30 atrações em Sevilha para você conhecer durante a sua viagem

Escrito por Carla Brasiliense

Sevilha é um destino que ostenta um charme natural, com museus, praças e monumentos que preservam a sua história e cultura de forma única. Barzinhos e restaurantes espalhados pela cidade movimentam as ruas, assim como a dança flamenca, muito popular por lá, e que não deixa nenhum turista ficar parado.

Continua após o anúncio

Falando em restaurantes, espere encontrar petiscos com azeitonas, chorizo, jamón e muitos tipos de vinhos em seus cardápios — iguarias essas que fazem parte da tradicional gastronomia local. Quer saber um pouco mais desta cidade espanhola que vem conquistando cada vez mais o coração dos brasileiros? Então confira este post com muita atenção!

Onde fica Sevilha?

Sevilha é a quarta maior cidade da Espanha, e está localizada ao sudoeste da Península Ibérica. São 531 km de distância da capital Madri, e de carro a sua viagem durará aproximadamente 7 horas… muito tempo não é?! Mas calma: na Europa é muito mais fácil usar os trens de alta velocidade, já que com ele você chegará ao destino desejado em menos de 3 horas. Se o tempo permitir, dá até para fazer um bate e volta!

30 pontos turísticos de Sevilha para incluir em seu roteiro

Sevilha é uma cidade deliciosa para passear! Prepare-se para encontrar diversas atrações recheadas de cultura, arte, diversão, e também bons restaurantes. Confira algumas sugestões que não podem ficar de fora de sua programação:

1. Alcázar de Sevilha

O Alcázar de Sevilha está entre um dos palácios mais antigos da Europa ainda em uso. São vários prédios de diferentes épocas, e atualmente, o local é utilizado como alojamento dos membros da Família Real e grandes personalidades que visitam a cidade. Em 1987, foi declarado como Patrimonio da Humanidade, e seus administradores passaram a organizar diversas atividades culturais e educativas.

2. Cruzeiro Guadalquivir

Passeio válido para quem quer conferir os principais pontos turísticos de outra perspectiva: pela água. O barco navega pelo rio Guadalquivir, este que possui 700 km de comprimento e une a capital de Andaluzia e Sevilha ao Oceano Atlântico. De abril a outubro, os passeios estão disponíveis das 11h às 21h, e de novembro a março, das 11h às 19h. O valor é de 16 € por pessoa.

3. Praça da Espanha

A belíssima Praça da Espanha conta com charmosas fontes, chafariz, um palácio imponente com milhares de azulejos clássicos da cidade. Uma arquitetura bárbara de deixar qualquer um de queixo caído — não é a toa que alguns filmes já foram gravados por lá, como Missão Impossível e o clássico Guerra nas Estrelas. Vale não só a visita, como também muitas fotos!

4. La Maestranza

A mais famosa e antiga praça de touradas do mundo pode ser visitada em grupos a cada 30 minutos. Vale a pena fazer a tour guiada, para saber mais sobre a história e detalhes do local. Mesmo quem é contra a atividade, pode conhecer o espaço para saber um pouco mais sobre a cultura espanhola. Para mais informações, acesse o site clicando aqui.

5. Catedral de Santa Maria

Se tratando de uma arquitetura de estilo gótico, a catedral de Santa Maria é uma das maiores do mundo, diferente de qualquer igreja que você já viu. Turistas ficam de bocas abertas com o seu tamanho e beleza, impressionante tanto do lado de dentro como de fora. Sabia que os restos mortais de Cristóvão Colombo estão armazenados por lá?

Continua após o anúncio

6. Torre da Giralda

Aproveite a visita à Catedral de Santa Maria para subir a torre de Giralda, logo ao lado. Considerada Patrimônio Mundial desde 1987, a estrutura tem aproximadamente 100 metros de altura, sendo um ponto de referência em Sevilha, pois pode ser avistada de qualquer canto da cidade. Tome fôlego para subir as 35 rampas e 17 degraus para chegar até o topo, porque a vista será recompensadora!

7. Real Fábrica de Tabacos

A maior fábrica de charutos e cigarros da Espanha foi transformada em uma universidade, com diversos cursos, pátios internos e uma arquitetura linda. O local está aberto ao público, com visitas guiadas de 1 hora e 30 minutos, com entrada franca, disponíveis de setembro a junho das 8h às 21h (de segunda a sexta) e em julho e agosto das 9h as 14h (de segunda a sábado).

8. Casa de Pilatos

Com lindíssimos azulejos, tetos trabalhados com gesso e pisos ladrilhados, esta magnífica casa, que teve construção iniciada no século XV, serve até hoje como residência dos duques de Medinaceli. Algumas áreas são abertas para visitação pública, e no andar inferior você encontrará uma galeria com 24 bustos de imperadores romanos, espanhóis e outros personagens relevantes da história europeia, além de uma fonte e duas estátuas da deusa Palas. Já no piso superior há várias salas com uma coleção de pinturas e tapeçarias, datadas do século XIX. Imperdível!

9. Museu de Dança Flamenca

A dança flamenca faz parte da cultura de Sevilha de maneira significativa, e claro que não poderia faltar em seu roteiro uma atração que mostra a história desta tradição. O Museu del Baile Flamenco é todo interativo, com vídeos que narram a origem e evolução da dança, os diferentes tipos de bailes e cantos. No acervo há também belíssimos figurinos utilizados pelos dançarinos desde os primórdios e artefatos usados para a composição de sapatos e castanholas. Para mais informações, acesse o site.

10. Passeio de carruagem

Que tal conhecer o centro de Sevilha à moda antiga? O passeio de carruagem chama a atenção não só de casais apaixonados, como também de crianças e idosos. A tour custa 45 euros, com duração de 45 minutos. Este pode ser tornar o momento mais inesquecível da sua viagem!

11. Ponte de Triana

Esta magnífica ponte em arco sobre o rio Guadalquivir, que une o centro da cidade ao bairro de Triana, é muito conhecida por ser um dos cartões postais de Sevilha. Sua arquitetura e boa localização inspiram não só um belo passeio como também muitos registros fotográficos.

12. Metropol Parasol

Ao procurar por imagens de Sevilha na internet, você com certeza já encontrou algum registro da mais moderna atração da cidade, que é a Metrópole Parasol, também conhecida como Las Setas. Trata-se da maior estrutura de madeira construída no mundo, localizada na praça La Encarnación, e seu estilo vanguardista chama muito a atenção de quem transita por lá.

13. Museu Antiquarium

Este museu arqueológico subterrâneo foi encontrado em uma escavação durante a construção de um estacionamento. As autoridades decidiram então colocar de lado o projeto original e preservar o local. No Antiquarium você encontrará objetos da época do império romano, muitos mosaicos em excelente estado de conservação, ruínas de casas e até uma rede de esgoto medieval. Já pensou que legal?

14. Parque de Maria Luisa

Faça um passeio de charrete por dentro deste grande parque, para conhecer a história da região, e também avistar belos palácios, lagos e jardins. Aos domingos, uma feirinha de artesanato agita o local, que costuma receber bastante visitantes durante o verão.

15. Bairro Santa Cruz

Este antigo bairro judeu tem muita história para contar, através de sua arquitetura preservada e atmosfera bucólica. Aproveite uma tarde para bater perna, conhecer as lojinhas da região e provar as deliciosas tapas, comida típica espanhola encontrada nos diversos restaurantes de lá.

16. Aire de Sevilha

Se você quer relaxar durante a viagem e não se importa de gastar um pouquinho a mais por isso, não deixe de curtir o famoso banho árabe no Aire de Sevilha. Há inúmeras piscinas gigantes com temperaturas diferentes, e em uma delas é possível curtir esta belíssima vista da cidade, como mostra a imagem acima. As sessões podem custar de 26 até 300 euros.

17. Torre del Oro

A Torre del Oro foi construída inicialmente como parte de uma muralha que cercava toda a cidade, para evitar possíveis invasões. Com a desativação da fortaleza, a estrutura passou a ter diversas funções, como uma capela, um armazém de pólvora, depois abrigou uma prisão, até se tornar um museu marítimo, que narra a história naval de Sevilha e a importância do Rio Guadalquivir.

18. Isla Magica

O Isla Magica é um parque que promete garantir a diversão de toda a família durante a sua viagem à Sevilha. Inaugurado em 1997, a estrutura conta com diversas atrações divididas por áreas temáticas, que agradam crianças e adultos, além de shows, lojas e restaurantes. Que tal reservar um dia inteiro para se divertir por lá?

19. La Alameda de Hércules

Encontre os mais variados tipos de restaurantes, bares, casas de shows, centros culturais, cinemas e muitas outras atrações em uma única rua! O clima na La Alameda de Hércules é bem boêmio, regado a boa música, atraindo cada vez mais os turistas para a região.

20. Palácio De La Dueñas

Na visita pelo Palácio De La Dueñas você passará por belíssimos jardins, verá algumas obras de arte da ordem mais elevada, e conhecerá a rotina dos habitantes que vivem por lá. Por ser residência do Duque de Alba, o acesso é restrito em algumas áreas, mas fique tranquilo porque isso não estragará o seu passeio!

21. Museu de Bellas Artes

O Museu de Bellas Artes foi inaugurado em 1831, e reúne grandes obras do barroco espanhol, espalhadas por 2 andares, 3 pátios e 14 salões. O acervo é configurado por artigos de vários estilos e épocas diferentes, que já compuseram a decoração de mosteiros e igrejas europeus. Você não vai perder esta aula de história, né?

22. Arquivo Geral das Índias

Pensando em centralizar os documentos referente às colônias espanholas, o rei Carlos III criou o Arquivo Geral das Índias, em 1785. O local conta com cerca de 43 mil documentos, 80 milhões de páginas e 8 mil mapas e desenhos. Já pensou ter acesso à todas essas informações?! Lá também está a certidão do Tratado de Tordesilhas, documentos pessoais de Fernão de Magalhães, Cristóvão Colombo, Hernán Cortés entre outros.

23. Aquário de Sevilha

Confira de pertinho cerca de 400 espécies de água doce e salgada no Aquário de Sevilha. O local reúne 35 tanques diferentes, com cerca de 7 mil peixes, mamíferos e répteis. Haja bicho para ver e conhecer!

24. Jardins de Murillo

Os Jardins de Murillo foram construídos no século XX para homenagear o pintor Bartolomé Esteban Murillo, que nasceu ali pertinho. O local é dividido em duas partes: o Paseo Catalina de Rivera e o Jardim de Murillo, ambas contendo uma rica variedade de espécies botânicas de encher os olhos. Não deixe de registrar belíssimas fotos como recordação deste lugar incrível!

25. El Monasterio de la Cartuja

Próximo ao centro histórico e rodeado de lindos jardins, El Monasterio de la Cartuja possui um cenário que faz valer a visita. Desde 1997, abriga o Centro Andaluz de Arte Contemporânea, e sua antiga decoração tem sido trocada por exposições temporárias de artistas contemporâneos. Para mais informações, acesse o site.

26. Centro de Interpetacion Juderia

Conheça um pouco mais sobre a cultura e costumes judaicos no Centro de Interpretacion Juderia, através de artigos, imagens, vestimentas, narrativas e outras peças que contam a trajetória deste povo. Saiba mais sobre horários, preços e reservas no site oficial do museu.

27. Museu Militar Regional

O Museu Militar Regional reúne uma grande coleção de armas de diferentes anos, e ainda mostra todo o trabalho de engenharia, medicina e comunicação do exército, através de imagens, vestimentas, decorações, entre outros instrumentos. Se atente ao dia de visita, pois ele fecha aos domingos (é o único museu da cidade que abre às segundas-feiras).

28. Museo Palacio de la Condesa de Lebrija

Confira as mais lindas peças datadas de várias épocas, utilizadas nas decorações de antigos palácios romanos e árabes, e também algumas obras de arte e objetos arqueológicos que faziam parte da coleção pessoal da Condessa Lebrija. O passeio pelo museu dura em torno de duas horas — tempo suficiente para você admirar a bela arquitetura e jardim do edifício.

29. Plaza Nueva

Uma deliciosa e linda praça repleta de palmeiras, com bastante sombra e área verde. Pela Plaza Nueva não é permitido a circulação de nenhum tipo de veículo, fazendo com que os pedestres fiquem mais a vontade para caminhar, fazer comprar, ir aos restaurantes e admirar os prédios históricos do entorno.

30. Iglesia de la Caridad

Construída originalmente para abrigar um hospital dedicado aos pobres, a Iglesia de la Caridad serve como um asilo nos dias de hoje, e também está aberta para visitação. Ao comprar o seu ingresso, garanta também a inclusão de um guia áudio em sua tour, para saber um pouco mais sobre a história do edifício, seus objetos e pinturas.

Roteiro de 1 dia em Sevilha

Saiba quais são os passeios mais indicados, caso a ideia seja fazer um bate-volta até Sevilha durante a sua viagem a Espanha:

  • Praça de Espanha: Endereço: Av de Isabel la Católica. Duração: 1 hora.
  • Jardins de Murillo: Endereço: Av. de Menéndez Pelayo. Duração: 2 horas.
  • Catedral de Santa Maria: Endereço: Av. de la Constitución. Duração: 30 minutos.
  • Torre da Giralda: Endereço: Av. de la Constitución. Duração: 1 hora.
  • Arquivo das Indias: Endereço: Av. de la Constitución. Duração: 30 minutos.
  • Real Alcázar: Endereço: Patio de Banderas, s/n. Duração: 2 horas.
  • Torre del Oro: Endereço: Paseo de Cristóbal Colón. Duração: 1 hora.
  • Passeio de barco no Rio Guadalquivir: Endereço: Cais Torre del Oro Pier. Duração: 1 hora.

Com tantas atrações imperdíveis, difícil será ficar somente um dia nesta cidade tão encantadora, não acha? Para mais informações sobre todos os pontos históricos de Sevilha, acesse o site da Secretaria de Turismo da cidade, clicando aqui.

 
   

PARA VOCÊ