Praga: o que fazer na bela e clássica capital da República Tcheca

Escrito por Bruno Mendes

Construções antigas repletas de histórias, infraestrutura urbana formidável, belas paisagens. Praga é uma cidade impressionante por diversos motivos e conta com atrações que encantam turistas de todos os perfis.

A capital da República Tcheca é clássica, porém, é cheia de exemplares modernos na arquitetura e atrativos. Veja como vale a pena programar esse passeio!

Mapa de Praga


Praga é maior cidade da República Tcheca e fica localizada às margens do Rio Vlatava. A distância até a Itália é de um pouco mais 1.200 km e até Budapeste, capital da Hungria, é de cerca de 525 km.

O que fazer em Praga

Não tenha dúvidas: os seus dias de lazer em Praga serão incríveis. Ruas para fazer compras, igrejas, museus e vários monumentos históricos encantam visitantes do mundo inteiro.

Veja quais são as melhores atrações dessa graciosa cidade do leste Europeu. Prepare-se não só para se divertir bastante, como também para adquirir valiosos conhecimentos ao entrar contato com tantas mostras culturais.

1. Castelo de Praga

Chegou a hora de conhecer o maior castelo medieval do mundo! O castelo de Praga, na verdade, é um complexo formado por suntuosas edificações e vielas. É a atração histórica mais importante da capital da República Tcheca, afinal, foi residência de reis e revela aos visitantes traços do passado local.

Recomendação: como o castelo é enorme, reserve boa parte do dia para conhecer cada torre, palácio e via. Imperdível!

2. Catedral de S. Vito

Situada no interior do Castelo de Praga, essa catedral teve a construção iniciada no século XIV e terminada ao longo do século XX. No seu interior há tumbas de antigos reis e santos, além de joias da coroa.

Impossível não se impressionar com o requinte arquitetônico do templo. A construção enche os olhos dos frequentadores, com suas gárgulas, vitrais e todos os detalhes góticos. Mesmo que você não seja religioso, dê uma passada lá.

3. Cidade Velha de Praga

A cidade velha de Praga é o centro antigo da cidade. Assim como o castelo, o local conta com atrativos históricos relevantes para a histórica da República Tcheca.

É a típica zona turística repleta de surpresas. Vale passear pelas ruas que no passado serviram de palcos para batalhas, observar as construções centenárias ou ficar hospedado nos hotéis, cujas fachadas em estilo renascentistas são um encanto à parte.

4. Rua Celetna

Ligando a cidade antiga ao castelo de Praga, essa rua é um importante pólo comercial de Praga. Local de passeios longos. Lá existem cafeterias charmosas, restaurantes e boas lojas, caso o viajante queira levar algum item tcheco de recordação.

É típico ponto de encontro de turistas e moradores locais. Faça comprinhas, prove comidas deliciosas, é claro, mas não se esqueça de tirar muitas fotos das construções clássicas que emolduram todo o cenário.

5. Igreja Nossa Senhora de Týn

Construída em 1365, essa igreja gótica é mais um ponto turístico de Praga que merece entrar no seu roteiro. Imponente, suas torres têm 80 metros e na esplêndida fachada há uma imagem da virgem Maria.

O templo, fundado por mercadores e comerciantes, é contornado por casinhas que parecem cenográficas de tão belas. Eis mais um atrativo que engrandece a área urbana praguense.

6. Rua do Ouro

A rua do Ouro fica entre as construções que fazem parte do castelo de Praga. Curtinha e bem estreita, a via é ocupada por casas coloridas que ficam atrás dos muros do castelo.

Todas elas foram erguidas no final do século XVI e naquele período eram a residência dos guardiões da estrutura. Séculos depois, serviram de morada para delinquentes e mendigos. Hoje elas abrigam lojas, mas também um local em que residiu um ilustre personagem literatura. Quer saber qual?

7. Casa de Franz Kafka

Na casa 22 da rua Ouro viveu o escritor Franz Kafka, um dos mais influentes intelectuais do século XX. Nascido em Praga em 1883, ele residiu na charmosa edificação entre 1916 e 1917. Ponto alto da viagem para os fãs do autor.

8. Teatro Nacional

As melhores apresentações de ópera, balé e teatro em Praga ocorrem neste suntuoso teatro, que foi inaugurado em maio de 1886. Impossível não admirar a fachada neorrenascentista feita de gesso calcinado e arenito, e os adornos internos deste templo da cultura tcheca.

Mesmo se você não conseguir o ingresso para alguma apresentação, é uma ótima ideia passar por perto para tirar fotos e admirar.

9. Parque Natural de Divoká Sárka

Se a grandiosidade arquitetônica de Praga é vista em cada esquina, a cidade também dispõe de belas mostras naturais. Esse parque possui falésias, bosques, impressionantes paredes rochosas e um riacho com 20 quilômetros de extensão.

Será fácil sentir-se num conto de fadas nesta atração imperdível para amantes da natureza!

Praga é cultura, é natureza, é diversão. Comprove esta afirmação conhecendo cada um destes pontos turísticos.

O que fazer em Praga no inverno

Há muita gente que opta por não viajar para Praga durante o inverno. Portanto, o período entre dezembro, janeiro e fevereiro compreende a baixa temporada na cidade, ou seja, muitos preços estão mais em conta. Conclusão: menos gastos e ainda há como se divertir. Quer entender como?

Praga é uma das cidades mais bonitas do mundo no inverno, pois lá cai neve por mais de 100 dias no ano. Imagine só os telhados de casas, torres de igrejas, pontes e árvores bem branquinhos.

Sabe o mais bacana? No inverno praticamente não chove, o que significa, que vai dar pra sair sem guarda-chuva. Coloque um casaco mais grosso e chame seus amigos para algum museu ou para tomar aquele achocolatado nas belas cafeterias de Praga.

Os seus dias de lazer serão irresistíveis nos dias mais frios.

Informações importantes sobre Praga

Agora que você já conheceu as melhores atrações turísticas e sabe que visitar a cidade no inverno é uma boa, veja alguns pontos importantes sobre Praga.

  • Clima: como informado, dezembro, janeiro e fevereiro são os meses mais frios do ano em Praga. A temperatura média nesse período fica em torno de -2°C, ou seja, não é o frio dos mais rigorosos. Na primavera e outono as chuvas são mais intensas e no verão – em junho, julho e agosto – os termômetros na capital tcheca marcam em média 20°C.
  • Idioma: o idioma oficial em Praga e nas demais cidades da República Tcheca é o tcheco. Contudo, é possível se virar tranquilamente utilizando o inglês ao fazer compras ou visitar os pontos turísticos.
  • Moeda: a Coroa Tcheca é a moeda oficial do país. O recomendável é levar o Euro ou Dólar para trocar pelo dinheiro local nas diversas casas de câmbio espalhadas pela cidade, mas cuidado: algumas dessas casas cobram taxas altíssimas. Antes de fazer a troca, busque informações na agência de viagem ou no hotel em que for se hospedar.

  • É obrigatório dar gorjetas?: dar gorjetas não é uma espécie de “obrigação social” na República Tcheca, como ocorre em alguns países pelo mundo. De todo modo, especula-se que cerca de 80% dos tchecos oferecem um dinheiro a atendentes de bares, taxistas ou funcionários de hotéis. Moral da história: se for bem atendido, não custa nada oferecer um dinheiro extra.
  • Tchecos adoram o Natal: o povo tcheco não é muito religioso, mas o natal é muito celebrado nas cidades. Há o hábito de distribuir presentes, montar árvore de natal e até preparar uns biscoitinhos.
  • A cerveja é barata: como a República Tcheca é o pais que mais consome cerveja no mundo, a bebida costuma ser bem barata. Pode prolongar o tempo de permanência no bar, mas cuidado com a ressaca!

Já na expectativa para as rodadas de cerveja em Praga?

17 fotos de Praga que vão fazer você comprar as passagens logo

Vamos finalizar este guia de maneira especial. Dá um olhada nestas lindas imagens que selecionamos de Praga e veja como vale a pena antecipar o passeio.

1. Entardecer espetacular

2. É de dar água na boca, né?

3. A cidade que estende o tapete para a cultura e o conhecimento

4. A noite encanta…

5. A natureza se integra ao esplendor arquitetônico

7. Como não apreciar, né?

8. Em qualquer época do ano Praga é especial

9. O verão é animado e movimentado…

10. E no inverno a neve decora os telhados de maneira especial

11. Um show de infraestrutura urbana

12. O charme das lojas de souvenir

13. Topa fugir um pouquinho da área urbana?

14. Diversão para todos as idades

15. Clima perfeito para casais apaixonados

16. Mais uns docinhos?

17. Pronto para viajar?

Praga é classuda, mas é cool. É tradicional, porém é divertida. Os tchecos podem até ser meio sérios, contudo adoram uma cervejinha. Conclusão: a cidade é versátil e vai te surpreender positivamente. Voe já para o leste europeu!

PARA VOCÊ