10 motivos para você conhecer Saint-Martin, o Caribe francês

Por
Atualizado em 08.12.23

A ilha caribenha de Saint-Martin, ou Sint Maarten, é dividida por dois governos: o francês (ao norte) e o holandês (ao sul). Enquanto o primeiro se destaca com a alta gastronomia e seus resorts pé na areia, o segundo conta com muitas opções de cassinos e baladas, perfeito para quem não dispensa uma farra.

Publicidade

Devido à essa separação, a moeda também é diferente em cada lado da ilha. No território francês, o euro é considerado a moeda oficial e, no holandês, é muito utilizado o Florin das Antilhas Neerlandesas. De qualquer forma, o dólar americano também é bem aceito em ambos os lados.

E o melhor: se você está cogitando viajar para este paraíso, saiba que não é necessário se preocupar com o visto, pois somente o passaporte brasileiro já basta. Confira abaixo 10 motivos para que você não deixe de conhecer esse local deslumbrante!

1. Divertir-se com o pouso dos aviões

Que tal pegar uma praia enquanto assiste a aviões passando em cima de sua cabeça? É isso que acontece na Maho Beach, praia mais famosa da ilha. É nela que fica a cabeceira da pista do Aeroporto Princesa Juliana, de onde saem os aviões que já viraram atração turística no local. Além disso, tem uma prancha de surfe na areia bem em frente ao Sunset Beach Bar, que informa os horários de voos e aviões que passam beirando a praia todos os dias.

2. Tem uma zona livre de impostos

No lado holandês do país, onde a capital é chamada Philipsburg, você pode tranquilamente fazer suas comprinhas em lojas de todos os tipos, incluindo roupas, joalherias, perfumarias e equipamentos eletrônicos, que saem com preços iguais ao Duty Free, já que a ilha é toda livre de impostos desde os anos 60. É o verdadeiro paraíso das compras!

3. Você encontra bares ótimos na praia para beber e relaxar

Que tal unir uma praia relaxante, um bom bar e uma cerveja caribenha refrescante? Você pode fazer tudo isso no Sunsetbar, o mais famoso da ilha que se localiza no canto da Maho Beach. Por lá, a sua única obrigação é pegar uma bebida e apreciar o pôr do sol.

4. Os aventureiros de plantão encontram muita atividade

Para os amantes de adrenalina, é possível pular de um paredão que compõe a paisagem da praia Baie Longue, uma das maiores e mais bonitas da ilha, onde a água é super cristalina. Porém, o local não é muito bem sinalizado e conta somente com uma corda, indicando onde você deve começar a subir nas pedras.

5. Também tem local para curtir com a família e as crianças

Se a busca é por uma praia onde você possa relaxar e curtir com a família e as crianças, o seu destino é a Mullet Bay. Além de ser mais tranquila, devido ao número de pessoas e ao mar calmo, essa praia também oferece mais infraestrutura, se comparada à Baie Longue, pois conta com duas opções de bares e espreguiçadeiras para alugar.

6. Você pode fazer stand up paddle em uma ilha paradisíaca

Já para os apaixonados por esportes ao ar livre, a dica é alugar um stand up paddle e atravessar a Pinel Island – uma ilha paradisíaca que você nunca mais vai esquecer. Se não estiver sozinho, pode também alugar caiaques para seis pessoas, ou até mesmo atravessar de barco. O importante aqui é não deixar de conhecer a Pinel, conhecida por sua areia branca cercada pelo mar azul claro.

7. Tem praia com muita infraestrutura e badalação

Há também os que não tiram férias para descansar e, sim, que vão em busca de lugares animados e divertidos. A Orient Bay Beach é conhecida como a praia mais badalada da ilha e foi apelidada de “St. Tropez do Caribe”, pois oferece em toda a sua extensão bares pé na areia, música alta e muitas pessoas em cima das mesas dançando e se divertindo durante todo o dia. Além disso, podem ser encontrados também restaurantes com melhor infra estrutura.

8. Locais turísticos com paisagens encantadoras


Após turistar em Marigot, capital do lado francês, não deixe de conhecer o Fort Louis, onde você consegue visualizar uma paisagem indescritível do mar azul do Caribe, da cidade Marigot e da lagoa Simpson Bay. Para chegar, é necessário subir muitos degraus, porém a recompensa do cansaço é garantida, principalmente se você conseguir chegar no horário do pôr do sol.

9. Experiências gastronômicas que dão água na boca


E claro que não podemos deixar de lado as experiências gastronômicas que a ilha de Saint-Martin tem a oferecer. Se o objetivo é comer bem, o melhor lugar para ir é o vilarejo de Grand Case, localizado no norte da ilha, onde você encontrará desde a comida mais refinada, até a mais popular. Desta forma, você pode tanto desfrutar de um restaurante chique com chef renomado, como também jantar em um dos típicos “lolos”, que são quiosques simples que servem comidas baratas.

10. E tem muito sol e calor

Para quem não dispensa dias quentes e muito sol, a ilha é a sua melhor opção de viagem, já que lá faz calor o ano inteiro. Além dos cenários paradisíacos e das praias incríveis para relaxar e se divertir, o clima favorece também atividades como mergulho, caiaque, snorkeling, windsurfe, além de trilhas com vistas de cair o queixo e outras atividades de turismo para todos os gostos, que são ideais para curtir o dia com mais energia.