Petra: as mais deslumbrantes relíquias históricas do mundo

Escrito por Bruno Mendes

Patrimônio da Humanidade pela UNESCO, as ruínas de Petra foram nomeadas como uma das novas sete maravilhas do mundo em 2007. Para você aproveitar o passeio por este surpreendente recanto do Oriente Médio da melhorar maneira possível, destacamos informações, curiosidades e belas imagens. Confira!


Mapa

Petra está localizada na pequena cidade de Wadi Musa e fica a 250 km de Amã, capital da Jordânia. A antiga cidade floresceu cultural e materialmente em razão das trocas comerciais que favoreceram o surgimento de Gerasa, hoje Jerash, e Rabbath ‘Ammon, a atual Amã, no ano de 312 a.C.

Como chegar

Como não existem voos diretos do Brasil para a Jordânia, o viajante deverá fazer conexão em algum outro país do Oriente Médio ou da Europa e seguir até o aeroporto de Amã, o mais próximo de Petra.

Da capital da Jordânia, o visitante poderá sair de ônibus ou carro alugado em direção à Petra. As estradas são muito boas e bem sinalizadas, portanto, é muito tranquilo fazer o trajeto de aproximadamente quatro horas.

Fique atento!

As viagens mais interessantes de nossas vidas são aquelas cheias de surpresas, concorda? De todo modo, para evitar contratempos é imprescindível embarcar preparado, por isso, separamos algumas informações importantes sobre o destino. Veja só.

  • Moeda e câmbio: a moeda da Jordânia é o dinar jordano (JD) e para fazer a troca há casas de câmbio nos principais hotéis e bancos. Evite cambistas de rua.
  • Necessidade de visto: os brasileiros que viajam para a Jordânia precisam de visto de entrada e o documento pode ser emitido no Consulado Honorário da Jordânia em São Paulo ou no aeroporto de Amã, após o pagamento de uma taxa de cerca de US$ 30. Além do visto, o viajante precisa do passaporte com validade para 6 meses.
  • Idioma: a língua oficial é o árabe, mas em Petra é comum encontrar jordanianos que falam inglês e até mesmo espanhol, francês ou italiano.
  • Quando ir: a melhor época para viajar para Petra é na primavera, entre março e setembro, e no outono, entre setembro e novembro. Nesses períodos as temperaturas são amenas, algo importantíssimo para o melhor proveito dos passeios durante as manhãs e as tardes.
  • Roupas adequadas: como você irá caminhar bastante durante a visita e o sol é intenso durante boa parte do ano, prefira a utilização de sapatos confortáveis, como tênis e roupas leves.

Agora chegou o momento de conhecer alguns aspectos da história e cultura de Petra. Veja o próximo tópico!

Curiosidades

Por ser um enorme museu a céu aberto, Petra abarca um passado rico e muito interessante. Conheça curiosidades locais que irão fazer sua vontade de viajar aumentar ainda mais.

  • Significado do nome: após ser colonizada por povos com influência grego-romana, a região adquiriu esculturas em pedra e passou a ser chamada de Petra que significa “rocha” em grego.
  • Construção da cidade: Petra foi construída por volta do século VI a.C pelos Nabateus, povos árabes nômades que se instalaram na região.
  • Quando foi descoberta: as ruínas foram descobertas pelo explorador suíço Johann Ludwig Burckhardt em 1812.
  • Um lugar cinematográfico: parte das belas cenas do filme “Indiana Jones e a Última Cruzada” foram filmadas nas relíquias históricas de Petra.

Com certeza você irá fazer descobertas durante as suas andanças pelos majestosos cenários históricos. Aguarde.

Turismo

Prepare-se pois você irá conhecer as ruínas mais incríveis do planeta. E para facilitar a elaboração do seu roteiro de viagens, veja quais são os pontos turísticos imperdíveis do local.

Pequena Petra

A Pequena Petra é praticamente uma versão em miniatura das famosas ruínas da Jordânia. Situada entre montanhas da região da Badia, o local é cortado por caminhos estreitos, escadinhas, túmulos muito bem preservados e uma espécie de “sala de jantar” provavelmente construída no século I. Vale conhecer cada detalhe dessas ruínas que estão abertas para a visita todos os dias das 8h às 16h.

Siq

Temos aqui um atrativo tão simples quanto especial. Eis um desfiladeiro com um pouco mais de 1 km de extensão, contornado por paredões de mais de 80 metros de altura. No fim do caminho o visitante irá chegar ao El Khazneh, principal monumento de Petra.

El Khazneh: o Tesouro

Seja bem-vindo ao ponto turístico mais conhecido de Petra. O El Khazneh trata-se de uma escultura com mais de 40 metros de altura construída com impressionantes detalhes arquitetônicos, os quais até hoje mostram-se preservados. A atração abre de segunda a sábado das 6h às 17h e domingo das 9h às 17h.

Passeio Petra by Night

Olha essa ideia. Passear por Petra pela noite quando inúmeras velas iluminam as majestosas ruínas. Enquanto você caminha pelo terreno irregular, poderá escutar belíssimas músicas instrumentais e, depois, sentar no chão para apreciar o luar jordano e ainda tomar um chá. Aí está o passeio Petra by Night, que pode ser feito às segundas, quartas e quintas das 20h30 às 22h30 por 17 JD. Pode colocar na sua programação, pois a experiência é incrível.

Urn Tomb

Construída provavelmente no ano 70 d.C., esta tumba fica em uma colina perto de um belo pátio. Vale passar pela câmara funerária principal da estrutura, a qual impressiona pelo silêncio do seu interior.

Algumas empresas oferecem tour guiados por estes e outros atrativos de Petra. Assim, é uma ótima ideia fechar um pacote para conhecer toda a região e ainda entender um pouco mais sobre a história local.

Onde ficar

Você irá andar bastante durante os seus passeios por Petra e, portanto, vai precisar de um bom lugar para descansar. Dessa forma, confira opções de boas hospedagens em Wadi Musa.

My Home Hotel – Petra – $

Situado a 1 km de Petra, o My Home Hotel tem a recepção aberta 24h e quartos simples porém confortáveis. O preço médio da diária é de R$ 233.

Movenpick Resort Petra – $$$$$

O viajante que não dispensa luxos e mordomias não irá se arrepender ao fazer a reserva neste resort de primeira. Com piscina, terraço com vista para as colinas, academia e salão de jogos, o estabelecimento conta com quartos espaçosos.

Nomads Hotel – $$$

Localizado em área montanhosa, este hotel conta com bar/lounge, terraço e oferece assistência nas excursões. Excelente escolha para quem deseja observar belas paisagens ao acordar.

Grand View Hotel – $$$$

Linda piscina no terraço, estacionamento gratuito, bar e excelentes acomodações tornam este hotel mais uma ótima escolha.

Gostou das opções? Saiba que você vai se hospedar em local privilegiado.

Onde comer

iStock

Nos arredores da praça que fica em frente ao Centro de Visitantes de Petra há lanchonetes e em alguns pontos de Wadi Musa bons restaurantes. Nos estabelecimentos, os viajantes poderão apreciar deliciosas opções da gastronomia árabe, como falafel, um bolinho frito de grão-de-bico, ou marshi, que é um charuto de folha de berinjela recheado com carne moída e muito mais.

O Al-Qantarah, o Petra Kitchen, o Reem Beladi e o Petra Magic são alguns dos restaurantes indicados para todos que desejam satisfazer o paladar com alto nível.

Durante os passeios é recomendado levar na bolsa uma garrafa de água e comidas leves, pode até ser uma fruta ou lanches, para matar aquela fome inesperada e recuperar a energia das caminhadas.

Dicas de quem já foi

Para você viajar com uma boa ideia sobre o local, confira três vídeos bem legais que apresentam Petra por óticas bem pessoais.

Um mochileiro em Petra

O caminhar em dia ensolarado, o som do vento, o sol quente e, é claro, as majestosas esculturas nas rochas estão presentes neste vídeo do Diogo Kyrillos. Além de admirar as paisagens, é possível entender mais sobre a relevância histórica de Petra.

Um passeio de charrete sensacional

Neste vídeo, cheio de imagens belíssimas, os viajantes mostram particularidades culturais da Jordânia. Com certeza vai dar vontade de percorrer algum trajeto de charrete após as cansativas caminhadas. Fica a dica.

Dicas e curiosidades

Como os Nabateus esculpiram uma cidade em suntuosas rochas? O vídeo parte desta pergunta para apresentar Petra aos visitantes. Aprenda mais sobre a história e curiosidades do local.

E aí, aprovou os vídeos? Esse impressionante destino merece todos os elogios e recomendações.

10 fotos de Petra que vão fazer você querer viajar logo

Para finalizar, confira imagens deslumbrantes e admire as belas paisagens:

1. Um tesouro da humanidade

2. Faça passeios de camelos

3. Descubra riquezas culturais milenares

4. As construções arquitetônicas são impressionantes

5. Petra by Night, uma experiência imperdível!

6. Caminhe por vias estreitas

7. Para chegar num ponto alto e observar um visual incrível

8. Mais uma notícia boa: a comida da Jordânia é uma delícia

9. Cansou de caminhar? Não se preocupe

10. Quem visita ama!

Petra vai proporcionar uma deliciosa combinação entre fascínio cultural e arqueológico, diversão e muito aprendizado. Aproveite para conhecer mais sobre a Jordânia e descobrir outros tesouros históricos do país. Boa viagem!

PARA VOCÊ