Roteiro Portugal: veja as regiões mais lindas para aproveitar sua viagem

Escrito por Liz Santana

Portugal é, sem dúvidas, um dos destinos mais procurados pelos turistas – sobretudo pelos brasileiros, uma vez que o idioma do país é o português. Aliás, o clima é muito agradável, mesmo na baixa estação, e cada cidade do interior possui encantos diferentes e apaixonantes. Confira nosso roteiro Portugal e conheça lugares que você deve incluir na sua viagem!

Continua após o anúncio

Melhor época para conhecer Portugal

Certamente você poderá visitar Portugal em qualquer período do ano. As suas praias, vinícolas e centros urbanos atraem muitos visitantes, que vão em busca do clima agradável das cidades e do bom tempo. O país é considerado um dos mais ensolarados da Europa, mesmo na baixa temporada. Mas, afinal de contas, quando você deve ir à Portugal?

É entre os meses de novembro e abril que algumas cidades ficam mais frias, com temperaturas variando entre 8ºC e 15ºC. O tempo fica agradável para caminhar e ainda faz sol. Mas é na alta temporada, entre maio e outubro, que as cidades ficam mais coloridas e a temperatura pode chegar a 40ºC – certamente a melhor época para conhecer Portugal.

Roteiro de 5-7 dias em Portugal

Lisboa – 3 dias

No seu roteiro Portugal, reserve de 3 a 4 dias para conhecer Lisboa. A cidade é perfeita para caminhar, comer bem e conhecer os pontos turísticos. Então, inicie o seu tour pelo centro histórico, passando pela praça do comércio e pelo Elevador de Santa Justa. Em seguida, caminhe pelos calçadões, ladeiras e escadinhas que levam às vistas mais altas.

Além disso, não deixe de experimentar os pratos dos restaurantes locais e tradicionais, tais como o Sea Me e o Bairro do Avillez. Dê também uma parada no Mercado da Ribeira, um dos melhores locais para jantar ou almoçar. E, por falar em comer, que tal provar um pastelzinho de Belém ou um bom vinho do porto?

Sintra – 1 dia

Sintra é uma daquelas cidades serranas que mais parece uma viagem no tempo. Com castelos e palácios, o local conserva bastante a sua arquitetura – afinal, ela é uma cidade histórica. Também considerada um patrimônio da humanidade, Sintra oferece ao turista a possibilidade de caminhar pelas ruas feitas de paralelepípedos, enquanto prova alguns dos mais tradicionais doces na Pastelaria Piriquita.

Caso você prefira desbravar outras cidades no mesmo dia, como Batalha e Alcobaça, poderá alugar um carro. Uma das vantagens de Portugal é que as cidades do interior ficam bem próximas umas das outras. Inclusive, algumas estão a cerca de 1h30 de Lisboa, ideal para montar um roteiro Portugal perfeito.

Óbidos – 1 dia

Óbidos fica a 80 km de Lisboa e pode ser visitada em apenas um dia. As suas ruas possuem construções medievais que nos lembram o século XII, então você irá se deparar com uma arquitetura de muralhas feitas de pedras e uma vila com cara de Idade Média. É uma experiência no mínimo diferenciada para o turista que gosta de história.

Continua após o anúncio

Aliás, para ter uma perspectiva mais profunda da cidade, se hospede no Hotel Castelo de Óbidos e curta a sua estadia. Por fim, quando for regressar à Lisboa, passe em Mafra e conheça o Palácio Nacional de Mafra. Aproveite também para experimentar os pães portugueses e se deliciar com a gastronomia local.

Fátima – 1 dia

Fátima pode ser incluída no seu roteiro Portugal para se visitar em um dia inteiro. Localizada ao norte, leva-se geralmente 1h para ir de Óbidos até lá. No caminho, pare para admirar as ondas gigantes da cidade de Nazaré, mesmo que esteja no inverno.

Alguns pontos turísticas imperdíveis são o Santuário de Fátima e a Capelinha das Aparições. Esse é um dos locais mais visitados de Portugal, sobretudo por religiosos. Mas, se não quiser perder muito tempo, passe apenas uma manhã e distribua o restante das horas do seu dia em outra cidade próxima.

Coimbra – 1 dia

Coimbra deve ser incluída no seu roteiro Portugal sobretudo pela sua importância histórica. A propósito, ela fica a 80 km de Fátima e é uma das cidades mais tradicionais, principalmente para quem vai estudar no país. É lá que se concentram alguns dos mais importantes centros de estudos, como a Universidade de Coimbra e o Paço das Escolas.

Em seguida, não deixe de comer em algum restaurante local e experimentar uma carne de porco típica de Portugal. Então, antes de mais nada, escolha um dos vários restaurantes pequenos que existem na região e adicione ao seu roteiro Portugal.

Todas as cidades citadas podem ser visitadas em apenas 7 dias. Caso você esteja com o tempo apertado, poderá contratar uma empresa de turismo e incluir no seu roteiro Portugal as cidades de Nazaré, Óbidos, Batalha, Fátima e Alcobaça para conhecer no mesmo dia.

Roteiro de 10 dias em Portugal

Porto – 3 dias

Uma cidade que você deve inserir no seu roteiro Portugal de 10 dias é Porto. Ela é uma das mais visitadas, e você precisará de pelo menos 3 dias para conhecer tudo com tranquilidade. Inegavelmente, Porto é bastante charmosa e possui vários cafés e lojinhas de artesanato. Os edifícios são considerados de estilo Art Noveau e as igrejas são construídas com azulejos.

Além disso, o cartão postal mais conhecido é a Vista do Cais da Ribeira e do Rio Douro. Quem visita a cidade ainda pode fazer uma degustação de vinhos na Vila Nova de Gaia. Aliás, bem perto desse lugar existem muitas opções de hospedagem para você passar esses dias na cidade.

Vale do Douro, Braga e Guimarães – 7 dias

Nos últimos dias, faça uma trip pelas vinícolas do Vale do Douro, se delicie com os vinhos e descubra como ele é produzido. Quando retornar, dê um pulo nas cidades de Braga e Guimarães. Certamente, você irá se apaixonar pelas atrações dessas duas cidades, que ficam a 55 km da cidade do Porto e a 20 km uma da outra.

Braga é uma das mais antigas do país e tem como ponto turístico a escadaria do Santuário do Bom Jesus do Monte, enquanto Guimarães possui um lindo centro histórico, além de passeios importantes e clássicos. Sem dúvidas, seu roteiro Portugal ficará perfeito com essas atrações imperdíveis.

Agora que você já conhece as principais cidades para incluir no seu roteiro Portugal, conheça também outros lugares apaixonantes. Seja para tomar um vinho, provar um novo sabor ou descobrir histórias, veja as dicas de locais e aproveite sua viagem!

Roteiro de 15-20 dias em Portugal

Évora – 2 dias

Évora é mais uma cidade encantadora que deve estar no seu roteiro Portugal. Ela está a 140 km de distância da capital e é perfeita para admirar as paisagens melancólicas e provar a gastronomia local, que é considerada uma das mais deliciosas do país. Aliás, não deixe de experimentar a carne de porco servida nos restaurantes da cidade.

O ideal é que você fique pelo menos 2 dias, mas em um só dia você poderá conhecer pontos como a Capela dos Ossos, o Templo de Diana, o Convento do Espinheiro e o telhado da Sé de Évora, no centro. Sem dúvidas, é uma ótima opção para passar o final de semana e deve estar em seu roteiro Portugal.

Costa Vicentina – 1 dia

Após visitar a cidade de Évora, se prepare para se apaixonar pela Costa Vicentina. Dona de paisagens lindíssimas, a cidade tem as praias mais incríveis do país, além de ser um local de natureza selvagem. Essa é também a parte do litoral aonde os portugueses vão para passar as férias, assim como Algarve.

Você irá conhecer as praias de Odeceixe e Zambujeira do Mar, além do Monte Clérigo. Se você surfa, certamente irá amar as ondas da Praia da Bordeira e da Arrifana e, por fim, poderá se deliciar com os mariscos e peixes frescos dos restaurantes nas redondezas.

Alentejo – 3 dias

Também conhecida como Toscana Lusitana, a região do Alentejo compreende várias cidades, entre elas Évora, que já mencionamos aqui. Pelas redondezas, você poderá conhecer as Quintas de Oliveiras e, assim, realizar degustação de azeite. Em seguida, poderá seguir pelas construções renascentistas datadas do século XVII, como o Castelo de Vide e Marvão, uma cidade medieval considerada cartão postal de Alentejo.

Nos outros dias, conheça Elvas e o Paço Ducal de Vila Viçosa. Em seguida, inclua no seu roteiro Portugal de 15 dias os castelos, conventos e muralhas de Estremoz, as aldeias portuguesas de Monsaraz e os vilarejos de Beja. Para isso, é importante que você reserve pelo menos 3 dias para desbravar toda essa região.

Ilha da Madeira – 5 dias

Outra atração imperdível nesse roteiro Portugal é a Ilha da Madeira. O local é cheio de florestas e montanhas, com trilhas para os aventureiros. Se você ama paisagens e contato com a natureza, irá se apaixonar pelo Pico Ruivo, uma das montanhas mais altas do país, e pela Ilha do Porto Santo.

Essas são as vistas mais lindas de Portugal. Sendo assim, o ideal é que você fique pelo menos 5 dias na Ilha da Madeira, para aproveitá-la com tranquilidade e sossego. Enfim, além de todos esses passeios, não deixe de experimentar os sabores da Ilha, incluindo o vinho da madeira – o mais pedido no local.

Açores – 5 dias

Finalmente, nossa última dica de local desse roteiro Portugal é o Arquipélago dos Açores. Para conhecer toda a região, é necessário ter pelo menos 10 dias livres. Mas, se seu objetivo é conhecer a Ilha de São Miguel, dois dias já são suficientes. Planeje-se para conhecer os principais pontos turísticos e se apaixonar mais por Portugal.

O Arquipélago fica a quase 3h de Lisboa e os valores das passagens são um pouco salgados, mas as paisagens são únicas e inesquecíveis. No local, você verá vulcões adormecidos e campos de chá, além de fazer passeios de barco e ver golfinhos e baleias nadando no mar.

Escolha as cidades mais interessantes e monte o seu roteiro Portugal de acordo com a quantidade de dias da sua viagem. Você vai se encantar com a história desse país cheio de cultura e belezas naturais. Programe as suas próximas férias e faça uma das melhores viagens da sua vida!

Dica extra: Algarve

Se você tem tempo e gostaria de mais dicas de cidades nesse roteiro Portugal, conheça Algarve. Esse é um dos lugares prediletos de turistas que adoram lindas paisagens e passeios inesquecíveis para cavernas famosas. As atrações são diversas, e o ideal é que você fique pelo menos 5 ou 7 dias no local para aproveitar bastante.

Primeiramente, faça o passeio de barco até a Ponta da Piedade e depois siga para Sagres, caso esteja de carro. Inclua também as Praias de Lagos e as Praias do Carvoeiro, lugares perfeitos para você passar suas férias de verão. Por fim, aventure-se pelas cavernas do Algar de Benagil, monumento superprocurado sobretudo por quem ama cenários maravilhosos.

Quando ir

Os melhores meses para ir a Algarve é entre junho e setembro, especificamente no verão. Isso porque a cidade é rodeada de praias e natureza, e é nesse período do ano que o sol fica mais brilhante, constante e faz bastante calor. Além disso, a região não fica tão cheia, então você certamente poderá aproveitar mais.

Gostou das nossas dicas? Se você ainda não conseguiu escolher as suas cidades preferidas nesse Roteiro Portugal, veja lindas fotos de Portugal e se inspire para fazer a melhor viagem da sua vida.

 
   

PARA VOCÊ