Trem que vai ligar Miami a Orlando começa fase de testes

Escrito por Douglas Ciriaco

Começa nesta quinta-feira (26) a fase de testes do trem BrightBlue, que vai operar entre as cidades de Orlando e Miami, nos Estados Unidos. A máquina que vai trafegar sobre a linha Brightline tem cerca de 150 metros de comprimento e vai percorrer um trajeto de 16 quilômetros entre as estações de Park Place, em West Palm Beach, e Central Boulevard, em Latana.

Durante o teste, o BrighBlue estará carregado com aproximadamente 20 mil quilos a fim de simular um dia de operação comum, com a máquina lotada de passageiros, tripulação, bagagens e suprimentos.

Quanto tempo vai levar a viagem entre Miami e Orlando?

Desenvolvida pela AllAboard Florida, a Bightline tem como principal objetivo oferecer um transporte alternativo e seguro para os milhões de moradores e turistas que fazem este trajeto todos os anos. A nova linha de trem vai operar sobre um trilho já existente da Florida East Coast Railway entre Miami e Cocoa. O restante do trajeto, entre Cocoa e Orlando, foi construído especificamente para este projeto.

Enquanto de carro uma viagem entre os dois pontos costuma demorar quatro horas, o BrightBlue percorrerá o trajeto dentro de apenas três horas. Este tempo reduzido é possível graças à velocidade de deslocamento da máquina sobre os trilhos, que varia de 127 km/h a 200 km/h. Além de fazer o percurso em menos tempo, os passageiros encontrarão um trem moderno e seguro, poderão relaxar enquanto se deslocam e vão poupar vários dólares para isso.

Conforto e praticidade

Além de oferecer uma viagem mais rápida, o BrightBlue é por si só uma experiência turística. Isso porque ele é equipado com amplas janelas que permitem uma ótima vista das paisagens a partir de qualquer assento. A máquina foi desenvolvida para ser silenciosa e confortável, contando ainda com Wi-Fi e sendo possível comprar bilhetes diretamente pelo smartphone até a instantes antes do embarque.

Quando o trem estiver operando, será possível adquirir passagens para viagens únicas ou então bilhetes semanais ou mensais. A AllAboard Florida vai oferecer duas experiências de viagem: a Smart (mais barata) e a Select (mais completa).

Em ambos os casos, o passageiro conta com assentos luxuosos, Wi-Fi, possibilidade de escolher assentos duplos ou quádruplos e também serviços de compartilhamento de carona, táxi ou caminhada ao final da viagem. A versão Select, porém, oferece ainda a possibilidade de assentos de couro mais amplo, inclui serviço de bordo, estacionamento e também acesso ao Premium Guest Lounge.

Os preços de ambas as modalidades ainda não foram revelados.

Veja mais fotos do BrightBlue

Os testes iniciados nesta quinta-feira são os preparativos para que a nova linha de trem comece a funcionar integralmente e aberta ao público. Apesar de não revelar uma dada oficial, a AllAboard Florida inicia as operações na Brightline ainda em 2017.

PARA VOCÊ