18 lugares que você precisa conhecer na República Dominicana

Escrito por Clara Fagundes

Descoberta em 1492 por Cristóvão Colombo, a República Dominicana é o segundo maior país do Caribe, superado apenas por Cuba em área e população. Suas praias conquistam, ano após ano, colocações entre as mais bonitas do mundo nas listas da mídia especializada. Não é para menos: areias claras e águas cristalinas agradam até os turistas mais exigentes.

Hoje, é a nação mais visitada da região, não só por sua beleza paradisíaca, mas também por ser conhecida como o destino mais barato das ilhas caribenhas. A época mais barata para visitar a República Dominicana é a dos meses mais propensos a furacões, entre agosto e setembro. A alta temporada — com preços mais altos e maior número de turistas — corresponde aos meses de dezembro, janeiro, fevereiro, julho e agosto.

Onde fica a República Dominicana

A República Dominicana divide com o Haiti o território da Ilha de Hispaniola (também chamada de Ilha de São Domingos), que faz parte do arquipélago caribenho das Grandes Antilhas. O país está localizado entre Cuba e Porto Rico e não exige visto de turistas brasileiros.

O melhor meio de chegar até lá é de avião, embora navios de cruzeiros cheguem em La Romana e Santo Domingo semanalmente. Atualmente, duas companhias oferecem voos diretos de São Paulo e Brasília para a capital Santo Domingo e para Punta Cana: LATAM e Gol. Partindo de várias capitais brasileiras, voos com escala podem ser feitos com a Copa Airlines, a Avianca, a American Airlines, a United Airlines e a LATAM. O tempo de voo entre São Paulo e Santo Domingo é de aproximadamente 7h. A média de duração dos voos com conexão é de 10h30.

18 lugares paradisíacos na República Dominicana

Muitos dos mais de 48 mil quilômetros quadrados que constituem a República Dominicana são de paisagens paradisíacas. O país, que tem clima quente e ameno o ano inteiro, é o destino ideal para quem quer descansar em praias desertas, usufruir do conforto dos resorts ou celebrar datas importantes com a pessoa amada. Confira 18 lugares paradisíacos da Ilha de São Domingos, mas acredite: não são os únicos!

1. Santo Domingo

Istock

A capital da República Dominicana foi fundada em 1496 e é a capital mais antiga das Américas. Considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, a Cidade Colonial de Santo Domingo é um destino obrigatório para quem pretende visitar o país.

2. Playa Moron

IStock

Playa Moron é uma praia calma, de areia dourada e cercada por bastante natureza e é muito querida pelos moradores locais. Fica em Las Terrenas, na península de Samaná, e é uma ótima opção de passeio para as crianças, pois o mar é límpido e sem muitas ondas.

3. Playa Bávaro

IStock

A Praia de Bávaro, ou Playa Bávaro, é a mais famosa da República Dominicana. Bem servida de mais de 30 resorts all inclusive e de atrações esportivas, como pontos de mergulho, kite e windsurf, dá para entender rapidamente por que é tão badalada. Além de seus atributos naturais, como a areia branquinha, a água quente e as paisagens paradisíacas, a região também é cercada por baladas, spas, cassinos e campos de golfe.

4. Playa Juanillo

IStock

A praia de Juanillo fica no luxuoso condomínio Cap Cana, em Punta Cana. Seu acesso restrito garante a tranquilidade inabalável da praia, mas são as suas belezas naturais que a transformam em um cenário cinematográfico. As excursões guiadas saem de Punta Cana e costumam parar para os turistas fazerem snorkel, também conhecido como mergulho livre. Certamente, a Playa Juanillo será um dos seus passeios favoritos na República Dominicana.

5. Isla Saona

IStock

Localizada em frente a Bayahibe, a Isla Saona é uma das atrações mais famosas da República Dominicana. Você chegará a essa ilha deserta — cercada de praias de areia branquíssima e águas cristalinas — partindo de barco de Bayahibe ou Punta Cana. O translado costuma ser feito de catamarã e a excursão, embora deliciosa, não excede um dia, pois a Ilha Saona não tem estrutura para estadia.

6. La Palmilla

Aproveite o passeio de barco para Isla Saona e pare nesse pedacinho de sonho que é La Palmilla. A piscina natural tem areia branquinha, águas transparentes com estrelas do mar ao fundo e é cercada por vegetação tropical. Uma parada obrigatória.

7. Playa Rincón

IStock

É considerada por muitos uma das praias mais bonitas do mundo. Praticamente virgem em toda a sua extensão, a Praia Rincón parece um cantinho escondido da civilização. Numa das suas extremidades, fica um pequeno restaurante que aluga espreguiçadeiras na areia. Fica a aproximadamente 40 minutos de carro a partir de Samaná.

>8. El Limón

IStock

A cachoreira El Limón é uma queda de 40 metros de altura que fica a cerca de 20 quilômetros de distância do porto de Samaná. Localizada dentro de um parque, pode ser encontrada após 40 minutos de caminhada ou 15 minutos a cavalo a partir da entrada do parque. A dica é contratar um guia para chegar até lá, ainda que não seja um trajeto muito complicado.

9. Las Galeras

IStock

Localizada na costa leste da ilha, entre Cabrón e Samaná, Las Galeras é famosa por suas belas praias cercadas com palmeiras. O principal destino turístico do município é La Playita, que fica próxima do centro da cidade. De lá, saem excursões de barco para Playa Rincon, Playa Fronton e Playa Madama.

10. Boca Chica

A praia mais famosa de Santo Domingo é frequentada principalmente por moradores, o que, convenhamos, é sempre um bom sinal. Ela é cercada por uma grande barreira de corais, o que resulta em águas calmas e límpidas. Se estiver organizando a sua programação, deixe Boca Chica para a semana, já que os dominicanos marcam ponto por lá aos sábados e domingos.

11. Los Haitises

IStock

Localizado em Bayaguana, o parque Los Haitises é composto por diversas colinas e grutas com pinturas rupestres cercadas pela mistura da água doce do rio Yuna com o mar. Foi cenário do filme “Piratas do Caribe” e vale muito a visita.

12. Altos de Chavón

IStock

Altos de Chavón é, na verdade, a réplica de uma cidade medieval construída dentro do resort de luxo Casa de Campo. A cidade cinematográfica foi projetada pelo arquiteto dominicano Jose Antonio Caro e criada pelo cineasta italiano Roberto Coppa. Abriga também um museu de arqueologia com mais de 3 mil artefatos pré-colombianos da etnia Taino. Imperdível!

13. Teleférico de Puerto Plata

IStock

Um passeio interessante para quem ama ver e fotografar belas paisagens de cima. Pelo teleférico, é possível ter uma ótima vista das montanhas e praias que cercam Puerto Plata. Não deixe de visitar as lojinhas com artesanatos e artigos locais que existem por lá.

14. Bahia de Las Águilas

IStock

Quase na fronteira com o Haiti, a Baía das Águias abrange mais de 10 quilômetros de praia deserta. Para chegar lá, é preciso ir de carro até o vilarejo de pescadores Las Cuevas e pegar um barco, ou seguir com uma excursão desde Barahona. A praia fica em Pedernales, dentro do Parque Nacional Serra de Bahoruco, e abriga uma grande diversidade de espécies, tanto de fauna como de flora. O pôr do sol é uma coisa linda de se ver.

15. Cabarete

IStock

Cabarete já foi uma pequena e tranquila vila de pescadores. Hoje, a região é o destino principal para os amantes de esportes de aventura que visitam a República Dominicana. Ideal para a prática de kite, wind e surf, é bem servida de ondas, hotéis, restaurantes e resorts de luxo.

16. Isla Cayo Levantado

IStock

Mais uma ilha paradisíaca, próxima de Samaná. Do porto samanense, saem diariamente barcos para a Isla Cayo Levantado. Ela é quase completamente ocupada pelo resort de luxo Gran Baía Principe Cayo Levantado. No entanto, é possível conseguir uma autorização no porto para acampar por lá ou apenas passar o dia desfrutando das suas praias incríveis.

17. Bayahibe

IStock

O destino escolhido por quem quer conhecer a República Dominicana sem ficar em resorts de luxo.  Bayahibe é cercada por belos jardins de corais que podem ser explorados em passeios de snorkel e mergulho guiados. A região fica a aproximadamente 130 quilômetros de Santo Domingo.

18. Dunas de Baní

A oeste de Santo Domingo, as dunas de Baní ocupam 15 quilômetros ao longo da península. Uma experiência completamente diferente em sua visita ao país, pois passam a sensação de um pequeno deserto, com direito a cactos e árvores de tronco retorcido, em pleno Caribe. Leve bastante água e prepare a câmera fotográfica!

E aí, já colocou a República Dominicana na sua lista de países para conhecer? Qual passeio chamou mais a sua atenção? Conte abaixo nos comentários!

PARA VOCÊ