas de Pequim.

17. Montes Ruwenzori, Uganda

Pixabay

Depois de conhecer esse pedacinho da África Central, aquela vontade de ir para a Europa vai ficar um pouquinho de lado… Os Montes Ruwenzori são uma cordilheira que fica entre a Uganda e a República Dominicana do Congo. As elevações ultrapassam os 5 mil metros, sendo que os pontos mais altos estão constantemente cobertos por neve. O visual é impressionante.

18. Falésias de Moher, Irlanda

Pixabay

A pouquinho mais de duas horas de Dublin fica esse verdadeiro cenário de filme, as Falésias de Moher (The Cliffs of Moher), que possui oito quilômetros de extensão e altura superior a 200 metros. Do alto dessa atração natural, que está entre as mais populares da Irlanda, é possível avistar outros pontos igualmente belos.

19. Toscana, Itália

Pixabay

Sob o sol da Toscana é impossível não se sentir bem. O local tem uma cor única, uma calmaria e um encanto peculiar. Muito mais do que uma gastronomia interessante e hospedagens cheias de charme, Toscana conta com uma arquitetura preservada e pontos turísticos que são patrimônios culturais da humanidade.

20. Grand Canyon, Estados Unidos

Presente em diversos filmes e desenhos animados que se passam na Terra do Tio Sam, o Grand Canyon é um desfiladeiro que se encontra no Arizona. Uma das melhores maneiras de curtir o passeio é alugando um carro e fazendo todas as paradas que você quiser. A margem sul é a mais acessível e está aberta o ano inteiro. Já a norte tem temporada de visitação entre maio e outubro.

21. San Blás, Panamá

Pixabay

Paraíso não tão divulgado quanto tantos outros, o Arquipélago de San Blás fica no mar do Caribe e possui várias ilhas, — são mais de 300 — e algumas sequer são habitadas. Se você não tem a possibilidade de conhecer uma ilha por dia ao longo de um ano (seria um sonho?), priorize Isla Nuinudup, Isla Kuanidup, Isla Perro Grande, Isla Bidirdub, Isla Chicheme Chico e Isla Coco Blanco.

22. Galápagos, Equador

Pixabay

Daqueles lugares tão exclusivos que só podem ser acessados através de avião, as Ilhas Galápagos estão entre os destinos mais procurados dos últimos tempos. Observação da fauna local, — como tartarugas enormes, lobos marinhos e diferentes aves — a presença de vulcões e caminhadas pelas ilhas bonitonas estão entre os atrativos principais.

23. Antelope Canyon, Estados Unidos

Pixabay

Sabe aqueles lugares que você vê em fotos e nem acredita que existam de verdade? Esse é um deles — e sim, é real. Antelope Canyon é o destino ideal para quem gosta de belezas naturais, e de fotografar essas belezas também, obviamente. O acesso é feito unicamente com guias autorizados pelos índios Navajo.

24. Zhangye Danxia, China

Pixabay

O Parque Geológico Nacional Zhangye Danxia conta com uma formação rochosa que deixa as montanhas coloridas! Isso mesmo, aquelas cores ali não foram feitas à mão: nada mais são do que obras de arte da natureza. São 510 quilômetros quadrados de deixar qualquer um com o queixo caído.

25. Svartifoss, Islândia

Pixabay

No Parque Nacional Skaftafell, na Islândia, está um dos pontos turísticos mais populares: a cachoeira Svartifoss (Fall Black). O diferencial dela é o seu entorno, com colunas formadas por lava escura. Já a base da cachoeira tem rochas afiadíssimas. Um lugar fora do comum.

26. Jiuzhaigou, China

Pixabay

Patrimônio Mundial da UNESCO na China, o Vale Jiuzhaigou fica na Província de Sichuan e parece ter saído das páginas de um conto de fadas — ou de um wallpaper bonitão. O local tem florestas, vales e montanhas, formando diferentes ecossistemas únicos. Cavernas, cachoeiras, árvores coníferas e até animais que correm o risco de extinção estão presentes nesse lugar fantástico.

27. Pamukkale, Turquia

Pixabay

Tão, tão distante. O que Pamukkale tem de impressionante, tem de longe. Ainda assim, o local — que fica a mais de 600 km da capital da Turquia — recebe muitos turistas. Distrito da cidade de Denizli, Pamukkale oferece como atração principal as suas piscinas naturais diferenciadas, de águas termais e com aparência surreal.

28. Parque Nacional de Yellowstone, Estados Unidos

Pixabay

Mais uma paisagem fantástica dos Estados Unidos. E você aí achando que as maravilhas estavam restritas a Disney e Nova Iorque, hein? O Parque Nacional de Yellowstone abriga uma mina de água colorida, a Grand Prismatic Spring, que tem mais de 30 metros de profundidade e é a terceira maior fonte de água quente do mundo!

29. Uummannaq, Groenlândia

Pixabay

Prepare-se para alguns nomes de pronúncia complicada: Uummannaq fica no município de Qaasuitsup, na Groenlândia. O assentamento tem pouco mais de mil habitantes e, ainda assim, é a 11.ª cidade mais populosa do país. O local é marcado por temperaturas baixas e pedras emoldurando a paisagem.

30. Bay of Fundy, Canadá

Pixabay

Hopewell Rocks é daqueles lugares que são legais tanto pelo cenário tanto pelo que acontece lá. Na região ocorrem variações incríveis da maré, passando de baixa a alta em questão de horas. O acesso custa por volta de 10 dólares e o parque provincial onde fica Hopewell Rocks possui infraestrutura com restaurante, banheiro e lojinha.

31. Dead Vlei, Namíbia

Pixabay

Descrever esse lugarzinho em palavras é quase uma missão quase impossível. Dead Vlei fica no interior do Parque Namib-Naukluft, na Namíbia. A argila branca no chão, as dunas gigantescas nos arredores e as acácias mortas presentes no local tornam tudo ainda mais peculiar. Parece pintura, sabe?

32. Plitvice, Croácia

Pixabay

Um dos lugares mais lindos da Croácia, quiçá do mundo todo. Olha essa água! Olha essas cores! O Parque Nacional Plitvice tem mais de 20 mil hectares com bosques, lagos, vegetação abundante, pássaros diversos e alguns ursos aqui e acolá.

33. Deserto do Saara

Pixabay

Tá calor aí? Ali na foto com certeza! O Saara é considerado o deserto mais quente do mundo. Se você pretende visitá-lo, aposte no vilarejo chamado Merzouga ou fique em Ouarzazate, que oferece mais opções de hospedagem. Vale dizer que o deserto é enorme e apenas uma parte dele será conhecida turisticamente.

34. Torres del Paine, Chile

Pixabay

Uma das atrações mais queridinhas da Patagônia chilena, Torres del Paine conta com áreas próprias para acampamento (mediante reserva), e opções para quem quer aproveitar ao máximo o tempo ao ar livre, como caminhadas de diferentes níveis, trilhas, e excursões guiadas. Tudo isso, é claro, com essa vista da foto aí de cima.

35. Masai Mara, Quênia

Pixabay

Opa, estamos vendo uma cena do Rei Leão? Até parece, mas não. Trata-se do parque Masai Mara, que fica no Quênia. O passeio é indicado para quem quer ter um contato próximo com a vida selvagem da África.

36. Preikestolen, Noruega

Pixabay

Pedra, altura, trilha. Quem ama adrenalina vai curtir conhecer Preikestolen, conhecida como Pulpit Rock (Pedra do Púlpito), uma falésia de, atenção, 604 metros! Tudo visto lá de cima é incrivelmente bonito. O melhor é que a caminhada até lá não é das mais exigentes e não é preciso a presença de um guia.

Você sentiu falta de algum outro lugar fabuloso desse nosso mundão? Divida conosco nos comentários!

PARA VOCÊ