Torres: o que fazer na Capital Brasileira do Balonismo

Escrito por Nicole Dias

No Rio Grande do Sul, fazendo divisa com Santa Catarina, fica o município de Torres. O nome não é por acaso: o local é repleto de penhascos que pontuam a orla marítima, e proporcionam vistas maravilhosas, é claro.

Continua após o anúncio

Torres conta com opções para quem curte tomar banho de mar, para os apaixonados por esportes, para quem não abre mão de comer bem e até mesmo para os turistas amantes de cultura. Ainda não conhece esse destino? Então veja algumas das atrações imperdíveis e mais belas praias da Capital Brasileira do Balonismo.

Localização de Torres

Torres fica a pouco mais de 200 quilômetros de Porto Alegre. A distância para Florianópolis, por sua vez, é de 274 km. O acesso é feito pela BR-101 ou pela Estrada do Mar (para quem vem do Sul).

Clima de Torres

IStock

De forma geral, Torres conta com um clima ameno na maior parte do ano. Por outro lado, os verões costumam ser marcados por temperaturas bem elevadas, algumas vezes ultrapassando os 35 °C. Fevereiro é o período mais quente, enquanto novembro e dezembro são os meses mais chuvosos.

6 praias de Torres para você relaxar durante a viagem

Em Torres você encontrará praias pequenas e tranquilas, cercadas por natureza e com animais marinhos incríveis. Conheça um pouco mais sobre esses recantos de sombra e água fresca:

1. Ilha dos Lobos

Já pensou em ficar pertinho de lobos-marinhos em pleno solo gaúcho? Isto é possível nesta ilha, que funciona como uma reserva ecológica, e que também conta com aves de diferentes espécies. Os passeios de barco até o local duram por volta de uma hora e permitem a observação dos animais.

2. Praia da Cal

Uma das opções favoritas pelos surfistas, a Praia da Cal conta com mar agitado e fortes ondas. Há uma boa infraestrutura no local, com quiosques diversos e restaurantes. O visual das montanhas próximas à beira da praia é um diferencial e tanto.

3. Praia Estrela do Mar

Quem gosta de um pouco de sossego vai ficar bem feliz nessa praia aqui. Embora de grande extensão, a Estrela do Mar ainda não é tão explorada pelos viajantes, e por ser mais vazia, não conta com estrutura para alimentação. Portanto, leve seu lanche!

4. Praia da Guarita

Enquanto a praia mencionada acima é silenciosa e quase deserta, a Praia da Guarita é onde todos os turistas e banhistas se encontram. As ondas fortes e o mar limpo são praticamente um convite para um mergulho ou a prática de esportes. Há uma área de mata preservada também, um regalo para os amantes da natureza.

Continua após o anúncio

5. Praia dos Molhes

Bem disputada durante o verão, a Praia Molhes apresenta areias douradas e boa infraestrutura. O local é bastante frequentado pelo público mais jovem, além de também ser ponto de encontro de pescadores que moram pela região.

6. Praia Grande

A Praia Grande é um mix de litoral e espaço urbano em um mesmo lugar. Bastante procurada pelos visitantes de Torres, tanto pela sua proximidade com a região central quanto pelas suas belezas. Diferente das outras praias, aqui o mar costuma ser mais tranquilo.

8 atrações em Torres que não podem faltar em seu roteiro

Torres vai muito além das belas praias. Separe um dia da sua viagem para conhecer essas outras atividades, que garantem diversão para toda a família!

1. Morro do Farol

Quer ter uma visão panorâmica e privilegiada das belezas de Torres? A dica é o Morro do Farol – Torre Norte, de onde pode se ver a Ilha dos Lobos, as serras, dunas e todas as praias. Lá costumava ser o Forte de São Diogo, em 1777, e hoje é o ponto de partida para voos de paraglider.

2. Lagoa do Violão

A lagoa, que leva esse nome devido ao formato parecido com o do instrumento musical, fica bem no centro da cidade. São 2 quilômetros quadrados de extensão, e serve como habitat de tartarugas e muitos peixinhos. É possível fazer caminhadas no seu entorno ou apenas sentar por perto e contemplar sua beleza.

3. Parque Da Guarita

Chamado de Parque Estadual José Lutzenberger, trata-se de uma área com 350 hectares, incrível para fazer trilhas e conferir de pertinho várias belezas naturais. Há banheiros e espaços para comprar lanches, e a sugestão é que você faça a sua visita na baixa temporada e desfrute de um paraíso praticamente exclusivo.

4. Museu Histórico de Torres

Para conhecer um pouquinho mais da história e cultura de Torres, vale a pena conferir esse museu. O local é pequeno, mas muito interessante, e está abrigado no antigo prédio da prefeitura. Anote aí o endereço e horários de funcionamento: Avenida Júlio de Castilhos, 707. Aberto de segunda, quarta e sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 17h30, e de terça e quinta-feira, das 13h às 17h30min. Sábado, domingo e feriado, das 13h às 19h.

5. Parque Estadual de Itapeva

O Parque Estadual de Itapeva é um ótimo local para fazer trilhas orientadas e aprender um pouco mais sobre a conservação ambiental. Há também atividades de pesquisa científica e abrigo de ecossistemas e espécies raras ou ameaçadas. As trilhas ocorrem uma vez por semana, mudando o dia conforme a demanda. Informe-se através do e-mail peitapeva@sema.rs.gov.br.

6. Festival de Balonismo

Torres é cheia de belezas, mas aqui o espetáculo fica no céu. O Festival Internacional de Balonismo já acontece há 30 anos, e há competições de balões com diferentes provas e modalidades, além de voos festivos e especiais. Além dos balões, o evento é marcado por shows de porte nacional, exposições diversas, empréstimo de bicicletas e muito mais. Veja programação no site.

7. Rio Mampituba

Na divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina está o Rio Mampituba, que desagua no Oceano Atlântico. É possível fazer passeios de barco e assim contemplar diferentes residências, mangues e marinas náuticas, além das cidades de Torres e Passo de Torres.

8. Ponte Pênsil

Já imaginou ir de um Estado a outro atravessando uma ponte? Aqui a ideia é ir de Torres (RS) a Passo de Torres (SC) passando por cima do Rio Mampituba. É uma travessia para os pedestres mais corajosos, já que a ponte balança bastante. Para colocar um toque de adrenalina na sua viagem.

Depois de passar por Torres, que tal dar uma esticadinha até as praias de Santa Catarina? Confira 17 destinos catarinenses que merecem um pouquinho da sua atenção.

 
   

PARA VOCÊ