Na região dos lagos andinos, no Chile, fica a charmosa cidadezinha de Puerto Varas. Também conhecida como “cidade das rosas”, é um dos principais destinos turísticos no Chile.
Foi colonizada por alemães em meados do século XIX e, até hoje, apresenta várias de suas características marcantes na arquitetura, gastronomia e cultura. Mas o que mais encanta na cidade são suas paisagens deslumbrantes: a região tem muitos morros, lagos e até alguns vulcões.
Apesar de ter apenas 40.000 habitantes, Puerto Varas tem várias opções para passeio, como:
Osorno é um vulcão ativo (dormente desde 1869) e um dos maiores cartões postais da região dos lagos andinos. Saindo de carro de Puerto Varas, uma viagem de 1 hora leva ao local, onde também há uma estação de esqui e um mirante, acessíveis por um teleférico. Como a vista de cima é sensacional, muitas pessoas pegam o teleférico apenas para apreciar a paisagem.
É uma cidade supercharmosa perto de Puerto Varas, também às margens do lago Llanquihue. Dá para ir de carro ou pegar transporte público (os Thaebus) em Puerto Varas e saltar em Frutillar Bajo (a parte mais próxima do lago). A passagem custa $3.000 por trecho e a viagem dura cerca de 30 minutos. Há várias atrações turísticas em Frutillar, mas vale dar destaque para Muelle Frutillar, o Teatro del Lago e o Museu Colonial Alemão, para aproveitar a incrível vista do lago e da influência alemã na região. A cidade também é sede do Semanas Musicales, o evento de música mais importante do Chile.
O Parque Pumalín é uma área de preservação ambiental com 290 mil hectares onde se pode fazer trilhas, camping e explorar a natureza e a biodiversidade e desde 2005 é considerado um Santuário da Natureza. São 12 trilhas para explorar. Entre elas, está Sendero de Alerces, onde as árvores, típicas da região, têm quase 3 mil anos. Os passeios podem ser feitos com guia ou de forma independente. Pumalín também tem uma área de criação de ovelhas, cado e cultivo de frutas e legumes para consumo local. É possível chegar no parque por carro, barco, bicicleta ou transporte público.
Os Saltos del Petrohué são um conjunto de quedas d’água localizadas no Parque Nacional Vicente Pérez Rosales. Por causa da coloração da água, um azul turquesa maravilhoso, e o vulcão Osorno no fundo, o lugar virou um grande ponto turístico. Toda uma estrutura de trilhas, pontes, passarela e mirantes passa por cima dos saltos, forma uma teia de espaços estratégicos para os turistas conseguirem excelentes ângulos para as fotos. É mais fácil chegar com um tour de alguma empresa de turismo, mas também é possível ir de ônibus ou carro.
Um passeio de barco com paisagens paradisíacas, como os vulcões Osorno, Puntiagudo e Tronador, montes, ilhas e cachoeiras. Há muitas opções para fazer um passeio de barco, desde as vendidas em agências aos próprios barqueiros à beira do lago.
Com desenhos, fotos, pinturas e objetos inesperados, o museu, na verdade, é a casa dos sonhos de Pablo Fierro. Começou como uma forma de preservar a memória e patrimônio das casas da região, mas, aos poucos, foi virando um criativo museu que fica diferente a cada visita. De vez em quando é possível encontrar o próprio Pablo Fierro por lá e ouvi-lo contar histórias e conversar com os visitantes.
Construída entre 1915 e 1918, a igreja também é um dos maiores atrativos de Puerto Varas. Seu estilo é inspirado na arquitetura das igrejas da região de Baden-Wurtemberg, na Alemanha. Foi declarada Monumento Nacional do Chile em 1992.
Com tantos lugares incríveis, Puerto Varas com certeza vai marcar sua ida ao Chile!
A melhor época do ano para ir a Puerto Varas depende do objetivo de quem vai. A alta temporada turística é nos meses de verão. Para quem quer aproveitar para esquiar em Osorno, o inverno é muito frio e tem boas chances de chuvas e até nevascas, o que também pode interferir na vista do alto. Agora, veja mais sobre o clima da cidade para poder aproveitar tudo ao máximo.
Vale lembrar que lá venta bastante, então é bom ir preparado para isso!
Nada como uma foto para encher os olhos e a alma de vontade de viajar, né? Então, dê uma olhada nestas aqui e já guarde a referência para quando for a sua vez:
Tudo anotado? Agora é só planejar sua viagem e aproveitar ao máximo essa cidade encantadora!