Sarajevo: conheça o que há de melhor na capital da Bósnia

Escrito por Sheila Almendros

Sarajevo é uma cidade comumente lembrada por seu triste passado, mas que se tornou um destino que oferece uma experiência única ao viajante que busca conhecimento e até uma grande lição de vida.

Conheça mais sobre Sarajevo e suas principais atrações:

Índice do conteúdo:

Mapa de Sarajevo

Sarajevo é a capital da Bósnia e Herzegovina e está as margens do rio Miljacka, cercada pelos Alpes Dináricos. Não há voos diretos saindo do Brasil para a cidade, mas o seu aeroporto principal recebe voos de diversos destinos europeus, inclusive da Itália, uma das principais portas de entrada dos brasileiros na Europa.

História de Sarajevo

Durante a Guerra da Bósnia na década de 1990, aconteceu o Cerco de Sarajevo – o mais longo da história da guerra moderna – quando aproximadamente 18 mil homens do Exército Popular Iugoslavo invadiram a cidade com armamento pesado, com o intuito de saquear e destruir a capital do país. Cerca de 12 mil pessoas morreram, 50 mil foram feridas e muitos fugiram para outros países, reduzindo em 64% a população local.

O Cerco de Sarajevo durou de 5 de abril de 1992 a 29 de fevereiro de 1996, o resultado disso foram famílias inteiras mortas e uma cidade completamente destruída, e que ainda não conseguiu se reerguer por completo. Ainda hoje, é possível encontrar marcas de balas nos edifícios que permaneceram em pé, vestígios de um ataque que chocou o mundo inteiro.

Turismo em Sarajevo

Mesmo tendo sofrido com os intensos ataques durante a guerra, Sarajevo conseguiu preservar inúmeras construções antigas de grande importância para a sua história. Conheça as principais atrações:

1. Baščaršija

Construída no século XV, quando Isa-Beg Isaković fundou a cidade, o charmoso Baščaršija era o antigo bazar de Sarajevo e tornou-se um centro histórico local. Por lá há inúmeras lojas, mesquitas, restaurantes e cafés, além de uma fonte histórica ainda em funcionamento bem no centro da Praça das Pombas, responsável por abastecer os moradores durante anos. Inclua esta atração em seu roteiro para comprar lembrancinhas, conhecer mais da vida local e também apreciar o tradicional café denso de Sarajevo.

2. Sarajevo Tunnel

Construído em uma casa/adega no ano de 1993, durante o Cerco de Sarajevo, esse túnel possui uma grande importância para a história e superação da cidade. Ele conectava os bairros de Dobrinja e Butmir ao território bósnio livre, e ajudou centenas de moradores a fugirem da cidade durante os ataques. Na casa, na porta de entrada da construção escavada com pás e picaretas, é possível assistir um vídeo de 18 minutos explicando a história do local, conferir fotografias, mapas, equipamento militar, uniformes da época e explorar 20 metros do túnel.

3. Gazi Husrev-beg Mosque

Essa é a maior mesquita histórica da Bósnia e Herzegovina, localizada na região central da cidade. Sua construção é datada do século XVI e é uma das estruturas otomanas mais representativas dos Bálcãs. As mulheres devem rezar do lado esquerdo, os homens à direita, e a fonte no meio do pátio serve para os fiéis lavarem os pés e deixarem os sapatos. A entrada é paga, mas o ingresso é combinado ao do museu da cidade. Aberta todos os dias, das 9h às 17h.

4. Ponte Latina

A antiga ponte sobre o rio Miljacka chama a atenção mais por sua história que por sua arquitetura. Foi no extremo norte dessa construção que aconteceu o famoso Assassinato de Sarajevo, em 1914, quando o sérvio Gavrilo Princip matou o arquiduque austro-húngaro Franz Ferdinand, ato que foi considerado o estopim da Primeira Guerra Mundial.

5. Vrelo Bosne

Aos pés do Monte Igman está o parque Vrelo Bosne e suas 17 fontes de água potável vindas diretamente da nascente do rio Bosna. O local conta com um espaço totalmente arborizado, ideal para relaxar enquanto admira o entorno e ouve o cantarolar dos pássaros. Aproveite um dia de clima ameno para fazer um piquenique em meio à natureza. O local fica aberto todos os dias, das 9h às 21h.

6. Trebević

Na região central de Sajevo há muitas montanhas, Trebević possui 1.627 metros de altura, e oferece uma das vistas mais privilegiadas da região. O acesso pode ser feito a pé ou por teleférico, sendo este último o mais divertido. Aproveite para curtir a atração no final da tarde: o pôr do sol é encantador.

7. Sacred Heart Cathedral

A população de Sarajevo é dividida entre os muçulmanos e católicos, e a Catedral do Sagrado Coração foi construída final do século XIX pelos austríacos justamente para representar o culto católico da cidade. Também conhecida como Catedral de Sarajevo, foi uma das edificações mais prejudicadas pela guerra durante a década de 1990, mas foi rapidamente restaurada. Aproveite para apreciar sua arquitetura, com entrada gratuita.

8. National Museum of Bosnia and Herzegovina

Criado em 1888, o Museu Nacional da Bósnia e Herzegovina aborda temas distintos, como arqueologia, história da arte, etnologia, geografia e história natural. Conheça de perto os Haggadahs, o Livro Sagrado dos Judeus, artigos pré-históricos, a Hagadá de Sarajevo, entre outros objetos de grande valor cultural e histórico. O museu funciona de terça a sexta, das 10h às 19h, e de sábado e domingo das 10h às 14h, e o ingresso custa 6 KM.

9. Eternal Flame

Eternal Flame é um memorial de guerra erguido para homenagear as vítimas civis e militares da Segunda Guerra Mundial em Sarajevo. Inaugurado em 6 de abril de 1946, o primeiro aniversário da libertação de Sarajevo da ocupação de quatro anos da Alemanha nazista e do Estado Independente da Croácia, a estrutura quase passa despercebida em uma esquina movimentada da cidade, mas todos que sabem de sua importância não deixam de parar por ali para conhecer essa chama que nunca se apaga.

10. Gallery 11/07/95

Dedicada a preservar a memória das vítimas do genocídio de Srebrenica, no qual mais de 8 mil pessoas foram mortas, a Gallery 11/07/95 possui um grande acervo de fotos, filmes e entrevistas de quem sobreviveu ao terror do conflito. Muitos viajantes que conferiram a exposição relatam a emoção transmitida pela atração, que pode ser melhor compreendida com a compra de um audioguia. O horário de funcionamento é das 10h às 18h, todos os dias da semana.

Não deixe de incluir estas principais atrações de Sarajevo em seu roteiro. Certamente você garantirá uma aula de história e humanidade durante a sua viagem.

Onde ficar em Sarajevo

Em Sarajevo você encontrará diversas opções de hospedagem para todos os tipos de orçamentos e perfis de viajantes. Para quem deseja gastar pouco com a diária, mas não dispensa conforto, o Travellers Home Hostel é a pedida, com ótima localização, cozinha equipada, equipe de lazer e wi-fi gratuito. No Halvat Guesthouse você encontrará aquele precinho baixo, e ainda como diferencial translado para o aeroporto, massagem para casais e café da manhã.

Na categoria intermediária, as opções são o Hotel Old Sarajevo e suas suítes com decoração minimalista, wi-fi e café da manhã gratuitos e o Courtyard by Marriott Sarajevo, que, além de sua arquitetura elegante, é pet friendly, oferece atividades recreativas para toda a família e possui academia.

Mas se você não dispensa uma boa estrutura com tudo do bom e do melhor, o Tarcin Forest Resort and Spa não pode escapar do seu radar. Além da incrível vista desse hotel cinco estrelas, o hóspede contará com piscina, academia, translado, além do wi-fi e café da manhã por conta da casa.

Mais fotos de Sarajevo que vão aumentar a sua vontade de viajar

Apaixone-se pelos cliques mais caprichados da cidade:

1. Sarajevo é um destino que promete mudar a sua vida

2. Por sua história, tradição e memórias

3. Você encontrará construções antigas e importantes em cada canto da cidade

4. De mesquitas até igrejas cristãs

5. A natureza também foi muito generosa com Sarajevo

6. E, no meio dela, você ainda encontrará vestígios de uma olimpíada de inverno

7. A principal igreja católica da cidade já foi visitada pelo Papa

8. Os monumentos espalhados pela cidade são incontáveis

9. Não deixe de conhecer mais de sua história nos museus

10. E se apaixonar por cada memorial

11. Que homenageia muitos que sofreram com a guerra

12. Espia só esta vista

13. A principal ponte da cidade é cercada de história

14. E cada rua tem o seu charme inigualável

15. Com certeza você se apaixonará por Sarajevo

Não deixe de incluir Sarajevo em seu roteiro de viagem: a experiência será única! E, se você gosta de destinos históricos e diferentes, conheça também Dubrovnik.

PARA VOCÊ