Ciência sugere que há pessoas geneticamente predispostas para viajar

Escrito por Bruno Mendes

Ah aquela vontade incontrolável de viajar! Você mal chegou de Fernando de Noronha e já tá em dúvida se daqui a 3 meses irá curtir os parques de Orlando, ou dar uma passadinha em Buenos Aires? Sonhos com lindas regiões montanhosas, praias de águas esverdeadas e avenidas repletas de loja são MUITO frequentes? Há chances de você ter PPP (Permanent Passaport Pockt), a Síndrome do Passaporte Permamente no Bolso. Isso Mesmo! De acordo com alguns estudos, há um componente genético por trás do desejo insaciável de viajar.

O gene identificado como DRD4-7D(ou gene wanderlust), atua nos níveis da dopamina e segundo pesquisadores, a sua variante 7R proporciona sentimentos de curiosidade e inquietação. Estudos sugerem que aquela ansiedade de tirar o sono para embarcar no voo para o próximo destino pode ter relação com a propensão à mudança de emprego e até ao uso de drogas e atinge 20% da população mundial.

Você é viciado em viajar? Entendemos muito bem o seu caso

O cérebro humano é muito complexo e ainda há uma série de dúvidas a serem esclarecidas pela comunidade científica ao longo dos anos seguintes. O que se sabe, é que a dopamina é um neurotransmissor cuja responsabilidade é ativar a adrenalina e aquela plenamente identificável sensação de frio na barriga. A bióloga da Universidade de Kaplan, nos Estados Unidos, Dawn Maslar, diz que ela basicamente grita para o cérebro algo como ” Novo! Quero mais!” Além disso, mais do que gostar, a pessoa pode ficar viciada por algo. Pensou nas noites de sono perdidas em razão da euforia e nos sorrisos bobos lançados sem razão quando o dia da viagem está chegando? Fica tranquilo que esse vício é bom!

É claro que não há conclusões científicas sobre o assunto e não basta ter o variante 7R para desejar loucamente comprar passagens para sair pelo mundo. A influência de amigos, interesses em culturais distintas e até a situação financeira influenciam o desejo de embarcar para outros cantos.

Quer satisfazer a si mesmo com a melhor atividade de todas? Simples. Economize aquela grana, escolha um lugar interessante e vá. Sem pensar duas vezes!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB