12 coisas que você precisa saber antes de fazer um safári na África

Existem 18 parques nacionais e diversas reservas naturais para fazer safári na África. O Kruger National Park, na África do Sul, é o mais conhecido, mas as outras opções de roteiro também podem ser muito interessantes, tudo depende do seu perfil, o tipo de aventura que você está buscando e quanto está disposto a pagar.

Publicidade

Depois que o lugar for escolhido e antes de fazer esse tipo de passeio pela primeira vez, muitas dúvidas podem aparecer. E para que você embarque tranquilo nessa aventura, é muito interessante conferir o máximo de dicas possíveis antes de partir, não é mesmo?

1. Tamanho do grupo

A dica aqui é tentar optar por grupos e carros pequenos. Assim, fica mais fácil tirar dúvidas com o guia – pois serão menos pessoas disputando a atenção dele -, e também para tirar fotos, pois você não vai ter que dividir o espaço que tem a melhor visão com muita gente.

2. Melhor horário

É possível ver animais em qualquer horário do dia, mas é mais comum vê-los no começo do dia ou no fim da tarde. Além disso, esses horários proporcionam uma luz natural muito bonita, que vai deixar suas fotos ainda mais bonitas. Caso você queira fazer um passeio durante a noite, não vá esperando ver muita coisa.

3. O que levar

O primeiro passo é pensar qual tipo de bagagem levar, não é mesmo? Deixe as versões rodinha de lado e escolha um mochilão ou até mesmo uma mala de mão, isso tornará seu trajeto muito mais simples. O próximo passo é escolher quais são os itens essenciais, além das roupas. Confira a lista:

  • Mochila: um item importante para carregar todos os objetos que você levará no passeio.
  • Medicamentos básicos e seguro de viagem: imprevistos podem acontecer e se prevenir contra algumas situações pode ser uma boa. Por isso, leve remédios para enjoo e contra diarreia. Já o seguro de viagem cobre despesas contra problemas de saúde e outras situações inesperadas, como perda de documentos.
  • Binóculos: esse é um item que vai te ajudar muito durante o safári. Alguns animais você só conseguirá ver de longe e sem esse acessório, talvez, nem seja possível identificar o que exatamente você está vendo.
    Água e petiscos: se manter hidratado e ter algum alimento para um lanchinho é muito importante. O passeio pode demorar mais do que você imagina, então é bom estar preparado.
  • Repelente: como algumas reservas da África são em áreas em que há o risco de malária, é importante que esse item seja de alta qualidade e seja passado com frequência.
  • Calçado impermeável: ficar com os pés molhados durante um passeio pode ser muito desconfortável. Para não correr esse risco, aposte nesse tipo de calçado.
  • Lanterna: como o horário pode não proporcionar uma iluminação natural muito grande, a lanterna pode te ajudar a ter uma maior visibilidade.
  • Chapéu: para fugir do sol, proteger do vento e até mesmo de uma chuva leve, esse é um objeto que vale um espaço na sua bagagem. É importante que ele tenha cordinhas, para não voar da sua cabeça.
  • Protetor solar: mesmo que o sol não esteja aparecendo, esse é um item muito importante. Afinal, ninguém quer ter uma insolação no meio do passeio, não é mesmo?
  • Óculos de sol: esse objeto pode ser útil tanto para proteger seus olhos do sol, como também do vento.
  • Câmera fotográfica: com vistas de tirar o fôlego e lindos animais, com certeza você vai querer ter imagens para guardar de recordação desse passeio. É importante que o equipamento tenha um bom zoom.

4. Quais roupas e cores usar

É muito importante usar roupas leves e confortáveis nesse tipo de passeio. Se você puder optar por peças com cores neutras, elas são a melhor opção. Com elas é possível não chamar muito a atenção, tanto dos animais, quanto dos insetos. Também não se esqueça de levar opções para momentos quentes e frios, independente da estação. Uma boa dica é usar lenços, pois eles podem te ajudar a se proteger do vento e da poeira.

5. Duração do passeio

Os passeios podem ter diferentes durações, ou seja, você pode ir em um de apenas 2 horas ou que leve o dia inteiro. É importante estar ciente que do que você está comprando na hora de fechar o pacote. O clima também é um fator que pode influenciar no tempo, como, por exemplo, por causa de uma chuva inesperada.

6. Vantagens dos passeios guiados

Sem ter que se preocupar com a direção, você pode tirar muito mais proveito da vista que esse passeio proporciona. Os guias têm bastante conhecimento sobre o local, por isso, podem responder questionamentos, mostram onde estão os animais e ensinam a escutar os sinais. Além disso, você também pode fazer o safári a noite, o que não é permitido se você estiver acompanhado.

7. Vantagens de dirigir por conta própria

Se você quer economizar, essa pode ser uma boa alternativa, mas tenha em mente que também é uma opção mais perigosa. Por outro lado, a liberdade é maior, já que você não fica preso ao grupo e nem aos horários.

8. Seja flexível

Você deve estar preparado para momentos de vento, chuva, sol e muito calor. Também é preciso ter em mente que os animais estão em seu habitat natural, ou seja, pode ser que você veja muitos deles por um longo período, mas você também pode ver poucos e apenas de relance. O importante é aproveitar cada momento.

9. Mantenha-se em segurança

Como você estará rodeado por animais selvagens que estão em seu próprio habitat, é importante ser discreto. Para que nenhum acidente aconteça, é importante seguir todas as regras que o lugar impõe. Usar roupas discretas e evitar barulhos são boas dicas.

10. Pergunte

Mesmo que você seja daquelas pessoas que pesquisa muitas informações antes de viajar, o guia tem uma grande experiência com passeios, por isso, ele pode conhecer bem os animais e seu comportamento. Por isso, não hesite em perguntar para quem está sempre nesse ambiente.

11. Peça para parar

Se você quer prestar atenção na vista ou nos animais, e acha que isso não é possível com o veículo em movimento, peça para que o guia pare. Assim, você pode apreciar a vista com maior tranquilidade e também será mais fácil tirar fotos.

12. Tire muitas fotos

Em uma viagem como essa, com certeza você vai querer ter inúmeros momentos registrados para guardar de recordação. Como é possível que você veja os animais por poucos instantes, é bom estar preparado para tirar a foto. Mas também não se esqueça de aproveitar o momento.