12 pontos turísticos em Bilbao, essa cidade Basca que você precisa visitar

Escrito por Bruno Mendes

A viagem para a Espanha ficará ainda melhor se você reservar alguns dias para conhecer os principais pontos turísticos em Bilbao. A cidade Basca, situada em território espanhol, é capital da província de Biscaia e tem pouco menos de 400 mil habitantes. Com o passado rico, tão bem representado em seus museus e centros culturais, Bilbao também é um encanto aos olhos dos apaixonados por designs modernos e criativos, que estão presentes em muitas das construções que ornamentam o perímetro urbano.

A boa gastronomia e a atmosfera bucólica que o viajante poderá sentir, por exemplo, ao fazer um passeio de barco pelo rio Nervion, são mais dos bons aspectos desse destino que merece ser visitado no Velho Continente. E para facilitar a elaboração da sua listinha de pontos para serem visitados, o Viajali indica alguns dos mais interessantes pontos turísticos em Bilbao.

1. Museu de Belas Artes de Bilbao

O Museu de Belas Artes de Bilbao surgiu da união do Museu de Arte Moderna com o de Belas artes em 1945. Hoje o monumento tem mais de 6 mil obras no acervo: entre gravuras, pinturas, desenhos e outros tipos de representações da arte basca, barroca e contemporânea.

Coleções de artistas como Echevarria, Arteta, Goia, El Greco, Bacon podem ser contempladas em um espaço bonito e muito organizado, que funciona de Terça e Domingo das 10h às 22 horas, ou seja, há tempo de sobra para dar uma passada por lá.

2. Plaza Nueva

Construída em 1849 e contornada por construções em estilo neoclássico, a Plaza Nueva fica na região histórica de Bilbao e é aquele típico lugar em que o turista pode parar para tirar fotos, conversar com os amigos ou sentar na mesa dos bares e restaurantes para beber e comer algo.

3. Museu Guggenheim

O imponente Museu Guggenheim é a atração turística mais famosa de Bilbao. Construído em 1997 e situado às margens do rio Nervión, o formato curvilíneo de suas extensas paredes metálicas chamam a atenção do viajante já de longe. É a típica criação arquitetônica que
se comunica com esse século e que, até de maneira simbólica, destaca Bilbao como uma cidade moderna e inovadora.

Contando com milhares de visitantes anuais, o Guggenheim foi responsável por um impulso na economia da cidade basca e apresenta exposições que mudam periodicamente e apenas uma definitiva, a The Matter of Time: esculturas feitas de aço do artista Richard Serra.

4. Parque Doña Casilda

Embora tenha pontos de badalação e seja uma cidade desenvolvida e arrojada, Bilbao tem características bucólicas e as lindas áreas dos parques verdes contribuem nesse aspecto. O extenso Parque Doña Casilda é um lugar interessante para o visitante descansar, respirar o ar puro e apreciar a natureza.

São mais de 1500 árvores de 71 especies oriundas de todos os continentes, lagos com pequenas ilhotas de onde saem patos, cisnes e até um pavão.

5. Casco Viejo

O Bairro Casco Viejo – também identificado como Siete Calles(sete ruas) – é onde fica o Centro Histórico de Bilbao. Localizada entre o rio Nervion e a catedral, a região é indicada para quem tem apreço por muito movimento ou deseja curtir a vida noturna da cidade em alguns dos muitos(e excelentes)restaurante e bares das charmosas ruas estreitas.

Não deixe de visitar o Mercado de La Ribeira e, é evidente, observar o ir e vir de moradores e turistas e fazer vários registros fotográficos em um local tão animado e interessante.

6. Mirador de Artxanda

E por falar em fotografia…Se você não abre mão da oportunidade de encontrar um lugar mais alto para tirar aquelas fotos lindas da paisagem urbana da cidade, deve ir ao Mirador de Artxanda. A atração é acessada por uma locomotiva que sai de uma estação próxima à ponte de Zubizuri e na parte alta dá para observar diversas partes de Bilbao, principalmente se o dia estiver ensolarado.

O visitante também irá apreciar as áreas verdes e esculturas do parque, em especial a Huella Digital, uma obra criada para homenagear os mortos na Guerra Civil Espanhola.

7. Provar os tradicionais Pintxos

Show a parte que é, a culinária basca é tão variada que não dá para citar todas as delícia, mas camarões grelhados, lombo de porco e os tradicionalíssimos Pintxos, petiscos com várias receitas que são servidos em restaurantes mais sofisticados ou mesmo naqueles bares mais ‘pé-sujos’ são recomendados.
Os pintxos são servidos em muitos lugares de Bilbao, mas se, em especial, você tiver passando pela Plaza Nueva, não deixe de experimentar essa delícia em alguns dos restaurantes de lá. As opções nessa parte da cidade são elogiadíssimas.

8. Teatro Arriaga Antzokia

O teatro Arriaga Antzokia, cujo prédio em estilo neobarroco foi erguido no final do século 19, é uma das mais belas e importantes casas de espetáculo da cidade.

Inspirado na Ópera de Paris, o monumento recebeu o nome do músico bilbaiano Juan Crisostomo Arriaga, que era chamado de Mozart espanhol e morreu pouco antes de completar 20 anos. Mesmo em pouco tempo de vida, o músico compôs importantes obras que ainda hoje integram a programação musical da casa.

9. Passeio de barco pelo rio Nervion

É uma excelente ideia fazer um passeio de barco pelo rio Nervión e observar com muita calma diferentes pontos da cidade. A embarcação sai do centro e no percurso é possível contemplar o Guggenheim, outros museus, pontes e todas as construções históricas por uma perspectiva indescritível.

10. Museu Marítimo de Bilbao

Os apaixonados por embarcações não podem deixar de ir ao Museu Marítimo de Bilbao, um belo espaço com barcos, boias, âncoras e todos os outros acessórios que são habituais na vida marítima.

11. Centro Cultural La Alhondiga

O La Aldihondia é um moderníssimo espaço de cultura inaugurado em Maio de 2010 que é tão ( ou mais, será?) espetacular quanto o Guggenhein. Logo no térreo há 43 colunas de sustentação decoradas de maneira bem peculiar e no interior há salas de exposições, cinema, lojas, ginásio, piscina e restaurante.

Todo o espaço foi remodelado como centro de cultura há poucos anos, mas o edifício foi construído no início do século 20 e então funcionava como um armazém de vinho.

12. Plaza Moyua

A Plaza Moya é um dos lugares que mais agradam os moradores de Bilbao. Construída na década de 1940 pelo arquiteto José Luís Salinas, ela foi restaurada em 1997, quando foram alocados bancos novos e postes modernos, e hoje é um excelente lugar para sentar, ler um livro e tirar muitas fotos.

Bilbao é um espetáculo arquitetônico tanto para saudosistas quanto para os mais moderninhos. Quer diversão, cultura e arte? Pode comprar a passagem!

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB