10 atrações para conhecer em Montevidéu em sua viagem ao Uruguai

Escrito por Ian Castelli

Bienvenido à Montevidéu! A capital do Uruguai tem muito mais a oferecer do que noites de tango e churrasco, embora esses também sejam ótimos programas. Apesar de a cidade ser mais pacata se comparada a outras capitais, existem muitos passeios para se fazer por aqui, especialmente se você é um amante de cultura e história.

Continua após o anúncio

Montevidéu pode proporcionar verdadeiras viagens pelo tempo com suas ruas antigas e surpreender você em cada esquina. Então, bora fazer as malas e conhecer essa cidade charmosa com a gente:

1. Feira de Tristán Narvaja

Talvez esse seja o passeio mais tradicional da cidade e, por isso, é indispensável. A Feira de Tristán Narvaja está entre as maiores feiras do mundo, estendendo-se por quarteirões. Todos os domingos, é possível encontrar praticamente de tudo aqui: frutas, verduras, artesanato, relíquias, quinquilharias, bichinhos de estimação e muito mais. Não se espante com a variedade, já que é tudo meio bagunçado mesmo, e esse improviso é a marca da feira.

2. Passear na Av. 18 de Julho

Essa é a rua mais importante de Montevidéu e, conseqüentemente, do país. Concentrando praças, museus, palácios, edifícios majestosos e igrejas históricas, basta andar algumas quadras pela Av. 18 de Julho para se deparar com todo o charme dela. O Mercado dos Artesãos também fica aqui e merece a visita de qualquer turista.

3. Palácio Salvo

Esse é o edifício mais icônico de Montevidéu e provavelmente de todo o Uruguai – você com certeza já o viu em imagens da capital. Com um estilo eclético, esse foi por muitos anos o maior edifício da América do Sul, com seus 95 metros e 27 pisos, o que hoje pode não impressionar tanto assim. O grande diferencial dele é o pico que se ergue na extremidade da construção, dando um ar bastante único.

4. La Rambla

Montevidéu possui uma avenida de mais de 40 quilômetros que acompanha o Rio de La Plata conhecida como La Rambla. Embora a vista seja para o rio, ele é tão grande que parece que estamos vendo o mar, e por esse caminho aparecem várias praias. Essas praias são bem valorizadas e charmosas, com construções intocadas de décadas atrás, o que dá uma atmosfera antiga e nostálgica ao lugar.

5. Teatro Solís

O teatro mais importante do Uruguai foi inaugurado em 1856 e conta com uma das melhores acústicas das Américas. Se você não puder assistir a nenhum espetáculo durante a sua estadia na cidade, aproveite para fazer uma visita guiada ao local. Reformado em 2004, o Teatro Solís é capaz de abrir espetáculos modernos, criando um contraste interessante com a construção.

6. Mercado Del Puerto

Falar do Mercado del Puerto é falar em carnes, e muitos tipos carnes! A gastronomia do Uruguai deve ser levada a sério e você não pode deixar de apreciar um dos melhores churrascos do mundo no Mercado Del Puerto, já que aqui temos variações para todos os gostos. Prepare-se para saborear a tradicional parrillada e um bife de chorizo com o chimichurri (um molho especial feito a base de alho, pimenta e salsinha).

7. Catedral Metropolitana

A principal catedral do Uruguai está localizada na região da Cidade Velha e está aberta a visitação. Apesar de não ser um destino que atraia todas as pessoas, a Catedral merece ser colocada na lista pela importância cultural e religiosa que tem para o país, já que aqui ocorreram alguns dos principais atos históricos da nação, como o juramento da primeira constituição. Além disso, a Catedral Metropolitana possui um vasto acervo de obras de arte.

8. Noites de Tango

O tango pode ter se originado com os argentinos, porém os uruguaios sabem tão bem quanto os seus conterrâneos como dançar esse estilo. Na realidade, o nascimento do tango é dividido entre Montevidéu e Buenos Aires, e as duas cidades reivindicam a criação dele. Seja como for, existem muitas casas de tango em Montevidéu e você não pode perder um espetáculo se quiser conhecer mais da cultura local.

9. Punta Carretas

Pode parecer meio estranho colocar o Shopping Punta Carretas em meio às nossas dicas, porém há uma peculiaridade sobre o local que merece ser conferida. Décadas atrás, essa foi a maior prisão do Uruguai (inaugurada lá em 1910), porém em 1994 o lugar foi transformado em um shopping. Mais de 100 prisioneiros fugiram de Punta Carretas durante a ditadura uruguaia (incluindo o ex-presidente José Mujica), o que já faz deste um ponto interessante. Hoje, quem quer fazer compras, pode encontrar marcas do mundo todo aqui.

10. Pocitos

Pocitos está entre as praias mais famosas de Montevidéu e frequentemente é chamada de pequena Copacabana. De fato, a praia parece ter parado no tempo com seus prédios charmosos da década de 50, o que faz desta uma das áreas mais valorizadas e privilegiadas da capital. Em Pocitos você pode beber com os amigos, tomar um bom café e badalar com os uruguaios, já que esse é o bairro mais boêmio e agitado da cidade.

 
   

PARA VOCÊ