Sul de Minas: 5 cidades na região para você conhecer o quanto antes

Escrito por Clara Fagundes

O Sul de Minas é conhecido por reunir cidades históricas cheias de charme e cercadas por natureza. A região é bastante procurada por quem busca destinos românticos ou tranquilos, para aproveitar o friozinho da serra ou se energizar nas águas das suas muitas cachoeiras.

Essa matéria é para quem ainda não sabia que o estado vai muito além de Belo Horizonte, e também para quem já deseja conhecer o Sul de Minas, mas não sabe quais cidades colocar no roteiro. Confira a seguir 5 sugestões:

1. Poços de Caldas

IStock

Uma das mais famosas cidades do Sul de Minas, Poços de Caldas ficou conhecida, principalmente, por suas águas termais. Os efeitos terapêuticos de sua estância hidromineral atraem visitantes de todas as idades, interessados em relaxar em meio à natureza deslumbrante que a cerca. Conheça as atrações mais populares deste destino:

  • Águas termais: Apesar de terem sido descobertas no século XVIII, as termas de Poços de Caldas se transformaram em polo turístico somente no século XX, e é uma das principais atrações da cidade.
  • Parque José Affonso Junqueira: O parque mais famoso da cidade é o local ideal para passar uma tarde passeando ou fazendo um piquenique. Lá dentro, não deixe de conferir o Café Concerto, a Fonte Luminosa e o Palace Casino.
  • Cachoeira Véu das Noivas: Três quedas d’água com mais de 10 metros de altura cada, um trenzinho e um mirante fazem desse ponto turístico um dos cartões postais da cidade.
  • Rampa do Voo Livre: A vista panorâmica é tão bonita que muitos visitantes e moradores ficam por lá apenas para aproveitá-la. Mas, se você é do time dos corajosos, aproveite as opções de voos disponíveis, inclusive para iniciantes.
  • Museu Histórico e Geográfico: Conheça a história da cidade e volte no tempo com esse casarão cuja arquitetura já faz valer o passeio.

2. Monte Verde

Também conhecida como a Suíça Mineira ou a Cidade dos Namorados, Monte Verde fica a aproximadamente 2h de São Paulo. Os apelidos surgiram justamente: sua arquitetura e seu clima são europeus e é um destino para lá de romântico. Muito procurada por casais em datas especiais ou viagens curtas em feriados prolongados, Monte Verde também é uma ótima escolha para os apaixonados por ecoturismo e turismo de aventura.

  • Parque Ecológico Verner Griberg: O parque mais famoso de Monte Verde oferece algumas trilhas que podem ser realizadas sem a companhia de um guia: Pedra Redonda, Pedra Partida, Pico do Selado, Chapéu do Bispo e Platô.
  • Fazenda Radical: Nem só do parque Verner Griberg vive o turismo de aventura de Monte Verde. A Fazenda Radical possui arvorismo, tirolesas, escalada e passeios de quadriciclo.
  • Parada da Fonte: A loja de doces, queijos, pimentas e cachaças artesanais típicos do Sul de Minas tem produtos de tão boa qualidade que já virou ponto turístico obrigatório na cidade. Aproveite a visita para comprar lembrancinhas!
  • Escola mineira de Falcoaria: Chegue pertinho das fascinantes aves de rapina e aprenda sobre diferentes espécies com a ajuda de um instrutor. Uma experiência única em Monte Verde.
  • Patinação no gelo: A pista funciona o ano inteiro e é um ótimo passeio, principalmente para as famílias com crianças.

3. São Thomé das Letras

IStock

O destino mais místico do Sul de Minas. A história e o turismo em São Thomé das Letras envolvem diversas lendas e crendices, como a existência de duendes, ETs e a criação da cidade após o encontro de um escravo foragido e um senhor misterioso, que muitos dizem ter sido o próprio São Thomé.

  • Parque Municipal Antônio Rosa: A apenas 500 metros da Igreja Matriz, no centro da cidade, o Parque Municipal Antônio Rosa abriga alguns dos principais pontos turísticos da região: o Morro do Cruzeiro, a Pirâmide e a Pedra da Bruxa.
  • Ladeira do Amendoim: Colaborando com o misticismo de São Thomé, a Ladeira do Amendoim parece ter uma gravidade diferente. Os motoristas que passam por lá ficam impressionados: o carro passa a impressão de estar subindo sozinho. Seja por ilusão de ótica, magia ou preceitos da física, o passeio vale a pena, inclusive pela vista panorâmica.
  • Cachoeiras: Assim como outras cidades do Sul de Minas, São Thomé é um prato cheio para os fans de cachoeiras. E, sinceramente, existe quem não seja?
  • Igreja Matriz: A construção da Igreja Matriz deu-se junto com o surgimento da cidade e é cercada de lendas. Inaugurada em 1785, possui um estilo arquitetônico que une o barroco e o rococó.

4. Capitólio

IStock

Capitólio é um destino que demorou a ser descoberto como um dos melhores do Sul de Minas. Banhada pelo Lago de Furnas, um dos maiores lagos artificiais do mundo, a cidade é cercada de belezas naturais e oferece opções de trilhas, passeios de barco, cânions e cachoeiras para turista nenhum colocar defeito.

  • Paraíso Perdido:A aproximadamente 35 km de Capitólio, está essa atração que faz jus ao nome. O local conta com 18 piscinas naturais e 8 quedas d’água, e é o passeio mais icônico do destino.
  • Cachoeiras: A cidade abriga algumas cachoeiras imperdíveis, como a Lagoa Azul, a Dicadinha, a Fecho da Serra e a Casca D’Anta. Inclua o máximo possível delas no seu roteiro!
  • Morro do Chapéu: Possui uma vista panorâmica incrível do Lago de Furnas. Lá em cima, uma imagem de Nossa Senhora dos Desamparados dá esperança e é destino de agradecimento dos fiéis.
  • Passeios de catamarã: Nem pense em ir ao Capitólio e não fazer um passeio de catamarã. A maioria sai da Ponte do Rio Turvo, cerca de 15 km da cidade, e dura entre 3 e 4 horas, passando pela Lagoa Azul e pelos cânions da região.
  • Trilha do Sol: Com entrada entre R$30 e R$40, a Trilha do Sol, na verdade, reúne diversas trilhas, cachoeiras e piscinas naturais. As mais legais para banho são a Cachoeira do Grito, o Escorregador de Pedra e o Poço Dourado.

5. Caxambu

IStock

Localizada na Serra da Mantiqueira, Caxambu é uma das principais cidades do Circuito de Águas de Minas Gerais. O destino possui a maior concentração de águas carbogasosas do mundo e, assim como Capitólio, entrou recentemente para a lista de destinos indispensáveis na rota turística do Sul de Minas.

  • Parque das Águas: Localizado no centro da cidade e com 210.000m², o parque é famoso por suas águas carbogasosas com propriedades terapêuticas. Esse tipo de água mineral é conhecida por combater problemas digestivos, depressão, hipertensão e estresse.
  • Teleférico para o Morro do Caxambu: Localizado no Parque das Águas, o teleférico atravessa o parque e vai até o mirante do Morro Caxambu. Um passeio imperdível!
  • Baependi: Na verdade, Baependi é uma cidade vizinha de nome engraçado e que vale um bate e volta. Também faz parte do Circuito das Águas do Sul de Minas e possui cachoeiras imperdíveis, como a Corredeira do Espraiada do Gamarra, a Cachoeira do Inferninho, a Cachoeira do Juju e a Cachoeira de Itaúna.
  • Passeio de charrete e comidas típicas: Passeie pelo centro da cidade e conheça ótimos lugares para comprar queijos e doces típicos da região para provar e presentear.

E então, já decidiu qual vai ser a primeira cidade do seu roteiro ao Sul de Minas? Conte nos comentários!

PARA VOCÊ