25 pontes incríveis pelo mundo afora

Dizem que sonhar com pontes significa a abertura de novos caminhos para a felicidade e sucesso, mas conhecer essas lindas pontes pode significar que sua viagem foi incrível. Confira nossa seleção com nossas 25 pontes favoritas!

Publicidade

1. Brooklyn Bridge, EUA

Com quase 14 anos de construção, a icônica Brooklyn Bridge foi oficialmente inaugurada em 1883 e desde então estampa cartões postais de Nova York. Além de sua beleza, a ponte também é importantíssima para o funcionamento da Big Apple, já que passam, aproximadamente, por lá 4 mil pessoas, 120 mil veículos e 3 mil ciclistas por dia.

2. Ponte Khaju, Irã

Essa bela ponte serve como um bom exemplo do potencial da arquitetura árabe. Construída no século XVII, a ponte também controla o fluxo da água e contava com pavilhões exclusivos para o rei Shah Abbas II, mas que hoje estão abertos para o público.

3. Golden Gate Bridge, EUA

Uma lista sobre pontes não poderia deixar a Golden Gate Bridge de fora, né? A famosa ponte custou mais de 27 milhões de dólares e demorou aproximadamente quatro anos para ficar pronta, sendo inaugurada em 1937. Sua cor alaranjada foi inspirada pelo clima quente do estado da Califórnia.

4. Ponte da Lua, Taiwan

Localizada perto do centro industrial de Taiwan, no parque DaHu, a Ponte da Lua soma sua forma excêntrica ao reflexo nas águas cristalinas do lago e cria uma paisagem digna de um filme do Tim Burton.

5. Cachoeira Latefossen, Noruega

A Latefossen é uma cachoeira norueguesa com mais de 160 metros de altura. Sua ponte se mistura com a paisagem, criando um clima bucólico sem igual.

6. Cachoeira Schiessentümpel, Luxemburgo

Com uma ponte de pedra e madeira acima de uma cachoeira dessas quem precisa de explicação?

7. Puente Nuevo, Espanha

Conhecida aqui no Brasil como Ponte Nova, essa magnífica construção é considerada um dos monumentos mais importantes de Ronda. Com mais de 98 metros de altura, a ponte foi finalizada em 1793 e contribuiu para a expansão urbana da cidade.

8. Ponte Hermitage, Escócia

A ponte de pedra foi finalizada em 1770. Sua construção parece tão natural que dá a impressão de que a ponte está “brotando” no parque.

Publicidade

9. Tollymore, Reino Unido

O parque de Tollymore conta com muitas pontes de pedra incríveis, mas a que ilustra esse tópico já é amada e conhecida pela maior parte dos turistas.

10. Pont du Gard, França

A Pont du Gard, na França, foi construída há mais de dois mil anos e funcionou como um aqueduto que levava mais de 40 mil metros cúbicos de água às cidades romanas por dia.

11. Rialto, Itália

A Ponte de Rialto é a ponte em arco mais antiga sobre o famoso Grande Canal, na cidade de Veneza. Por mais que sua primeira versão tenha sido feita ainda no século X, a ponte em arco e de pedra que conhecemos hoje foi inaugurada “apenas” em 1591. Uma curiosidade interessante é que as autoridades de Veneza declinaram projetos de nomes como Michelangelo e Andrea Palladio por considerar suas ideias inadequadas para a necessidade da cidade.

12. Ponte Vecchio, Itália

Assim como a Ponte de Rialto, a Ponte Vecchio também é uma ponte em arco italiana, mas sobre o rio Arno, em Florença. A data de sua construção original é desconhecida, sendo que se acredita que a ponte surgiu ainda na época do Império Romano, mas foi destruída pelas enchentes do rio no século XII. Sua versão que conhecemos surgiu em 1345 e se acredita que Hitler ordenou a não destruição da ponte durante a Segunda Guerra Mundial.

13. Helix Bridge, Cingapura

Em 2010, quando foi inaugurada em Marina Bay, a Helix Bridge foi a primeira ponte em curva do mundo, e sua estrutura metálica quase a fez ser chamada de Ponte DNA. A ponte foi criada para o uso de pedestres e também conta com exposições de artistas locais algumas vezes por ano.

14. Seven Mile Bridge, EUA

Aberta em 1982, a Seven Mile Bridge era uma das pontes mais longas do mundo na época de construção. Com mais de 10 quilômetros de distância, a ponte na verdade são duas: a nova, um pouco mais curta e aberta para veículos, e a velha, aberta para ciclistas e pedestres. Acontece anualmente a “Seven Mile Bridge Run”, quando a ponte é fechada por cerca de três horas para a corrida comemorativa.

15. Kintai Bridge, Japão

A Kintai Bridge fica dentro do famoso parque japonês Kikkou Park, amado pelos turistas principalmente durante o florescimento das cerejeiras.

16. Nelson Mandela Bridge, África do Sul

A Nelson Mandela Bridge foi inaugurada em 2003 e homenageia o primeiro presidente da África do Sul. O sistema de iluminação da ponte foi atualizado pela Philips devido à Copa de 2010, sendo que agora as luzes são de LED e variam de cor, criando um espetáculo noturno.

17. Ponte Széchenyi Lánchíd, Hungria

A Ponte Széchenyi Lánchíd, conhecida também como Chain Bridge, possui mais de 300 metros de extensão e foi inaugurada em 1849. A construção em Budapeste foi motivada principalmente para ligar a Praça Roosevelt, onde fica o Palácio Gresham e a Praça Adam Clark, onde fica a Pedra do Quilômetro Zero e o Castelo de Buda. Na época de sua inauguração, a ponte foi considerada uma das maravilhas da engenharia do mundo.

Publicidade

18. Chengyang Bridge, China

Essa pequena ponte de apenas 65 metros foi inaugurada em 1912. Ligando duas vilas populosas, a ponte segue o estilo da arquitetura chinesa.

19. Rakotz Brücke, Alemanha

A Rakotz Brücke faz parte do grupo de pontes europeias chamadas Pontes do Diabo, devido às suas formas, graça ou importância econômica que foram construídas na era medieval. Antigas lendas europeias contavam que essas pontes foram construídas com a ajuda, pelo interesse ou até contra a vontade, de demônios, explicando seus formatos que desafiam as leis da engenharia da época.

20. Konitsa Bridge, Grécia

Construída em 1871, a Konitsa Bridge é a segunda tentativa de colocar uma ponte sobre o rio Aoos, pois a primeira foi destruída.

21. Cataratas Multnomah, EUA

Considerada uma das cachoeiras mais lindas de todo o território norte-americano, as Cataratas Multnomah contam com uma ponte que te proporciona uma visão de tirar o fôlego.

Publicidade

22. Stari Most, Bósnia e Herzegovina

A Stari Most, cujo nome pode ser traduzido para Ponte Velha, é uma ponte em Mostar, na Bósnia e Herzegovina, foi construída em 1557. 427 anos depois, em 1993, a ponte foi destruída durante a guerra da Bósnia, sendo que sua reconstrução e inauguração aconteceu em 2004.

23. Puente del Alamillo, Espanha

Inaugurada em 1992 em Sevilha, a Puente Del Alamillo atravessa o Canal de Alfonso XIII e dá acesso à península Isla de La Cartuja. A ponte foi construída para melhorar o acesso ao festival Seville Expo ’92, que aconteceu em fazendas de bananas da península.

24. Tower Bridge, Inglaterra

O nome da Tower Bridge (Ponte da Torre em tradução livre) é bem autoexplicativo. Inaugurada em 1894, a ponte é um dos pontos turísticos mais famosos de Londres, aparecendo em diversos filmes como “007: O Mundo Não É O Bastante”, “O Retorno da Múmia”, ” O Diário de Bridget Jones” e “Sherlock Holmes”.

25. Eitai Bridge, Japão

Sobre o famoso Rio Sumida está a ponte Eitai, que ilumina ainda mais a Tóquio noturna. Sua beleza é amada por moradores locais, turistas e fotógrafos do mundo todo. Porém, sua história não é tão bela: em 1807, durante um festival chamado Tomioka Hachimangu (que acontece a cada 12 anos até os dias de hoje), mais de 1800 pessoas estavam na versão de madeira da ponte, fazendo com que ela cedesse. O acidente teve cerca de 1400 mortes e desaparecimentos.