15 praias de Cancun para você conhecer e se apaixonar

Escrito por Sheila Almendros

Cancun é o destino certo para todos os tipos de viajantes. Isso porque suas praias possuem características distintas, que agradam desde o turista que procura pela badalação, até famílias que querem aproveitar as férias e recarregar as baterias em locais mais tranquilos. E se tem uma coisa que esta cidade mexicana sabe fazer bem é garantir dias de folga inesquecíveis!

Situada no estado de Quintana Roo, Cancun se tornou um dos centros turísticos mais importantes do país e conta com inúmeros resorts e complexos all inclusive para nenhum visitante botar defeito. É possível dizer também que é em Cancun que está algumas das praias mais belas do mundo, e você poderá conferir essa informação conhecendo 15 delas:

1. Playa Norte

Pense em um cenário paradisíaco, no qual de um lado há um mar azul da cor do céu, morno e sem ondas, e de outro uma orla preenchida por palmeiras irregulares que garantem aquela sombrinha almejada ao longo do dia. Essa é a Playa Norte, situada em Isla Mujeres, ao norte de Cancun. O local conta com infraestrutura formada por clubes de praias convidativos, bares e restaurantes deliciosos. Tudo para deixar você e a sua família se sentindo verdadeiros deuses à beira do oceano. Aliás, aproveite sua estadia por lá para assistir o pôr do sol: a experiência será inesquecível!

2. Playa Las Perlas

Muito frequentada por moradores, Las Perlas não possui todo o cuidado e infraestrutura que as outras vizinhas oferecem, mas não deixa de ser um paraíso. O mar é limpinho e tranquilo, que mais parece uma piscina natural, ideal para as crianças brincarem com segurança. Aliás, por ali há um parquinho e guarda-sóis gratuitos e banheiros, mas para passar um dia inteiro é necessário levar comes e bebes, pois o local não possui nenhum restaurante ou vendedores ambulantes.

3. Playa Tortugas

Tortugas é o ambiente ideal para toda a família que procura por um mar tranquilo de encher os olhos. Aliás, é possível avistar a olho nu ou com snorkel toda a vida marinha do local, pois os peixes coloridos dão o ar da graça logo ali, no raso, além da água ser tão cristalina que encanta! Não é uma orla muito extensa, portanto, prepare-se para chegar cedo se quiser garantir um bom lugar na areia. Os visitantes ainda poderão fazer salto de bungee jump, mergulhar, andar de jet ski e praticar ou aprender surf em Tortugas.

4. Playa Langosta

O turista que procura por sossego, longe das praias mais movimentadas, deve colocar Langosta em seu radar. O local é pouco frequentado, com mar calmo (e lindo, diga-se de passagem), perfeito para curtir com as crianças ou até mesmo a dois. Os golfinhos adoram dar o ar da graça nesta orla também e há empresas especializadas que vendem nados com os simpáticos animais com toda a infraestrutura e segurança necessárias.

5. Punta Cancun

Os festeiros de plantão não podem deixar de visitar Punta Cancun, conciliando bons momentos relaxantes em frente ao mar com muita badalação. O local é muito frequentado por um público mais jovem, e nos arredores é fácil de encontrar diversas baladas e casas de shows, que animam ainda mais o ambiente. É possível alugar guarda-sóis de palha e espreguiçadeiras oferecidas pelos bares e também praticar mergulho para conhecer de pertinho os recifes de corais presentes nesta popular praia.

6. Playa Chac-Mool

Mais uma opção para turistas que não abrem mão da tranquilidade, Chac-Mool está longe de ser uma praia lotada. É um verdadeiro paraíso silencioso, selvagem, sem nenhuma infraestrutura, longe da zona hoteleira, perfeito para se conectar com a natureza e esquecer da correria do dia a dia. As ondas por lá são um pouco mais agitadas, portanto, atenção redobrada com as crianças. Mas com a areia fofa e branquinha, é capaz delas se entreterem mais na construção de grandes castelos do que com a água à sua frente.

7. Playa Marlin

A boa infraestrutura de Marlin é um convite para todos os tipos de visitantes: conte com estacionamento público, entrada com acesso para cadeirantes entre os resorts, bares e restaurantes contornando toda a orla. A extensa faixa de areia costuma ficar quase vazia, com turistas acomodados espaçosamente sem nenhuma muvuca, e apesar do mar um pouco agitado, é possível se refrescar com cuidado — é só ficar de olho nas sinalizações.

8. Playa Linda

Outra praia popular e bastante frequentada em Cancun é a Playa Linda e sua espetacular zona hoteleira. Fora que o nome faz jus ao cenário, que é extremamente surpreendente! Por conta do encontro do mar com a lagoa, a água ganha um tom esverdeado incrível, digna de muitas fotos! Aproveite a estadia para fazer um passeio de barco e avistar os simpáticos golfinhos e também apreciar a linda paisagem do alto da La Torre Cancun.

9. Playa Forum

Uma das praias mais agitadas de Cancun, frequentada por gente jovem em busca de diversão. No local há diversas baladinhas e clubes de praia, além de bares e restaurantes que garantem a boa qualidade dos serviços prestados e a infraestrutura que todo turista gosta de usufruir para não ter que se preocupar com nada. Ela também é muito conhecida como Playa Gaviota Azul, portanto, se precisar pedir informações para chegar até ela, anote os dois nomes!

10. Playa Ballenas

Ballenas é uma praia limpa, de mar agitado e com uma atmosfera particular, já que quem aproveitará melhor das regalias do local serão os hóspedes dos inúmeros resorts presentes na orla (já que toda a infraestrutura presente pertence justamente aos estabelecimentos, com serviços exclusivos para seus clientes). Para os visitantes hospedados por outras redondezas, é aconselhável levar tudo: cadeiras de praia, comes e bebes e toda a estrutura para passar um dia. Mas pode apostar, com o cenário recompensador, isso será o de menos!

11. Playa Delfines

Essa é uma das praias públicas mais conhecidas da região e muito frequentada por moradores. É em Delfines que você poderá curtir o dia de uma forma mais popular: alugando cadeiras de praia dos bares, trombando com os simpáticos vendedores ambulantes, sem estar rodeado de hotéis e resorts pela orla. Também é o local ideal para praticar mergulho autônomo ou guiado e avistar os golfinhos, já que grande parte das agências especializadas estão pertinho deste mar azul límpido.

12. X-pu Ha

A quantidade de coqueiros presentes na areia de X-pu Ha é surpreendente, formando uma bela paisagem no entorno e fazendo uma agradável parceria com o mar cristalino logo à sua frente. A praia é muito frequentada por moradores e visitantes, em busca de um ambiente familiar para passar um longo dia. É necessário pagar uma pequena taxa por grupo para acessar a praia, que poderá ser devolvida caso vocês consumam algo no La Playa Xpu-Ha Restaurant & Beach Club. Aproveite para fazer uma bela refeição no estabelecimento e ainda alugar espreguiçadeiras para curtir o dia da forma mais confortável possível.

13. Xcacel

Xcacel é uma praia selvagem que não recebeu nenhuma interferência humana e é um destino ideal para quem de fato quer se isolar do mundo. O local é praticamente deserto e recebe poucos turistas mesmo na alta temporada que precisam levar o seu “kit de sobrevivência” para passar um dia inteiro, não se esquecendo, é claro, de recolher todo o lixo antes de partir. O mar tranquilo é um convite para a prática de snorkel e também para a criançada se divertir sem o menor perigo. É necessário pagar uma taxa simbólica para acessá-la e este dinheiro é destinado para o programa de preservação de tartarugas do local.

14. Puerto Morelos

Puerto Morelos já foi uma pacata vila de pescadores, até receber as centenas de resorts presentes no local, embora nunca tenha perdido de fato a atmosfera tranquila, já que preservou ao máximo a natureza do entorno. Portanto, se deseja fugir da agitação das praias mais frequentadas e curtir um ambiente mais caiçara, inclua-a em seu roteiro! Os mergulhadores adoram visitar a barreira de recifes de corais que há por ali e os banhistas ainda podem contar com o mar tranquilo de temperatura agradável para se refrescar durante todo o dia.

15. Akumal

Além de ser uma praia espetacular, com areia fofa, mar azul e tranquilo e ter uma cachoeira de água doce deliciosa para se refrescar depois de um mergulho, Akumal é também conhecida por ser a casa das tartarugas em Cancun. Isso porque essas criaturinhas lindas desovam por lá durante as noites de abril a outubro e entre os meses de junho a novembro é possível avistar os filhotinhos correndo até o mar. O local conta com uma comunidade de mergulho presente na praia desde 1958, portanto, aproveite para interagir com os “moradores marinhos” de Akumal da melhor maneira.

Bastante próximas umas das outras, você pode incluir mais de uma praia de Cancun em seu roteiro e privar para si mesmo que cada uma delas tem sua característica especial.

30 fotos de praias de Cancun que são de cair o queixo

As imagens a seguir são fortes, portanto, não é recomendada para pessoas com o coração fraco e que fecham viagens por impulso:

1. Espia só este mar com combinações de verde e azul

2. Os conjuntos de coqueiros formam um cenário encantador visto de dentro da água

3. Um pôr do sol em Cancun é um pôr do sol em Cancun né, amigos?

4. Como não relaxar encarando de perto este mar?

5. Como sentir vontade de voltar para casa acordando todos os dias com uma vista dessa?

6. Em Tortugas você encontrará uma plataforma perfeita para avistar os “moradores marinhos”

7. Se a ideia é aprender a surfar, a hora é agora

8. Parece até cenário de filme

9. Cancun de cima é de tirar o fôlego, não acha?

10. Cada cantinho terá uma história para contar na volta para casa

11. Tudo organizado para curtir o dia da melhor maneira

12. Até a casinha do salva-vidas será digna de um belo registro

13. A natureza é realmente incrível

14. Langosta é outro local perfeito para assistir este espetáculo

15. Um lugar desse faz até os olhos brilharem

16. Já está sonhando com as suas férias neste paraíso?

17. Difícil será lembrar dos boletos diante deste cenário

18. Olha com o que você dará de cara logo que chegar em Marlin

19. A Playa Linda faz jus ao nome

20. Um bom local (e uma bela forma) para esfriar a cabeça

21. A decoração do ambiente te encantará

22. Não parece uma pintura feita à mão?

23. Quando o céu e o mar se misturam

24. Você pode usar e abusar desses guarda-sóis de palha

25. Aliás, eles estão presentes por todos os lados

26. Ah, Cancun! Que difícil não te amar

27. Será inevitável não voltar com a cor do verão

28. E com experiências garantidas que ficarão para sempre na memória

29. Afinal, em Cancun você verá o quanto a natureza é surpreendente

30. E conhecerá de perto toda a sua perfeição e riqueza

Aproveite para conferir também outras praias do México e esticar sua estadia por esse país cheio de maravilhas naturais!.

PARA VOCÊ