9 países que não pedem passaporte para brasileiros

Por
Atualizado em 10.11.23

O passaporte é um documento importante e é interessante fazê-lo mesmo que você ainda não tenha uma viagem programada. No entanto, é sabido que sua emissão tem um custo relativamente alto e que os prazos de agendamento e entrega nem sempre são respeitados. Por isso, é muito bom saber que temos nove opções de destinos que permitem que os brasileiros entrem sem o passaporte.

Publicidade

Acordos diplomáticos entre o Brasil e nove países da América do Sul facilitam a viagem, e o documento substituto é o RG. É bem importante lembrar que não é possível viajar com a Carteira de Motorista ou qualquer outro documento com foto, somente o RG será aceito e, o mais importante: ele precisa estar em bom estado e ter no máximo 10 anos de emissão.

Para aqueles que desejam fazer roteiros com mais aventura e pegar a estrada, o mais indicado é mesmo ter um passaporte, para não ficar a mercê de guardas nas rodovias que podem desconhecer os acordos e acabar tendo dor de cabeça no meio da viagem.

Confira os nove destinos que não exigem passaporte dos brasileiros:

1. Argentina

Pixabay

Pixabay

É possível visitar nossos hermanos sem um passaporte e desfrutar de todas as belezas e cultura que a Argentina oferece. As melhores parrillas e muita gastronomia, ótimos cafés, tango em Buenos Aires, vinícolas em Mendoza, história em Córdoba, as paisagens da Patagônia ao sul e um belíssimo deserto de sal no norte do país são apenas algumas das atrações que o esperam.

2. Chile

Pixabay

Pixabay

Seja no verão ou no inverno, o Chile é um país cheio de paisagens incríveis e que vai do deserto à neve em mais de 4 mil km de extensão. Santiago é uma capital de primeiro mundo e não muito longe dali você tem o Caminho do Vinho, as cidades famosas de Viña del Mar e Valparaíso e pode subir os Andes para esquiar ou simplesmente admirar o visual. Além disso, ainda temos o inesquecível Deserto do Atacama.

3. Uruguai

Ao sul do continente, está localizado o país do mate, da primeira Copa do Mundo de futebol, de um povo amável e de muita história. O Uruguai também é forte em gastronomia e, apesar de ser um país pequeno, oferece as mais variadas paisagens, da calmaria dos pampas até a badalada Punta del Este, com suas praias e agitada vida noturna.

4. Bolívia

A Bolívia reserva ótimas surpresas para seus visitantes. Lá, você poderá conhecer as Salinas de Uyuni, o maior deserto de sal do mundo, e ainda explorar cenários que misturam história e natureza, com sítios arqueológicos e belezas como o Lago Titicaca. Além disso, este destino é uma ótima opção, pois é um dos países mais baratos para se visitar entre os nove citados aqui.

5. Colômbia

Esqueça o período de terror da época de Pablo Escobar. A Colômbia é um país bonito, moderno, cheio de cultura e muito seguro. Você poderá percorrer as ruas de Bogotá, encontrando um museu a cada esquina, conhecer a vibrante Medellín, com esculturas de Botero em suas praças, se encantar com a histórica Cartagena e o carnaval de Barranquilla e ainda desfrutar de belíssimas praias no mar do caribe.

6. Equador

Pixabay

Pixabay

O Equador é uma opção pouco popular entre os viajantes brasileiros, mas que tem muito a oferecer. O primeiro ponto a favor do país é que ele é muito barato, com boas opções de hotel e gastronomia sem pesar no bolso. Além disso, você poderá caminhar pela histórica capital Quito, explorar o país de trem e passar pelo vulcão Chimborazo e ainda conhecer as Ilhas de Galápagos.

7. Paraguai

Nem só de compras e muambas vive o Paraguai. Um destino quase sempre ignorado para o turismo, o país tem ruínas históricas que contam a passagem dos jesuítas pelo sul do continente e a tentativa de catequizar os indígenas no século XVII. Além disso, você poderá conhecer a capital Assunção, com seus imponentes prédios históricos e ótima gastronomia.

8. Peru

Peru

Pixabay

Para conhecer um dos pontos turísticos mais emblemáticos da América do Sul e do mundo, você também não precisa de passaporte. A cidade sagrada de Machu Picchu está ao seu alcance, assim como a bela e histórica Cuzco e a imponente capital Lima. Um país recheado de história, beleza e misticismo.

9. Venezuela

Não deixe o abalado cenário político atual do país fazer com que você ignore esta opção de viagem. A Venezuela tem muito a oferecer, especialmente para os amantes de aventura e natureza. Você poderá visitar o Monte Roraima, na divisa com o nosso país, e ainda desfrutar de um litoral cheio de praias paradisíacas e o mar azul turqueza do Caribe, como no arquipélago de Los Roques.