14 pontos turísticos de Fortaleza que são legais e gratuitos

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Com mais de 2,5 milhões de habitantes, Fortaleza é uma cidade que você não pode deixar de conhecer, pois é super atrativa dia e noite e conta com os mais variados tipos de programas, desde passeios culturais, até praias belíssimas e outros pontos de interesse como igrejas ou ruas convidativas às compras.
Além disso, não tem nada melhor do que visitar lugares novos e se divertir com a família quando o custo para o bolso é praticamente zero, né? Pensando nisso, listamos alguns pontos turísticos gratuitos na capital do Ceará que você poderá conhecer — sem preocupação — nas suas próximas férias!

1. Praça José de Alencar

A Praça José de Alencar foi batizada em 1929, é uma das mais antigas de Fortaleza e, entre seus destaques, está a estátua do autor homenageado em questão. Por lá foram gravadas cenas de romances famosos como Iracema, O Sertanejo, O Gaúcho e O Guarani.
O local, que conta com uma energia incrível e hoje é bastante frequentado por artistas populares e ambulantes, ainda é um ponto importante da história do Ceará e sem dúvidas vale a sua visita!

2. Mercado Central

IStock

O Mercado Central é um dos pontos turísticos mais visitados pelos turistas de Fortaleza. O local foi inaugurado em 1998, conta com mais de 500 lojas distribuídas em cinco pavimentos e oferece uma incrível variedade de produtos e lembranças, como esculturas de artesanato, cachaças variadas, castanhas, artigos em couro, sapatos, toalhas de rendas, redes e muito mais. É uma excelente alternativa para quem quer fazer compras com precinhos bem justos!

3. Espigão de Iracema

Quer conhecer uma vista de tirar o fôlego? Faça uma visita ao Espigão de Iracema, que fica próximo ao aterro da Praia de Iracema. Além de ser um ponto super estratégico para admirar o fim de tarde e contemplar o pôr do sol, é um ótimo local para fazer passeios descontraídos, caminhadas ao ar livre e tirar fotos.

4. Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar

Apontado como um dos principais centros culturais do Brasil, o Centro de Arte e Cultura Dragão do Mar conta com biblioteca, planetário, salas de cinema, teatro, auditórios, espaço para exposições e também uma incrível área verde, onde são realizadas apresentações musicais em épocas festivas, como Festas Juninas.
Além disso, por lá você conhece também o Museu de Arte Contemporânea e o Museu da Cultura Cearense, entre outros espaços culturais imperdíveis. E mais: o Dragão é um ótimo local para curtir bastante a vida noturna, pois oferece boas opções de restaurantes, bares e cafeterias ao ar livre.

5. Rua Travessa do Crato

A Travessa do Crato é uma rua pequena e bem famosa na região, que conta com diferentes lojinhas cheias de elementos que remetem às tradições da vida no interior, desde penicos e celas de cavalo até comidinhas e doces típicos.
Além disso, a maioria das lojas preserva as características dos comércios antigos do velho centro, levando os visitantes a uma volta ao passado. Entre as mais populares, está a loja Raimundo dos Queijos, que é uma espécie de mercado com produtos regionais deliciosos.

6. Praia do Futuro

Considerada um verdadeiro oásis no meio da cidade, a Praia do Futuro está localizada a 10 km do centro e é um dos principais pontos turísticos de Fortaleza. Conta com uma boa estrutura para banho e diversas opções de barracas, para você curtir bastante o dia, com direito a excelentes comidinhas. A dica aqui é que você chegue bem cedo para encontrar um lugar ao sol, pois o local costuma ficar cheio praticamente o dia inteiro!

7. Ponte dos Ingleses

IStock

Se você procura por um bom passeio para o final da tarde, não deixe de conhecer a Ponte dos Ingleses, que é um dos símbolos de Fortaleza e irá te proporcionar um pôr do sol belíssimo e inesquecível.
Construída no início do século XX, a ponte foi bastante utilizada para atividades portuárias antes da construção do Porto de Mucuripe, porém hoje é um ótimo ponto de encontro de amigos ou casais apaixonados.
A estrutura conta com uma armação de madeira em toda a sua extensão, o que proporciona ver o mar debaixo dos pés e até mesmo sentir o respingo da água quando ela bate nas pedras.

8. Praça dos Mártires

A Praça dos Mártires é a mais antiga da cidade e originalmente foi dividida em três níveis diferentes, um para cada classe social (baixa, média e alta).
Além de contar mais sobre a história da cidade, o Passeio Público (como também é popularmente conhecida) traz mais charme para o centro histórico com seu bosque, fonte e apaixonante vista para o mar. Foi por lá também que ocorreu o assassinato dos revolucionários da Confederação do Equador em 1830, dando origem ao seu nome.
O local foi totalmente revitalizado em 2007 e hoje é uma ótima programação cultural. Nos finais de semana, por exemplo, acontece a tradicional “Feijoada com chorinho” acompanhada da maravilhosa caipirinha no Café Passeio. Aproveite também para fazer piqueniques com a criançada!

9. Jardim Japonês

Com um encantador projeto arquitetônico, o Jardim Japonês está localizado na Avenida Beira Mar e é um dos pontos turísticos preferidos dos turistas, já que além de pequeno, é super aconchegante e rende lindas fotografias, até mesmo durante a noite, devido à iluminação típica oriental.

10. Avenida Beira Mar

IStock

Essa é uma das vias mais famosas de Fortaleza, pois margeia a orla urbana da capital e passa por bairros importantes como Meireles, Iracema e Mucuripe. Também é um bom ponto de encontro dos amantes de esportes, corredores, skatistas e patinadores, e conta com diversos hotéis, bares e restaurantes.
Não deixe de fazer uma caminhada pelo calçadão e conhecer a Feira de Artesanato, que é considerada um programa imperdível na cidade e oferece grande variedade de produtos, como vestidos, sapatos de couro, tecidos bordados, castanhas, entre outros.

11. Theatro José de Alencar

O belíssimo Theatro José de Alencar é apontado como uma das construções mais importantes da cidade e também um dos programas culturais mais imperdíveis. Ele foi inaugurado em junho de 1910, já recebeu grandes atrações e é utilizado até hoje para diferentes apresentações.
Criado no estilo neoclássico, o edifício se destaca por seus vitrais coloridos, pinturas no teto e também pelo jardim projetado pelo paisagista Burle Marx, que agrada bastante todos os visitantes.
O local é aberto ao público e oferece visitas guiadas gratuitas com duração de uma hora.

12. Museu do Ceará

Que tal conhecer mais detalhes da história da região? Para isso, visite o Museu do Ceará, que fica no centro de Fortaleza e está instalado em um edifício inaugurado em 1871. Por lá você encontra um grande acervo de peças famosas, como o Bode Ioiô, relíquias interessantes como o chapéu, bengala e batina do Padre Cícero, um punhal que pertenceu ao cangaceiro Lampião, a primeira planta da cidade, entre outros artigos.
Há também uma exposição dividida em oito temas diferentes que mostram as fases que o estado viveu, como os povos indígenas, o poder das armas, a escravidão e o abolicionismo.

13. Centro de Turismo

O Centro de Turismo do Ceará é um destino perfeito para os visitantes que desejam encontrar lojinhas de artesanatos e peças típicas da região. Seu movimento é mais tranquilo que o Mercado Central e oferece praticamente os mesmos itens, como roupas, rendas, tecidos, castanhas, cachaças, chaveiros, bolsas, etc.
Antigamente, o local funcionava como uma antiga cadeia pública de Fortaleza. Já nos dias atuais, além das mais de cem lojas, funcionam ainda dois museus, o de Arte e Cultura Popular e o de Minerais. Vale a pena conhecer!

14. Fortaleza Nossa Senhora da Assunção

Construída pela primeira vez em 1649 no período da segunda invasão holandesa no Brasil, a Fortaleza Nossa Senhora da Assunção, que foi nomeada na época de Forte Schoonenborch, abriga atualmente a sede da 10ª Região Militar do Exército e é aberta ao público com visitas guiadas. Afinal, não dá para viajar para Fortaleza sem visitar um forte, né?

Para quem pensa que Fortaleza se resume em praias, sol, balada e muita curtição, aqui está a prova de que é possível também conhecer lugares incríveis como praças, museus e outros locais repletos de cultura, que representam histórias surpreendentes, sem precisar colocar a mão no bolso.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB