São Francisco de Paula, um paraíso pouco conhecido na Serra Gaúcha.

Escrito por Juliana Trinci

São Francisco de Paula é um destino perfeito para quem procura tranquilidade, contato com a natureza e passeios ideais para toda família, tudo em um só lugar. A vizinha das famosas cidades Canela e Gramado chama a atenção por suas temperaturas agradáveis, — a máxima é de 20,4 °C durante o ano, enquanto o recorde da temperatura mínima é de -6,5 °C — e também por oferecer atrações bucólicas.

Por lá o viajante encontrará muitos parques que também contam com hospedagens, muito boas, por sinal. Uma mão na roda para quem quer desbravar a Serra Gaúcha, mas prefere passar as noites longe da agitação. Veja agora bons motivos para se encantar por “São Chico”, nome carinhoso que os moradores chamam o lugar:

Onde fica São Francisco de Paula?

São Francisco de Paula fica na serra do Rio Grande do Sul, e próxima das cidades de Canela, Gramado e Cambará do Sul. De São Paulo até lá de carro são aproximadamente 1.070 km, totalizando 12 horas e 36 minutos de viagem. Se preferir ir de avião, a distância de Porto Alegre (onde está o aeroporto) é de 116 km, um percurso que pode ser realizado em 1 hora e 46 minutos de carro.

9 atrações imperdíveis em São Francisco de Paula

São Francisco de Paula é o lugar certo para quem deseja se desligar da vida cosmopolita por um tempo. Cercada de verde, ar puro e muitos animais, todas as opções de passeios te levarão a uma experiência mais introspectiva e de imersão com a natureza. Confira alguns deles:

1. Miragem Livraria

Em um ambiente rústico e todo cheio de charme, esta livraria encanta todos que adentram nela. Mais que um lugar para comprar livros, você vai se deleitar com toda a história e cultura do local. Por possuir um enorme acervo e muitos detalhes que merecem a sua atenção, é aconselhável que você reserve boas horas para realizar este passeio. Uma dica: por lá só se aceita dinheiro em espécie.

2. Lago São Bernardo

Este lago é um dos cartões postais da cidade, muito bem cuidado e de rara beleza. Um passeio versátil, já que você pode ir de manhã para fazer uma caminhada, durante o dia para curtir um piquenique, ou apreciar o pôr do sol tomando um chimarrão.

3. Parque da Cachoeira

Um local para se desconectar e curtir a natureza, literalmente — por lá é muito difícil obter sinal de celular. Apesar disso, a infraestrutura é muito boa, e inclusive conta com diversas trilhas, onde você pode se aventurar e tomar um banho de cachoeira no meio do caminho. É também um passeio divertido para fazer em família: existem espaços para piquenique e churrasqueiras para quem quiser alugar e caprichar no almoço ao ar livre.

4. Parque das Oito Cachoeiras

Este parque é uma propriedade privada que conta com pousada, restaurante, espaço para camping, passeios guiados nas trilhas das cachoeira e esportes radicais, como tirolesa e arvorismo. Você pode ir para se hospedar ou só para passar o dia, seguindo as regras dos proprietários.

5. Floresta Nacional De São Francisco De Paula

A floresta é conservada pelo ICMBIO (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade), e por isso você certamente encontrará diversos tipos de animais (alguns ameaçados de extinção) e Araucárias. Há também algumas trilhas, e se você quiser pernoitar no local, há confortáveis instalações para se hospedar. Por não ser necessariamente uma pousada, é necessário que você leve itens de higiene e roupas de cama.

6. Barragem do Blang

Esta barragem fica no rio Santa Cruz, e as pessoas costumam aproveitar a localização para assistir o pôr do sol, conhecer a região de diversos pontos de vista — no alto da barragem tem um pequeno mirante — e apreciar o entorno. Um passeio que não pode faltar em sua viagem, mas se tiver de carro dirija com cuidado: a estrada não é das melhores.

7. Reserva Ecológica Terra do Sempre

Esta é mais uma das opções de passeio que oferece hospedagem, e também trilhas que podem ser desbravadas por visitantes. Uma das mais indicadas por quem passa por lá é a Trilha das Gêmeas: separe umas duas horas do seu dia para conhecer o local. Só evite a visita em dia de chuva, pois a estrada fica mais difícil de ser trafegada.

8. Parque das Cascatas

Um lugar para você se hospedar e ter contato intenso com a natureza. Conta com um ambiente rústico, cheio de animais, cascatas ao redor, e também uma piscina e camping. Você pode fazer suas refeições tanto no restaurante do local, como também nas cozinhas equipadas dos chalés — uma alternativa para quem quer passar um tempo mais intimista com a família.

9. Igreja Matriz de São Francisco de Paula

Parada obrigatória para quem gosta de visitar catedrais, seja pela cultura, pela beleza ou pela crença, a Igreja Matriz de São Francisco de Paula conta com lindos vitrais e torres famosíssimas, já que é possível avistá-las de vários pontos da cidade. Não deixe de reparar nas portas esculpidas a mão por Tarcisio Nodari: elas são encantadoras!

Já sabe quais atrações visitará primeiro durante a sua viagem?

PARA VOCÊ

COMENTÁRIOS

PELA WEB