15 pontos turísticos legais em Salvador, a capital cultural do Brasil

Por
Atualizado em 13.03.24

Salvador é um encanto. Além de ter uma das festas de Carnaval mais celebradas do país, a capital da Bahia abriga lindas praias, monumentos históricos, uma culinária marcante e atrações que agradam visitantes de todos os estilos. Quer curtir suas férias em um lugar que celebra a diversidade de ritmos e pessoas todos os dias? Confira os melhores pontos turísticos para visitar em Salvador!

Publicidade

1. Pelourinho

O Pelourinho é um bairro da capital baiana situado no centro histórico. Uma das principais atrações turísticas de Salvador, o Pelô – como é conhecido popularmente – reúne as riquezas arquitetônicas barrocas dos séculos passados, em suas igrejas e casinhas.

As ruas e vielas enchem-se de turistas tanto pelo dia quanto à noite. Há excelentes bares e restaurantes para o viajante curtir, enquanto sente na pele toda a atmosfera de um ambiente com a história viva e preservada. Passeio imperdível!

2. Mercado Modelo

Principal espaço comercial para o artesanato em Salvador, o Mercado Modelo foi construído no século 19 – mais precisamente em 1861 – e fica localizado na Cidade Baixa. Há vários boxes que comercializam produtos artesanais e as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim.

No lado de fora do  mercado, tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional, o turista poderá apreciar apresentações de capoeira e até comprar um berimbau.

3. Praia da Barra

A praia, que também é identificada como Porto da Barra, fica perto do centro de Salvador e possui ambulantes que vendem cerveja, água, refrigerante e alguns petiscos, sendo apreciada por moradores e turistas que gostam de passar o dia comendo e bebendo entre um mergulho e outro. Como as águas são quentinhas e calmas, é ideal para quem tem crianças ou não gosta de mares agitados.

4. Farol da Barra

O Farol da Barra, erguido em 1698, está localizado no Forte de Santo Antônio da Barra – a mais antiga construção militar do Brasil (que data de 1534) – e é um dos pontos turísticos mais conhecidos em Salvador, sendo identificado por turistas de outras cidades como um monumento símbolo da cidade.

Quem vai ao forte poderá agendar uma visita e subir a torre de 22 metros de altura, para apreciar o visual e conhecer a estrutura interna do monumento. Dentro do forte, o visitante poderá conhecer o Museu Náutico da Bahia, que possui instrumentos de navegação, peças arqueológicas e uma verdadeira mostra do que há de mais representativo nos acontecimentos militares que marcaram a história da primeira capital brasileira.

5. Praia do Flamengo

Gosta de sossego, brisa e banhos em águas mornas? Conheça a Praia do Flamengo. Situada a aproximadamente 30 quilômetros da região central de Salvador, ela possui barracas grandes e com excelente infraestrutura para quem deseja curtir o sol sem abrir mão do conforto. Vale a pena tirar um dia para dar uma escapada das áreas mais efervescentes da cidade e conhecer esse paraíso.

Publicidade

6. Elevador Lacerda

Situado em frente ao Mercado Modelo, o Elevador Lacerda é, da mesma forma que o Farol da Barra, um monumento que simboliza Salvador. Ele faz a ligação entre a Cidade Alta e a Cidade Baixa e, quando foi inaugurado, em 1863, era considerado o elevador mais alto do mundo, com seus imponentes 73 metros de altura.

Em média, 750 mil baianos e turistas fazem a viagem de 22 segundos por mês. O equipamento foi restaurado em 2002 e toda a sua estrutura é muito bonita.

7. Praia de Itapuã

Saudada em versos de Vinicius de Moraes e Caetano Veloso, a Praia de Itapuã é uma das mais queridas pelos baianos. Além do famoso farol, ela é envolvida por pedras, águas claras, coqueiros e as piscinas naturais que são formadas em momentos de maré baixa.

8. Acarajé da Cira – o mais famoso de Salvador

Se você está por Itapuã, não pode deixar de experimentar o Acarajé da Cira, sempre reverenciado como o melhor de Salvador. O delicioso bolinho de feijão é a mais famosa das receitas baianas e, diante de todo o sucesso, é vendido em praticamente qualquer cidade brasileira. Mas quem já foi a Salvador sabe muito bem que o quitute vendido por lá tem qualidade diferenciada, e o da Cira desponta como o melhor dos melhores.

A baiana, que trabalha há mais de 30 anos preparando e vendendo a receita, conta com 35 funcionários em seu estabelecimento. Sentiu aquela fome? Já sabe aonde ir!

9. Ilha dos Frades

Um refúgio perfeito em Salvador, a Ilha dos Frades reúne praias com águas cristalinas e tranquilas, como a belíssima Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, além dos melhores restaurantes de frutos do mar da região. O passeio pode demorar de 3 a 5 horas, caso opte por explorar as atrações principais sem pousar na Ilha. A viagem de barco até o local pode ser agendada no Terminal Turístico Náutico da Bahia. Ao chegar, é preciso pagar uma taxa de preservação, já que se trata de uma área de proteção ambiental.

10. Igreja de Nosso Senhor do Bonfim

Erguida em 1772, a Igreja de Nosso Senhor do Bonfim é a mais famosa de Salvador. A decoração do interior segue o estilo neoclássico, enquanto a fachada é revestida com azulejos de Portugal do século 19.

A tradicionalíssima “Lavagem do Bonfim” é uma comemoração marcante da cidade. Enquanto os blocos de afoxé tocam, algumas baianas lavam as escadarias em um clima que mescla festividade e fé. Uma infinidade de fitinhas do Senhor do Bonfim decora o lado exterior da igreja!

11. Arena Fonte Nova

O estádio Fonte Nova é o principal templo do futebol na Bahia. Após a reforma para a Copa do Mundo de 2014, ganhou cadeiras novas e banheiros confortáveis, pois foi estruturado no padrão FIFA.

Publicidade

Hoje, Salvador conta com um dos estádios mais modernos do país, e – se houver a sorte de a agenda coincidir – os amantes do futebol não podem deixar de conferir um Bahia x Vitória na passagem por Salvador.

12. Igreja de São Francisco

A Igreja de São Francisco, que foi construída em 1723, é mundialmente conhecida pela belíssima decoração. O templo é um dos principais marcos do barroco entre as construções históricas do Brasil. Os contornos do interior são decorados com ouro, proporcionando um visual incrível logo na entrada. Mesmo se você não for religioso, é recomendado visitar essa igreja, que é um verdadeiro marco arquitetônico do país.

13. Bares do Rio Vermelho

O Rio Vermelho é um dos bairros mais badalados de Salvador, com excelentes bares e restaurantes que aninam a vida noturna da capital e agradam, sobretudo, aos solteiros.

O bairro também conserva ares tradicionais e, em suas suas ruas, é realizada a Festa de Iemanjá no início de fevereiro. Após os barcos partirem para o mar com oferendas, existem festas com muita música baiana.

14. Praia do Buraquinho

Situada perto da foz do rio Joanes, a praia de Buraquinho é ideal para quem também curte banhos de água doce. Ela fica em uma área muito bonita – no município de Lauro de Freitas, a menos de 30 quilômetros de Salvador – e conta com barracas para o visitante petiscar à vontade.

15. Morro do Cristo

Em praticamente todas as viagens, é interessante conferir esculturas bonitas e de grande importância simbólica para a cultura local. O Morro do Cristo chegou a Salvador em 1903 e fica perto da praia da Barra. Embora seja pequena, é uma bela obra de arte.

Com tantos lugares incríveis para visitar, já dá para montar um roteiro completo de passeios na capital baiana. Se você busca também opções para curtir à noite, confira estes bares em Salvador que você precisa conhecer!