Trabalhar na Disney: conheça o processo seletivo para ser cast member

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Atualizado em 15.07.22

O Cultural Exchange Program é um programa de intercâmbio de trabalho de férias para universitários brasileiros organizado pela Disney que dura de 8 a 10 semanas, entre os meses de novembro e fevereiro.

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Para participar desse programa, todo ano acontece um processo seletivo promovido pela STB, agência de turismo que tem uma parceria de longa data com a Disney. A seleção tem duas fases e consiste em entrevistas em inglês com recrutadores especializados.

Você recebe um salário semanal de acordo com suas horas trabalhadas, fica hospedado em um condomínio oferecido pela Disney e pode entrar de graça nos parques. Confira um guia completo sobre o programa a baixo!

1. Pré-requisitos e processo seletivo

Foto: Viajali / Mariana Bianchini

Antes de mais nada, é preciso ter atenção aos requisitos necessários para poder fazer parte dessa experiência:

  • Ter pelo menos 18 anos até a data de início da seleção;
  • Conseguir se comunicar em inglês com tranquilidade;
  • Estar na faculdade;
  • Estudar um curso reconhecido pelo MEC;
  • Estar pelo menos no segundo semestre do seu curso;
  • Ter disponibilidade para realizar o programa entre os meses de novembro e fevereiro;
  • Ter condições de se locomover até os locais de entrevista;
  • Ter condições financeiras de arcar com passagem de ida e volta, visto especial, seguro saúde e taxas relacionadas ao programa;
  • Estar aberto a morar com pessoas de diferentes países e culturas;

O processo seletivo costuma ter início em abril, com a abertura das inscrições. Como o programa tem se tornado cada vez mais conhecido, é necessário fazer uma inscrição prévia para garantir seu direito de assistir a uma das palestras informativas e a fazer uma entrevista.

As palestras e as entrevistas acontecem lá pro final de maio, em algumas capitais brasileiras – em 2017, elas aconteceram em São Paulo, Brasília, Fortaleza, Florianópolis e Belo Horizonte. A palestra é bem explicativa e tem a função de informar todos os concorrentes sobre gastos, funções e benefícios, e a entrevista acontece em duplas ou trios, em inglês, com recrutadores da STB, agência responsável pelo processo seletivo no Brasil.

Com os resultados da primeira fase saindo em meados de junho, é bom já renovar seu passaporte, caso necessário, e se preparar para mais uma entrevista. Esta segunda etapa costuma acontecer em agosto na cidade de São Paulo. Ela é individual, também em inglês, feita por recrutadores da própria Disney que vem de Orlando para o Brasil só para entrevistar os candidatos brasileiros!

Com o resultado em mãos (que costuma sair depois de duas semanas), é só se preparar, comprar passagens, organizar a mala e esperar um documento bem importante que te permite tirar o visto exigido pelo programa. Para mais informações, consulte o site oficial da STB.

2. Onde e com o que você pode trabalhar

Foto: Viajali / Mariana Bianchini

Quem passa no processo seletivo pode trabalhar em um dos quatro parques temáticos – Magic Kingdom, Epcot, Animal Kingdom e Hollywood Studios -, nos hotéis e resorts da Disney, no Disney Springs e na ESPN, que também faz parte do complexo. Você só descobre qual desses vai ser seu local de trabalho chegando lá em Orlando, ou seja, é surpresa! Mas lembre-se que, na maioria das funções, é possível pegar horários extras de trabalhos em lugares diferentes.

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Quando você recebe sua oferta de trabalho, também descobre qual vai ser a sua função. As funções mais disponíveis para os brasileiros são:

  • Merchandising: se cair nessa função, você vai trabalhar nas lojas da Disney, vendendo os produtos, lidando com dinheiro e ajudando os visitantes a encontrar o que procuram.
  • Quick Service: aqui, você vai trabalhar nos restaurantes ou nos carrinhos de comida que ficam espalhados pelos parques.
  • Custodial: você será responsável pela limpeza no seu local de trabalho, ou seja, vai ter que lidar com lixo e produtos para higienização.
  • Attractions: você vai poder trabalhar em alguma atração ou brinquedo dos parques, organizando as filas e colocando tudo para funcionar.
  • Character performer: quem cai nessa função, é escalado para trabalhar como personagem (mas lembre-se que não é possível ser princesa, brasileiro só pode ser personagens com fantasias completas, que não falam).
  • Character attendant: é a pessoa que auxilia os personagens nas interações com os visitantes!

Algumas outras funções podem ser oferecidas dependendo do ano e da seleção. As funções são determinadas pelos recrutadores da Disney, de acordo com o perfil do participante e das necessidades da empresa.

3. Quanto você vai gastar com o intercâmbio

Foto: Viajali / Mariana Bianchini

Fazer um intercâmbio não é muito barato, mas como esse é um intercâmbio de trabalho, você, com certeza, vai ter menos gastos do que teria em intercâmbios de estudo ou apenas culturais.

Inicialmente, se você não mora em São Paulo e nem em uma das cidades em que as entrevistas do processo seletivo ocorrem, prepare-se para investir um dinheirinho com passagens e acomodação, já que você vai ter que viajar para participar da seleção. Tirando isso, você não precisa pagar nenhuma taxa prévia, nem para a Disney e nem para a STB.

Os gastos só vão começar depois que você receber a sua aprovação. A primeira taxa que você vai precisar pagar é referente às primeiras semanas de acomodação e aos eventos que são realizados nos condomínios da Disney. Nos últimos anos, essa taxa foi no valor de 355 dólares e é preciso pagá-la em até 7 dias, já que ela é a confirmação que a Disney tem de que você, de fato, está comprometido com o programa.

Você também terá que pagar um valor de 25 reais para a STB poder tirar seus antecedentes criminais. Basicamente, este documento comprova que você não tem nenhuma pendência ou problema com a justiça.

Por sua vez, o visto, que é um visto especial para intercâmbio, chamado J1, custa 160 dólares. Existe ainda uma taxa de 35 dólares que deve ser paga, chamada Sevis Fee, em apoio às políticas de intercâmbio dos Estados Unidos.

Você também precisará arcar com os custos da sua passagem aérea e do seguro saúde, para isso, a Disney exige um seguro obrigatório que gira em torno de 250 e 330 dólares.

4. Salário e benefícios oferecidos pelo programa

Foto: Viajali / Mariana Bianchini

O salário oferecido pela Disney para o Cultural Exchange Program é de 10 dólares por hora. A jornada de trabalho pode variar, mas são garantidas, obrigatoriamente, pelo menos, 30 horas por semana para os participantes do programa. O pagamento é feito semanalmente!

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Você pode acabar recebendo no seu cronograma algumas horas a mais e também tem a possibilidade de pegar horas extras, dependendo do seu local de trabalho e da demanda da empresa. Independente da sua função, é possível se manter nos Estados Unidos durante o intercâmbio com o salário recebido.

A parte mais legal do programa é poder entrar de graça em todos os parques da Disney, a hora que você quiser! Depois de se tornar oficialmente Cast Member – nome dado pela Disney aos seus funcionários -, você recebe entrada liberada tanto nos parques temáticos quanto nos parques aquáticos do complexo e, sempre que estiver de folga, pode passear e se divertir no lugar mais feliz da Terra.

Além disso, você tem um desconto significativo nos restaurantes e nas lojas da Disney também e ganha alguns ingressos pelas horas trabalhadas, que podem ser usados por amigos e familiares. Ou seja, pessoas queridas podem ir para Orlando te visitar e entrar nos parques também!

Através do intercâmbio de trabalho, você vai poder praticar o inglês e viver um estilo de vida americano de verdade, já que estará imerso nessa cultura. Vai ter a oportunidade de conhecer pessoas de lugares diferentes do Brasil e do mundo todo e vai desenvolver habilidades pessoais e profissionais que farão toda a diferença no seu currículo e nas suas competências.

Quando seu intercâmbio terminar, você ainda terá 30 dias para permanecer nos Estados Unidos, se quiser. Esse tempo pode ser usado para aproveitar ainda mais a cidade de Orlando ou para conhecer outros lugares do país.

5. Onde você vai morar e como você vai se locomover

Foto: Viajali / Mariana Bianchini

Os Cast Members brasileiros são alocados nos quatro condomínios da Disney – Vista Way, Chatam Square, The Commons e Patterson Court. Esses condomínios existem especialmente para funcionários temporários, que participam de programas como o Cultural Exchange, e quando você aceita sua oferta de trabalho, também está concordando em ter um valor semanal descontado do seu salário para pagar as despesas de moradia. Esse valor varia entre 99 e 130 dólares.

Você ainda vai precisar dividir seu apartamento com outras pessoas. Cada imóvel comporta de 2 a 8 moradores e esses moradores podem ser brasileiros ou de nacionalidades diferentes. Mesmo que você tenha algum conhecido ou parente que more em Orlando, é obrigatório ficar em uma das acomodações da Disney. Não é permitido escolher uma hospedagem diferente!

Os condomínios contam com academia, piscina, quadras esportivas, lavanderia e laboratório de informática, e cada apartamento possui quartos duplos ou triplos (sim, você vai precisar dividir quarto!), banheiros, uma sala de jantar com mesa, fogão, micro-ondas, geladeira e utensílios para cozinha e uma sala de estar com sofás, poltronas e mesinhas de centro.

Quanto ao transporte, a Disney também disponibiliza ônibus para todas as partes do complexo, ou seja, para os parques, hotéis e para o Disney Springs. Para pegar esses ônibus, você vai precisar apenas mostrar sua carteirinha do condomínio.

O Vista Way e o Commons tem ponto de ônibus dentro do condomínio e o Chatam e o Patterson tem seu ponto bem pertinho também! Você pode usá-los para ir trabalhar e também para passear pela Disney no seu tempo livre.

6. Minha experiência – Attractions no Epcot 16/17

Foto: Viajali / Mariana Bianchini

No final de novembro de 2016, eu embarcava para Orlando para viver a experiência mais incrível da minha vida. Fui contratada para trabalhar como Attractions em um dos quatro parques – o Epcot – e o meu intercâmbio durou do dia 28 de novembro ao dia 2 de fevereiro.

Eu trabalhava em três atrações: no Living With The Land, um passeio de barco por cenários, paisagens e plantações, no Circle of Life, um filminho sobre o meio ambiente com os personagens do Rei Leão, e no Illuminations, o show de fogos que acontece todas as noites no Epcot.

Nessa viagem, eu tive a oportunidade de conhecer pessoas do mundo todo! Tenho amigos espalhados pelo Brasil, no Peru e também, claro, nos Estados Unidos. Pude entrar em contato diariamente com diferentes culturas, já que a Disney sempre recebe visitantes de vários países, pude aprender mais sobre a história e as diretrizes da empresa, que é a maior do mundo na área de entretenimento, e também pude aprimorar o meu inglês e desenvolver habilidades profissionais, que tem sido muito úteis desde que voltei para o Brasil.

Sempre que tinha um tempinho livre, em dias de folgas ou antes de começar o meu expediente, eu aproveitava para passear pelo complexo. Consegui andar em todos os brinquedos, assistir a todas as atrações da Disney, tirar foto com diversos personagens e comer em vários restaurantes!

É claro que as jornadas de trabalho não são fáceis, afinal, as funções são bem mecânicas e é preciso ficar de pé durante a maior parte do tempo. Eu cheguei a trabalhar até 13 horas em alguns dias, mas, na maioria, eu costumava trabalhar cerca de 6 ou 8 horas, mas, ainda assim, valeu muito a pena participar do Cultural Exchange Program e ter a Disney como quintal de casa.

Se você se interessou pelo assunto, procure mais informações no site da STB e em blogs ou canais do Youtube feitos por pessoas que já viveram essa experiência, e prepare-se para tentar o processo seletivo em 2018. Boa sorte!