10 pontos turísticos imperdíveis para visitar em Praga

Por
Atualizado em 23.02.24

A cidade de Praga, capital da República Tcheca, é conhecida como a mais charmosa e civilizada da Europa e conta com tantas belas atrações que fica até difícil escolher quais lugares conhecer. São parques incríveis, monumentos, museus, palácios, igrejas, baladas entre outras diversas opções que com certeza farão com que você fique apaixonado!

Publicidade

Confira abaixo os principais pontos turísticos de Praga e boa viagem!

1. Castelo de Praga

Construído na parte mais alta da cidade por volta de 870, o Castelo de Praga não é apenas um castelo medieval, mas sim um belo complexo histórico, já que lá existem diversas igrejas, como a Catedral de São Vitus e o Monastério de São Jorge, além de vários palácios, como o Antigo Palácio Real e o Rosenberg Palace. Hoje o Castelo de Praga é também a residência oficial do Presidente da República.

2. Torre da Pólvora

A Torre da Pólvora (Powder Tower) é a entrada oficial para a Cidade Antiga. Além de assumir funções militares, como guardar pólvora, ela foi construída para celebrar a coroação de um rei, por volta do ano de 1475, quando era um dos treze portões originais da cidade.

3. Karlova

A Karlova é uma importante rua que liga a Ponte Carlos à Praça da Cidade Velha, que é repleta de lojas, galerias de arte, teatros, cafés e restaurantes. Perfeita para passear no fim de tarde e relaxar admirando uma linda paisagem!

4. Praça Venceslau

A Praça Venceslau (Wanceslas Square) é uma longa avenida comercial repleta de prédios, hotéis e lojas, que conta também com o famoso Museu Nacional, outro ponto turístico de Praga bastante famoso, que praticamente domina a paisagem.

5. Ponte Carlos

Construída em 1350 sobre o Rio Vlatva (Moldava, em Português), a Ponte Carlos (Charles Bridge) é um dos pontos turísticos mais importantes de Praga, já que faz uma importante ligação entre o Castelo de Praga e a Cidade Velha.

A linda ponte de pedra é decorada com trinta estátuas com figuras religiosas, como São Venceslau e Jesus Cristo, e três torres majestosas, duas no lado da Cidade Pequena e outra do lado da Cidade Velha. Além disso, ela garante uma vista maravilhosa da cidade, principalmente no pôr do sol.

Entre os passeios favoritos dos turistas, está a excursão noturna de ônibus, com um cruzeiro-jantar no Rio.

Publicidade

6. Biblioteca do Monastério Strahov

Construído em 1143, o Monastério de Strahov é outro verdadeiro tesouro arquitetônico da cidade, que além de abrigar monges jesuítas, conta também com uma linda e famosa biblioteca, onde você pode ter acesso a uma coleção de livros teológicos e filosóficos raros e bastante antigos, guardados em dois majestosos e encantadores salões.

7. Wallenstein Gardens

iStock

iStock

Dentro deste belo palácio com lindíssimos jardins – que foram construídos por volta de 1620 em um estilo barroco italiano – encontra-se o Senado tcheco. Entre os destaques dos jardins, estão o lago e a “Parede de Terra Molhada”, uma escultura escura que parece ter sido feita com areia molhada. Essa parede esconde figuras como serpentes, plantas e rostos deformados.

8. Petrin Hill

iStock

iStock

A Petrin Hill é uma extensa área verde que abriga um dos principais parques de Praga e conta com uma torre inspirada na Torre Eiffel, onde é possível subir e admirar a paisagem de praticamente toda a cidade. Se não quiser subir a pé, há a possibilidade de usar o elevador.

Por lá, encontram-se também alguns bares e restaurantes super gostosos, e uma casa de espelhos que proporciona um passeio bem divertido. Para chegar ao parque, que fica no topo da montanha, pode-se subir a pé ou de bonde.

9. Praça da Cidade Antiga

iStock

iStock

Entre a Ponte Carlos e a Praça Venceslau você encontra a famosa Praça da Cidade Antiga (Old Town Square), o centro dos acontecimentos públicos. Entre os principais prédios da praça – que têm vários estilos arquitetônicos, do gótico ao italiano – estão a torre do Relógio Astronômico, a Igreja de São Nicolau e a Catedral Týn.

Durante os dias quentes do verão, o local fica lotado de turistas e tchecos, que aproveitam para tomar uma deliciosa cerveja tcheca nos cafés da região. Além disso, há ótimas opções de restaurantes e bares, onde você degusta comidas típicas enquanto curte os shows gratuitos dos artistas de rua.

10. Bairro Judeu

iStock

iStock

O Bairro Judeu, também conhecido como Quarteirão Judeu, é uma área de Praga que abrigou somente judeus por muitos anos até 1779, quando eles tiveram permissão de morar em outros bairros da cidade. Por lá, encontram-se um cemitério, seis sinagogas, o prédio da antiga prefeitura e outros diversos prédios históricos, que hoje podem ser visitados. Alguns deles, inclusive, servem como memorial para as vítimas do Holocausto.