San Juan: guia com informações e belas imagens da capital de Porto Rico

Escrito por Bruno Mendes

Viajar para San Juan, capital do Porto Rico, é uma excelente ideia para quem deseja conhecer lindas praias, provar da deliciosa gastronomia caribenha e se divertir em distintas atrações. Na cidade com belas construções históricas e ambientes modernos, os nativos são muito receptivos e há diversão o dia inteiro, ou seja, sem chances de ficar no hotel sem nada para fazer.

Para você preparar uma viagem nota mil, o Viajali montou um guia com informações sobre esse ilustre ponto turístico do Caribe. Não perca a oportunidade, prepare-se para momentos únicos nessa terra colorida e vibrante!

Onde fica San Juan?

A capital do Porto Rico tem um pouco mais de 440 mil habitantes e fica localizada na região nordeste. Por ser a principal cidade do país, é facilmente acessada por quem, por ventura, desembarcar em outra localidade do Caribe.

10 dicas e curiosidades para você aproveitar San Juan ao máximo

  1. Se você não dispensa umas comprinhas, vale se preparar para gastar uns trocados a mais. A capital de Porto Rico tem muitas lojas de grife, lembrancinhas vendidas por ambulantes e roupas por preços tentadores.
  2. San Juan é conhecida como “Cidade Muralhada”, pois muitas fortalezas a contornam.
  3. O clima em San Juan é tropical e a temperatura varia entre 19 e 36 graus durante o ano.
  4. As chuvas tendem a cair com mais frequência entre abril e novembro. Fica a dica caso você queira a garantia de dias intensos de sol durante a sua viagem.
  5. Os brasileiros precisam de visto para entrar em Porto Rico, portanto, a recomendação é garantir o documento com antecendência.
  6. Dezembro é mês de sol e calor em San Juan, e a virada do ano na cidade é conhecida como uma das mais animadas do Caribe. Vale passar o ano novo entre tanta beleza.
  7. Há distintas opções de cruzeiros que passam por Porto Rico, e o porto de San Juan é um dos mais bonitos do Caribe. Que tal fugir do friozinho e do tempo nublado do outono e inverno brasileiro e fazer esse passeio?
  8. Como a sintonia política e cultural entre os Estados Unidos e Porto Rico é intensa, o idioma de San Juan torna-se uma espécie de mix entre o espanhol e o inglês, que é chamado informalmente de “espanglês”.
  9. A população de San Juan é muito receptiva, ponto alto para quem ama se sentir em casa ao fazer viagens internacionais.
  10. A rede hoteleira de San Juan é impecável e grande parte dos hotéis ficam na faixa litorânea.
  11. 6 praias de San Juan e região que vão te encantar

    As praias de San Juan e de algumas cidades próximas são encantadoras. Olha só essas opções que você pode incluir no seu roteiro:

    1. Praia de Luis Peña

    Localizada na ilha de Culebra, a praia de Luis Peña é um espetáculo digno dos melhores cartões postais. O mar azul e as gaivotas que hora ou outra cortam a faixa de areia estão entre os diferenciais desse trecho do paraíso porto riquenho que você precisa conferir de perto.

    A praia fica na cidade de Ceiba, a um pouco mais de 1 hora de carro da capital San Juan. Vale a pena fazer um bate e volta e se maravilhar com o espetáculo da natureza. Fique atento a estrada e curta cada detalhe.

    2. Praia Flamenca

    A praia Flamenca é apontada como uma das mais bonitas do mundo e reverenciada pela maioria dos visitantes que chegam ao Caribe. Como é extensa, é ótima para quem gosta de caminhar sentindo a brisa no rosto e, é claro, alguns minutos depois mergulhar nas águas transparentes.

    3. Praia Condado

    A famosa Condado Beach é a atração perfeita para o banhista que não dispensa conforto e um quê de sofisticação, pois ela fica situada perto de luxuosos hotéis do litoral de San Juan. Além de vislumbrar o cenário e tirar fotos, o visitante poderá colocar a espreguiçadeira e curtir parte do dia na maior mordomia. Dá para dispensar?

    4. Pine Grove Beach

    Gosta de boiar (ou ao menos tentar) sobre as águas enquanto olha para o céu, e ama dar algumas braçadas no mar tranquilo? A Pine Grove Beach é o local perfeito em San Juan, já que o mar é raso e com ondas fracas. Essa maravilha fica na cidade de Carolina, localizada a um pouco mais de 20 quilômetros de San Juan. Pertinho!

    5. Isla Verde

    A praia de Isla Verde também está situada em Carolina e fica bem próxima do aeroporto. Assim, o destino é recomendado aos entusiastas de aviação, porque dá para observar muito bem a decolagem e pouso dos aviões, entre um mergulho e outro.

    6. Praia el Escambrom

    Coqueiros altos, águas transparentes, atmosfera perfeita para diversão e relaxamento. Essa é a El Escambrom, uma praia que também tem pontos de mergulho, e está na região de um parque com boa vista da San Juan antiga e moderna. Detalhe: por uma trilha é possível ir das águas a um ponto histórico com ótimas instalações.

    8 atrações de San Juan que não podem faltar em seu roteiro

    San Juan é uma cidade com atrações variadas, que agradam todos os tipos de visitantes. Destacamos esses exemplares, dá uma olhada:

    1. Bairro Old San Juan

    IStock

    Aí está uma atração de San Juan que o viajante precisa passear por um dia inteiro ou mais. No charmosíssimo bairro histórico da capital porto riquenha há lindas casinhas coloridas com sacadas, restaurantes e vias estreitas que remetem às cidades históricas de Paraty, no Rio de Janeiro, ou às cidades mineiras como Diamantina e Ouro Preto.

    Conhecer os pontos turísticos da localidade é ter a oportunidade de mergulhar na história de Porto Rico da maneira mais encantadora e divertida. Marque já na sua agenda um passeio a esse museu a céu aberto de primeira linha.

    2. Castelo San Cristobal

    IStock

    A construção do Castelo San Cristobal teve início em 1634 e a estrutura foi criada com o propósito de defender a cidade contra invasões estrangeiras. O local fica de frente para o Oceano Atlântico e é o atrativo certo para o visitante que ama estruturas centenárias e paisagens de tirar o fôlego.

    3. Praça Colombo

    A Praça Colombo, identificada por esse nome como uma homenagem a Cristovão Colombo, fica na região central de San Juan. Contornada por construções que ilustram a grandeza arquitetônica, ela também fica pertinho de muitos bares e restaurantes que dão luz aos aspectos mais animados da região.

    4. Parque das Cavernas do Rio Camuy

    Sem dúvidas essa é a atração natural mais instigante que você poderá visitar em San Juan, quer dizer, a cerca de uma hora da cidade. O Parque das Cavernas do Rio Camuy tem mais de 100 hectares e contempla um belíssimo conjunto de cavernas emolduradas há milhares de anos por um rio subterrâneo. Não deixe de conhecer esse cenário que está aberto para visitação desde 1987 e com três cavernas que podem ser acessadas: Três Pueblos, Clara e Espiral.

    5. Parque Las Palomas

    O Parque Las Palomas fica na região mais antiga de San Juan, turisticamente movimentada e com alguns restaurantes e lojas por perto. Trata-se de um destino simples e admirável, um pit stop perfeito entre um passeio e outro. Relaxe, observe o ir e vir das aves e parta para próximas aventuras.

    6. Café Carli Concierto

    É evidente que na contagiante San Juan você terá boas opções para escutar música ao vivo, enquanto prova delícias da culinária local e toma alguns drinks. A dica é ir ao Café Carli Concierto, um espaço com apresentações ao vivo de jazz e comida de ótima qualidade. O clima é bem despretensioso — prepare-se para se divertir bastante e querer voltar.

    7. Isla de Cabras

    Situada no trecho oeste de San Juan, Isla de Cabras é uma ilha bem interessante em razão de aspectos simples e importantes. Trata-se de uma dessas atrações imperdíveis para o viajante que não resiste ao contato com mostras naturais. Na área verde, cuja beleza é de tirar o fôlego, dá para caminhar, andar de bicicleta e curtir todo o visual.

    8. La Fortaleza

    IStock

    Identificado como Palácio de Santa Catalina, a La Fortaleza é a sede do governo de Porto Rico. Por ser construído no século XVI — mais precisamente entre 1533 e 1540 — o local é a residência de governo mais antiga do planeta nesta era.

    Porto Rico é um país encantador por várias razões, e San Juan é um destino paradisíaco que merece ser contemplado pelo viajante que ama construções antigas, ruas bucólicas, belas paisagens e também lugares modernos e badalados. Programe-se para um passeio inesquecível!

PARA VOCÊ