Porto Rico: o que fazer na espetacular ilha caribenha

Cenários naturais de cartão-postal, monumentos históricos grandiosos e um povo alegre e receptivo aguardam cada visitante em Porto Rico. Com uma história complexa e peculiar, Porto Rico não é um país, nem colônia e nem sequer um dos estados norte-americanos, mas um ‘Estado Associado’ aos Estados Unidos. Quer entender melhor?

Publicidade

Confira algumas curiosidades, saiba quais são os melhores pontos turísticos e assista vídeos inspiradores que alguns viajantes fizeram sobre o destino. Pode acreditar, você vai querer comprar as passagens o mais rápido possível.

Índice do conteúdo:

Mapa de Porto Rico


Porto Rico é um arquipélago formado pela ilha principal e outras menores, como Culebra, Mona e Vieques. O território fica na região nordeste do Mar do Caribe, mas também é banhado pelo Oceano Atlântico e está situado a oeste das Ilhas Virgens e a lesta da República Dominicana.

Curiosidades sobre Porto Rico

iStock


Gostaria de conhecer boas histórias sobre Porto Rico? Destacamos algumas curiosidades interessantes, veja só:

  • Porto Rico é um ‘Estado Livre Associado’ aos Estados Unidos, ou seja, detém certa autonomia (na elaboração de leis internas, por exemplo), mas estabelece vínculos com o país. O sistema jurídico e político de Porto Rico mantém íntima relação com o norte-americano.
  • Para muitos, a relação entre Estados Unidos e Porto Rico é semelhante a dos norte-americanos com os seus estados.
  • Os porto-riquenhos não elegem um presidente (o qual é o mesmo dos Estados Unidos), mas um governador. Este chefe de governo não tem direito a voto no Congresso americano.
  • A língua oficial de Porto Rico é o espanhol, mas grande parte da população fala inglês fluentemente.
  • Os atores Joaquin Phoenix e Benício del Toro, e o cantor Ricky Martin são personalidades porto-riquenhas saudadas no mundo inteiro.
  • A culinária de Porto Rico é apimentada e uma das mais saborosas do planeta. É mais do que recomendado provar o tradicionalíssimo “arroz con gandules”.

Ao visitar cada ponto turístico de Porto Rico você irá descobrir muito mais sobre a ilha. Ah, e também vai provar outras delícias gastronômicas.

O que fazer em Porto Rico

É claro que você vai querer passear dia e noite, né? Então, fique atento a este tópico. Chegou a hora de saber quais são os melhores pontos turísticos de Porto Rico e se programar para aproveitar a viagem durante todos os momentos do dia.

1. Castillo San Felipe del Morro

Conhecido por muita gente como Forte de San Felipe del Morro, esta fortaleza do século XVI conquista o viajante pela suntuosa estrutura e pela belíssima natureza do entorno.

A atração fica localizada em San Juan, capital de Porto Rico, e recebe mais de dois milhões de visitantes todos os anos.

Publicidade

2. Baía Bioluminescente

Se você não gosta de baladas, mas não quer ficar a noite no hotel assistindo TV, poderá se divertir em um atrativo diferenciado: as baías luminescentes. Lá, existem microorganismos que conferem intensa luminosidade azul à água. Separe a sua melhor máquina fotográfica e programe passeios de caiaque pela Laguna Grande, em Fajardo; ou por La Parguera, em Lajas. O fenômeno é encantador!

3. Culebra

Sem grandes hotéis e agitos noturnos, a ilha de Culebra é perfeita para o viajante que deseja fugir do mundo e relaxar em meio às paisagens impressionantes. O mar azul piscina, as areias claras e o sol que brilha durante boa parte do ano são ótimos para o visitante sentir aquela indescritível paz de espírito.

Culebra é cercada por exuberante vegetação, conta com algumas casas de veraneio e a praia de Flamingo é a mais famosa da região.

4. Centro Histórico de San Juan

San Juan é a mais importante cidade de Porto Rico. Há praias bonitas, bares e restaurantes muito bons, e aquele burburinho típico de regiões com vocação turística. Ao passear pela área urbana, não deixe de conhecer o centro histórico.

Contemplada por casas coloridas centenárias, ruas bucólicas, fortalezas e muita área verde, a região é agraciada com o título de Patrimônio Histórico pela Unesco. Nada melhor do que aprender história em ambientes convidativos, né?

5. Floresta Nacional de El Yunque

Localizada a 56 km de San Juan, a Floresta Nacional de El Yunque oferece espaço para a prática de caminhadas e corridas, rafting nas corredeiras ou mesmo a simples e irresistível contemplação de belas mostras da natureza. O parque, que recebe aproximadamente 600 mil visitantes todos os anos, também possui cachoeiras, piscinas naturais e as áreas de trilhas são muito bem sinalizadas.

6. Paseo Tablado La Guancha

O Paseo Tablado la Gancha é uma das melhores atrações turísticas de Ponce, a segunda maior cidade de Porto Rico. Trata-se de uma calçadão, situado no bairro Playa, de frente para o Mar do Caribe, onde existem restaurantes, lojas de souvenires e aquele delicioso climinha praiano.

7. Plaza Salvador Brau

Situada em meio a área histórica de San Juan, esta praça é o destino ideal para o visitante observar os aspectos de “museu a céu aberto”, que também estão presentes em muitos outros pontos de Porto Rico.

Sentar no banco para descansar entre um passeio e outro, observar a beleza arquitetônica do entorno e tirar muitas fotos será muito agradável.

Publicidade

8. Parque de Bombas

O antigo quartel de bombeiros de Ponce é mais um excelente ponto turístico para o viajante entrar em contato com a história de Porto Rico. Impossível não admirar a estrutura de madeira preta e vermelha, além do caminhão antigo, peças usadas no combate aos incêndios e algumas fotos que ilustram a relevância da corporação. A criançada vai adorar!

9. Cueva Ventana

A Cueva Ventana está no grupo das mais famosas atrações turísticas de Porto Rico e é o destino certo para quem tem aquele espírito aventureiro e não treme com cobras e morcegos que podem aparecer pelo caminho.

Situada em Arecibo, a 80 km de San Juan, a caverna de calcário é acessada por uma trilha. Ao longo do percurso, que dura cerca de 1h30, os turistas poderão observar as belezas naturais de maneira segura. Além de fazer companhia no trajeto, os guias fornecem informações importantes sobre os índios que moraram na localidade.

10. Casa Bacardi

A Casa Bacardi é o mais bacana atrativo turístico de Porto Rico para os amantes de destilados. Na destilaria da famosa marca de Rum, é possível conhecer um pouco sobre o processo de fabricação da bebida, admirar o espaço físico da fábrica e fazer aquela deliciosa degustação.

E aí, gostou das indicações? Fique certo de que Porto Rico reserva muitas outras surpresas. Desbrave esse paraíso e vivencie experiências incríveis!

Dicas de quem já foi a Porto Rico

Agora dá uma olhada nestes vídeos bem interessantes feitos por quem amou Porto Rico. Pode ir se preparando, pois a sua vontade de embarcar para o Caribe vai aumentar ainda mais.

O transporte público em Porto Rico é bom?

Cheio de dicas de passeios, este vídeo oferece valiosas informações sobre o transporte público em Porto Rico, ótimo recurso para quem deseja economizar nos deslocamentos.

San Juan: a surpreendente capital porto-riquenha

Curtinho, mas bem informativo, o vídeo traz um bom exemplo de roteiro para o viajante que vai passar pouco tempo na capital de Porto Rico.

A praia de Isla Verde e um trecho de San Juan

O vídeo da Thalita mostra um dia de muito vento na praia Isla de Verde e em parte da área urbana de San Juan. É tudo muito informal, quase como se você tivesse fazendo o passeio ao lado dela e admirando todas as novidades.

A lagoa de Condado é um espetáculo

Com certeza você vai ficar convencido de que vale a pena conhecer esta lagoa. O vídeo da Cris Rivera expõe com perfeição a fina harmonia entre os aspectos naturais e a beleza das construções modernas desta região.

Como não faltam lugares bonitos, será fácil fazer vídeos de qualidade por Porto Rico. Não se esqueça de colocar a máquina na mala!

Mais fotos de Porto Rico que vão te deixar ansioso para viajar

Você vai gravar vídeos e, é claro, tirar muitas fotos durante a viagem. Confira belíssimas imagens que irão te inspirar na hora dos cliques e te deixar com muita vontade de comprar as passagens.

1. Cenário digno de cartão-postal

2. Uma atmosfera indescritível

3. Porto Rico contempla belos monumentos históricos

4. E construções centenárias muito bem conservadas

5. Sim, este é um passeio em Porto Rico

6. Uma atração mais interessante que a outra

7. Ah, o pôr do sol!

8. Aprecie o entardecer no centro histórico de San Juan

9. O que esperar da viagem, aventureiros?

10. Quer um copinho? Porto Rico é a capital mundial do Rum

11. Faça uma degustação na Casa Bacardi

12. Visite algumas das praias mais belas do mundo

13. E guarde as melhores lembranças

Pelas fotos, deu para notar que Porto Rico é um encanto, mas pessoalmente a ilha é ainda mais especial. Organize já essa viagem!