O que fazer e onde se hospedar na Praia da Ferrugem, em Santa Catarina

Escrito por Nicole Dias

Você tem um minuto para falar sobre os encantos das praias de Santa Catarina? A combinação de mar limpo, natureza preservada e várias opções de lazer são um prato cheio para os apaixonados por sombra e água fresca. E entre todas essas belezas está a simpática Praia da Ferrugem.

Uma das mais badaladas praias de Garopaba, Ferrugem fica muito movimentada durante a alta temporada — seu Carnaval é bem famoso entre os turistas! E mesmo durante o inverno, trata-se de um lugar bonito, alto astral e que merece a sua visita.

Onde fica a Praia da Ferrugem?

Ferrugem está localizada em Garopaba, que fica a cerca de 90 quilômetros de Florianópolis. Seu acesso é feito através da BR-101. As cidades mais próximas são Laguna e Tubarão. Por dentro de Ferrugem é interessante deixar o carro parado e fazer tudo andando, assim você aproveita o ar livre e evita engarrafamentos (e estresse) no verão.

5 coisas legais para fazer na Praia da Ferrugem

Seja você um viajante que ama badalação ou que procura um pouco de sossego, Ferrugem conta com boas alternativas para aproveitar o dia e a noite. Confira:

1. Pegar onda ou só tomar um bom banho de mar

As areias fofas e o mar com água bem limpinha são como um convite para o banho. Se você é surfista e vai para curtir as ondas, aproveite a intensidade média/alta especialmente no canto esquerdo da praia.

2. Curtir as piscinas naturais

Já para o canto direito da praia estão as piscinas naturais, com formações rochosas e água limpa. É preciso subir algumas pedras para chegar até esse refúgio, mas vale a pena. Diversão garantida tanto para as crianças quanto para os adultos!

3. Fazer trilhas em contato com a natureza

Doze quilômetros separam a Praia da Ferrugem da Praia do Rosa, e ao longo do percurso é possível passar por grutas, nascentes e praias praticamente desertas. Essa atividade deve ser feita com a presença de um guia.

4. Aproveitar a vida noturna

Se durante o dia o agito está na beira da praia, — especialmente na frente do Bar do Zado — à noite são as ruas e barzinhos do centro da Ferrugem que ficam para lá de movimentados. O público é, na sua maioria, composto por jovens, e a música alta e muito clima de paquera fazem parte do cenário.

5. Conhecer as outras praias que ficam pertinho

As praias de Santa Catarina são próximas umas das outras, geralmente separadas por costões. Se você estiver pela Ferrugem, vale a pena estender o passeio e conhecer a Praia da Silveira, Praia da Vila, Praia de Garopaba, Praia do Rosa e a Praia da Guarda do Embaú. Cada uma delas contam com seus próprios encantos.

6 pousadas na Praia da Ferrugem e proximidades

Pertinho da praia, no alto do morro, em contato com o meio ambiente ou no meio do agito são algumas opções de regiões que você pode escolher para se hospedar neste destino. Confira essas sugestões de estabelecimentos na Praia da Ferrugem, para diferentes estilos e bolsos:

  1. Pousada Colina Verde: Em Garopaba, uma das pousadas mais cotadas é a Colina Verde. Com ambiente rústico e confortável, a hospedagem oferece café da manhã, área de lazer e piscina, além de estar em uma localização estratégica.
  2. Pousada da Ferrugem: Com infraestrutura completa e 22 apartamentos à disposição, a Pousada da Ferrugem está a 150 metros da praia, pertinho de restaurantes e diversas lojas. Onze das suítes contam com ar-condicionado.
  3. Pousada Ferrujão: Pense em uma vista maravilhosa! Das acomodações dessa pousada é possível ver o mar, a Lagoa da Ferrugem e lindas montanhas. O local conta com estacionamento próprio, serviço de camareira e café da manhã colonial.
  4. Pousada Beira Mar Ferrugem: Que tal dormir ouvindo o barulho do mar? Essa pousada fica no canto norte da praia, pertinho do Bar do Zado. Há 14 quartos com cozinha, ar-condicionado, televisão, frigobar e banheiro. Atendimento simpático e amigável.
  5. Pousada do Boto: Voltada para o público jovem, a pousada conta com suítes e quartos com capacidade para até oito pessoas. Há cozinha coletiva com churrasqueira, sala de jogos, área de lazer com piscina e jardim próprio.
  6. Pousada do Morro: Localizada a 400 metros da Praia da Ferrugem, essa hospedagem está no sopé de um morro. Aconchegante, o local oferece suítes bem equipadas, bar com lanches e bebidas, quadra de tênis, mata preservada e jardim.

10 fotos do Instagram da Praia da Ferrugem que vão te inspirar

Deixe que essas fotos da Ferrugem mostrem o quanto essa praia é especial, que quando você se der conta, já estará se organizando para viajar para lá quanto antes:

1. Imagens que transmitem paz

2. Poderia ser o Caribe, mas é a Praia da Ferrugem

3. A mistura do verde da natureza com o azul do mar é encantadora

4. E todos os cantinhos são um convite para a aventura

5. Seja para curtir com os amigos

6. Pegar umas ondas

7. Passar um tempo com a família

8. Ou ficar em contato com você mesmo

9. Ferrugem é a escolha ideal

10. Bora sentir essa magia o quanto antes?

Os motivos estão todos aí. Agora é com você: protetor solar e roupas de banho na mala, pé na estrada e boa viagem!

PARA VOCÊ