Renove as energias na Praia Brava, em Florianópolis

Por
Em 07.12.23

A Praia Brava em Florianópolis é um dos motivos que fazem o destino ser conhecido como a Ilha da Magia. A faixa de areia tem menos de 2 km e é um convite para a prática de esportes. Além disso, o mar atrai muitos surfistas e as trilhas deixam qualquer um encantado. Termine o dia saltando de parapente, para aumentar a adrenalina. Venha descobrir mais sobre esse bairro nobre de Florianópolis!

Publicidade

Onde fica a Praia Brava

A Praia Brava fica localizada no norte de Florianópolis, a 36 km do centro e a 50 km do aeroporto da cidade. Outras praias próximas são Jurerê (20 km), Cachoeira do Bom Jesus (8 km), Canasvieiras (9 km) e Lagoinha do Norte (3 km).

Como chegar à Praia Brava

As ruas de Florianópolis são fáceis para dirigir. O acesso é feito pela SC-401 e SC-405, rodovias estaduais dentro da capital. Você ainda pode optar por um motorista de aplicativo. Inclusive, o 99 é muito usado em Florianópolis e, às vezes, é a opção mais barata dentre os apps.

Os ônibus também são uma alternativa econômica – há uma linha da Praia Brava que parte do Terminal de Canasvieiras. Outro ônibus que leva ao local é a linha executiva para a Praia Brava. Os popularmente chamados de “amarelinhos” são confortáveis, possuem ar condicionado e saem do centro de Florianópolis.

Se estiver de carro, uma dica é se preparar para o trânsito na alta temporada, que é um pouco caótico. No entanto, ao chegar ao destino, você conseguirá aproveitar sua estadia com muita tranquilidade.

Melhores dicas para um passeio completo pela Praia Brava

O acesso para a Praia Brava é por um morro. Ao ver do alto, você vai notar que o bairro é planejado, muito organizado, limpo e seguro. Mas, mesmo assim, é preciso saber algumas dicas essenciais antes de passar por lá. Confira!

  • Bairro residencial: a Praia Brava não possui uma estrutura de comércio e serviços, já que é mais residencial. Porém, é o lugar perfeito para quem busca sossego.
  • Como é o mar da Praia Brava: pelo nome da praia, já se pode ter ao menos uma ideia. O mar é bastante revolto, com muitas ondas. Tome cuidado quando mergulhar por lá – há bandeiras vermelhas alertando sobre as áreas de risco.
  • Estacionamento: há vagas gratuitas no local, mas não são suficientes, principalmente no verão. Por isso, é comum os visitantes deixarem os carros nas ruas paralelas à praia.
  • Segurança: o bairro da Praia Brava é monitorado 24 horas e fica em uma área distante do centro. Por esse motivo, é um local muito seguro em Florianópolis.
  • Quem é o público da Praia Brava: as ondas grandes atraem muitos surfistas. Sendo assim, os jovens costumam ser o público que mais frequenta o local, na temporada de verão. Porém, ainda é diverso, já que há muitos aposentados morando no bairro.
  • Não confunda com a Praia Brava em Itajaí: na cidade de Itajaí, também existe uma Praia Brava. Lembre-se disso ao pesquisar informações, para não errar. Aliás, insira esse outro destino no roteiro, quando estiver pelo litoral catarinense.

Agora você já está preparado para curtir sua viagem ao máximo. No próximo tópico, veja quais são as melhores atrações do local para delinear seu itinerário!

Publicidade

O que fazer na Praia Brava (Florianópolis) para se desconectar da rotina

O mar, a areia, as trilhas, um beach club especial e voos de parapente são apenas algumas das atividades para se fazer por lá. Uma coisa é certa: você vai relaxar muito e sair de lá renovado.

1. Mirante na Praia Brava

Com certeza, esta será a sua primeira parada, já que fica no acesso ao bairro. A vista do mirante é panorâmica, com os condomínios de alto padrão e o mar logo ao fundo. Há alguns bancos para descansar e uma pequena lanchonete. A melhor hora para visitar é ao pôr do sol.

2. Voo de parapente

É ali mesmo, do mirante da Praia Brava, que os visitantes podem fazer um voo incrível de parapente. A Brava Parapente, empresa com mais de 20 anos de experiência, é que costuma realizar os saltos na região. O preço é de R$ 400 e os horários são agendados dependendo das condições climáticas.

3. Praia

A praia é a atração principal do destino. Há dias em que o mar fica com um tom azul escuro, deixando a paisagem ainda mais bela. A praia tem em torno de 1,5 km de extensão, e a faixa de areia é que chama atenção. Tem espaço para muitas cadeiras e, mesmo no verão, a sensação é de que ela não lota. Há quadras esportivas na areia.

4. Surf

A Praia Brava tem esse nome por conta das altas ondas que os surfistas podem pegar por lá. Um paraíso para os amantes da modalidade! Há até escolas e profissionais que dão aula para quem quer arriscar os primeiros passos. Porém, é possível encontrar uma “crowd” por lá, ou seja, tem mais surfistas no pico do que onda.

5. Trilha do Morro do Rapa

As trilhas em Florianópolis contam com paisagens magníficas. A trilha do Morro do Rapa conecta a Lagoinha do Norte até a Praia Brava e tem cerca de 4 km, ida e volta, o que dá em torno de 2,5 horas de caminhada em meio à mata fechada e algumas áreas abertas. O ponto forte é a vista do Morro do Rapa. Aliás, muita gente salta de asa delta ou parapente por ali! Procure uma empresa especializada e agende essa experiência.

6. Trilha das Feiticeiras ou Caminho das Feiticeiras

Já do outro lado, existe a trilha que conecta a Praia dos Ingleses até a Praia Brava, com aproximadamente 3 km. Há algumas subidas e é preciso percorrer rochas. Quando chove, ela fica bem escorregadia. O nome é rodeado por uma lenda: dizem que esse caminho era feito por feiticeiras, antigamente. Outra curiosidade é que o trajeto também faz parte do Caminho Brasileiro de Santiago de Compostela, conhecido por trajetos que servem de treinamento para quem for fazer o verdadeiro passeio na Espanha.

7. Le Barbaron

O Le Barbaron é um beach club em Florianópolis que costuma abrir no verão e que também é um restaurante. A abertura costuma ser pela manhã, com serviço de praia; segue para o almoço e só termina no jantar. No sunset e à noite, há festas com artistas nacionais ou internacionais, que animam o público. Não é muito barato, mas a experiência vale muito a pena.

8. Lagoinha do Norte

A menos de 3 km da Praia Brava fica a Lagoinha do Norte, um paraíso pouco explorado por turistas. A extensão da praia é curta, mas a paisagem é de tirar o fôlego; o mar com tom azul escuro e os morros ao redor criam uma sensação única. Há estacionamentos privados e algumas poucas vagas na rua. Para chegar à praia, é preciso acessar um condomínio de casas.

Publicidade

Visite outras melhores praias em Florianópolis para o seu roteiro ficar completo na Ilha da Magia! É difícil escolher qual será o seu destino, pois há muitos cenários encantadores.

Hotéis e pousadas na Praia Brava (Florianópolis)

O bairro é residencial, então, há poucas hospedagens na Praia Brava. Contudo, é comum que os turistas aluguem um Airbnb ou ainda se hospedem em Ponta das Canas e bairros próximos. Veja algumas opções.

  • Praia Brava Hotel – $$: a hospedagem é como se fosse um apart-hotel, com café da manhã incluso e quartos simples, mas bem confortáveis. A localização é de frente para a praia, a poucos metros. Há piscina como lazer.
  • Entremares Residence – $$: também é estilo apart-hotel, de frente para o mar e com café da manhã incluso. Os apartamentos podem acomodar até 6 pessoas. Há minicozinha e sala de estar, para um maior conforto.
  • Brava Apart-Hotel – $$$: o ambiente é um pouco mais rústico e fica localizado em um dos cantos da praia, mas com uma ótima estrutura. É possível escolher apartamentos de 1 ou 2 dormitórios e a cobertura, que acomoda até 5 pessoas tranquilamente.
  • Costa do Norte Ponta das Canas – $$$: se você procura mesmo uma hospedagem com toda a infraestrutura de um hotel, deve se hospedar em Ponta das Canas, um lugar mais privativo, ideal para famílias com crianças. O Costa Norte tem piscina, deck com vista para o mar, academia, salão de jogos, playground e recreação. O restaurante Canto do Mar oferece café da manhã, almoço e jantar.

Além das opções citadas, é comum os turistas se hospedarem em bairros próximos, como na Cachoeira do Bom Jesus, na Praia dos Ingleses e até em Jurerê Internacional.

Restaurantes perto da Praia Brava (Florianópolis)

A Praia Brava em Florianópolis conta com muitas opções de lanches rápidos, como food trucks, excelentes para quem quer passar o dia à beira-mar. No entanto, ainda há ótimas opções de restaurantes para quem quer refeições mais reforçadas. Acompanhe:

  • Costão da Brava Food Park – $: a gastronomia de rua é encontrada nesse espaço com cadeiras e rodeado por food trucks que servem desde hambúrguer, camarão, macarrão, pizzas e ótimos drinks. O Food Park abre somente no verão.
  • Restaurante Marinheiros – $$: restaurante que fica no mirante da Praia Brava, logo na entrada de acesso. A opção abre somente no verão e a vista é o ponto forte. A comida e o atendimento também não deixam a desejar. Aqui você encontra pratos típicos de praia – os frutos do mar e outros petiscos, como o torpedo de siri com tempero da casa, são os destaques do cardápio.
  • Confiance Restaurante – $$: restaurante por quilo que serve um buffet de comida caseira e por um preço acessível. O espaço fica na Cachoeira do Bom Jesus, bem pertinho da Praia Brava. A feijoada do Confiance é muito elogiada, bem como as opções veganas.
  • Antonio’s Restaurante – $$$: é também na Cachoeira do Bom Jesus que fica um dos melhores restaurantes em Florianópolis, à la carte. A casa oferece frutos do mar e carnes, como o filé mignon à inglesa e o salmão ao molho Romeu e Julieta.

A dica final é que alguns dos restaurantes ou opções gastronômicas costumam abrir somente no verão, na alta temporada. Caso isso aconteça, você pode encontrar ótimos restaurantes em praias próximas.

10 fotos da Praia Brava (Florianópolis) para se encantar com o destino

As imagens a seguir revelam toda a beleza da Praia Brava e suas atrações. Inspire-se nelas para fazer seus próprios registros! Seja no calçadão, no alto do mirante ou na própria areia, suas fotos ficarão lindas com esta vista:

1. O mirante da Praia Brava dá as boas-vindas aos visitantes

2. A paisagem vista de cima dos morros garante as melhores fotos

3. Você vai chegar e notar que o bairro é residencial

4. Impossível não se apaixonar pela praia

5. E também pelo pôr do sol

6. O mar é um pouco revolto

7. Mas há salva-vidas por perto

8. Encontre quadras de areia para a prática esportiva

9. E também um calçadão para caminhadas

10. Você vai se surpreender com o destino

Você conheceu essa que é uma das principais praias de Florianópolis. A Praia Brava é um pedaço de paraíso ainda pouco visitado pelos turistas.

O sul da ilha também é recheado de praias lindas, como a praia do Campeche. Aproveite e visite, quando passar pela Ilha da Magia! Se você prefere conhecer destinos mais distantes, pode ir ainda para Balneário Camboriú.