13 praias de Maceió que você precisa conhecer um dia

Escrito por Sheila Almendros

Quem vai a Maceió certamente encontrará uma das orlas mais bonitas do Brasil. O destino, muito procurado por turistas do mundo todo, é banhado por um mar que conta com a mistura do verde e azul — um dos principais cartões postais da cidade. Um espetáculo que merece ser conhecido pessoalmente, com certeza!

Durante a sua viagem, não deixe de incluir no roteiro praias com as mais diversas estruturas: desde as mais urbanizadas, próximas do centro, com os restaurantes mais elogiados de Alagoas pelas redondezas, como as mais rudimentares, que oferecem todo o charme natural que só uma atração paradisíaca com pouca intervenção humana pode ter. Quer conhecer quais são elas?

1. Sonho Verde

A 37 quilômetros do centro de Maceió está a praia Sonho Verde, com suas águas claras, tranquilas, e devidamente protegidas por recifes. Durante os finais de semana, o local costuma lotar de moradores e turistas, ideal para quem deseja incluir uma pitada de agito à viagem. Fora da alta temporada, ela é quase deserta, o que pode ser um atrativo para quem quer sossego. A infraestrutura não é das melhores, portanto, leve um lanchinho para garantir (e não esqueça de recolher o seu lixo antes de ir embora).

2. Pratagi

Pratagi é uma praia perfeita para grupos de família, principalmente quando compostas por crianças. O mar tranquilo e as piscinas naturais são os principais atrativos deste local que fica apenas 18 quilômetros do centro da cidade, que ainda conta com quiosques acomodados entre um coqueiro e outro. A movimentação costuma ser moderada, mas o lado esquerdo da praia é bem tranquila, quase sem nenhum banhista.

3. Costa Brava

O mar esverdeado contornado por areia fofa faz da Costa Brava uma praia lindíssima. Durante todo o ano, o local é bem tranquilo, já que a mata nativa do entorno inibe um pouco a movimentação, mas durante a alta temporada, sua extensão recebe diversas redes de vôlei, reunindo por ali muitos turistas e moradores adeptos ao esporte.

4. Paripueira

Paripueira é uma praia que qualquer turista amaria passar o dia: o mar é tranquilo, com temperaturas amenas e ainda tem inúmeros peixes passeando entre as pernas dos banhistas. Os diversos quiosques possuem atendimento bastante elogiado, e ainda contam com chuveiros de água doce e estacionamento. A 2,5 km da costa, há alguns bancos de areia que formam piscinas naturais super concorridas, acessadas por lanchas durante a maré baixa (os passeios podem ser comprados na própria praia).

5. Ipioca

A praia de Ipioca é um convite ao descanso. As piscinas naturais formadas entre os bancos de areia, o mar tranquilo, praticamente sem ondas e a areia fofa frequentada só por banhistas (não há ambulantes circulando por lá) são as principais características da região. Destaque para o restaurante Hibiscus, muito elogiado por seus frequentadores, que oferece além de um cardápio irresistível e atendimento de primeira, pufes, gramado e tendas para os seus clientes.

6. Jacarecica

Os surfistas e os praticantes de pesca com anzol são os principais frequentadores desta rústica praia. Localizada a apenas 9 quilômetros do centro de Maceió, a sua orla não possui quiosques, mas nas proximidades é possível encontrar alguns bares e restaurantes. A mata nativa preservada contornando o local rende belíssimas fotos.

7. Praia do Gunga

A Praia do Gunga é uma das mais populares de Maceió. Com a temperatura da água bem agradável para banho, ela pode ser melhor aproveitada pela manhã, durante a maré baixa. Depois disso o mar começa a se agitar e ficar um pouco mais perigoso. Durante o verão, principalmente nos feriados, muitas festas e badalações acontecem por lá, e passear de buggy ou escuna é a pedida. O período mais tranquilo, para quem quer aproveitar o cenário paradisíaco para o descanso, é de agosto a novembro.

8. Cruz das Almas

Outra opção para os viajantes surfistas é a praia Cruz das Almas. O mar agitado colabora para deslizar sobre as fortes ondas, mas os recifes submersos na região pedem por atenção redobrada. O local é bem rústico, sem a presença de quiosques e nem iluminação, sendo aconselhada a sua visita somente durante o dia.

9. Ponta Verde

Uma das praias urbanas mais agitadas da cidade, Ponta Verde possui uma infraestrutura completa, com calçadão, restaurantes e quiosques badalados, espreguiçadeiras disponíveis para locação, e o melhor de tudo, um mar limpo e tranquilo, ideal para nadar e praticar SUP, caiaque e windsurf. Destaque para os restaurantes Kanoa e Lopana, que possuem banheiros e aluguel de mesas na areia.

10. Garça Torta

A tranquilidade toma conta da orla de Garça Torta, a praia que deu origem ao nome do vilarejo local. A rusticidade que compõe o seu cenário destoa totalmente da localização (já que a distância até o centro da cidade é de apenas 13 quilômetros). Mas não pense que os visitantes não terão onde se refrescar durante a sua estadia: as biroscas presentes em Garça Torta servem cerveja geladinha.

11. Pajuçara

IStock

Outra praia popular de Maceió é a Pajuçara, muito frequentada por todos os tipos de turistas, inclusive grupos de famílias e mergulhadores. Por toda a orla é possível avistar jangadas que encaminham os banhistas até as piscinas naturais, localizadas a 2 quilômetros de distância da costa. Há ótimos restaurantes por toda a sua extensão, e também a tradicional feirinha de artesanato, que costuma agitar a região.

12. Jatiúca

Praia urbana que serve de palco para diversos campeonatos de surfe ao longo do ano. Hotéis, bons restaurantes e fácil acessibilidade são as marcas registradas de Jatiúca, que ainda oferece aos seus visitantes um extenso calçadão, pista de corrida, mar de verde intenso e diversas barraquinhas espalhadas pela areia.

13. Guaxuma

A praia de Guaxuma é muito mais frequentada por moradores de Maceió do que por turistas, ideal para quem busca tranquilidade e ter momentos relaxantes. A infraestrutura é boa, porém os quiosques e restaurantes da região fecham após as 18h. O mar agitado atrai os surfistas que preferem curtir o esporte longe dos locais mais movimentados.

Depois de conferir uma vasta lista de opções, que tal programar suas próximas férias rumo ao litoral alagoano?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB