15 fotos que vão te convencer a visitar Jericoacoara

Escrito por Débora Silva

Jijoca de Jericoacoara, o município mais setentrional do estado do Ceará, tem como principal atração a Praia de Jericoacoara, descoberta pelos turistas a partir do final dos anos 1980.

Em 1994, ela foi eleita pelo jornal The Washington Post como uma das dez praias mais belas do mundo. Em 2010, a revista inglesa Time Out classificou Jeri, como é carinhosamente chamada, e a Vila Preá como a sexta melhor maravilha de praia tropical do mundo. Este paraíso também já foi considerado o 7º melhor destino do mundo pelo site colaborativo de viagens TripAdvisor.

Reconhecida mundialmente por sua beleza paradisíaca, Jericoacoara continua atraindo turistas que se encantam com a natureza do local e a extensa variedade de atrações diurnas e noturnas. Está pensando em viajar para a região Nordeste em breve? Confira a seguir 15 fotos que vão te convencer a incluir este incrível destino em seu roteiro de viagem.

1. Fortes ventos e esportes

Débora Silva

Graças aos fortes ventos, Jeri torna-se um local bastante adequado para a prática de esportes marítimos, como o wind surf e o kite surf. Será muito raro passar pelas praias e não ver alguém praticando um dessas atividades.

2. Pés na areia o tempo inteiro

Débora Silva

Uma das peculiaridades de Jeri — e uma característica que torna a antiga vila de pescadores ainda mais charmosa — é o fato de suas ruas serem completamente de areia. SIM! Além das dunas e da areia da praia, você também andará sobre os grãozinhos por toda a cidade.

3. Bugues na imensidão de areia

Débora Silva

Os passeios de bugue pelas dunas de Jeri são um espetáculo à parte! Prepare-se para vivenciar uma viagem com fortes emoções e visuais surreais!

4. À espera do cavalo marinho

Débora Silva

Uma das atrações de Jericoacoara é o passeio de barco em Camocim, que tem como principal objetivo encontrar um cavalo marinho na beira do mangue. Além de ver estas espécies de animais, que nem sempre são fáceis encontrá-los, o visitante poderá apreciar a beleza do manguezal.

5. Sandboard nas belas dunas

Débora Silva

Uma das divertidas e belas atrações do passeio pelo litoral oeste de Jericoacoara é o sandboard nas belas dunas de Camocim, que terminam em um lago raso e de coloração bastante convidativa.

6. O pôr do sol que honra a sua fama

Débora Silva

Uma das atrações naturais mais famosas de Jericoacoara é a despedida do sol, visto da denominada “Duna do Pôr do Sol”. Todos os dias, a partir das 16 horas, moradores e turistas vão ao local para apreciar o belíssimo espetáculo da natureza, como um ritual sagrado. Não é à toa que Jeri tem a fama de ter um dos entardeceres mais bonitos do Brasil!

7. A beleza cenográfica do Mangue Seco

Débora Silva

Outro passeio tradicional do Litoral Oeste de Jeri (e mais um ponto para contemplação, o que não falta no local), que é vendido por todas as agências de turismo da vila, é a ida ao Mangue Seco. Além da beleza natural, composta pela água esverdeada de um lago e árvores de raízes áreas, as redes, escadinhas e balanços dão um ar ainda mais convidativo ao local. Um belíssimo cenário para muitas fotos e momentos de contemplação!

8. O charme das redes sobre os lagos esverdeados

Débora Silva

Uma das paradas do passeio no Litoral Oeste de Jeri é o Lago Grande, na região de Tatajuba. Lugar agradável e ideal para relaxar nas redes e mesas dentro da água, alugar caiaques e stand-up paddle, além de curtir o toboágua nas dunas.

9. Sim, o paraíso é aqui

Débora Silva

A Lagoa do Paraíso é um dos pontos mais conhecidos de Jeri, com a imensa estrutura do Alchymist Beach Club e as redes nas águas de coloração (e temperatura) extremamente convidativa para vários mergulhos. Vale sentar em uma das mesinhas, apreciar uma iguaria da região e fazer a sesta em uma das redes.

10. A bela vista da praia principal de Jeri

Débora Silva

A praia principal de Jeri, localizada na Duna do Pôr do Sol, é um convite aos contempladores e praticantes de esportes como wind surf e kite surf. Vale a pena fazer uma caminhada pela região, dar um mergulho e aproveitar o pôr do sol.

11. Amar e cuidar de Jeri

Débora Silva

Outro ponto da antiga vila de pescadores que chama a atenção dos visitantes é a pracinha, localizada na rua principal. O barquinho de madeira é um dos atrativos principais, onde os turistas sempre param para fotografar.

12. A árvore preguiçosa

Débora Silva

Em meio às dunas, lagoas e mares, o Parque Nacional de Jericoacoara também nos apresenta uma curiosidade bastante peculiar: a “Árvore da Preguiça”, de nome popular Mangue-de-Botão, parece estar deitada na praia, mas na realidade foi a ação do vento que a modelou do jeito que podemos vê-la atualmente.

13. Os lagos em meio às dunas

Débora Silva

Os tradicionais passeios pelo Parque Nacional de Jericoacoara dividem-se em Litoral Oeste e Leste, e em todos eles encontramos paisagens incríveis de encher os olhos, como os lagos em meio às dunas. Bateu uma vontade de dar um mergulho na água esverdeada? Aproveite o delicioso banho com uma belíssima vista!

14. Diversão e beleza nos passeios

Débora Silva

O que você mais irá encontrar durante os passeios por Jeri, seja de bugue ou a pé, são as incríveis paisagens de fundo. Cenário mais inspirador para curtir durante o dia não há!

15. Caminhada rumo à Pedra Furada

Débora Silva

A Pedra Furada é um dos cartões postais não apenas de Jeri, mas do estado brasileiro do Ceará. A caminhada até a famosa pedra exige um pouco dos visitantes, mas vale a pena ir ao menos uma vez. Além da pedra em si ser algo deslumbrante, o caminho até lá proporciona uma bela visão dos arredores.

Mar, dunas, lagoas e mangues… Tem beleza natural para todos os gostos, como podemos observar nas fotos. Chegar a Jeri pode não ser tão simples e rápido, já que a vila está localizada a cerca de 300 km de Fortaleza, mas cada quilômetro vale a pena. É importante ressaltar que, em 2017, as empresas aéreas GOL e AZUL passaram a operar voos diretos para este paraíso, por enquanto saindo apenas de São Paulo.
Aproveite as imagens para se inspirar e planejar a sua ida à belíssima, rústica e aconchegante Jeri.

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS