Pirâmides de Gizé: conheça uma das sete maravilhas do mundo antigo

Escrito por Gabriella Soares

As Pirâmides de Gizé são uma das sete maravilhas do mundo e um dos locais mais impressionantes para se conhecer. Essa é a única das maravilhas que sobreviveu ao tempo e que carrega muita história e beleza, além de ser um marco das antigas civilizações. Para aproveitar o melhor desse destino, separamos algumas dicas para você se preparar para sua viagem.

Continua após o anúncio

Onde ficam as Pirâmides de Gizé

Na cidade de Gizé é onde fica a Necrópole que concentra as mais famosas pirâmides do Egito. A pequena cidade fica próxima à capital egípcia, Cairo, a uma distância de apenas 20 quilômetros.

Como chegar às Pirâmides de Gizé

A proximidade com a cidade do Cairo faz com que chegar às Pirâmides de Gizé seja um pouco mais fácil. E você pode escolher pelas seguintes formas:

Transporte público

É possível pegar um ônibus até a Necrópole e o mais fácil é partir do Museu Egípcio. Duas linhas fazem o trajeto, a 355 e a 357. Se desejar ir de metrô, é possível utilizar a linha 2 até a estação de El Gizé, que é a mais próxima das Pirâmides de Gizé. De lá, será necessário pegar um micro-ônibus (linha 900 ou 997). O transporte público é a opção mais barata para a visitação, já que cada passagem custa apenas EGP 2.

Excursões

Mas se o que você busca é maior facilidade, fechar uma excursão é a melhor escolha. Diferentes pacotes de excursão são vendidos em agências de turismo próximas à Praça Tahrir ou até mesmo em hotéis. Todas oferecem carro privado, motorista e um guia turístico, alguns que até mesmo falam português. Excursões custam cerca de EGP 500 e normalmente não incluem o ingresso de entrada para as pirâmides.

Uber ou táxi

Para visitar as Pirâmides de Gizé de forma mais barata do que as excursões, mas com mais conforto do que transportes públicos oferecem, Uber e táxi podem ser melhores opções.

O táxi no Cairo é dividido em três tipos que se diferem pelo conforto e comodidade. E o preço da viagem vai depender da negociação com o motorista, mas fica em torno de EGP 150. Já para pegar um Uber não é preciso negociar, a corrida fica aproximadamente EGP 120 e o conforto é mais garantido.

Seja qual transporte você escolher, é bom planejar sua viagem levando em conta o quanto você quer gastar para se locomover e quantas pessoas vão te acompanhar nessa aventura.

Continua após o anúncio

História das Pirâmides de Gizé

As Pirâmides de Gizé são as mais famosas do Egito, ainda que não sejam as únicas. A fama das Grandes Pirâmides, Queóps, Quéfren, Miquerinos e a Grande Esfinge, que são as principais do complexo, se dá por sua antiguidade: elas foram construídas há 2.700 anos a.C..

Os nomes das pirâmides se devem aos faraós do Egito Antigo que ordenaram suas construções como seus túmulos. A Esfinge é a escultura milenar construída para proteger as tumbas, já que essa é uma criatura mitológica guardiã que tem a cabeça de um ser humano e o corpo de um leão.

Como conhecer as Pirâmides de Gizé

A grandiosidade das Grandes Pirâmides de Gizé são uma atração por si só. Elas proporcionam uma das paisagens mais únicas do mundo. A construção demonstra a tecnologia e a cultura milenar dos egípcios, com um tamanho e complexidade enormes. Não é à toa que essa é a única das sete maravilhas do mundo antigo que ainda está inteira. Ao planejar sua visita as pirâmides, preste atenção nas seguintes informações:

  • Endereço: Al Ahram, Platô de Gizé – Gizé, Egito
  • Horário de funcionamento: a Necrópole de Gizé abre todos os dias das 8h às 16h
  • Valor de entrada: a visitação externa custa cerca de EGP 160. Estudantes têm direito à meia entrada: EGP 80

Muitas pessoas também gostam de conhecer o interior das pirâmides. Não existem objetos dentro desses locais, já que ainda na Antiguidade as tumbas foram saqueadas e todo o ouro e objetos foram levados. No entanto, é possível ver seus sarcófagos, além de procurar pelas passagens e câmaras secretas que acredita-se que existam nas Pirâmides de Gizé.

1. Pirâmide de Quéops

A maior das Pirâmides de Gizé é a de Quéops, com mais de 146 metros de altura que levou 20 anos para ser construída e é conhecida como a Grande Pirâmide. Além disso, o interior de Quéops está cheio de mistérios que até hoje não foram desvendados. Por exemplo, muitos estudiosos acreditam que existem mais do que as três câmaras conhecidas, mas as entradas ainda não foram descobertas.

  • Valor de entrada para o interior da pirâmide: EGP 360

2. Pirâmide de Quéfren

A única das pirâmides que ainda tem seu topo intacto, a Quéfren tem 136 metros de altura. É pela preservação de sua parte superior que o pico é mais claro que o corpo da pirâmide, já que ainda é revestido com as pedras calcárias originais de 2520 a.C. Dentro, é possível visitar a câmara funerária do faraó Quéfren.

  • Valor de entrada para o interior da pirâmide: EGP 60

3. Pirâmide de Miquerinos

Entre as Pirâmides de Gizé, a de Miquerinos é a menor, com 62 metros de altura. Isso porque o faraó de mesmo nome morreu com apenas 26 anos e a pirâmide precisou ser finalizada às pressas para que seu túmulo pudesse ser utilizado. É por isso também que sua cor é mais escura: ela foi construída com materiais de menor qualidade. Dentro, há esculturas do faraó Miquerinos e sua câmara mortuária.

  • Valor de entrada para o interior da pirâmide: EGP 60

4. Grande Esfinge

Além das Pirâmides, outra grande atração do complexo de Gizé é a Esfinge, uma escultura de mais de 20 metros de altura e 73 metros de largura. Ela tem a cabeça de um ser humano, que dizem ser o rosto do faraó Quéfren, e o corpo de um leão. Os egípcios antigos acreditavam que a Esfinge simbolizava sabedoria e poder. O mistério sobre a falta de nariz da escultura é algo que até hoje não foi solucionado.

5. Museu da Barca Solar

Uma famosa atração das Pirâmides de Gizé é o Museu da Barca Solar, que contém uma barca funerária intacta e em tamanho completo. A barca solar era utilizada para cruzar o rio Nilo com a múmia do faraó Queóps e depois foi enterrada próxima a sua pirâmide para ser usada em sua vida após a morte. É uma visão realmente única da tecnologia do Egito Antigo.

  • Endereço: Pirâmides de Gizé, Nazlet El-Semman, Al Haram – Gizé, Egito
  • Horário de funcionamento: Todos os dias, das 8h30 às 16h
  • Valor de entrada: EGP 60 ou EGP 30, a meia entrada

6. Passeio de camelo

O passeio de camelo é uma das mais tradicionais atrações para quem visita as Pirâmides de Gizé. Custa aproximadamente EGP 100 para andar por meia hora. Há guias para ajudar os turistas a montar e andar corretamente no animal.

Conhecer as Pirâmides de Gizé é viajar pela história e observar alguns dos maiores feitos da humanidade. É algo único!

Onde comer nas Pirâmides de Gizé

A comida típica do Egito é baseada em grãos e é famosa por seu tempero. Experimentar um pouco da culinária local é aproveitar o melhor de quibes, pães, carnes e saladas. O melhor é experimentar diferentes restaurantes que ficam na região das Pirâmides de Gizé, principalmente no Cairo.

Para quem gosta de carnes, o restaurante Abu Shakra é uma ótima opção. Famoso pela diversidade e por sua carne grelhada, é possível aproveitar o melhor dos pratos carnívoros típicos do Egito. Outra opção famosa é o Fish Market, considerado uma parada obrigatória para quem vai ao Cairo. O peixe grelhado com pão feito na hora é famoso entre os turistas.

E para quem quer comer algo em meio a visitação, o Felfela, uma mistura de restaurante com fast food, fica em frente às Pirâmides de Gizé. Ali você vai encontrar desde comidas típicas até sanduíches e tudo por um preço acessível.

Aproveite os preços acessíveis do Cairo para conhecer um pouco da culinária árabe e seus chás. É uma experiência imperdível!

Onde ficar para visitar as Pirâmides de Gizé

Ficar perto das pirâmides ou na cidade do Cairo? Tudo depende do quanto você pretende gastar e como será sua viagem. Algumas das melhores opções para garantir o conforto e a tranquilidade da sua viagem:

1. The Square Boutique – $$

Uma escolha que garante um bom custo-benefício é o The Square Boutique. A diária tem um preço mais acessível e ainda inclui o café da manhã. Os quartos são espaçosos, confortáveis e alguns contam com varandas e uma linda vista da cidade do Cairo. Além disso, esse hotel fica a apenas cinco minutos da Praça Tahrir e do Museu Egípcio.

  • Endereço: Praça Talaat Harb, 3 – Cairo, Egito

2. Marriott Mena House – $$$$

Na cidade de Gizé, com uma vista incrível para as pirâmides, fica o Marriott Mena House. O hotel de luxo conta com quartos espaçosos e confortáveis e também com um restaurante de alta gastronomia para que os hóspedes possam aproveitar. Como a cidade de Gizé fica bem próxima do Cairo, essa pode ser uma ótima opção para quem quer praticidade na hora de visitar as pirâmides.

  • Endereço: Rua das Pirâmides – Gizé, Egito

3. Fairmont Nile City – $$$

O Fairmont Nile City também é um hotel luxuoso, mas é mais barato que o Marriott e fica no Cairo. O Fairmont conta com um atendimento famoso em todo o mundo, quartos grandes e confortáveis e decoração elegante, seus principais atrativos. Além disso, ele fica na região central da cidade e facilita a locomoção por pontos turísticos.

  • Endereço: Corniche El Nile, Ramlet Beaulac – Cairo, Egito

Independentemente do local escolhido, é possível encontrar conforto e facilidade para aproveitar o melhor da sua viagem.

Dicas de quem já foi às Pirâmides de Gizé

Para você se preparar ainda mais para sua viagem, o melhor é ver um pouco da experiência de quem já conhece as Pirâmides de Gizé. Abaixo separamos três vídeos que mostram um pouco de como é essa aventura:

Dentro das Pirâmides do Egito

Esse vlog do Diogo Kyrillos mostra um pouco da magnitude do que é visitar as partes internas das Pirâmides de Gizé. Confira!

Pirâmides do Egito e a Esfinge

Confira um tour por todo o complexo arqueológico de Gizé com detalhes dos melhores pontos a se conhecer.

Por dentro das pirâmides

Já o canal Prefiro Viajar mostra como é o interior das pirâmides e como fazer essa visita especial.

Preste atenção nessas dicas e curta tudo de melhor que as Pirâmides de Gizé têm a oferecer.

Mais fotos das Pirâmides de Gizé que vão tirar o seu fôlego

Abaixo você pode conferir mais algumas imagens das maravilhas que te esperam ao visitar essa histórica e linda parte do Egito.

1. As paisagens que as Pirâmides de Gizé fornecem são de tirar o fôlego

2. O simples fato de existirem há mais de 2.700 a.C. é impressionante

3. Conhecer seu interior é uma viagem na história da humanidade

4. E as experiências nas Pirâmides de Gizé são únicas

5. Mesmo se você não quiser andar nos camelos, observar sua beleza também é incrível

6. A vista aérea das Pirâmides de Gizé é algo de outro mundo

7. Todo o complexo é cheio de beleza

8. E os hotéis que ficam próximos oferecem o melhor serviço

9. Os monumentos das Pirâmides de Gizé fazem parte da história humana

10. Assim como as próprias pirâmides, que são uma paisagem milenar

11. O pôr-do-sol nas Pirâmides de Gizé é uma visão única

12. A grandiosidade das construções é simplesmente impressionante

13. E os mistérios antigos continuam a encantar os visitantes

14. As Pirâmides de Gizé têm tudo para ser uma viagem incrível

15. É um lugar simplesmente mágico

E então? Está com as malas preparadas para conhecer as Pirâmides de Gizé? E caso queira estender um pouco a viagem, este roteiro vai te mostrar tudo que precisa saber para aproveitar a cidade do Cairo.