6 passeios que você não pode perder na Serra Gaúcha

Escrito por Sheila Almendros

A Serra Gaúcha se tornou um polo turístico bastante movimentado nos últimos anos, com suas paisagens bucólicas, suas inúmeras opções de gastronomia e compras, e uma bagagem cultural enorme herdada de seus imigrantes alemães e italianos. Separamos seis dicas para todos os gostos e idades que valem a pena serem incluídos em seu roteiro de viagem:

1. Colocar um cadeado na Fonte do Amor Eterno, em Gramado

Lore Gomes

Lore Gomes

O passeio ideal para casais que incluem Gramado em seu roteiro. A fonte está localizada entre a Igreja Matriz e o Boulevard São Pedro, e em sua volta há milhares de lojinhas que vendem cadeados com placas de metal para gravar os nomes. Depois é só prender o cadeado na grade e preparar o clique.

2. Passar algumas horas agradáveis no Empório Canela

Voali

Voali

O Empório Canela não pode ser chamado somente de restaurante, porque é algo muito além disso: é uma experiência. Ele foge totalmente do perfil dos restaurantes convencionais da Serra Gaúcha, já que você encontra livros novos, usados, discos de vinil, objetos dignos de antiquários, artesanato… tudo isso para vender em um ambiente aconchegante com cara de casa da vovó. O cardápio inclui saladas, carnes diversas, peixes, sanduíches , cafés, risotos, cervejas artesanais, entre outras inúmeras opções.

Empório Canela
Rua Felisberto Soares, 258 – Centro – Canela

3. Envolver-se com a natureza no Parque Estadual do Caracol

Sossego do Major

Sossego do Major

O Parque do Caracol já foi habitado por índios caigangues no passado e hoje é o segundo ponto mais visitado do Sul do Brasil. Uma opção perfeita para quem gosta de estar em contato com a natureza, com suas trilhas ecológicas e mirante com uma vista perfeita da cascata, vale e mata nativa. Há também alguns pequenos museus mostrando a história do local, entre outras atividades para todas as idades.

Parque Estadual do Caracol
RS 466 – km 0 – Canela – RS

4. Se encantar com a beleza das lavandas no parque Le Jardin

Le Jardin

Le Jardin

Um casal decidiu construir um paraíso em forma de jardim, e o resultado agradou tanto que resolveram abrir as portas de sua residência para o público contemplar suas diversas plantas exóticas e espécies inéditas de lavandas no Brasil. No Le Jardin você também encontra uma loja temática, estufas de produção de flores e um aconchegante café.

Le Jardin
Rodovia RS 115, 37.700
Várzea Grande – Gramado

5. Fazer um passeio cultural no Centro Histórico e Artístico Nacional de Antônio Prado

Prefeitura de Antônio Prado

Prefeitura de Antônio Prado

Conhecida por ter sido cenário do filme O Quatrilho, a cidade de Antônio Prado possui uma história carregada de tradições e cultura italiana, e isso é comprovado em seu Centro Histórico. Tanto a gastronomia, as construções feitas de madeiras e alvenaria, tombadas pelo governo para a preservação desta história, e até mesmo o vestuário e dialeto Vêneto de seus moradores, fazem você entender porque o município se torna tão ímpar.

6. Tirar um dia para conhecer Bento Gonçalves

Revista Pelo Mundo

Revista Pelo Mundo

Bento Gonçalves é uma das cidades que merece um dia para ser dedicado. Há diversas atrações como o Vale dos Vinhedos, monumentos históricos, museus, entre outras inúmeras opções que mostraremos em breve no Viajali.

PARA VOCÊ