Teresópolis é um destino de Serra, perfeito para quem ama um friozinho. Lá é possível entrar em contato com a natureza, realizar trilhas e atividades como montanhismo. Aliás, não tem como não se apaixonar pela deliciosa gastronomia local, que é de dar água na boca. Aproveite e monte seu roteiro com as dicas de passeios que daremos aqui.
Continua após o anúncio
A cidade está localizada a 97 km do centro do Rio de Janeiro, uma distância de mais ou menos 1h30. Para chegar, o visitante poderá ir tanto de ônibus quanto de carro, através da BR 116. A dica é evitar os dias e horários de maior movimento, como no final da tarde de sexta-feira.
Teresópolis é um destino de clima ameno e cheio de atrações para conhecer. Mesmo que esteja com sua família ou amigos, certamente encontrará atrações para todos os tipos de viajantes. Mas se for um mochileiro solo, sem dúvidas irá amar as diversas atividades voltadas ao ecoturismo. Por isso, confira as principais atrações desse destino encantador.
Se você está em busca de contato com a natureza, trilhas e aventuras, vai amar conhecer o Parque Nacional da Serra dos órgãos. Essa atração é repleta de rios, cachoeiras, e principalmente paisagens que são de cair o queixo, além de montanhas perfeitas para quem curte escalada. Por fim, as trilhas possuem níveis distintos de dificuldade, então, se estiver com crianças, poderá escolher uma mais leve e programar um piquenique.
Você ama futebol? Então, vai adorar essa atração. Teresópolis abriga o centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol. Nessa mesma área, estão algumas casas de luxo da cidade, porém a entrada é aberta ao público somente nos feriados e finais de semana. Ou seja, o visitante poderá passear pelos campos de futebol, pela área verde, pelo lago e conhecer todo o seu entorno.
A atração fica localizada na Praça Juscelino Kubitschek e proporciona mostras e exposições artísticas ao visitante. Além disso, o local ainda é a sede da Academia Teresopolitana de Letras. Por fim, a casa conta com um auditório com capacidade para 140 pessoas, além de atividades na praça.
A cachoeira fica localizada no Parque Estadual da Serra dos órgãos e é perfeita para passar o dia com os amigos ou família. As águas limpas e a natureza ao redor são renovadoras, além da queda d’água, que é perfeita para tirar fotos e se banhar. No entanto, a cachoeira não possui qualquer estrutura com bares. Então, você terá de levar o seu lanche, sobretudo se estiver com crianças.
A Fonte Judith fica localizada no Alto de Teresópolis e foi criada em 1920 para homenagear a filha de Luiz de Oliveira, proprietário de terras do local. Segundo a história, ela teria sido curada de uma grave enfermidade graças às águas da fonte, que são consideradas medicinais. Por isso, hoje é possível ver muitas pessoas visitando o local somente para beber a água dessa fonte.
Outra atração turística que mescla cultura, história e religião é a Igreja Matriz de Santa Teresa D’Avila. O local ainda possui sua arquitetura conservada desde 1955, porém sua criação é datada desde o século 19. Então, quando estiver por Teresópolis, não deixe de visitar essa atração mais de perto.
Essa é a primeira atração quando se chega a Teresópolis. O mirante fica na entrada da cidade, ao lado de uma estátua, em uma área que possui estacionamento. Aliás, vale salientar que o melhor momento para visitar o Mirante do Soberbo é quando o céu está limpo, pois você terá toda a visão do horizonte, sobretudo da montanha mais conhecida do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, chamada de Dedo de Deus.
Se você está em busca de atrações mais culturais e históricas, conheça esse museu, localizado na fazenda Nossa Senhora da Conceição. O local abriga um acervo com a história de Venda Nova, Vilarejo de Teresópolis. Aliás, lá também há contações de histórias e uma lojinha com artesanato.
Uma novidade incorporada ao calendário de eventos da cidade foi o Festival Serveja Teresópolis. Ele foi fundado com o objetivo de celebrar a cultura da cerveja e acontece pelo menos um final de semana por mês, no Parque Regadas, no centro. Nesse festival, acontecem apresentações culturais de artistas locais, além de ter food trucks espalhados e exposição de cervejas artesanais.
Outra atração bastante visitada é a feirinha do bairro do Alto Teresópolis. O local possui mais de 600 barraquinhas com diversos tipos de produtos, como roupas, artesanato, móveis e muito mais. Além disso, a feira ainda possui uma área para eventos e restaurantes, caso o visitante sinta fome. O local costuma funcionar aos finais de semana, das 10h às 18h, e é perfeito para passear com a família.
O segundo parque dessa lista de passeios em Teresópolis é mais conhecido pelas famílias que vão em busca de trilhas leves. O local é perfeito para fazer caminhadas, aproveitar a natureza e fazer um piquenique. Mas tenha cuidado e leve seu lixo embora com você, ok? Por fim, você poderá conhecer a Pedra do Arrieiro e a Pedra da Tartaruga, picos que costumam receber visitantes durante todo o ano.
Essa é outra opção bastante visitada pelos aventureiros que vão a Teresópolis. O parque abrange os municípios de Nova Friburgo, Silva Jardim, Guapimirim, Cachoeiras de Macacu e Teresópolis, os quais abrigam boa parte das trilhas. A entrada é gratuita, porém será necessário contratar um guia para te ajudar no caminho e principalmente estar em bom condicionamento físico.
Subir a serra é por si só uma experiência fantástica, sobretudo para quem não está acostumado. Então, aproveite para conhecer cada canto desse destino, que promete agradar a todos os perfis de turistas. E se for ficar mais de um dia, acompanhe as dicas de hotéis e pousadas pela região.
Teresópolis conta com diversas opções de hotéis e pousadas, que se encaixam perfeitamente em qualquer bolso. Por isso, é muito importante que você pesquise e conheça cada um para saber se o seu preferido irá atender às suas expectativas. A seguir, confira alguns dos mais bem falados da região.
Antes de viajar, verifique as instalações, as comodidades e principalmente os comentários sobre os hoteis. Vale a muito a pena ficar num local um pouco mais caro, porém mais seguro e confortável, ainda mais se você estiver com crianças.
Se você ainda está em dúvidas se deve passar o seu próximo final de semana em Teresópolis com a sua família, daremos alguns motivos para você mudar de ideia. Apaixone-se de vez pelas belas paisagens e atrativos desse destino.
Agora que você já sabe as principais atrações de Teresópolis, que tal se aventurar pelas cidades vizinhas? Quando terminar o seu tour, aproveite para conhecer os restaurantes em Petrópolis e se encantar pela culinária local