11 razões para planejar uma viagem à Suíça

Escrito por Ana Beatriz Cardo

Apesar de ser um país pequeno, a Suíça não deixa a desejar e é um dos destinos mais civilizados, charmosos, bonitos e interessantes para visitar na Europa, pois conta com cidades super organizadas e ainda oferece diferentes atrativos inesquecíveis para seus visitantes, como suas paisagens apaixonantes e sua gastronomia que é capaz de deixar qualquer um com água na boca.

Publicidade

Conheça abaixo mais algumas razões imperdíveis que com certeza vão te deixar morrendo de vontade de arrumar as malas e viajar para esse país adorável em qualquer época do ano!

1. Sua localização é super privilegiada

iStock

A Suíça está bem próxima de países como Alemanha, Áustria, Itália e França, por isso é um país super bem localizado que pode facilmente ser adicionado aos mais variados roteiros de viagem pela Europa.

iStock

iStock

iStock

2. Você pode cruzar o país de trem em apenas três horas

iStock

Andar de trem pela Suíça é a maneira mais simples, rápida e confortável de viajar, já que o sistema ferroviário é de primeira linha, super pontual e te leva para qualquer cidade. Além disso, a maioria das cidades funcionam a partir das estações, o que permite que você fique sempre bem localizado independente do lugar.

iStock

Outro ponto positivo é que, devido ao país ser bem pequeno, você consegue cruzá-lo de trem em apenas três horas, e ainda contemplar as mais lindas paisagens pelas janelas.

iStock

Existem cinco rotas cênicas que são as mais procuradas: Ferrovia Centovalli, Bernina Express, Wilhelm Tell Express, Golden Pass e Glacier Express. Basta chegar na estação e comprar a sua passagem!

3. A gastronomia típica é imperdível

iStock

Prepare para engordar uns quilinhos e se deliciar com a gastronomia incrível que o país tem a oferecer.

iStock

Além dos tradicionais fondues, batatas rosti, embutidos, racletes e excelentes vinhos, também não podemos esquecer que o chocolate suíço é considerado o melhor do mundo, e que a regra não vale somente para os mais caros e especiais, pois os baratinhos e de marcas menos conhecidas são tão irresistíveis quanto.

iStock

São tradições gastronômicas locais combinadas com o melhor da moderna arte culinária. Simplesmente impossível resistir!

Publicidade

4. O país é dividido em três grandes áreas

iStock

O país se divide em três grandes áreas. São elas: a Suíça francesa, a Suíça alemã e a Suíça italiana. Cada uma dessas regiões fala a sua própria língua e de alguma forma faz lembrar algumas características marcantes do país de onde a língua vem.

iStock

Traduzindo isso em exemplos, percebe-se que a alemã é mais burocrática e organizada, a italiana é mais bagunçada e representa nos gelatos e igrejas lindas, e a francesa não dispensa o vinho e uma boa comida.

 

5. As cidades geralmente acontecem ao redor dos lagos

iStock

Se estiver de passagem pela Suíça, com certeza vai notar que as cidades basicamente acontecem ao redor dos lagos ou dos rios, o que a torna o país famoso por ser um verdadeiro aglomerado de lagos.

iStock

Entre os mais interessantes, estão os lagos Briez, Thun, Biel, Genebra e o Lago da cidade de Lucerna.

iStock

Durante os dias de primavera e verão, é possível realizar divertidos e encantadores passeios de barco, onde você poderá curtir e admirar toda a natureza local.

6. Você poderá falar diferentes idiomas

iStock

Na Suíça, você com certeza terá poucos problemas para se comunicar com as pessoas, já que a maioria dos locais fala no mínimo duas línguas e por lá são usados diversos idiomas, como inglês, alemão, francês e italiano.

Além disso, a sua diversidade cultural é imensa e é mais do que comum você encontrar pessoas do mundo inteiro morando no país. É uma ótima oportunidade para você treinar!

7. Sua arquitetura é bem diversificada

iStock

Super diversificada devido às três diferentes regiões (francesa, alemã e italiana), a arquitetura da Suíça varia a cada uma delas, porém em todo o país se mantém bem conservada, principalmente em relação à monumentos e prédios históricos.

Publicidade

iStock

Se você busca uma arquitetura mais medieval, não deixe de conhecer a encantadora cidade de Berna.

8. São paisagens belíssimas por todos os lados

iStock

Em qualquer cidade ou lugar da Suíça você poderá se deparar com incríveis paisagens naturais que são simplesmente de tirar o fôlego de tão belas. São montanhas, lagos, alpes e campos que você poderá observar em passeios de barcos, trens ou até mesmo teleféricos.

iStock

9. Os Alpes ficam abertos para visitas o ano inteiro

iStock

Os famosos Alpes da Suíça ficam abertos para visitação durante todo o ano e são um show de beleza inesquecível.

iStock

Entre os principais e mais bonitos, estão o Jungfraujoch, considerado o ponto mais alto da Europa; o Matterhorn, famoso por estar nas embalagens do chocolate Toblerone; o Monte Pilatus e o Schilthorn, onde foi gravado um filme do James Bond. No Jungfraujoch e no Matterhorn, você encontra neve o ano inteiro.

10. O país é ótimo para a prática de esportes

iStock

O país também é excelente para receber os amantes de esportes, sejam eles radicais ou não. Além dos tradicionais snowboard e ski, você pode viajar por lá na temporada de primavera e verão, onde é possível praticar atividades como rafting, skydiving, mountain biking, escalada ou até mesmo stand up paddle nos lagos.

iStock

Outra atividade bem popular na Suíça é conhecida como Rodelbahn, onde você desce dentro de um mini carrinho do topo até embaixo em um escorregador de metal.

Já na região de Interlaken, o paragliding é mais uma atividade bem famosa e disputada entre os turistas e locais, pois oferece uma das melhores vistas panorâmicas da linda região dos lagos suíços Brienz e Thunersee.

11. Os brasileiros podem ficar na Suíça até 90 dias sem visto

iStock

A boa notícia é que a Suíça não exige o visto para brasileiros que pretendem ficar no máximo até 90 dias por lá. Porém, é sempre bom evitar estresse e ter em mãos a passagem de volta e a confirmação de reserva do hotel que você for se hospedar. Felizmente, é uma das imigrações mais simpáticas da Europa.

iStock

E o melhor: é um país que você não cansa de ficar, pois conforme você vai conhecendo suas cidades charmosas e compactas, mudam-se também as línguas faladas, os costumes, os restaurantes e a arquitetura. Vale a pena a visita!

recomendados para você

    147
  • 32 fotos para acender sua vontade de conhecer Burano, a colorida cidade italiana

    32 fotos para acender sua vontade de conhecer Burano, a colorida cidade italiana

  • 147
  • 15 motivos para você visitar Santorini, na Grécia

    15 motivos para você visitar Santorini, na Grécia

  • 147
  • 6 melhores praias da Croácia que você precisa conhecer

    6 melhores praias da Croácia que você precisa conhecer

  • 147
  • Porto: 30 atrações imperdíveis na cidade mais apaixonante de Portugal

    Porto: 30 atrações imperdíveis na cidade mais apaixonante de Portugal

  • 147
  • Turim: saiba o que fazer nessa charmosa cidade italiana

    Turim: saiba o que fazer nessa charmosa cidade italiana

  • 147
  • 21 cidades mais baratas para você visitar na Europa

    21 cidades mais baratas para você visitar na Europa

  • 147
  • Noruega: curiosidades e atrativos imperdíveis desse país nórdico

    Noruega: curiosidades e atrativos imperdíveis desse país nórdico

  • 147
  • Faro: motivos e dicas para conhecer esta belíssima cidade de Portugal

    Faro: motivos e dicas para conhecer esta belíssima cidade de Portugal