9 coisas que você deveria fazer na Praia do Rosa, em Santa Catarina

Escrito por Nicole Dias

Quem procura por tranquilidade, natureza exuberante, boas opções gastronômicas e atividades ao ar livre encontra tudo isso na Praia do Rosa, cartão-postal do município de Imbituba, Santa Catarina. Com um visual que mistura serra e praia, este destino recebe visitantes o ano inteiro — e não é a toa.

A Praia do Rosa encanta por vários fatores. As ruas, casas e pousadas contam com uma vibe rústica, de paz e simplicidade. Há estradinhas de terra, respeito à natureza, festas badaladas e, claro, as lindas águas do mar. Ninguém resiste! Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre este paradisíaco local, cercado por área verde e muita tranquilidade:

Onde fica a Praia do Rosa

Vizinha da agitada Garopaba, a Praia do Rosa fica a 90 km da capital catarinense, Florianópolis, 395 km de Porto Alegre e 369 km de Curitiba. Caso o viajante vá de avião, o aeroporto mais próximo é o de Floripa. As empresas Catarinense e Itapemirim atendem algumas capitais e contam com ônibus rumo ao destino. De carro o acesso é pela BR-101 até o Km 274.

O que fazer na Praia do Rosa

Mesmo quem não é muito fã de praias não tem desculpas para não conhecer o Rosa. Há lagoa, aventuras em trilhas e grandes opções de gastronomia. Para conhecer um pouquinho mais sobre essas atrações, é só conferir abaixo:

1. Aproveite a tranquilidade do Rosa Norte

O Rosa Norte não costuma ficar tão lotado quanto a parte sul, inclusive nas altas temporadas. É a opção certeira para quem gosta de relaxar e ouvir o som do mar. É também a área preferida dos surfistas. Vale escalar as pedras e curtir piscinas naturais que ficam por ali.

2. Curta o agito do Rosa Sul

Mais movimento, azaração e alguns barzinhos. Chegamos no Rosa Sul! Além de um ótimo banho de mar, o visitante pode fazer aulas de surf, alugar cadeiras e ver muita gente bonita. Dica: espere o final do dia para caminhar pelas pedras. Nesse horário elas não estão tão quentes.

3. Conheça as outras praias da região

Que tal conhecer uma nova praia por dia? Nos arredores da Praia do Rosa encontram-se opções belíssimas, como a Praia do Luz, a Praia Vermelha (que tem acesso através de uma trilha), a Praia do Ouvidor e a Barra da Ibiraquera.

4. Faça trilhas em contato com a natureza

Seja para fazer uma atividade física ou mesmo chegar há praia, as caminhadas são frequentes no Rosa. Por lá o melhor é deixar o carro em casa e bater perna — aproveitar esses momentos junto à natureza é uma delícia! A trilha da Praia Vermelha e a da Praia do Luz são imperdíveis.

5. Veja o nascer ou o pôr do sol

Para marcar um começo de dia ou fechá-lo com chave de ouro, vale a pena esperar pelo espetáculo que o sol faz no Rosa. No entardecer, o show tem início por volta das 18h, com a chegada do crepúsculo. Já o nascer do sol ocorre antes das 6h.

6. Faça observação de baleias

O costão do Rosa é uma das áreas mais privilegiadas do litoral catarinense para quem quer observar a baleia-franca entre junho e outubro, quando a espécie migra para a região. A dica é se hospedar em pousadas mais altas e próximas à beira mar, com boa visibilidade.

7. Mergulhe em belas lagoas

Entre o Rosa Norte e o Rosa Sul fica a Lagoa do Meio. Suas águas tranquilas e salgadas são um convite ao relaxamento. Já a sul e oeste do Rosa fica a Lagoa de Ibiraquera, onde é possível fazer stand up paddle e curtir uma vista de cair o queixo.

8. Se jogue na vida noturna

Depois de um dia de praia, o pessoal mais animado ainda estica a noite pelo centrinho, ou em uma das diferentes casas e barzinhos que ficam ali por perto. Os destaques são o Pico da Tribo, Beleza Pura e Quintal Butiá.

9. Coma bem

Nem só de água de coco se faz o litoral. Na Praia do Rosa, os bistrôs e restaurantes tem um jeitinho simples, muitas mesas na rua e cardápios variados. Há opções para todos os bolsos. Os locais mais badalados são o Tigre Asiático, o Urucum e o Bistrô Pedra da Vigia.

5 pousadas boas (e baratas) na Praia do Rosa

Não faltam pousadas cheias de charme no Rosa. O destaque costuma ficar por conta do atendimento — muitas hospedagens são administradas por famílias locais. E nem é preciso gastar muito dinheiro para ficar muito bem acomodado. Selecionamos cinco opções elogiadas pelos turistas e com preço justo:

  1. Pousada dos Soles: Com atendimento pra lá de elogiado, a hospedagem é simples e muito bem localizada. Ao abrir as janelas, o hóspede dá de cara com a natureza exuberante. Ótimo custo-benefício.
  2. Pousada Areias do Rosa: Boa estrutura, piscina e espaços para fazer churrasco. A pousada fica um pouco afastada da praia, mas é próxima do centro e de algumas das principais baladas do Rosa.
  3. Pousada Lua Rosa: Para quem ama um lugarzinho com jeito rústico e aconchegante, essa é uma ótima pedida. A pousada conta com piscina, espaço de convivência coletivo e café da manhã.
  4. Pousada Sunset: No alto do centro, a pousada fica a uma curta distância da área de compras e gastronomia do Rosa. Conforto, tranquilidade, café da manhã especial e uma bela vista a um preço econômico. Como não curtir?
  5. Cabanas Cores do Rosa: A estrutura da pousada conta com piscina com vista para o vale, churrasqueiras, cozinha comunitária e wi-fi gratuito. Fica pertinho da trilha com acesso a praia do Rosa a pé.

12 fotos da Praia do Rosa para você se apaixonar

O cantor Armandinho já dizia “vou fugir pro Rosa Norte e te levar comigo”. Olhando as fotos abaixo dá pra entender direitinho o amor que ele sente pelo local. Bora fugir também?

1. Como resistir a essa piscina natural?

2. E a essa vista cheia de verde?

3. O Rosa é cheio de cores e de encantos

4. E o tempo todo nos brinda com a beleza da natureza

5. Por todo lado há um cantinho rústico e charmoso

6. Afinal, a beleza está na simplicidade

7. Todos os caminhos apontam para o mar

8. E o respeito com o meio ambiente impera

9. Há montes de plaquinhas simpáticas pela praia

10. Onde mais haveria lembrete tão único?

11. Não adianta, somos do mar

12. E é para o Rosa que nosso coração aponta

Vamos fazer as malas e partir rumo à este paraíso?

PARA VOCÊ