São João del-Rei: atrações, fotos e curiosidades da cidade histórica mineira

Escrito por Bruno Mendes

São João del-Rei destaca-se como uma das mais desenvolvidas entre as espetaculares cidades históricas do interior de Minas Gerais. Viajar para o tranquilo município e conferir a arquitetura barroca não deixa de ser uma maneira de retornar ao período da exploração do ouro, garantindo aprendizado e diversão no mesmo passeio.

Igrejas, ruas de pedra, cachoeiras e fauna exuberante são as principais características deste histórico destino, que você encontrará ao longo da sua viagem. Confira esse guia sobre São João del-Rei e elabore o melhor roteiro para a sua trip! Será inesquecível.

8 curiosidades históricas de São João del-Rei

  1. São João del-Rei é a cidade natal de Tancredo Neves, e o Solar dos Neves é uma residência histórica que pertence à família do ex presidente.
  2. A cidade é conhecida como a “terra onde os sinos falam”, em razão da linguagem peculiar pela qual os sinos se comunicam com a população. Pelo padrão do toque, por exemplo, é fácil saber o local da próxima solenidade ou missas, se haverá procissões, etc.
  3. A Estrada de Ferro Oeste de Minas entrou para o Livro dos Recordes em 1996 por ter o mais longevo trem de passageiros que opera no Brasil.
  4. Após visitar São João del-Rei em 1817, o cientista austríaco Johann E.Pahb disse que a vila é uma das mais limpas e hospitaleiras que conheceu no Brasil. Acolhedora desde sempre!
  5. Embora o barroco e todas as marcas do rico passado colonial sejam fortes, a cidade conta com o lado contemporâneo em pleno desenvolvimento. Há muitas lojas em São João del-Rei.
  6. Há mais de 700 imóveis tombados pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional(IPHAN) por todo o município.
  7. A cidade mineira ganhou o título de Capital Brasileira da Cultura no ano de 2007.
  8. A fachada da igreja São Francisco de Assis, erguida em 1749, foi feita pelo famoso artista Aleijadinho.

Cachoeiras em São João del-Rei e proximidades

A natureza de São João del-Rei conquista o coração de cada viajante, assim como os atrativos históricos e as características bucólicas em cada esquina. Veja algumas belas cachoeiras da cidade e adjacências que não podem ficar fora do roteiro:

1. Cachoeira do 14

Para chegar até cachoeira do 14 é preciso caminhar por uma trilha que passa por algumas fazendas da região. A beleza sem igual do entorno já encanta o viajante antes mesmo da hora de adentrar à queda d’água principal, ou melhor, às quedas d’águas. Existe mais de uma e em determinados pontos dá para andar por dentro, como se tivesse debaixo de um magnífico chuveiro.

2. Cachoeira Reserva do Cala Boca

Trilha + cachoeira: eis uma indescritível combinação ao turista que irá desbravar os encantos naturais deste interior mineiro. A Cachoeira Reserva do Cala Boca além de ser perfeita para tomar aquele banho, contempla um ótimo espaço para fazer piquenique e até tirar excelentes fotos do trecho mais alto.

3. Cachoeira do Bom Despacho

Situada mais precisamente em Santa Cruz de Minas, mas bem pertinho de São João del-Rei e Tiradentes, a cachoeira Bom Despacho atrai muitas pessoas, pois tem fácil acesso e águas calmas. Excelente destino para famílias com crianças e idosos.

4. Cachoeira do Urubu

A cachoeira do Urubu fica localizada na região de Tiradentes, a apenas 15 minutos da área central de São João del-Rei. O atrativo conta com poços naturais que são formados ao longo do rio e exuberantes quedas d’águas. Sabe aquele dia que o sol nasce mais que convidativo? É o momento certo para você conhecer esse pedaço do paraíso.

5. Cachoeira da Mangue

Situada em Tiradentes, a cachoeira do Mangue tem piscinas naturais e seu entorno presenteado por exemplares autênticos da Mata Atlântica. Junte um kit básico de trilheiro (mochila, óculos escuros, garrafinha de água e protetor solar) e conheça já essa maravilha.

Maria Fumaça entre São João del-Rei e Tiradentes

Passeios de trem são incríveis, certo? Agora imagina só sentar próximo da janelinha de uma charmosíssima Maria Fumaça e observar a paisagem das serras mineiras. Esse é apenas um dos inúmeros pontos positivos que o viajante irá conferir no trajeto de 12 quilômetros entre Tiradentes e São João del-Rei.

Os caminhos pela Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada em 1881 por Dom Pedro II, são uma formidável e divertida aula de história. A locomotiva a vapor tem capacidade para transportar 280 passageiros e faz o percurso em 50 minutos, tempo mais que suficiente para você ficar encantado com os complexos montanhosos, rios, vales e a vegetação.

5 pousadas em São João del-Rei para você se hospedar

  1. Pousada Campo Verde: Situada a 14 quilômetros do centro de São João del-rei, a pousada Campo Verde é a melhor opção de hospedagem para viajante que não quer gastar muito. Os quartos são simples, porém confortáveis e o local disponibiliza wi-fi gratuito, recepção 24 horas e banheiro privativo.
  2. Pousada Estação do Trem: Que tal ficar hospedado em um charmoso casarão do século XIX? A Pousada Estação do Trem dá esse presente ao turista, e fica localizada bem em frente a estação da Maria Fumaça.
  3. Hotel Fazenda Boa Vista: Caso você prefira estabelecer contato direto com a natureza, a melhor ideia será se instalar no Hotel Fazenda Boa Vista. O estabelecimento dispõe de piscina externa, restaurante e quartos super confortáveis.
  4. Pousada Villa Saint Joseph: Organizada e com ótima infraestrutura, a Pousada Villa Saint Joseph tem salão de jogos, lareira no saguão, piscina externa e sauna seca.
  5. Pousada Rotunda: Localizada no centro de São João del-Rei, a pousada Rotunda tem piscina, lanchonete e quartos super organizados. Melhor escolha caso você prefira ficar pertinho de alguns dos principais pontos turísticos da cidade histórica.

Mais 7 pontos turísticos de São João del-Rei

São João del-Rei é uma cidade repleta de atrações e com irresistível atmosfera interiorana. Passear pelas ruas históricas e conferir de perto bons pontos turísticos será inesquecível! O Viajali dá a dica de 7 lugares muito legais:

1. Centro Histórico de São João del-Rei

Museus, igrejas centenárias, casas antigas que hoje funcionam como restaurantes, cafés e lojas, ruas com calçadas características e muitas marcas de uma história importante do Brasil te aguardam em cada ponto do centro Histórico de São João del-Rei.

Por mais que a cidade tenha se desenvolvido e incorporado nuances arquitetônicas do mundo contemporâneo, os casarões e sobrados conservados não mentem: o passado vive no interior mineiro.

2. Solar dos Neves

Construído no século XIX, o sobrado pertence à família de Tancredo Neves e por muito tempo foi morada do ex presidente. O ponto turístico é um dos mais concorridos de São João del-Rei, e Tancredo é uma figura pública considerada filho ilustre da cidade.

3. Igreja de São Francisco

Erguida em 1774, a Igreja de São Francisco é uma das principais marcas da arquitetura típica do período colonial e está na rota turística pelas cidades históricas de Minas Gerais. O estilo arquitetônico predominante na construção é o rococó, reconhecido sobretudo em razão das curvas.

4. Ponte do Rosário

IStock

A Ponte do Rosário é uma atração tão simples quanto graciosa. Vale a pena encontrar um ângulo legal para fazer alguns registros fotográficos dessa estrutura secular, situada na região central de São João del-Rei e inclusa na categoria dos cartões postais do município.

5. Museu Ferroviário

Amantes de história e até os meros entusiastas da beleza das locomotivas antigas irão se encantar com o Museu Ferroviário. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Histórico Nacional(IPAHN) há mais de 25 anos, o espaço é um show de conservação, contempla algumas locomotivas e até o vagão utilizado pelo Imperador Dom Pedro II. Imperdível!

6. Ruas das Casas Tortas

A Rua do Santo Antônio é parada obrigatória para visitantes de todas as partes do Brasil e chama a atenção justamente pelo formato curvo das casinhas centenárias. O caminho, que passa pela Capela de Santo Antônio, vai até a Igreja do Rosário.

7. Mercado Municipal de São João del-Rei

Mercados Municipais costumam ser pontos turísticos interessantes em cidades do mundo inteiro. E em se tratando de Minas Gerais, bater perna por esse espaço é ainda mais indicado, afinal o visitante poderá encontrar temperos e delícias da culinária tão aclamada. Ficou convencido?

Faça as suas malas e agende já a sua viagem para São João del-Rei. Você irá querer repetir esse passeio mais de uma vez, pois se apaixonará com tanta história e beleza!

PARA VOCÊ